[Resenha] Alma Menina - Camila Silvestre


Mari é uma garota simples, cercada por coisas simples: trabalho, família, faculdade, namorado. Tudo muito simples, simples demais. Tão simples, que Mari pensa não existir espaço em sua vida para sonhos e cores. Assim, pouco a pouco, a garota vai se extinguindo nesse mundo simples que tem pressa, muita pressa. Lentos são, apenas, os passos que a levam até o abismo. E é ali, espreitando com desconfiança a beirada do precipício, que um encontro muito imprevisto com um homem nada simples faz Mari ter certeza: já era hora de pular.

Editora: Inmod
Ano: 2013
Categoria: Drama
Nota: 5/5


Olá pessoal, tudo bem?

Como foram de virada de ano?

Para começar 2015 com o pé direito, a primeira resenha do blog será de um lindo drama nacional. Alma Menina é um livro muito sensível, que aborda, de forma extremamente delicada, um tema bem atual, que é a depressão e suas consequências. Recebi como cortesia da autora, e só tenho a agradecer pela ótima leitura.

Logo no epílogo, somos apresentados a Mari, uma jovem de quase 21 anos que está literalmente na beira do abismo emocional, e dominada por ideias suicidas. Quando está prestes a desistir de tudo, um estranho entra em seu caminho, e consegue despertá-la um pouco de seu pesadelo interior, mas seria esse estranho um perigo a mais em sua vida? Logo após, voltamos três anos no tempo, mostrando como a vida da jovem chegou a esse ponto.

Maripaz, ou apenas Mari, era uma jovem tímida, quieta, e com zero de auto-estima. Ela cresceu em uma cidade do interior de São Paulo, onde tinha uma vida modesta ao lado dos pais. O pai, comodista, nunca quis mudar de vida, e acabou jogando todos os seus planos e expectativas em cima da filha. Ela tinha que ser alguém grande, bem sucedida, e portanto, deveria que estudar Engenharia ou Medicina. Quando Mari, em seu primeiro e único ato de rebeldia, escolhe estudar história, o pai praticamente vira a cara para ela, e se recusa a ajuda-la financeiramente, já que a faculdade ficava na cidade de São Paulo.

As únicas aspirações do meu pai eram para mim, e ele trabalhava bastante para me dar condições de realizar todas elas. Todas as aspirações dele, não as minhas.
pág. 33

Assim, ela embarca sozinha e praticamente sem dinheiro para a capital, onde é recebida de braços abertos pelos tios, que tem duas filhas, Julia e Lili. E mal chega à cidade, já consegue um emprego, para bancar suas despesas, e também arruma um namorado.

Porém, ao longo desses quase três anos, acompanhamos Mari afundando cada vez mais. Ela se culpa por não ser a filha “perfeita” que os pais desejavam, seu namorado é egoísta e super grosso, seu emprego lhe faz mal, suas primas se metem em sérios problemas, e a vida aparentemente perfeita dos tios não era bem assim. E ninguém parece perceber que ela também está desmoronando. Tudo isso, somado ao espírito frágil e a falta de autoconfiança de Mari, a jogam no fundo do poço.

Minha primeira vontade era gritar, gritar alto e incessantemente, até que alguém notasse que eu precisava de ajuda. Depois essa vontade passou, e só sobrou o desejo latente de me trancar no meu antigo quarto e lá ficar, para sempre.
pág. 105


Então, ela conhece Sérgio, um homem mais velho, misterioso, que faz com que sua vida literalmente mude ao avesso. Ele é aparentemente o homem perfeito, mas então vemos Mari sucumbir a uma dependência extrema, que aparentemente, não é o que ele deseja, ou seria? Bom, para descobrir isso, e o que acontece com Mari a partir daí, só lendo o livro :).

Com narração em primeira pessoa, foi fácil mergulhar na mente turbulenta de Mari, e entende-la bem. Nossa protagonista também é uma escritora, embora não mostre seus textos a ninguém, e por meio destes entendemos melhor seus pensamentos e sua alma. Quando Mari estava bem, ou bem na medida do possível, seus textos eram mais leves, com um toque de magia e fantasia. Quando ela estava mal, seus textos eram mais curtos e refletiam sua confusão e desespero. Adorei essa ideia de inserir pequenos textos e contos da personagem no livro. Foi genial.

O livro aborda temas atuais e fortes. Quem nunca se culpou excessivamente por coisa que não eram minimamente sua culpa? Quem não conhece alguém que escolheu a carreira A ou B por influência (e muitas vezes pressão mesmo) dos pais? Quem nunca viu um amigo ou conhecido afundar de cabeça em algo muito errado e perigoso, e não conseguiu fazer nada para ajudar?

Camila Silvestre realmente me conquistou com sua sensibilidade de escrita. E o final foi incrível, realmente deu pra refletir bem em cima dele. A diagramação é simples, mas muito bem feita, e vi poucos erros de revisão. A capa é super fofa, e combina bem com a história.

Recomendo muito a leitura.

Beijos


Lembrando que o Top Comentarista de dezembro termina em 05/01
.

34 comentários

  1. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa para ler. Adoro histórias de drama, principalmente quando elas são tão reais. Já anotei o nome aqui, gostei da capa :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey, Bruna!
    Caramba! Me emocionei só de ler sua resenha. Muitas pessoas passam por situações como essa e eu sei como é difícil. Por identificação á personagem, eu daria fácil 5 estrelas para o livro. O tema abordado é ótimo.
    Valeu pela dica,

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parece ser mesmo um livro muito sensível. E profundo.
    Interessante retratar a pressão que alguns pais colocam em cima de seus filhos.
    Meninaaaaa, você me deixou super curiosa com sua resenha.
    Não tinha ouvido falar no livro ainda, mas, me interessei bastante.
    E, para melhorar, a narrativa é em primeira pessoa. E a capa é linda!
    Gosto quando a resenha é sobre livros nacionais. \o/
    Enfim, adorei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru

    Amei a história adoro livros que falam de depressão e problemas pessoais, com certeza já está anotado na lista de leituras.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna.

    A capa desse livro é super linda mesmo, mas quando a vi pensei que era um livro infantojuvenil e não um drama. Amo os dramas e fiquei bem curiosa quanto ao que acontece nesse período de 3 anos em que leva a Mari a querer se matar. Agora eu quero ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adoro livros com dramas, são bem mais sensíveis mesmo, e nos sentimos triste na maioria das vezes. Nunca li até hoje um livro que se trás a depressão como temática. Será lindo descobrir o que ocorreu com Mari e também o aparecimento deste jovem estranho. O pai é um completo idiota, querendo manipular a filha. E o pior, a deixando só. Na maioria das vezes, ninguém percebe mesmo, acham que está tudo normal. Tive pena de Maripaz. Fiquei curiosa com o jovem Sérgio. O livro é completamente carregado de sentimentos fortes e delicados. E isso me chamou muito a atenção.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  7. Nunca cheguei a ler um livro desse tipo, a história da protagonista é bem emocionante, cheguei até a sentir um certo ódio do pai da garota. Quero muito saber o que acontece com a Mari, esse sem dúvida vai entrar pra minha listinha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, gostei muito da sua escrita, a premissa do livro é muito interessante e me deixou muito curiosa pela leitura. É uma situação muito complicada e infelizmente muito comum, precisamos ser ‘a pessoa’ que ajuda os outros. Ótima dica, vou procurar mais sobre!

    Obrigada pelo carinho. Feliz 2015! Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Amo um drama, e esse trata de depressão, um tema tão forte, então vou ler com certeza, ainda mais que já tive uma amiga passando por isso.
    Ótima mesmo essa ideia de inserir pequenos textos e contos da personagem no livro
    Amei a resenha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna, tudo bem?

    Infelizmente não me identifiquei com a premissa do livro. Dramático demais para mim, que já sou assim por natureza, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna encontrei muitas semelhanças como você mesma comentou sobre as vezes se culpar d+.. Gostei de livros com um pouco de drama, mas livros do gênero drama nunca li... Acho que devemos apoiar a literatura nacional, mas inicio de ano prefiro livros mais leves e que me fazem rir... A autora pelo que parece construiu uma historia em um tema bem atual mesmo que é a depressão...
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru!!!

    Menina esse livro deve ser bem denso. Li alguns o ano passado que falam de depressão, são livros que me fazem pensar muito na vida. Não conhecia esse livro, mas gostei de como você expôs a história. Mais um para minha listinha.

    Bjks

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia o livro, mas me interessei e MUITO pela história.
    Adoro dramas, ainda mais quando são assim tão próximos da realidade.
    Parabéns pela resenha, você conseguiu transmitir o quanto a leitura lhe agradou!
    Com certeza o livro entrou para minha wishlist.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Bru.
    Achei o livro super interessante, conheço pessoas que sofrem de depressão e sei como é ruim. Esse sentimento de culpa e de não ser boa o suficiente é uma coisa com a qual me identifico também pois já passei por isso. Acho muito bom a autora ter abordado esse tema e ter colocados esses textos da personagem no meio.

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru...
    Adorei a resenha e a história. Este livro eu ainda não conhecia, mas gostei do assunto dele.
    Fiquei curiosa quanto a narrativa da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru,
    Não conhecia o livro, mas já curti. Eu não me recordo de ter lido livros que tratem da depressão, acredito que a forma como foi narrada faz o leitor se sentir parte da história e refletir um pouco. Dica anotada.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  17. Esse drama em primeiro lugar me emocionou achei esplendido e amável.
    Vou ver se consigo o livro.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que dramão mesmo. Eu gostei muito da sua resenha. Deu pra saber um pouco da história e fiquei interessada em saber se Mari vai superar isso. É um dos gêneros que gosto de ler. Vou anotar a sua dica e procurar pra comprar.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bem? Gostei bastante da premissa abordada pelo livro e como estou querendo alguns livros nacionais para ler em 2015 vou pegar essa indicação. Inicialmente parece uma história um pouco boba, mas acho que por trás de todo esse clichê a autora realmente tem algo a mostrar para o leitor.
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  20. Bru, infelizmente não o livro que eu leria, muito menos no começo do ano, mas nunca se sabe né?!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Estou conhecendo este livros somente agora e apesar de não gostar muito de drama essa sinopse me chamou a atenção.
    Parece ser muito bom e também reflexivo.
    Se um dia surgir a oportunidade lerei.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna! Deu pra perceber toda a sensibilidade do livro através da sua resenha, e gostei demais! No ano passado li uns dramas muito bons, e desde então venho me interessando cada vez mais por livros desse gênero. Quem sabe esse não será o próximo?! :)

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! E participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir
  23. Curiosidade a mil depois da resenha, eu já tinha pensado em comprar, agora com toda certeza irei, espero que eu goste, mas tenho quase certeza que sim ;)

    ResponderExcluir
  24. Este realmente não seria um livro que eu pegaria para ler por livro e espontânea vontade, mas depois de ler a resenha fiquei curiosa para ler o livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá, como vai? Nunca li e nunca ouvir falar sobre um livro com um tema desse tipo, mas achei muito interessante. Gosto de livros com um drama pesado e ao mesmo tempo com uma leitura simples e agradável. Amei a capa, é muito fofa realmente.
    Gostei da resenha.
    Beijos e sucesso.
    http://chuvaelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi Bru, tudo bom?
    Lembro que você falou que tinha gostado bastante dessa história. A premissa é muito chamativa porque é uma situação comum no Brasil, em que os pais colocam muita pressão na carreira dos filhos. Porém, as consequências dessa pressão podem ser irreversíveis e causar vários danos. Gostei do título e sua resenha me deixou curiosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Bruna, tudo bem??

    Eu achei a capa desse livro linda... simples, mas o lilás ficou bem destacado... pela sua resenha percebo um tema forte... mas parece bem abordado... eu fiquei bem curiosa para descobrir quem é esse homem misterioso e o que ele pode causar na vida dela que parece estar bem frágil... Fico imaginando a pressão que ela deve ter vivido com o pai... bem sei como é... porque passei por isso também... e sou frustrada até hoje... mas nunca entrei em depressão, mas as vezes me aparecem algumas pontas de tristezas imaginando como eu estaria se não tivesse tido tanta pressão... enfim... Xero!

    ResponderExcluir
  28. Eu não conhecia esse livro, mas adorei a saber o assunto que ele aborda, mesmo sendo forte são reais, essa leitura parece ser realmente válida.
    Preciso conhecer Mari e todo essa história dramática que a envolve.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  29. Oi Bru <3
    Gente, nunca tinha ouvido falar desse livro, mas só a capa já me ganhou. Tão meiga! Livros que trata sobre depressão deve ser aquela coisa intensa ne? :3 Vontade de conhecer.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  30. Nunca tinha ouvido falar neste livro :(, eu adoroo drama e este vai pra minha enorme lista de livros pra ler kk :D

    ResponderExcluir
  31. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia o livro e nossa amei a resenha, tenho certeza de que a leitura vale muito a pena, parece ser um livro profundo, eu adoraria ter a oportunidade de ler ele, e conhecer a obra da autora.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  32. Olá! Ainda não conhecia esse livro e nem tinha lido nada a respeito dele. Gostei da resenha e do tema que ele aborda, que é tão atual e mesmo assim tratado de forma errada pela maioria das pessoas. Como adoro um bom livro de drama, irei colocá-lo na minha lista.
    beijos!

    ResponderExcluir
  33. Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa após ler sua resenha. Notei que há bastante sensibilidade da autora na narrativa e dialogando sobre o tema. Adoro poder conferir seu blog, pois posso encontrar novos livros que nem sabia que existiam. Muito bom!

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  34. Nossa Bru que capa linda! Acho que leria o livro somente por causa dessa capa! Parece ser um ótimo livro! Gosto desse livros que abordam a depressão, que é um caso comum em muitas famílias ou com algum dos nossos amigos! Fiquei muito interessada! Beijos ^^

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...