[Resenha] Não Fuja (Não Pare#3) – FML Pepper

Vida.
Morte.
O que há entre elas?
Antes delas?
Depois delas?
Como distinguir a linha tênue entre dois universos tão distintos e intimamente ligados?
Como não sucumbir ao desejo que lhe drena a vida?
Como aceitar que existe morte em vida e vida na morte?
O que fazer quando a morte é a centelha que pulsa na vida embebida de escuridão?
Que caminho tomar quando o perigo é real?
A bússola da existência gira e aponta: o medo é uma opção, a vida, uma batalha, a morte, uma bênção.


Série: Não Pare #3
Editora/Ano: Valentina/2014
Categoria: Fantasia, juvenil
Nota: 5/5


Olá pessoal, tudo bem?

Finalmente li Não Fuja!, o último livro da incrível Trilogia Não Pare! de FML Pepper. Eu comprei esse ebook na semana do lançamento, em novembro passado, e ao finalizar a leitura, na semana passada, me perguntei mil vezes porque demorei tanto para ler! Vejam a resenha dos livros anteriores, Não Pare! e Não Olhe!, e leiam a resenha tranquilos, porque não tem spoilers.

Vamos lá?

No livros anteriores da série, foi explicada a existência de quatro dimensões: a 1ª é o Plano, seria o que conhecemos por Céu; a 2ª é o Intermediário, nosso plano terrestre; a 3ª é Zirk, um desmembramento do Intermediário, onde vive boa parte dos personagens do livro; e a 4ª é o Vértice, que conhecemos como Inferno. Os zirquinianos são povos amaldiçoados, que não conseguem ter bons sentimentos, e são encarregados de levar a morte aos humanos. Zirk é dividia em quatro grandes clãs, que ficam enlouquecidos e em guerra com a chegada da Híbrida, que é nossa protagonista Nina. Alguns a enxerguem como um milagre que representa o fim da maldição, outros a vem como uma nova maldição, e todos os clãs a querem para si.

Não Fuja começa exatamente da cena onde o livro anterior parou, e de cara somos transportados ao passado, quando Nina recupera uma lembrança perdida de sua infância. Ela passou a vida toda fugindo, desde seu nascimento. Ao longo dos dois primeiros livros acompanhamos seu amadurecimento e crescimento. Ela se transforma de uma adolescente chatinha e mimada em uma jovem forte e desejosa de respostas. E é isso o que faz nesse terceiro livro: Nina decide que chegou a hora de parar de fugir e enfrentar seus demônios (literalmente, rs), e buscar a verdade sobre sua origem e existência.

Acredito que minha vida tem um propósito bem maior do que sair fugindo de um lugar para o outro.

O livro é narrado em primeira pessoa, mas temos uma novidade importante aqui. Nina não foi a única narradora da história. Em um certo momento, há um outro narrador, que conta a história da mãe de Nina, 17 anos no passado, e com isso, finalmente descobrimos toda a verdade por trás da concepção e nascimento da nossa protagonista.

O livro é eletrizante, assim como os anteriores. Há vários picos de ação, e novamente, o caráter de muitos personagens é posto a prova. O legal dessa série, é que não dá para saber em quem confiar ou não. Pepper desenvolve a história tão bem, que a todo momento nos surpreendemos com as reviravoltas.

Não posso falar muito dos outros personagens, por perigo de soltar spoilers, mas vamos apenas dizer que o caráter e sentimentos de Rick são novamente postos em dúvida. Esse nosso mocinho com cara de anti-herói realmente me conquistou, e me peguei torcendo a todo tempo para estar certa a respeito dele. Outro personagem de grande destaque foi o tal segundo narrador da história, que teve uma importância enorme no passado de Nina. Eu já desconfiava da relação desse personagem com a protagonista, mas nunca imaginei a situação como realmente aconteceu. Adoro essa capacidade da Pepper de me surpreender a todo momento.

Era a hora de enfrentar meu futuro e compreender meu passado.

Não fuja é realmente um livro incrível, um fechamento de ouro para uma série tão criativa e bem construída. Ele trouxe todas as respostas que precisávamos e fechou os ganchos propostos. Esse livro nos apresenta a importância de uma escolha, e o poder do livre arbítrio. Nele, finalmente fomos apresentados ao verdadeiro e grande vilão da história, e como a série era marcada por conflitos latentes, já era esperado um grande conflito real, que culminou em algumas perdas bem tristes.

O livro está muito bem escrito, e a leitura flui sem percebermos. Se havia erros de revisão, eu realmente não percebi. Sobre a diagramação não tenho muito o que falar, pois li o ebook, mas a capa é muito linda, a mais bonita da série.

Essa série é incrível, e é um ótimo exemplo da qualidade da literatura brasileira, que ainda enfrenta muito preconceito dos leitores.

Recomendo demais! Quem ainda não leu, não sabe o que está perdendo.

No momento a trilogia está a venda apenas em ebook, na amazon, mas em breve estará nas livrarias, publicada pela Editora Valentina.
Beijos



.

36 comentários

  1. Não acredito que eu não conhecia essa série. Como assim? Preciso dela para ontem! Amei a resenha, o enredo dos livros... tudo. Já quero!

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Já ouvi tanto elogios a essa trilogia que não vejo a hora de ler, fiquei feliz em saber que terá livro fisico assim não preciso esperar muito!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu li o primeiro dessa série já faz um tempo, então muita coisa foi esquecida. Resumindo, vou ter que começar a ler desde o primeiro novamente para poder entender toda a história direitinho. Eu amei o primeiro, mas acabei deixando para depois, e esse depois acabou se transformando no próximo ano. Mas quero começar a ler essa trilogia no inicio de fevereiro, se Deus quiser. Estou tão ansiosa para saber como a história termina...

    ResponderExcluir
  4. Opa! A sua resenha me envolveu e fiquei curiosa para saber se você estava certa com a relação ao caráter de Rick =)
    Vou ter que esperar os livros serem publicados para desvendar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru
    Quantos elogios. Eu bem fiquei com vontade de ler essa trilogia, mas ainda não consegui.
    Quem sabe este ano eu leia.
    Que legal, que fechou bem o último livro. Acho que esta é a primeira resenha que vejo do terceiro livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bruna!
    Parabéns pela resenha, você consegui extrair o que de melhor se espera de um livro.
    Ainda não li a Trilogia Não Pare!
    Mas, parece ser ótima!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que existia uma editora que se chama Valentina, vou contar para miinha vó, pois é o nome dela, e aproveitar para conhecer mais a editora ^^ bjos

    ResponderExcluir
  8. Hey!
    Já vi os livros em muitos blogs mas numca parei para ler as resenhas e nem procurar saber mais sobre eles. Sua resenha me deixou muito ansiosa para ler! Eu não tinha expectativa em relação ao livro. Pensei: "é só mais um livro", mas, depois da sua resenha, com certeza não é "só mais um livro". To encantada! Assim que puder, lerei.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Ola.. parece ser incrivel a serie nao li ainda mais só pela a resenha parece ótimo fiquei muito curiosa.. queroo mto lê-lo..

    ResponderExcluir
  10. Waaaaa, Bruna! Preciso ler esse livro! Acredita que li os dois anteriores, mas ainda não me mexi para publicar a resenha de Não Olhe!? Putz… preciso me organizar.
    Eu estou adorando essa trilogia! Ela é frenética, tem um ritmo que nos deixa loucos pela próxima página e personagens que não são nada confiáveis. Sério que a idoneidade do Rick é colocada à prova, de novo!? Aiai, esse cara PRECISA aprender a ter palavra.

    Estou muito ansiosa para ler Não Fuja!, principalmente depois dessa resenha fantástica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa!
    Nunca li nada da Trilogia Não Pare!, mas achei super interessante essa ideia das quatro dimensões. =)
    E é brasileiro?! Adorei!
    Espero poder ler em breve. Achei muito interessante. E depois de tantos elogios, não tem como resistir.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  12. Quero conhecer a trilogia a um bom tempo. As capas são muito bonitas. Essas dimensões e os lugares são bem interessantes. Vi que a NIna parece ficar bem madura já no último e mais direta. Por conter bastante ação, fiquei ainda mais com a vontade. E por ter sido fechado muito bem, deixa os leitores bem feliz mas ao mesmo tempo triste pelo fim, eu acho.
    Abraços Bruna.
    leituras-insanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da trilogia, pois estou meio que fugindo de começar a ler e-book, espero que o livro tenha a versão física em logo, espero gostar muito da trilogia.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Até agora só li o primeiro livro, e gostei muuito. Estou curiosa para ler os outros dois, e para não fugir, coloquei os dois na listinha de desejados E meta de leitura. Espero conseguir lê-los *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Uauuu, já tinha ouvido falar dessa serie, mas juro, nao pensava que era tão legal, acho que preciso arrumar um lugar na minha lista para mais tres livros, rsrsrs, adorei a resenha ^^
    http://muchdreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru, tudo bom?
    Você sabe que eu também amo essa série e já estou com Não Fuja no meu tablet para ler. Eu amo a escrita da Pepper porque ela consegue prender o leitor de uma forma única. Ai meu Deus, final de trilogia sempre significa perdas e estou com medo de quem vamos perder. Que não seja o John por favor!!
    Sua resenha me deixou mais ansiosa para começar a ler esse último livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Eu sempre tive vontade de ler essa série, eu sempre vejo os blogueiros comentando maravilhas, mas nunca tive a oportunidade de ler, mas espero que em breve o dia chegue :)

    fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi.
    Buscando fugir do enredo, gosto de ser surpreendida com todo e qualquer detalhe, foquei mais na sua opinião.
    Já li os livros anteriores e estou com esse ebook, e é bom saber que a narrativa continua contendo muita ação e eletrizante, não vejo a hora de desvendar Richard.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Brunaaaa, eu quero ler essa trilogia *-*
    Tua resenha me deixou ainda mais curiosa, muito mais do que eu imaginei que poderia ficar hahaha
    Vi tantas resenhas dos livros desta trilogia, mas até então eu não tinha sentido aquela necessidade de ler,era apenas uma "vontadezinha"

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Chará!!! Preciso ler essa trilogia, não é de hoje que desejo ela
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  21. Oi acho essa trilogia bem interessante,apesar de ter os ebooks ainda não li,mas vejo que a autora fez jus a sua obra pois é bem comentada por aqueles que a leem.

    http://magiasbook.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Noossa! Parece ser muito legal! Preciso dessa serie para ontem kkkk
    Beijo :D

    ResponderExcluir
  23. Bru! Linda resenha e sem falar coisas demais! Eu to louca para ler, a coisa é que é difícil ler em ebook para mim, mas é uma série que quero ler e saber o final! Não Pare foi maravilhoso e acredito que esse deve seguir a mesma linha! Bjus

    ResponderExcluir
  24. Essa trilogia é muito bem falada! Estou louca para ler e mesmo em e-book, eu não me importaria, mas confesso, estou louca para ver a edição da Valentina, pois a editora capricha demais! Bem, Não Fuja, assim como os demais livros, me aparece ótimo, uma aventura que com certeza envolverá muito os leitores, espero gostar quando ler. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  25. Sempre vejo ótimas resenhas sobre a trilogia e por mais que esteja na minha lista de leitura, não irei passar na frente pq não chamou tanta a minha atenção... mas pretendo ler ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  26. Uau... Não sei como ainda não conhecia essa série... Vou colocar na minha lista de leituras para esse ano.... Estou doida para ler...
    "Acredito que minha vida tem um propósito bem maior do que sair fugindo de um lugar para o outro." e "Era a hora de enfrentar meu futuro e compreender meu passado.", acho que são frases que devemos levar para a nossa vida...

    ResponderExcluir
  27. Pretendo ler, e gente que capa lindaaaa, apaixonei!

    ResponderExcluir
  28. Bruna lindona li o primeiro da trilogia , amei a escrita da autora, sem contar que ela é uma simpatia de pessoa, o que é esse Richard hein menina. estou louca para ler o segundo e pelo visto ela encerrou a trilogia com chave de ouro. amei a resenha. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna,
    Menina já li algumas resenhas dos primeiros livros, fiquei tão empolgada pra conhece a história de pertinho, ainda mais sabendo que é de uma autora nacional, fiquei muito feliz por sabe que os livros serão publicados pela Valentina, depois dessa fechamento com chave de ouro, claro que já tá na minha listinha de leituras desse ano.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  30. Oi Bru, tudo bem?

    To doida pra poder ler os livros da Pepper, mas você sabe que eu não consigo ler em ebook, né? Então estou esperando o lançamento físico para comprar logo a trilogia toda.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Estou doooooida pra conferir esse livro! Acabei de ler o 2 e estou morrendo aqui de ansiedade hahaha
    Amo essa trilogia s2s2

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Nossa, sua resenha me fez querer ler essa sério tipo já! rsrsrs
    Parece ser muito boa e, droga! Fiquei com muita vontade mesmo de ler!!! kkkk

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá Bruna!
    Eu estou desesperada para ler essa trilogia.
    As capa que vão ser lançadas pela Editora Valentina estão lindas.
    Estou aguardando os livros físicos para poder ter os meus.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ja li os três são perfeitos indico para todos que desejam ler um livro viciante

    ResponderExcluir
  35. Ja li os três são perfeitos indico para todos que desejam ler um livro viciante

    ResponderExcluir
  36. Nossa amei a trilogia eu q não sou muito fã da leitura, quando me deparei com o Livro Não Pare amei exatamente tudo e pra fica melhor veio o Não Olhe e depois Não Fuja omg eu me apaixonei por completo pela trilogia e principalmente pelos personagens.Richard o príncipe dos meus sonhos kk...uma historia maravilhosa e indico pra todos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...