[Resenha] As Batidas Perdidas do Coração - Bianca Briones


Viviane acaba de perder o pai. Com a mãe em depressão, ela se vê obrigada a assumir o controle da casa com o irmão mais novo. Rafael teve o pai assassinado há alguns anos e agora viu quatro pessoas de sua família, incluindo a única irmã, morrerem em um acidente de carro.
Viviane pertence a uma classe social que ele despreza. Rafael é tudo o que ela sempre ouviu que deveria evitar. Eles são opostos, porém dividem a mesma dor. Jamais se aproximariam se a morte não os colocasse frente a frente, e agora, por mais que saibam que são completamente errados um para o outro, não conseguem evitar uma intensa conexão, que poderá salvá-los ou condená-los para sempre.
As batidas perdidas do coração é uma história sobre perdas e como cada um lida com elas. É o encontro atormentado entre a dor e o amor. Com uma narrativa sexy, envolvente e repleta de música, este livro traz a última tentativa de duas pessoas arruinadas que, juntas, buscam desesperadamente se encontrar.
Série: Batidas Perdidas - Livro 01
Editora/Ano: Verus/2014
Categorias: New adult, romance, drama
Nota: 5/5 + Favorito
+ 16 anos


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha do último livro lido no Especial New Adult, que rolou aqui no blog, esse mês. Vocês não tem ideia do quanto estou feliz com a escolha do tema, e principalmente dos títulos, pois li 3 livros incríveis, que entram para a lista dos meus xodozinhos!


A resenha de hoje é do nacional As batidas perdidas do Coração, de Bianca Briones, publicado pela Editora Verus, e que foi um dos melhores livros do gênero que eu já li. Tenho muito que agradecer a minhas amigas Patty, Dressa e Aline, que recomendaram tanto o livro, o que me incentivou a ler.

Vamos lá?

As batidas perdidas do coração conta a história do encontro de dois corações feridos, duas almas perdidas. Viviane é uma jovem da alta sociedade paulista, e, após perder o pai para uma luta contra o câncer, vê sua família desabar ainda mais, quando a mãe se entrega a uma profunda depressão. Rafael é um jovem que acabou de perder quatro parentes em um acidente causado por um mauricinho filho de promotor, e passa a ter verdadeira aversão a ricos. Os dois se cruzam quando Viviane e seu irmão, Rodrigo, entram para o mesmo grupo de apoio que Lucas, o primo de Rafael que ficou órfão por conta do acidente.

Num primeiro momento, Rafael antagoniza Viviane, por causa de sua classe social, mas a forte amizade que nasce entre Lucas e Rodrigo acaba por aproximar os protagonistas. Eles são extremos opostos: Viviane é toda certinha e responsável; Rafael é o badboy sarado (Uii, bota sarado nisso), tatuado, que fuma e exalar perigo por todos os poros. Apesar do tema badboy ser bem clichê e batido, não se iludam: Esse livro não tem nada de clichê!

A atração entre Vivi e Rafa explode e eles acabam embarcando de cabeça nesse relacionamento. Ela termina um namoro de anos, que já estava desgastado, e ele assume uma única mulher pela primeira vez na vida. Tudo lindo e perfeito, correto? Só que não! Eles precisam enfrentar o avô de Viviane, que é contra o relacionamento, encarar os sérios problemas psicológicos da mãe da jovem, e então vem a tona o grande tema do livro: o vício de Rafael. 

O que me deteria, se eu pensasse a respeito, é que sou um perigo para ela. Sou um perigo para qualquer uma. Mas, como falei, quem disse que eu penso nisso?
Pág. 87


Gente, para tudo!!!!

A forma como Bianca abordou o tema das drogas, sem tabus ou preconceitos, jogando na cara dos leitores um protagonista dependente, foi sensacional! Ela me conquistou como  leitora ao conseguir abordar um tema tão forte e polêmico, mas ao mesmo tempo tão real, de forma tão incrível. Como o livro é narrado em primeira pessoa, intercalando capítulos do Rafa e Vivi, eu fui transportada para dentro da trama, ora acompanhado o desespero de Vivi na tentativa de ajudar e salvar seu amor, ora mergulhando na mente transtornada de Rafael, por causa da abstinência ou efeito dos tóxicos. Acho que nunca li um livro de romance que abordasse tão bem o tema.

O relacionamento entre Rafael e Viviane é intenso, forte e marcante. O mais incrível de tudo, é que apesar de todos os problemas, e de Rafa representar tudo que, na vida real, eu iria querer longe da minha irmã (ela tem a idade de Vivi), eu me apaixonei pelo personagem! Eu torci demais por ele. Torci demais por eles! E isso é obra única e exclusiva da Bianca Briones, porque a reação lógica num caso desses, seria desejarmos afastar Vivi dele. Mas ela desenvolve a trama de tal forma, que é impossível não torcer por uma recuperação, e é mais impossível ainda não sofrer quando ele afundava mais e mais. 

Não quero sentir culpa, não quero sentir porra nenhuma.
Sentir me faz viver, e tudo que eu quero é morrer.
Pág. 321

As Batidas é um livro muito bem escrito, com uma história sólida e convincente e personagens bem construídos. Aqui não tem ninguém sobrando ou descartável, todos os personagens se encaixam, e todos me conquistaram. Com Rafael, conhecemos seu primo Lucas, e seu melhor amigo Lex, já Vivi trouxe para a mistura seu irmão, Rodrigo, e seus amigos Branca, Fernanda, Carla, Mila e Bernardo. E no final das contas, esse acaba se tornando um único ciclo de amizades, daqueles que são mais próximos, unidos e presentes que parentes. E é dessa turma que sairá os próximos protagonistas da série. E Fernando, o avô de Viviane, que odiei no início, também acabou me conquistando e ganhando meu respeito.

Como eu já disse, a narração é em primeira pessoa, e os capítulos são curtos, o que torna a leitura ainda mais dinâmica e fluida. Eu praticamente devorei esse livro! Nem vi suas 400 páginas passarem. Eu me diverti, me emocionei, e me vi a beira das lágrimas mais de uma vez. Foi impossível não me conectar a um nível pessoal com essa obra.

A diagramação é simples, porém muito bem feita, e ao início de cada capítulo tem o trecho de uma música, sempre relacionada ao momento do livro. A capa é simplesmente linda, e um incentivador a parte. Se havia erros de revisão ou digitação, eu realmente não percebi. Há cenas sensuais, nada muito explicito ou exagerado, mas não recomendaria a leitura para menores de 16 anos.

Bianca conseguiu escrever uma obra única, que mexe com as emoções dos leitores e nos faz pensar. Quem aqui nunca viu alguém se destruindo pelas drogas? Acho que todos, e por isso acho tão importante isso ser exposto e debatido na literatura. Livros não são apenad mero entretenimento, eles também são fontes de informação e discussão.

Eu recomendo demais esse livro, tipo, muito mesmo! Independente se você gosta ou não de New adults, porque acaba que um dos gêneros que mais predominam na obra é o drama.

Beijos






.

39 comentários

  1. O segundo livro que resenho dessa maratona eu adorei, esse apesar de ter uma história bonita não me chamou muita atenção acho que é devido a falta de clichês que eu amo em livros nesse estilo

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro é linda *-* Além da história aparentar ser ótima, eu adorei saber que o livro aborda outro tema no livro: A droga. Fico feliz em saber que a escrita da Bianca é ótima e que ela construiu personagens bem desenvolvidos. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Comecei a ler esse livro no começo do ano, e foi uma leitura intensa e gostosa. Eram tantos problemas, tantos conflitos... Eu ria, chorava, me emocionava... Mas parei de ler ele porque comecei a ler uma série, me apaixonei pela série e acabei abandonando esse. Mas graças a sua resenha, vou voltar. To deixando de lado uma leitura muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do que você falou sobre as drogas, me lembrei de um outro livro que li, mas é de contos, se chama Delirium, do autor Carlos Patrício. é importante tratar desse tema de maneira clara e lucida. Não tenho por hábito ler historias com personagens sarados, mas essa proposta de discutir as relações entre mundos e cotidianos sociais me pareceu muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru,
    Eu sempre leio resenhas maravilhosas sobre o livro e começo a ficar muito interessada.
    Não lembrava que a história lidava com a temática de drogas, muito bom isso.
    Sempre fico muito orgulhosa de livros nacionais, bem redigidos e com histórias que se sustentam, dão uma certa esperança.
    Beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna!

    Eu já li outras resenhas desse livro, mas só agora pude compreender do que trata o livro. Série! Tem tanta resenha por aí que enrola, enrola e não diz do que o livro trata.
    E eu fiquei com muita vontade ler o livro por causa da sua resenha.
    Lidar com a perda de entre queridos não é fácil, realmente, e cada um tem que encontrar um forma. Pelo visto Rafael foi por um lado muito destrutivo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Sabe quando você tem muita vontade de ler um livro mas morre de medo de se decepcionar? É esse o meu caso aqui. Tô com esse livro no Kobo e todas as resenhas empolgadas e positivas só me deixam ainda mais receoso. Provavelmente será minha próxima leitura e eu tô torcendo de verdade pra amar muito.

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru...
    Todo mundo fala tão bem deste livro, fico curiosa para ler.
    Deve ser bem emocionante. Adorei a resenha, e queria conhecer a escrita da autora.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nunca li uma história que tenha personagens viciados, não conhecia esse livro e já me interessei. Adoro livros com capítulos curtos, eles tornam a leitura ainda mais agradável.

    ^^
    PseudônimoLiterário

    ResponderExcluir
  10. Jurava que não ia gostar muito do livro, mas quando você citou 'Protagonista dependente' tudo mudou. Preciso urgentemente ler e saber como ela trabalha a questão das drogas.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estou morrendo de vontade de ler esse livro desde que o vi e ainda nem sabia que a autora abordava temas assim de forma tão bem feita. Agora é que preciso fazer essa leitura. Parece ser ótimo, sem muitos clichês.
    Já quero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu já tinha lido algumas resenhas de As Batidas Perdidas do Coração, mas nenhum tão apaixonada pela história. Você conseguiu me deixar curiosa e interessada. Por enquanto não estou comprando livros, mas já vou colocar esse na minha lista de futuras compras :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, tudo bem?
    Realmente esse livro é muito bom. A Bianca arrasou e mal posso esperar para ler O Descompasso Infinito do Coração.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna!
    As Batidas... está na minha fila de leitura, e não vejo a hora de lê-lo. Só li resenhas positivas à respeito o que faz com que minha curiosidade só aumente.
    Gostei de saber que a autora soube abordar bem um tema complexo e delicado como as drogas.
    Quero muito conhecer a história de Vivi e Rafa, espero que me agrade tanto quanto lhe agradou!
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é incrível, a autora é maravilhosa e não existem nem palavras para descrever o quanto essa história é perfeita, e se existe, você chegou bem perto. Concordo com tudo que escreveu e também adorei a personagem independente, a forma aberta que a autora falou sobre o problema com drogas, tudo! É diferente de todos os livros que já li e completamente incrível! Amei amei! Como não ser apaixonada pela Vivi e pelo Rafa? Impossível!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. ja li algumas resenhas desse livro, que por sinal gostei bastante, mas ai tinha me esquecido do livro e agora de novo to eu aqui interessada nele, adorei quero muito ler

    ResponderExcluir
  17. Olá, Bruna.
    A princípio, pelo gênero e pela premissa, não me interessei tanto pelo livro. Mas diante de tantos elogios e crítica positiva, fiquei curioso. E como a autora aborda o tema das drogas, fazendo uma crítica social sem tabu, a chance de eu dar uma oportunidade ao livro aumentou.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  18. Oláá
    Adorei a sua resenha e sou loouca para ler o livro de tantos elogios que escuto sobre ele, espero adorar quando ler assim como todos, adorei o tema que a história trás e ainda amis por ser romance.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  19. Bruníssima!!

    Vou te confessar uma coisa.

    Depois que decidi participar do seu TOP Comentarista (algo q é a segunda vez q participo, em toda Blogosfera), eu simplesmente apos cada uma de suas resenhas eu me dei ao luxo de me presentear com Easy, Um Caso Perdido, e por As Batidas Perdidas do Coração, comprei todos juntos na Amazon na sexta feira, chegarão terça ou quarta feira (postarei a foto e te marcarei), o Livro da Bianca eu comprei junto não pela sua resenha, pq obviamente ainda não tinha saído e tbm pq eu a sigo no FB e vejo todos os relatos das fãs e me interessei, mas hj lendo sua resenha tenho TOTAL certeza q fiz as melhores compras desse mês!
    Mais uma vez muitíssimo obrigada por nos presentear com suas emoções e pensamentos!

    Beijos

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Bruníssima!!

    Vou te confessar uma coisa.

    Depois que decidi participar do seu TOP Comentarista (algo q é a segunda vez q participo, em toda Blogosfera), eu simplesmente apos cada uma de suas resenhas eu me dei ao luxo de me presentear com Easy, Um Caso Perdido, e por As Batidas Perdidas do Coração, comprei todos juntos na Amazon na sexta feira, chegarão terça ou quarta feira (postarei a foto e te marcarei), o Livro da Bianca eu comprei junto não pela sua resenha, pq obviamente ainda não tinha saído e tbm pq eu a sigo no FB e vejo todos os relatos das fãs e me interessei, mas hj lendo sua resenha tenho TOTAL certeza q fiz as melhores compras desse mês!
    Mais uma vez muitíssimo obrigada por nos presentear com suas emoções e pensamentos!

    Beijos

    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Ahhh, As Batidas <333 Se tornou o meu livro contemporâneo nacional preferido! *-* Simplesmente SENSACIONAL! <3 Sou amiga da Bianca no Face e estou louca pelo segundo livro! Espero DEMAIS que ela venha aqui pra minha cidade fazer o lançamento! Sua resenha está ótima, acho que eu teria feito uma parecida, haha.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiee

    Infelizmente nao é o tipo de livro que faz o meu estilo, mas gostei da sua resenha
    Sucesso para o seu blog!!

    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bruna! Tava esperando a sua resenha sair desde que vi a foto lá no Instagram. Eu conheci esse livro por causa da Kel, do Por Uma Boa Leitura, que o pediu de amigo oculto no ano passado. Eu nem lembro se dei mesmo esse livro a ela (ou se foi outro), mas na época eu li a sinopse e achei que poderia gostar do livro. Aí o tempo passou, esqueci dele... Até você me lembrar! :)
    Para início de conversa, gostei bastante da sua resenha. Você dosou muito bem resumo e crítica, e passou com intensidade o que você achou da história. Eu poderia dizer que, mesmo assim, esse não seria um livro que eu leria... Mas você me pegou de jeito falando da forma como a autora tratou o tema do vício. Fiquei curiosa, já era! :)
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  24. Olá flor. Poxa, parabéns pela resenha, sempre se expressando bem e com tamanha sinceridade. Mas confesso que não sei se leria. Tenho tentado ler livros desse gênero e realmente não me cativa, sendo que li livros muitos conhecidos e que todos amam. Mas mesmo assim, obrigada pela indicação.
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bru

    Amo demais este livro , amei sua resenha realmente achei a autora super corajosa ao abordar o tema de drogas no livro e super atual também né, me senti muitas vezes no papel da Vivi e agora estou quase terminando de ler O Descompasso Infinito e já estou suspirando também.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá querida,

    Gostei bastante do seu trabalho na construção da resenha, e espero pelas próximas com muita expectativa! Eu me identifiquei com o livro pelo fato de vivenciar em meu trabalho todos os dias a temática, e acho muito importante termos uma literatura que deixe o preconceito de lado e trate o tema. Realmente fiquei instigado em aderir um exemplar para minha estante (Que ainda não tenho rsrs)!
    Abraços!
    Foi um prazer estar aqui =)

    ResponderExcluir
  27. Oi Bru, tudo bem? Esse livro está mesmo fazendo muito sucesso!! você e as meninas falam tão bem dele que fica impossível não colocá-lo nos desejados. Pela resenha, a história é mesmo bem tensa: morte de familiares, depressão, vícios, relacionamentos "proibidos". Fico feliz em saber qJr a autora soube conduzir bem os acontecimentos e envolver o leitor com a trama, adoro ver autores nacionais se destacando dessa forma! Claro que fiquei aqui morrendo de curiosidade de conhecer os personagens, eu normalmente gosto bastante dos secundários e parece que aqui ninguém fica de fora! Adorei!!
    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá
    Achei a resenha muito boa e fiquei com vontade de conhecer o livro, pelo que você falou da escrita da autora e da forma como ela aborda tabus e tudo mais, sem preconceitos e tal, me deixou com vontade de conhecer a escrita dela!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  29. Legal o fato de abordar muito mais que um romance, no caso ai as drogas. Achei a história até que bem interessante, pois pensava que era só mais uma romancezinho clichê. Muito bom que aborda outros temas. Adoro romance e drama misturado.

    ResponderExcluir
  30. Oláá!
    Não me recordo de já ter lido resenhas relacionadas a este livro, mas gostei bastante deste primeiro "contato".
    Adorei a forma como você expôs sua opinião, essa honestidade e simplicidade me instigaram a querer conhecer a obra mais a fundo!
    Espero poder lê-lo em breve!
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Noossa, que resenha maravilhosa! Nao tinha visto falar deste livro! Espero ter a oportunidade de lê-lo!! Parabéns Bru :D

    ResponderExcluir
  32. A resenha ficou tão boa que eu tenho certeza que você convenceu muita gente a ler o livro. Mas eu ainda tenho o pé atrás, pois as opiniões que vi sobre ele são bem distintas: ou ama ou odeia. Sei que é preciso fazer a leitura pra ter uma opinião, mas tenho receio, infelizmente.
    Também não vou dizer que não tenho interesse, porque seria mentira. O livro me chama a atenção pelo tema, e por tratar de um assunto tão polêmico como a dependência de drogas; eu nunca li um livro com um protagonista com esse problema, e acho que deveria ter mais por aí. Sem falar que o livro tem crédito por ser um nacional tão reconhecido.
    Enfim! Eu estou é indecisa rçrç

    ResponderExcluir
  33. Realmente, Bruna, esse livro tem todos os elementos mais clichês que encontramos no gênero. Mas que bom que a autora soube se sair muito bem disso. Outro ponto importante foi abordar um tema complexo, de maneira incrível. Enfim, fico feliz em saber que é de uma autora nacional, e já digo que quero ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Eu amo a capa desse livro e como eu já havia lido algumas resenhas sobre o livro, eu já o conhecia um pouco. Como era de se esperar desse livro, sua resenha foi positiva. Mas também, por que não seria? To morrendo de vontade de ler, mas no momento não posso mais acumular livros...

    abs

    ResponderExcluir
  35. Oie! Concordo com vocé a capa desse livro é mesmo muito linda! Ele já está na listinha e espero poder ler em breve, adorei sua resenha. Você expressou bem o enredo da história e sem soltar spoiler (UHUUU!)

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  36. Oi bru
    eu já tinha uma imensa vontade de ler este livro, depois comentando com vc , indiquei para umas amigas e agora.. necessito

    ResponderExcluir
  37. Tenho a mesma opinião que a sua, livros não servem apenas como mero entretenimento. Mas não vou mentir não li e nem tenho vontade ler New adults. Já li bastantes resenhas desse livro, mas a sua foi especial, foi a primeira que me sentir vontade de sair da minha zona de conforto e começar a ler livros do gênero. Com toda a certeza, começaria por essa obra. Parabenizo a autora por abordar um tema tão complexo: as drogas. Bem, como você disse que o gênero que mais predomina é o drama, fiquei com mais vontade ainda de ler.

    Abraços,
    Karina, do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
  38. Oi Bruna, tudo bem??
    Já sabe que eu sinto uma grande amor por esse livro... mesmo que não tenha o lido ainda... vejo resenhas lindas e inspiradoras sobre esse livro quero pulá-lo na frente até dos livros de parceria... quero conhecer esse casal e essa história que parece ser linda e totalmente envolvente... xero!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi Bruna, tudo bom?
    Ah que legal, vários amigos me indicam o livro da Bianca e eu sempre deixo pra lá mas fiquei surpresa de quanto esse livro tem juntado fãs! Então deve ser muito bom mesmo! Um livro que aborda bem essa questão das drogas/ álcool entre um casal, vista dos dois pontos de vistas é Coração Ardente, de Bloodlines. Acho que é super legal essa visão interna e externa do problema!
    Fiquei curiosa pelo casal da Bianca e quero ler já!
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...