[Resenha] Cure meu coração - Melissa Walker


A expectativa de Clem para as férias que passaria velejando em alto-mar com os pais e a irmã caçula era de um verão no exílio. Em crise consigo mesma, ela embarca no veleiro Tudo é possível sem saber, que na verdade, o que a espera é uma viagem de descobertas sobre a amizade, o amor e o perdão. Seja bem-vindo a bordo! Alternando capítulos no passado e presente, Unbreak my Heart é uma maravilhosa história de amor que vai agradar aos fãs de Sarah Dessen.


Título Original: Unbreak my heart
Editora/Ano: Farol/2015
Categoria: juvenil
Nota: 3/5

* Recebido como cortesia da Farol Literário

Oi gente, tudo bem?

Cure meu coração é um romance juvenil de Melissa Walker, publicado no Brasil pela Farol Literário.

Vamos lá?


Clementina William, de 16 anos, está saindo de férias com a família, para velejar durante o verão, mas não está nada empolgada com a viagem. Ela teve um sério problema com a melhor amiga, Amanda, que acabou por afasta-la dos outros amigos também. Por isso, ela considera a viagem em família um exílio, já que não tem mais amigos com quem ficar.

Durante a viagem, percebemos o quanto ela está deprimida, e mergulhada em culpa e auto-recriminação. E com alternância de capítulos entre passado e presente, vamos descobrindo o que aconteceu no último ano, que rompeu com uma amizade de infância tão forte, como a que tinha com Amanda. Enquanto isso, no presente, vemos a garota se recuperar aos poucos, e se redescobrir, principalmente após cruzar caminho com os também iatistas de verão James, um jovem alegre e alto astral da sua idade, e o casal de idosos Ruth e George.

Eu gostei muito da escrita da autora, que é super gostosa, dinâmica e flui super bem. Às vezes tinha poucos minutos para ler, mas nesses li várias páginas, sem perceber. Mas, mesmo assim, o livro não me conquistou por completo, e foi por causa da protagonística, que me irritou durante a maior parte da história. Clem é uma adolescente muito mimizenta quando está deprimida, e tinha horas que ela tratava a família super mal, e fica tendo crises de mau-humor o tempo todo. Eu entendi o lado dela, sei que ela estava sofrendo, e que quando somos jovens, é comum descontarmos nossa raiva naqueles que estão mais próximos, mas mesmo assim, ela me irritou.

Eu me sinto como uma versão opaca e desgastada de mim mesma, e por alguma razão não consigo preencher a lacuna entre quem eu costumava ser e a pessoa triste que está sentada aqui agora. Eu não sei como sair disso.
Pág. 140

Enquanto isso, a família de Clem é sensacional! Eles entendem que ela está mal, respeitam seu espaço, se mostram presentes e dispostos a ouvir e ajudar. O grande destaque da família, e do livro todo, foi Olive, a irmãzinha caçula de Clem, que aos 10 anos de idade demonstra uma sabedoria e perceptividade incrível. A menina literalmente rouba as cenas, sempre que aparece.

Apesar de Clem realmente ter uma parcela de culpa considerável no motivo que gerou a briga com Amanda, eu não consigo recrimina-la ou condena-la. Os nossos sentimentos são muito instáveis e intensos nessa época da vida, e é comum nos sentirmos confusos, como ela estava, ainda mais porque ela teve muito incentivo para se sentir assim. Já Amanda, perdeu minha simpatia por causa da forma como reagiu ao que aconteceu, pois ela teve uma atitude que eu ODEIO, que é colocar homem em primeiro lugar, e nem se dignar a ouvir o que a amiga tem a dizer. Se ela tivesse rompido com todos os envolvidos, eu entenderia, mas brigar só com a Clem foi pra lá de hipocrisia. Infelizmente, o que aconteceu com Amanda e Clem é uma coisa pra lá de real, e acontece demais!

- Sim, bem, o ensino médio não perdoa quem vive quebrando regras sociais. Acredite, meus ex-amigos deixaram isso bem claro.
- Bom, talvez isso diga mais sobre seus amigos do que sobre você.
Pág. 51

Gostei da forma como a autora desenvolveu o relacionamento entre Clem e James, ficou natural, nada forçado. A forma otimista como ele encara a vida, mesmo tenho seus próprios fantasmas do passado, é muito inspiradora. Gostei de como ele ajuda Clem a se reencontrar, e principalmente, a se perdoar. Com isso tudo, fiquei louca para saber qual seria o desfecho da história, depois de tanto ver nossa protagonista choramingando pelos cantos, e aí veio uma grande decepção: o final aberto e sem as respostas que eu queria :(. Por que, Melissa, por que fez isso?

A narração é em primeira pessoa, pela Clem, e a autora tem uma escrita super gostosa. Com capítulos curtos, a leitura flui bem. Eu gostei muito mais dos capítulos que narravam o passado, porque a Clem estava muito chatinha no presente, e só começa a melhora bem depois da metade do livro, rs.

O trabalho gráfico da Farol está, mais uma vez, impecável. A capa é linda e super delicada. O papel é amarelado e a letra grande, o que torna a leitura mais agradável. Não vi erros de tradução ou revisão.

Cure meu coração é um livro que fala sobre culpa, amizade, lealdade, família e perdão. É um bom livro, leve e rápido de ler, e traz algumas reflexões. Recomendo para quem gosta de juvenis, e de histórias que abordem relacionamentos familiares e amizades.

Esse é o Meu Verão, para que eu descubra quem eu sou, quem são meus amigos e como consertar as coisas que aconteceram no último ano.
Pág. 69

Beijos


.

40 comentários

  1. Sla, não é que não tenha gostado, é que agora só vejo as pessoas positivas o tempo todo e que enfrentam a vida positivamente, acho que isso não está mostrando a realidade e sei que nem é para mostrar, mas sla shushsusnsu quero algo mais natural. Humanos

    ResponderExcluir
  2. Desde o momento em que vi o livro ele me chamou atenção pela capa e o título, agora lendo a história me interessei bastante mesmo que não seja o tipo de livro que irá me conquistar por completo, assim como você. A Amanda já não gosto antes de ler porque como você falou é hipocrisia e já passei por essa situação em que uma pessoa que dizia ser minha amiga me excluiu por causa de um garoto em uma situação que eu não tive culpa, mas enfim ... Não sei o que ela fez, mas de qualquer forma, Amanda provou estar muito mais errada pela forma como reagiu, no entanto sei que a Clem irá me irritar por causa de seu comportamento, mas mesmo assim quero ler! Ótima resenha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna!
    Assim que vi a capa desse livro fiquei encantada com as cores clarinhas e a sinopse me deixou com ainda mais vontade de ler... É uma pena que o livro não tenha te agradado muito. Bom, ainda quero ler, mas vou começar preparada para a uma personagem meio chatinha rs
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Livros juvenis leves são ótimas leituras para aquele momento em que estamos cansados de leituras pesadas e precisando de coisas leves.

    A capa desse livro está linda com essas cores pastéis. A sinopse é boa, mas também não me atraiu muito. Livros com finais vagos e sem respostas me irritam um bocado e é bem decepcionante. Mas, enfim... faz parte...

    ^^
    PseudônimoLiterário

    ResponderExcluir
  5. Oi Bru,
    Eu preciso ler esse livro rsrs. Amei saber da história, quero conhecer mais da Clem, principalmente por ser juvenil.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    A capa é linda mas assim que vi no seu Skoob o livro da vez tratei logo de ler a sinopse e esperar pela resenha, já na sinopse o livro não me convenceu, portanto infelizmente é um livro que não leria, a estória não me despertou curiosidade e não sou muito fã de "Mocinhas" com muito mimimi então esse eu passo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru, tudo bem? Eu gosto de juvenis! Não conhecia o livro mas pela sua resenha consigo imaginar mais ou menos o que se passou entre as amigas. Realmente personagem mimizento irrita e muito. Também ia ficar de coração partido ao ver a forma que Clem trata a família, quando ficamos mais velhas vemos com outros olhos as crises adolescentes, né? Para falar a verdade, estou cansada de livros com finais abertos, adoro series, mas cada livro deve ter o seu desfecho e o próximo tratar de outras questões envolvendo os mesmos personagens... Enfim... Apesar de tudo, acho que i tema tratado é bem legal: amizade e lealdade!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Gosto dessa mescla de passado e futuro em livros, dão conteúdo bem interessantes para as narrações. Achei a capa muito bonita também. Só de ler a resenha já me senti velejando em alto mar, imagino como deve ser a sensação com o livro! ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru...
    Final aberto só é bom se o livro tem continuação né...pelo que entendi esse não tem, ou estou enganada?
    Tenho curiosidade em ler o livro, mas acho que vou demorar para ler. Gosto quando aborda relacionamentos.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Primeiro de tudo essa capa é muito linda, segundo, eu já estava interessada nesse livro e já li outras resenhas sobre ele, mas ainda não consegui ler, quero muito saber se vou gostar pois tem muita gente dando ótimas qualificações e outros dando qualificações mais baixas, então estou confusa!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros que alternam passado e presente, pois fazem com que nós, leitores, fiquem empolgado para saber o que realmente aconteceu, e isso me deixa bem ansioso! O que mais gostei do livro é que ele envolve um pouco de tudo como, amizade, família, perdão etc. Além disso, fiquei bastante curioso para conhecer a irmã da Clem, Olive. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que o romance vai acontecendo aos poucos, porque os instantâneos nunca me convencem. Esse livro me chamou atenção na época do lançamento por conta dessa capa, então depois fiquei empolgada para ler ao ver os temas abordados. Adorei a resenha, fiquei mais curiosa para fazer a leitura.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Protagonistas adolescentes cheios de mimimis também me irritam completamente. Mesmo que ela tivesse poucos desses ataques aborrescentes, isso toma uma proporção bem maior comigo, devido a ter uma certa "implicância" com personagens assim. No mais, fiquei bem curioso pra saber o que aconteceu para uma amizade de infância ser desfeita.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. que livro interessante, gostei da resenha e adoro livros juvenis faz tempo que eu nao leio um desses, super ansiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  15. A capa é linda mas a premissa do livro não me agrada nem um pouco odeio protagonistas mimizentas e essa parece ser totalmente assim

    ResponderExcluir
  16. Eu não gostei muito da história e nem da capa, infelizmente. Mas a história não deixa de ser uma oportunidade de leitura. Se algum dia eu tiver a oportunidade de ler o livro, me sentirei grata.

    abs

    ResponderExcluir
  17. Aaaaai, detesto protagonistas cheio de mimimis! Aff ne?
    Mas a historia parece ser muito interessante. Mesmo a protagonista sendo assim, acho que leria o livro! Beijo Bru

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bruna.
    Apesar de eu não estar dispensando livros leves e rápidos no momento, acho que não leria esse. Motivo: mimimi me irrita profundamente. haha
    Dessa vez, passo a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  19. Valha! Com uma capa tão bonita não esperava que fosse assim tão... Cheio de mimimi
    Não gostei

    ResponderExcluir
  20. A Clem, depois do que você disse, parece mesmo o tipo de personagem que eu não vou gostar, mas a história continua me chamando atenção e o livro não sai da listinha até eu o ler!

    Adorei a resenha mesmo assim ^^

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    A capa está bonita, mas não me interesse muito pela história. E também não gosto de personagens com muito mimimi, mas vamos relevar pela idade da Clem. Hah. Vou indicar para minha prima de mesma idade e que tem mais paciência que eu. Adorei a resenha.

    beijinhos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu adorei esse livro assim que o vi, ele tem uma aparência muito delicada e a premissa é bem interessante, tem aquele misteriozinho sobre o que houve com a personagem antes de ela embarcar na viagem...
    Vi muita gente comparando-o com Just Listen, então creio que eu vá gostar :)

    ResponderExcluir
  23. Adolescente mimizenta, morri de rir... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    A capa do livro é muito bonita, a coloração passa a sensação de paz. Achei o título clichê.
    Gente, que final é esse? Fiquei muito curiosa. Quanto aos pontos que você levanta como 'negativos' - se assim posso dizer, pois você é sempre tão sutil com as palavras - precisa ler a obra e compreender melhor, pois muita coisa depende da intencionalidade discursiva.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Esse livro!
    Haaaaa esse livro foi amor a primeira vista.... Ainda não tive a oportunidade de ler, mas não sei esplicar tive uma conexão com ele que preciso muito! Não me importa se é clichê se a personagem é isso ou aquilo, rsrs só sei que preciso
    Bjus

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem?
    O livro parece interessante, mas eu não consegui me interessar em querer le-lo mesmo que eu ja tenha lido coisas positivas sobre ele, mas talvez algum dia eu o leia, obg pela dica

    ResponderExcluir
  26. Olaa
    Eu li o livro e adorei, muito legal a leitura e amo essa capa,muito fofa.
    Sua resenha esta ótima, que bom que gostou.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  27. Oi Bruna, tudo bem?
    Aff, adolescentes mimizentas não são pra mim.
    Acabei de riscar o livro da lista para não passar raiva.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Achei a capa deste livro super linda. Mas depois de me deparar com a sinopse, não fiquei tão cativada. E eu odeio mocinhas "mimizenta". hahhahahahahhahahah
    Acho que eu não iria lê-lo, mas quem sabe?!

    Um grande beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Acho a capa linda e o título também me chama atenção, porém a premissa em si, apesar de parecer interessante, não me atraiu. Principalmente quando li que a protagonista é mimizenta. Tô correndo desse tipo de livro! rs
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  30. Oi Bruna,
    A capa deste livro me lembrou um pouco Azul da cor do mar, quero muito ler, mesmo ele não te agradando muito

    ResponderExcluir
  31. Oie, Bruna!
    A capa do livro me agradou, é bem fofa. Mas eu não leria porque não gosto do gênero. Ainda assim, o enredo me interessou um pouco, provavelmente por causa de seu apanhado geral sobre. Talvez um dia eu leia!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também! ❤

    ResponderExcluir
  32. Oii Bruna!
    Amei a capa do livro, mto mto lindinha! Infelizmente o genero nao me agrada muito, entao nao tive muito interesse no livro.
    Gostei da forma de como voce conversou sobre o livro, mesmo que nao seja algo que tenha me interessado.
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  33. Eu já li excelentes resenhas sobre o livro e confesso que estou apaixonada pela capa. Por mais ilógico que pareça, o fato de ter classificado a protagonista como mimizenta me deu ainda mais vontade de ler (é quase regra que eu vou gostar de personagem quando dizem isso.) Entretanto, algumas atitudes da outra personagem me deixaram um pouco receosa, confesso que estou pensando em risca-lo da minha lista; mas ainda não tenho certeza. É muito provável que eu fique muito< irritada com o livro.

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Desde quando vi esse livro pela primeira vez fiquei curiosa, pois a capa é muito linda e a premissa é interessante. Então lendo sua resenha percebi que é um livro bonito e que iria me agradar bastante, pois gostei de várias coisas que você destacou, como a questão da autora ter desenvolvido bem o relacionamento dos personagens, odeio quando fica algo forçado.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Oi Bruna!!
    Nossa personagem mimizento é um saco mesmo, e logo a protagonista? Hahhahaha deve ter pesado a leitura mesmo!
    O enredo aprece ser bom e emocionante, q pena q a personagem não te agradou =/
    A capa é linda mesmo!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  36. Oi Bruna, eu sou apaixonada pelo título deste livro, e é uma pena que eu ainda não tenha lido. Pena também que o final deixou a desejar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  37. Oi Bru

    Achei esse livro a capa linda mas quando li a sinopse achei que o livro era mais voltado para o Chick Lit uma coisa que não gosto muito e apesar de não ser acho que não iria gostar muito mesmo ainda bem que não pedi para ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  38. Tirando a personagem mimizenta, dá para notar que o livro possui um história interessante e que vai prender o leitor, fiquei curiosa para saber mais, mas acredito que também não vou curtir a personagem principal.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  39. Ok, sua resenha me conquistou <3 Também não gosto muito de personagens bobas e reclamonas, mas entendo que faz parte dos romances adolescentes. Eu quero muito ler, por causa dos pontos positivos que você levantou. Adoro quando há uma criança que se sobressai e o fato de haver um casal de velhinhos (amo velhinhos! <3) chamou muito a minha atenção! E, ah, o fato de a família dela entender a situação dela também é algo legal... Enfim, obrigada pela resenha, me ajudou a decidir sobre o livro! :D

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  40. Olá... tudo bem??
    Eu li esse livro por esses dias e gostei muito... apesar da parte em que Clem vive se lamentando e eu até entendo ela por isso, eu gostei do que li... foi algo simples e reflexivo... os adolescente tem muita intensidade de sentimentos e são fáceis de se encantar... eu sei que Clem teve sua parcela de culpa, mas acredito que o Ethan também teve... agora a Amanda foi a pior de todas.... quis dar uns tapas nela... porque ela se deixou levar pelo que Ethan transpôs e não considerou a sua amizade de anos... xero!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...