[Resenha] Minha pequena, grande mulher - Simone Fraga

Nem mesmo uma infância sofrida, cheia de abusos impediu que Júlia se tornasse uma mulher forte e independente, a frente dos negócios da família. Mas, o passado retorna e traz com ele a melhor e a pior parte de sua história...
Lucas sempre protegeu a amiga de infância e por ela se apaixonou em segredo, um sentimento que só fez crescer durante todos esses anos, e nem mesmo a distância a fez diminuir. Quando o maior pesadelo de Júlia retorna, ele fará de tudo para mantê-la a salvo, de preferência ao seu lado e na sua cama.
Mas será que Júlia estará preparada para se entregar a um novo Lucas, que tem desejos e preferências que podem assustá-la? O amor, a confiança, o respeito e proteção, sentimentos que envolvem essa relação, serão fortes o suficiente para resistir e vencer o passado, e a violência que ela ainda terá que enfrentar?

Série: Para amar e proteger #1
Editora/Ano: Qualis/2015
Categoria: romance erótico
Nota: 2/5
Skoob

* Cortesia da Editora Qualis


Oi gente, tudo bem?

Minha pequena, grande mulher, de Simone Fraga, foi o primeiro livro que li em parceria com a Editora Qualis, e é um que eu morria de vontade de ler a mais de um ano, mas acabou ficando aquém das minhas expectativas. Vou explicar o porquê.

Júlia é uma mulher com um passado traumático e violento, que ainda hoje é perseguida implacavelmente por seus antigos algozes. Preocupado com ela, Alfredo, o tio que a cria como pai, contrata Lucas, um especialista em segurança privada, para cuidar do caso. Há muitos anos, a família de Lucas se mudou para os Estados Unidos, e só agora ele retorna, para abrir uma filial de sua empresa, quando é abordado por Alfredo para assumir os cuidados pela vida de Júlia.

Lucas e Júlia têm uma história antiga. Eles se conhecem desde crianças, e foram o primeiro amor um do outro. Lucas acompanhou todo o sofrimento de Júlia, quando criança, e foi esse fato que o motivou a se especializar em segurança e abrir uma empresa do ramo. Então, quando se reencontram, todo esse sentimento vem à tona, acompanhado por uma intensa e forte atração, e logo os dois iniciam um relacionamento.

À princípio, fiquei louca esperando muita ação e drama, envolvendo os perseguidores de Júlia, mas logo percebi que a autora não iria para esse lado. Isso foi frustrante, porque essa parte foi muito bem construída, e o padrasto de Júlia e sua gangue seriam vilões realmente incríveis, e rendido cenas de muita de ação e tensão, caso tivessem mais espaço e aprofundamento.

O livro é uma sucessão de acontecimentos, e a cada momento, os protagonistas tinham de enfrentar algum problema ou crise, e tudo era resolvido tão rápido, que não consegui me envolver com as cenas, ou sentir a tensão dos personagens. Sem falar que essa pressa toda gerou algumas situações pouco verossímeis e confusas.

O romance entre Júlia e Lucas é muito instantâneo, e as declarações de amor eterno, pouco tempo após terem se reencontrado, não me convenceram. Eles ficaram anos sem se ver, o que tinham era um amor de infância, então acho que o relacionamento podia ter ido um pouco mais devagar, até para dar tempo de eles realmente se conhecerem. Aproveitando que estamos falando do relacionamento do casal, cabe ressaltar que esse é um livro hot, e há muitas cenas de sexo, descritivas e detalhadas. Por isso não recomendo para menores de idade.

O livro guarda muitas semelhanças com 50 Tons de Cinza. Lucas é um dominador, e vai introduzindo o estilo BDSM no seu relacionamento com Júlia. Já li muitos livros sobre o tema, mas essa foi a primeira vez que me incomodou, porque, devido a seu passado traumático e violento, sentia Julia insegura e receosa em muitos momentos, e tive a impressão que, apesar de curiosa, ela aceitou a situação mais para agradar Lucas, e por medo de não ser a mulher perfeita para ele. Se a iniciativa de se envolver nesse mundo partisse dela, se ela se mostrasse curiosa desde o início, e visse a relação Dominador/Submissa como algo que poderia ajudá-la a superar seus traumas, eu aceitaria numa boa, mas não foi assim.

Com tudo isso, acabei não me identificando com os protagonistas, como casal, e com Lucas, em especial. Gostei um pouco da Júlia, por ser uma mulher que sofreu muito, e com tudo que ela passou e enfrentou a vida inteira, seria extremamente aceitável que fosse uma mulher perdida e psicologicamente instável. Mas, apesar da insegurança e choro constante (essa chora muiiiiiiito, rs), ela se mantém em pé e inteira. Entretanto, algumas atitudes dela foram muito infantis, como uma cena que ela armou com a recepcionista da empresa de Lucas, que achei exagerada e imatura.

Os personagens que realmente me conquistaram foram alguns dos secundários. Amei a Juju, a linda filhinha de Lucas. A pequena tem 3 anos é a fofurisse em pessoa, adoro crianças nessa faixa etária, pois são super inocentes e sinceras. Também gostei muito do casal Amarilis e Jony, a irmã e melhor amigo de Lucas.

A narração inicialmente é em terceira pessoa, porém, logo começamos a ter narração em primeira pessoa, com ponto de vista de Júlia e Lucas, e em alguns momentos, de Jony também. Achei essa construção muito confusa, pois a autora mudava o tipo de narração de um paragrafo para outro, sem marcação de narrador. 

Sobre o trabalho gráfico, acho a capa linda, e foi a primeira coisa que me chamou a atenção e me motivou a ler. As folhas são amareladas, e há desenhos e detalhes no início de cada capítulo. Achei a letra um pouco pequena, e vi alguns erros de revisão, mas nada que comprometa a leitura.


A falta de aprofundamento e desenvolvimento de muitas cenas, e o fato de eu não ter me identificado com os protagonistas, tornaram a leitura arrastada em muitos momentos. Demorei muito dias para terminar o livro. Talvez minha decepção se deva, em parte, às altas expectativas que tinha, e que não foram atendidas. Considerando que Minha pequena, grande mulher é muito bem avaliado no skoob, recomendo que o leiam e tirem suas próprias conclusões, pois, uma leitura que não funcionou para mim, pode ser ótima para você.

Beijos

.

43 comentários

  1. Oi Bru
    Oi Bru , tudo bem ?

    Também achei essa história confusa rsrsrs e também fiquei com receio quando vi apenas notas altas no Skoob rsrs ainda bem que não foi só eu que achou a leitura arrastada, realmente a narrativa em terceira pessoa e depois em primeira confunde muito, se ela seguisse a mesma sempre ou separasse seria muito melhor, fora que o choro de Julia também não convenceu não foi um casal que torci para ficar junto e sei lá acho que a autora deveria ter focado mais mesmo na perseguição as brechas de segurança para a melhor empresa do mercado reconhecida internacionalmente deixou muito a desejar. e esse universo a lá "50 tons" não combinou com a história acho que a autora quis pegar algo que fez sucesso e inserir em uma história que sem esse detalhe poderia ter seguido um rumo melhor.

    Uma pena que o livro não tenha funcionado para a gente.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Preciso falar que tinha muita vontade de conhecer mais sobre a história pois ela tinha tudo para ser excelente e diferente de todas as outras histórias envolvendo essa temática e agora eu chego aqui e olho a resenha e encontro uma história completamente confusa e não interessante! Infelizmente essa obra também não é para mim, mas acho ele lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Esse é um livro que nunca despertou me interesse. Apesar de eu gostar muito de romances já não me interessei desde que li a sinopse, depois que li algumas resenhas sobre ele então... dai sim perdi a vontade rsrs

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Bru tudo bem, que pena que o livro não superou suas expectativas, no evento a autora disse que inceriu os pensamentos dos personagens por isso essa mudança brusca na narrativa, mas mesmo assim tbm iria me sentir desconfortável!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Desde que li a primeira resenha sobre este livro fiquei desesperado para tê-lo. Não sabia que era uma série, gostei mais ainda, só espero que não seja daquelas que demoram anos pra lançar completa.

    ResponderExcluir
  6. Oie....

    Bruna você é meio que um Guru Literário meu ahahahhah então assim suas opiniões levo sempre em consideração. E pela sua avaliação esse livro esta descartado rsrsrs, e tbm por tida a questão da autoras não aprofundar na real estória, no que foi "vendido" isso me irrita e muito!
    Obrigada sua linda!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru, não é o meu tipo de livro e depois da sua resenha me confirmou isso. Que pena que a autora não aprofundou mais a tensão e o drama e optou por escrever a história mais voltada para o hot, acho que ela poderia ter mesclado mais né. Só pelo o que você contou já acho que não iria me encantar pelo casal, mas entendi porque a personagem principal é emocionalmente instável. Não entendi o porquê da troca de voz na escrita, ora primeira ora terceira pessoa, não lembro de ter lido outro livro dessa forma, nos mesmos capítulos. Desejo sucesso a autora e talvez seja um bom livro para quem curte i gênero! Adorei a resenha sincera!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu não gostei muito da sinopse desse livro, não me conquistou, confesso.
    Já havia lido outras resenhas sobre ele, e assim como a sua não tive o que reclamar da resenhas, estavam todas ótimas, mas o livro mesmo não combinou comigo!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa Bru, achei que você gostaria do livro, porque ele mostra ter tudo para ser bom.
    Na verdade, não cheguei a ver a opinião de outras pessoas e nem ele no Skoob. Mas pela sua resenha imagino mesmo que não seja tão empolgante. Leitura arrastada é um saco. E essa mudança de narrativa também não me agrada, já peguei um livro assim.
    Que pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Bru!
    Você colocou aspectos que fariam detestar o livro. Principalmente pela parte dominadora, será que escritores podem fugir desse clichê? Gente, acho que para ser erótico ambos precisam sentir prazer e um prazer consentido. Um prazer real, não para agradar ou perpetuar o ideal de dominação... como se pessoas fossem bichos domesticáveis em gaiolas.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna.
    Dos pontos negativos mencionados, o que mais me desanimou foi o amor instantâneo. Eu detesto quando isso acontece, pois tira muito do amor real da obra.
    Não sei se leria essa obra, de verdade.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  12. Eu sabia que esse livro tem a parte hot, mas o que eu não sabia é dessa questão da dominação. E não intendo o motivo de ser sempre o homem quem domina. Quem intende mais do assunto: as mulheres não dominam? Elas não têm gostos diferentes para o sexo? E para fazer sexo fora do que a gente conhece por normal, precisa ser traumatizados?

    Bom, ainda espero ler esse livro. Mas pelo visto não terei uma opnião deferente da sua.

    Beijos, Bruna!

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna!
    Sabe que faz um bom tempo que desejo ler esse livro e apesar de não ter sido uma leitura muito agradável para você, ainda tenho muita curiosidade sobre a história.
    É uma pena que não tenha se identificado com os personagens, acho frustrante quando isso acontece.
    Parabéns pela resenha, muito bem argumentada!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  14. entao romance erótico nao é um dos livro que eu gosto de ler apesar do livro ter seus pontos positivos ele nao em chamou atençao.

    ResponderExcluir
  15. Oláá
    Adorei a sua resenha, ficou ótima, eu não tenho muita expectativas com o livro, mas espero poder ler para tirar minhas próprias conclusões, é realmente ruim quando a autora não aprofunda certos detalhes e fatos.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Livros hot não me atraem! Não sei qual o motivo, mas acredito que seja pela quantidade de clichês que o livro contém. É uma pena saber que a autora não explorou as cenas e fizeram delas muito curtas, não dando o privilégio para o leitor aproveitá-las!

    ResponderExcluir
  17. É uma pena que esse romance não esteja agradando, porque eu estava bem empolgada para fazer a leitura. Romances instantâneos nunca me agradaram nem um pouco, porque realmente não dá para convencer. E também não gosto quando as cenas e os desenvolvimentos dos personagens ficam bem superficiais. Acho que esse vou acabar passando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Estava curioso com o livro pelo caso do trauma, mas ai fiquei muito na duvida de se BDMS estaria na lista de desejos de uma pessoa que sofreu traumas na infância, sei la, da minha parte tive uma infância cruel que me faz ter pavor de qualquer ato mais violento, especialmente em termos de sexualidade. Bom, conheço muito pouco ou quase nada de 50 tons de cinza, uma vez abri o livro e lamentei te-lo feito. Antigamente quando era jovem até gostava de romances de banca de jornal, que tinha muitas cenas de erotismo, hoje estou um pouco seco pra essas coisas.

    ResponderExcluir
  19. Vish deste jeito nem quero ler, detesto histórias que me deixam confusa. Gosto de tudo muito explicito. Ainda mais que sou meio lerda pra entender as coisas. De todo jeito imagino o quanto deve ter sido frustrante ler uma historia em que vc não curtiu os protagonistas.

    ResponderExcluir
  20. Pelo título dava tudo por esse livro, mas agora que vi a sua resenha fiquei meio receosa, achei meio nada haver essa pegada meio 50 tons se formos levar em consideração a vida da protagonista

    ResponderExcluir
  21. Uma das coisas que você citou é exatamente uma das coisas que me faz não ler romances hot. As autoras parecem esquecer que precisa de uma estória coerente e interessante entre as cenas de sexo e que isso não deve ser o centro da estória. Pela sua resenha eu detestaria o livro.
    O cara não perceber que o suposto amor da vida dele está incomodado é no mínimo deplorável. Custa fazer algo que os dois se envolvam e se sintam bem? E é claro que sempre a mulher é a dominada né? Afe.
    Obrigada por me fazer riscar esse livro da minha lista. Sua resenha ficou ótima, apontando de forma clara o que te fez não curtir o livro!

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruna!
    Olha, nem vou ler esse livro viu?
    Esse Lucas é louco, como inserir BDSM em um relacionamento com uma mulher com uma bagagem emocional como a da Júlia? Que horror!
    E ela é uma tonta né? Onde já se viu aceitar algo só para agradar o cara... credo!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Parece ser muito interessante Bru! Principalmente quando vc fala que ela faz as coisas mais para agradar o Lucas! Sei la, todo livro tem a nos ensinar ne? Mas acho que temos que pegar essa parte e refletir que nao devemos mudar o nosso jeito por homem nenhum. Fiquei curiosa com o livro, principalmente, para saber como a autora aborda essa parte. Beijos Bru

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, tudo bem?
    Entendo totalmente seu ponto de vista a respeito desse livro!
    Ficar alternando entre várias narrativas deixa qualquer história, por melhor que seja, muito confusa e isso não é legal!
    E eu também não gosto quando tudo acontece rápido demais, com excesso de declarações de amor eterno em pouco tempo de relacionamento, também não me convence sabe!

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  25. Levando em todos os aspectos dele observados, esse livro tem muita coisa que eu não curto, desde o envolvimento rápido dos personagens até a questão de dominador/submissa mal desenvolvida e forçada. Por isso eu deixo passar.

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto esse livro por ai, mas não fiquei muito curiosa com ele, sabe? E pela sua resenha fiquei mais desanimada ainda, até que a premissa pareceu ser interessante, mas fiquei desanimada ao ver que tudo era resolvido muito rápido e também não gostei dessa coisa do amor dos personagens ser muito rápido também. Por fim, eu não gostei de 50 tons e saber que esse livro tem algumas semelhanças, me deixa completamente desanimada.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Recentemente li um livro que Tb imitava 50 tons e gente que raiva que da!
    Poxa o pessoa, acha que fazendo uma história parecida o pessoal. Vai gostar, e o pior que querem enfeitar tanta a história que acaba ficando confusa e sem graça, uma pena,
    Bjus

    ResponderExcluir
  28. Olá! Gostei da capa do livro. Quando vi aqui fiquei imaginando uma história bem legal. Mas quando você começou a citar a questão do enredo que não se desenvolve e a proximidade com 50 tons de cinza me desencantei. Nada contra quem gosta desse tipo de livro. só que não é muito a minha praia. Então seria uma leitura frustada.
    Mas mesmo assim, acho que algum dia darei uma chance para não ser tão extremista. Belíssima sua resenha!

    Bjus!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  29. É tão ruim quando esperamos tanto por um livro e quando vamos ler.. bum! Talvez se as coisas fossem resolvidas mais calmamente ficasse melhor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  30. Livros eróticos não são meus livros favoritos, então, não é um livro que pretendo ler.

    Também me decepciono muito quando um livro não corresponde as minhas espectativas.

    ^^
    PseudônimoLiterário

    ResponderExcluir
  31. Não sou adepta da leitura de livros eróticos e esse não despertou meu interesse, apesar da resenha bem explicada parece que o livro deixou algo a desejar. ,

    ResponderExcluir
  32. OI, Bruna.

    Eu nunca tive grande interesse nessa leitura e depois que vi a sua nota fiquei super curiosa em o que poderia ter nessa narrativa que te desagradou tanto. Pelo título eu pensava que seria um romance e não um livro hot. '-'
    Isso de ter vários narradores e nada que os sinalize realmente é muito ruim, eu sou bem lentinha e já sofri muito com isso. No mais acho que não faria essa leitura.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  33. Nossa, esse livro me pareceu ser uma secessão de erros, hein?!?! Primeiro, protagonistas que não conquistam logo de cara, narração com mais de uma personagem e mudança brusca deles em meio aos capítulos, e trama muito corrida e que beira a superficialidade, enfim, não sei se o leria não.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  34. Hey, tudo bem?

    Todos os aspectos que você citou que te incomodaram durante a leitura seria coisas que tenho certeza que me fariam odiar a história. Odeio quando depois de 20 linhas o casal recém formado já se ama eternamente quando na verdade nem se conhecem direito. Acho que de tudo o que pude tirar da sua resenha não há bem um enredo e sim uma pequena história entre as cenas de sexo. Prefiro passar longe desse.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  35. Morri de amores com o nome do livro. Com um título assim, era de se esperar uma história bem fofa. De início, parece que não foi o que aconteceu p Julia, mas fico feliz por a personagem ter conseguido se sentir feliz. Quando puder, procurarei saber mais do livro

    abs

    ResponderExcluir
  36. Essa é a primeira resenha do livro que vejo e parabéns pela sua sinceridade! Estou devidamente surpreso. Haha! Acho que não irei curtir a leitura depois de você ter falado que não se apegou nem às cenas e nem aos personagens :/ Quem sabe num próximo da autora? ^^

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  37. Oi! Que pena a autora ter tantos temas bons e não ter trabalhado cada um com mais detalhamento, não curto romances repentinos, gosto quando o casal passa por diversos estágios antes de cair de amores um pelo outro, assim acredito que o amor e verdadeiro Sinceramente não leria o livro.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  38. Oi Bru,
    Este livro me lembrou um pouco Louca por Você, e bom, a gnt já falou um pouco sobre isto. Não tenho interesse neste livro

    ResponderExcluir
  39. Oi Bruna.
    Menina, desanimei totalmente dessa leitura, romance erótico não é algo que me agrade tanto assim, e com todas essas ressalvas não quero ler esse livro.
    Não gosto de enredos rasos e confusos, e uma narrativa mal estruturada não me estimula.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  40. Oi Bruna!

    Eu também recebi esse livro da editora, e confesso que agora estou com receio de ler, sei que cada leitor terá uma experiência diferente, mas alguns pontos que foram citados na resenha me deixaram com o pé atrás, como a personagem ser chorona e infantil, além de se deixar dominar muito fácil, fora o romance instantaneo dos protagonista. Bem, o caso é tirar minhas próprias conclusões e não ir com muita sede ao pote.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Bru, tudo bom?
    Acho que a autora prometeu uma trama com aventura e romance, mas acabou optando por focar apenas no romance do casal. Isso é meio recorrente e muitas vezes frustrante durante a leitura. Também não gosto de personagens choronas porque elas me irritam; Outra coisa que me fez ficar com o pé atrás, foi a falta de veracidade em algumas cenas. Enfim, por ser um livro bem avaliado, talvez eu desse uma chance, mas me atentaria aos defeitos na narrativa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu acho a capa desse livro muito bonita e confesso que tinha vontade de ler por causa dela (sou dessas) Mas depois que comecei a ler as resenhas o meu interesse foi diminuindo e olha que li muitas resenhas positivas sobre ele viu... porém não sei... sinto falta de algo e acredito que seria uma leitura maçante pra mim... levei em consideração esses fatos em sua resenha porque já tinha achado isso antes... xero!

    ResponderExcluir
  43. Oi Bruna, tudo bem?

    Pela sinopse o livro te encanta, mas lendo a sua resenha já fiquei com um pé atrás, pretendo ler e tirar minhas próprias conclusões, mas já sinto que não vou gostar muito. O livro parece ser muito confuso.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...