[Resenha] Lobo Mau - Nele Neuhaus

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, nos arredores de Frankfurt. Sua identidade é um mistério. Aparentemente, ela é a terceira vítima de uma festinha regada a álcool que terminou tragicamente, mas a polícia descobre que a água nos pulmões da garota não é do rio, e que seu cadáver mutilado está ali há dias. Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein, os detetives do best-seller Branca de Neve Tem que Morrer, agora trabalham para descobrir quem aprisionou, estuprou e brutalizou a jovem. Enquanto isso, mais crimes acontecem. Mas talvez seja tarde demais para ela e Oliver descobrirem quem é o lobo mau. (sinopse editada, porque a original tem muita informação que considerei spoiler)

Título original: Böser Wolf
Série: Bodenstein & Kirchhoff # 06
Editora/Ano: Jangada/2014
Categoria: Suspense policial
Nota: 5/5
Skoob


* Livro cedido em parceira pela editora Jangada



Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de um incrível suspense policial. Se você gosta do gênero, e curte um mistério bem bolado e construído, esse é seu livro. E se você espera um juvenil, ou algo ligado a contos de fadas, por causa do título: pense outra vez! Lobo Mau é um livro da autora alemã Nele Neuhaus, Publicado no Brasil pela Ediora Jangada.

Vamos lá?

Uma adolescente é encontrada morta no rio Meno, logo após uma festinha regada a álcool feita por alguns jovens. Em um primeiro momento, acredita-se que ela pertença a esse grupo, e caiu bêbada no rio. Porém, basta os especialistas polícia forense e legistas começarem seu trabalho para perceber que ela já estava morta a alguns dias, e que não foi no rio que faleceu.

Pia Kirchhoff e Oliver von Bodenstein são nossos protagonistas e policiais alemães, do departamento de homicídio, e assumem o caso. No decorrer das investigações descobrem que a jovem foi brutalmente espancada e estuprada, e seu esqueleto revela anos de abuso. Ninguém sabe que ela é, ninguém deu queixa de desaparecimento, ninguém reconhece a foto que circula nos meios midiáticos. E o caso parece não ter solução.

Pia é uma mulher competente, determinada, perspicaz e honesta. É uma daquelas policiais que tem um faro excelente e uma capacidade dedutiva de dar inveja. Bodenstein é o chefe do departamento de homicídios, e não teve tanto destaque quanto Pia, tanto que só descobri que ele era um dos protagonistas quando vi o nome da série :-). No decorrer do livro, acompanhamos um pouco a vida pessoal dos dois, Pia com seu namorado e a netinha dele (sim, netinha, pois todos eles tem mais de 40), e Bodenstein se acostumando a vida de um recém-divorciado. 

Uma das principais razões pelas quais ela gostava de fazer seu trabalho, por mais frustrante e deprimente que muitas vezes pudesse ser, era a de que, ao esclarecer as circunstâncias das mortes, tinha a sensação de poder demonstrar respeito às vítimas, e pelo menos, restituir-lhes um pouco de sua dignidade humana.
Págs. 89-90

Paralelamente, outros grupos vão sendo apresentados. Um ex-presidiário, inicialmente sem identidade revelada. Uma apresentadora de TV ambiciosa e inescrupulosa, e sua filha revoltada e carente. Uma mulher grávida, que trabalhava em áreas de risco no exterior, e retorna ao país com o marido e a filhinha de 5 anos, para viver com a família perfeita dele, até o nascimento do bebê. Uma gangue de motociclistas tatuados. Uma psicoterapeuta que trata de mulheres traumatizadas. Estes são os núcleos apresentados no livro, que vão tendo suas histórias contadas de forma intercaladas, até irem se unindo, em uma inteligente e instigante rede de acontecimentos.

Ao longo do livro, outros crimes acontecem. Brutais, chocantes! Que nos levam a questionar a humanidade de muitas pessoas, que nesse caso, de humanos não tem nada. São simples monstros. Verdadeiros lobos em pele de cordeiro.

Com uma narração em terceira pessoa inteligente, minuciosa e detalhista, a autora nos conduz por um mundo pérfido e nojento, que mostra o quão baixo o ser humano pode chegar com seus desejos e prazeres doentes. E é incrível acompanhar o desenrolar dos fatos e o curso das investigações. Pedofilia, abuso de mulheres, corrupção de poder, e o peso das aparências são temas muito bem retratados no livro, sem necessidade de cenas grotescas e explicitas.

Não é difícil para o leitor matar as charadas do livro, já que a autora vai deixando várias pistas, mas mesmo assim, nada nos prepara para o choque quando descobrimos o nível da podridão por trás dos crimes. Minha única reclamação do livro foi a falta de duas explicações no final, que embora não tenha sido nada que tenha comprometido o desfecho, fizeram falta, pelo menos para mim.

O título do livro é uma metáfora importante para a trama, que tem como principal foco o abuso infantil. Afinal, que criança não tem medo do lobo mau (ou outro vilão imaginário)? E qual a melhor forma de garantir o silêncio de uma criança abusada do que ameaçando com seu pior pesadelo? Nojento, não? Mas funciona! E o livro mostra bem como funciona, e o nível das consequências para quem passa por isso. E ao longo de todo o livro vemos pequenas referências analogias ao conto do Lobo mau e Chapeuzinho Vermelho.

Só de pensar em ir para a casa, sentiu-se mal de tanto medo, mas não podia dizer nada, era um segredo que não podia contar a ninguém; (...) Mas na última noite voltou a ter pesadelos e aquele medo dos lobos. Pois alguém viria para comê-la se falasse a alguém do segredo.
Pág. 166

Os capítulos são divididos por dias, e portanto, são bem longos. Porém há quebras a cada duas ou três páginas, que tornam a leitura fluida e dinâmica, uma vez que a cada parte temos um núcleo diferente. A narração detalhista da autora deixou a leitura cansativa no início, mas quando a investigação desenrola, e os novos crimes ocorrem, e perfil detalhista se torna incrível, pois no permite até mesmo sentir o que os personagens estão sentindo, até suas reações ao ambiente e clima.

A diagramação do livro é muito bem feita, com folhas amareladas, letra grande e espaçada. Os títulos dos capítulos são datas escritas em vermelho, e há manchas vermelhas, simulando sangue, nos números da página. A revisão está muito bem feita, e não vi erros, e há notas de rodapé para explicar expressões ou lugares, uma vez que poucas pessoas estão familiarizadas com a Alemanha (eu sei que não estou, rs). E tenho que fazer um elogio especial à capa, que foi simplesmente perfeita! O título em destaque, o lago no fundo, a lua cheia e a capa vermelha iluminada pelo luar dão um ar bem sinistro e mistérios.



Lobo Mau é o 6º livro da Série Bodenstein & Kirchhoff, e, além dele, apenas o 4º, Branca de Neve Tem que Morrer, foi lançado no Brasil. Mas não se preocupem com isso, pois é possível acompanhar a história tranquilamente, sem se perder, mesmo não tendo lido os anteriores. Apesar disso, eu quero ler os outros, porque gostei muito da escrita da autora, e isso não é possível, porque nem em inglês tem os livros. Acho uma maldade da editora não lançar a série toda, e na ordem. 

Recomendo demais o livro! Sério, vocês precisam ler. Além de ser um policial muito bem escrito, o tema é muito importante, e algo que, apesar de atual e recorrente, ainda é tratado como tabu.

No microssomo fechado da família, era a violência mais praticada e, apesar de todas as campanhas públicas, esse tema continuava sendo um tabu.
(sobre abuso sexual infantil)
Pág. 239


Leiam, leiam!

Beijos

* Livro lido na maratona literária de inverno, na categoria: livro com mais de 400 páginas



.

28 comentários

  1. Bruna parabéns pela leitura e pela resenha bem escrita, estruturada e o mais importante transmitindo sua opinião e suas impressões da história.
    Já li Branca de Neve tem que morrer e gostei muito. Pelo que pude perceber Lobo mau segue a mesma diagramação e sua história é tão tensa e cheia de demonstração do mal existente dentro das pessoas como o livro que li.
    Gostei da narrativa da autora e também fiquei desejando mais. Assim como vc espero que a editora lance os outros livros dela. É importante e interessante ler autores fora do eixo inglaterra-Estados unidos.

    Enfim foi muito bom ler sua resenha sobre esse livro, esse tema realmente embrulha o estômago mas acontece tanto que é preciso divulgar formas de evitar e combater esse mal!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro romances policiais e sua resenha me deixou com muita vontade de ler. Fiquei ainda mais feliz por poder ler sem ter que acompanhar a ordem da série, já que são muitos livros. Mas é realmente uma pena não lançarem certinho no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muito interesse nesse livro, pois sou uma fã de romances policiais e essa série me deixou muito curiosa para saber porque até agora seus dois volumes publicados no brasil fazem alusão a personagens de contos de fada.
    Sua resenha está ótima e aumentou meu interesse, apesar do livro tratar de um assunto que eu acho que ninguém consegue digerir, tornando a leitura densa ao mostrar que os únicos monstros que devemos temer e não encontramos nos contos de fada são os seres humanos - ou supostamente humanos...
    Acho uma pena a editora publicar em fora de ordem os livros de uma série, e nem mesmo sabemos se os outros serão publicados por aqui, o que me deixa meio irritada, pois tenho a neura de ler os livros de toda e qualquer série em ordem, mesmo que não haja necessidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Que ótima a sua resenha, gostei muito. Fiquei interessada no livro pq gosto de suspense policial e seus elogios ao livro motivam bastante. E ainda dizer no final que considera a leitura importante só me deixou com mais vontade pq não recomendamos um livro à toa né? Só quando é bom mesmo e/ou gostamos muito.

    ResponderExcluir
  5. Como assim é o sexto livro de uma série, gente? Disso eu não sabia. Mas esse livro está na minha listinha desde que vi o lançamento. Já sabia dos crimes brutais e sempre os aprecio em livros do gênero, para dar aquela animada. Amei a resenha, me deixou mais empolgada ainda!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha!
    Me desanimei um pouco por saber que é o sexto livro de uma série e que além deste só mais um foi lançado aqui no Brasil, mas lendo a resenha fiquei curiosa demais em relação a história, adoro um livro de suspense policial, o livro parece ser cheio de mistérios, já adicionei em minha lista de leitura e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna...
    Sabia que você ia gostar desse livro, impossível também né não gostar. Uma trama extremamente inteligente e forte. Eu formulei algumas suspeitas, mas confesso que algumas coisas eu fui pega de surpresa. Não sei o que você descobriu antes, mas eu fui enganada direitinho pela autora em algumas coisas rs
    O final eu achei que foi intenção da autora nos deixar pensativos pela impunidade em muitos casos - realidade (se estou recordando bem o final rs). Eu achei sacanagem também, queria os outros livros lançados. Mas ainda quero ler Branca de Neve tem que morrer.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro livros do gênero mas ainda não conhecia esse.
    Achei a premissa bem interessante e após ler sua resenha fiquei curiosa! Já adicionei a leitura na minha listinha.
    Adorei as manchas de sangue nas folhas hahaha!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Eu já li Lobo Mau e assim como você gostei bastante.
    A maneira como a autora apresenta os fatos e interliga os personagens é demais!
    Muito bom mesmo!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna, tudo belezinha?
    Fiquei muito interessado no livro. Acho sensacionais livros que abordam temáticas assim, como o abuso infantil por exemplo, nos permite conhecer um pouco mais essa triste realidade, e até mesmo nos sensibilizarmos como sujeitos nesse processo. Parabéns pela resenha, você tem uma forma muito boa de nos contar e nos deixar curiosos sobre a história.

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas me interessei bastante, é do jeitinho que eu gosto, apesar de ser um pouco grande, pretendo ler em breve

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  12. Quando vi que o livro é de suspense policial já fiquei muito interessada. Tenho certeza de que vou gostar dos dois detetives, e achei o tema do livro bem interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna! ^^
    Achei a história do livro muito interessante. Eu gosto de mistério policial e investigação. Faz tempo que não leio um livro assim desde que li os inspirados na série CSI. Vou anotar a dica.
    Uma pena isso dos outros livros não terem sido publicados. É ruim quando a editora faz isso com a gente. E um que acabei de ler "Dark House - Experimente o Terror" que tem nada menos de 9 volumes que a editora não parece ter lançado e pior, o livro não tem final... aff...

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nossa Bruna, estou extasiada com a descoberta desse livro. Minha paixão oficial, são os livros envolvendo mistérios, investigação; fazia algum tempo que tal livro não me prendia com tanta facilidade e envolvimento sé pela resenha. Eu não acredito que a editora fez isso com a gente, porá que "cargas d'água" ela não começou do 1º. #revoltacomtristeza.
    Mas me conforta saber que existe pelo menos 2 para me confortar.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu estou doida para ler este livro e amei que você deu nota 5 para o livro. Só isso já me deixou animada pelo que vinha na resenha e agora depois de ler me sinto mais ansiosa ainda para ler *-*. Eu adoro um bom livro policial e esse parece ser sensacional.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olaa
    Adorei sua resenha, muito legal. O tema e o ebredo enredo são ótimos e ja estava curiosa, depois da sua resenha quero ainda mais

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna, tudo bem?
    Sou tão lesada que não sabia que Lobo Mau e Branca de Neve Tem que Morrer fazem parte da mesma série!
    Tenho vontade de ler os dois!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bruna.
    Eu já li o livro e adorei. E concordo com você: o livro surpreende pela podridão que há por trás dos crimes.
    Quanto ao final faltando as respostas, imagino que seja porque é uma série e terá continuação. Só não sei se a Jangada lançará aqui, visto que ela só lançou dois dos livros da autora (como você mesmo mencionou).
    Concordo com você: o livro precisa ser lido. Primeiro porque é excelente e segundo porque faz pensar sobre o tal assunto que é tabu (não falo qual por motivos de spoiler) haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  19. Não sabia que esses dois livros pertenciam à mesma série!!! Eu quero ler o Branca de Neves há tempos!!
    Devo dizer que saber que o suspense é tão bom assim me deixa com mais vontade de ler, ao mesmo tempo que perco um pouco a vontade ao pensar na podridão de crimes e tal que sempre me deixam um pouquinho mal após ler (tipo Menina morta-viva ou 3096). Enfim, estou esperando a oportunidade!!!
    PS. Juro que quando bati o olho eu esperava que fosse um livro sobre lobisomens bem sombrio e massa e tal, mas né hahaha Um suspense no lugar tá bom hahaha

    ResponderExcluir
  20. Eu não tinha lido nenhuma resenha dele ainda. Tinha ficado interessada na capa e no nome e adorei a resenha! Não leio muito livros policias e que falam sobre abuso e isso me deixou bastante curiosa.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bruna!
    Poooooooxa vida! Pensei que Branca de Neve Tem que Morrer fosse o primeiro livro da série. Até estou com o livro aqui para ler. Fiquei frustrada agora! Por que simplesmente não lançaram a série na ordem? Por mais que não precise de uma continuidade, eu não gosto dessa bagunça. Gosto de ler tudo bonitinho do jeito que é pra ser. Eu não teria problema em ler em inglês, mas nunca comprei livro importado, então tenho medo -sem falar que fica um pouquinho mais caro, né?
    Enfim... Eu já estava com vontade de ler os livros dessa autora há um tempo. Romance policial é meu gênero preferido. Essa resenha só me fez querer furar a fila e colocar os livros dela na frente de outros, uhuhuhu.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Brunaaaa!
    Já quero este livro, é exatamente o tipo de livro que amo ler, adoro narrativas misteriosas e inteligentes. Fiquei curiosa p saber qm é essa garota, já vou adicionar aqui na minha wishilist da bienal hahahahah!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  23. Com certeza tenho que ler esse livro, primeira resenha que leio. Esse ano li apenas um livro policial, meso que eu adoro esse tipo de suspense policial

    ResponderExcluir
  24. Não sabia que o livro trazia temas tão fortes assim muito menos que Branca de Neve tem que morrer faz parte da mesma série (aliás, nem sabia que era série). Também não gosto quando lançam fora de ordem e não trazem tudo, que saco!
    Se antes eu já tava curiosa, agora então esse livro ganhou lugar na lista de desejados. Adorei a diagramação pelos detalhes e cores.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna.
    Eu tinha certo receio de fazer essa leitura justamente por saber que o livro faz parte de uma série e que nem todos os livros foram lançados aqui. Mas já que isso não interfere em nada, ele será lido porque gosto de enredos policiais cheio de mistério, mas já estou com o coração apertado de saber que trata-se de abuso infantil. E claro percebe-se que de conto de fadas ele não tem nada rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
  26. Oi Bru, tudo bem?

    Vi toda a sua animação com esse livro. To com ele pra ler, mas vivo adianto a leitura. Preciso tomar vergonha. Gosto de suspense, mas meu problema com o livro é o tamanho. Enfim, espero que eu goste

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Bru, tudo bom?
    Lembro dos seus comentários sobre o livro e já quero solicitá-lo para leitura. Adoro livros policiais e esse parece ter vários elementos instigantes e bem escritos. Além disso, aborda um assunto sério e pouco citado na literatura. É uma narrativa que sei que irá me surpreender.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oie! Gosto muito de livros policiais e fiquei mega curiosa para ler esse. Adorei a resenha e espero poder ler o livro em breve, porque sei que vou adorar.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...