[Resenha] Contos do Concurso Brasil em prosa - parte 1

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje é sexta-feira, e portanto, dia de resenha do especial do mês, que em agosto é o concurso literário Brasil em prosa. Vamos conferir os contos do dia. Os contos do Concurso tem limites de caracteres, então todos tem entre 4 e 8 páginas, por isso falarei mais sobre minha opinião, do que acontecimentos, pois qualquer coisa pode ser spoiler, em se tratando de histórias tão curtas.


Tobias - Francine Porfirio
5 páginas - Skoob -  Nota: 5/5
“Para mim, Tobias era a personificação da injustiça.”

Esse conto foi absolutamente surpreendente! Acompanhamos tudo pelos olhos de uma jovem estudante, com auto-estima no chão, e que se sente invisível. O nome dela? Não tenho ideia! Ela mesma não parece se importar consigo. Porém, de cara conhecemos Tobias, o rapaz mais popular da escola, que é a verdadeira obsessão da jovem. Ele é tudo que ela quer ser, ele tem  toda a atenção que ela quer ter, e ela sente uma espécie de amor e ódio pelo rapaz. O nível psicológico desse conto é incrível! A forma como a jovem se anula e passa a viver em função de outra pessoa é assim tão irreal ou impossível? Não, não é. E o final foi a cereja do bolo, e fechou o conto com chave de ouro. Francine conseguiu me conquistar, cativar e até mesmo assustar com essa história tão profunda. Recomendo muito.


Ela - Isadora Raes
5 página   - Skoob - Nota: 4/5
O conto narra as impressões de um homem ao se deparar com uma mulher misteriosa.

Quem nunca ficou imaginando e fantasiando sobre meros desconhecidos? Seja em um ônibus, na escola, igreja, uma praça. Em qualquer lugar. Às vezes, alguém simplesmente chama nossa atenção, e nos pegamos imaginando quem é aquela pessoa, e o que ela faz. Isso é o que faz o narrador da história, um motorista de ônibus que fica fascinado por uma passageira, e começa a imaginar quem ela é, o que faz, chega até mesmo a juga-la pela aparência, e fantasia em conhecê-la. Mas o que fazer? Se apresentar? Deixar para lá? Essa parece uma história simples, e o é, mas nem por isso deixa de ser profunda, e reflexiva. E mais uma vez, foi um conto que me agradou do início ao fim. E que fim! Surpreendente.


O Primeiro Passo - Annie BS
Páginas: 8 - Skoob - Nota: 3/5
Às vezes, o destino só precisa que você dê o primeiro passo para ele agir e mudar a sua vida.

Uma jovem resolve sair de casa, largar tudo para trás e iniciar uma nova vida. No ônibus, conhece um jovem músico, que se torna seu companheiro durante a viagem. Esse conto não tem muito além disso, apenas os dois se conhecendo, e não apresentou um motivo profundo e concreto para a jovem ter saído de casa. Por isso, gostei do conto como um passatempo, porém não me envolvi tanto com a história, como com os dois anteriores. Mas acho que esse seria um bom prólogo para um romance.



Na última sexta de agosto teremos a segunda parte das resenhas dos contos do Concurso Brasil em prosa. Porém, podem contar com outras resenhas aqui ou no skoob, porque eu tenho mais contos no kindle, além dos 6 escolhidos.

Beijos


.

25 comentários

  1. Oie,
    Não costumo a ler muitos contos. Por eu não ser uma grande fã, são poucos os contos que me interessam, mas entre os citados gostei muito do Tobias, mesmo tendo aquela coisa clichê de " o mais popular da escola". A capa me chamou muita atenção e a história parece prometer uma boa leitura. Me animou mais por você ter dado nota máxima para ele. Quem sabe não começo a gostar de contos. Muito legal esse especial de agosto.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter lido nenhum desses contos, Tobias foi o que mais me conquistou. Com apenas 5 páginas, pude perceber que o conto é bem marcante, e com uma personagem incrível!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna.
    Não li nenhum dos contos ainda, infelizmente. Contudo, Tobias me parece ser uma boa aposta. Vou tentar ler, sem dúvidas.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Bruna, minha flor, que surpresa maravilhosa você aprontou! Obrigada pelo carinho de ler Tobias e, especialmente, por dedicar a ele toda a sua sensível capacidade de interpretação. Com poucas palavras, você conseguiu expressar a essência do conto e isso, para mim, é motivo de felicidade! Quando escrevemos um texto, sempre torcemos para que encontremos seus leitores certos. E a partir da sua opinião crítica, percebo que Tobias encontrou você (rs). Sinto ter cumprido meu objetivo ao participar do concurso. :) Obrigada, Bruna!

    Com carinho,
    Francine Porfirio

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de contos. Pena que são tão curtinhos =/
    De todos o que mais gostei foi Ela de Isadora Raes, até porque quem nunca encontrou uma pessoa, e não ficou imaginando quem é? Achei muito interessante principalmente por ser profunda e reflexiva.
    Bjs Bruna!!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de não gostar muito de contos, gostei bastante da premissa dos três.
    Mas devo confessar que me interessei mais por Tobias.
    Adorei o post!
    Beijos!

    Livros da Jess

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Gosto muito de contos e adorei a ideia do concurso!!
    Me interessei por Tobias li algumas resenhas e a historia me chamou atenção !!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Gostei mais dos 2 primeiros, o último não me atraiu em nada. Tobias achei o mais interessante por vc citar a carga psicológica forte, fiquei bem curiosa. E o segundo achei legal tb. Super real isso de "viajar" imaginando quem é aquela pessoa e o que ela faz. Quem nunca?? rsrs. Eu leria tb!!!

    ResponderExcluir
  9. OI Bruna...
    Me interessei por Tobias, que já tinha visto no seu outro post e tinha gostado, e saber agora que você gostou tanto ainda.
    Que pena que você não gostou tanto de O primeiro passo, até parece legalzinha a história.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Achei legal todos, mas não pretendo ler porque não gosto de contos, acho eles sempre muito pequenos e quando o conto é bom eu sempre quero ler mais e me decepciono poisé sempre curto

    ResponderExcluir
  11. Não li nenhum dos contos desse concurso, mas achei os três que você apresentou interessantes, embora provavelmente também não fosse gostar tanto do último, isso de não apresentar um motivo profundo e concreto para a jovem sair de casa me incomodaria,

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Bru! Quero muito ler Tobias da minha querida Fran! Estou bem curiosa e todos que vem lendo estão se surpreendendo. Adorei o que disse, já me deixou ainda com mais vontade!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Foi bom conhecer esses contos, já os tinhas vistos disponíveis no amazon e nem tinha dado muito atenção a eles, já ate foram retirados mas vou os procurar de novo, principalmente o primeiro que parece ser muito bom ^^

    ResponderExcluir
  14. Bom, não costumo ler contos, mas me interesse e leria o primeiro e o ultimo conto, já li alguns de terror e gostei.

    ResponderExcluir
  15. Preciso falar que achei interessante os três contos porém o conto Tobias me deixou muuuuuuuito curiosa! Apesar de não gostar de contos espero ter a chance de ler esse.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna,

    Destes eu já li Tobias e achei muito bom também! Eu adorei este concurso, acho muito bom ler contos, são rápidos e bem agradáveis de ler, já li uns 30, hehehe... =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru, tudo bem?

    Muito legal a ideia do concurso. Sabe qual é o mais engraçado? Não me vejo participando de um concurso desses, nunca me vi escrevendo. Gostei da premissa de Ela e fiquei curiosa para esse final que você comentou.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ola Bruna lindona o conto da Francine eu li e amei, muito bom, os demais ainda não li mas já estou indo comprar para ler. A intensidade de alguns contos são perfeitas tocando o leitor de uma maneira muito especial. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  19. O Bruna, tudo bem?

    Eu confesso que nunca fui muito fã de contos, pois eu gosto de leituras mais longas. Porém, com o kindle eu acabei começando a ler alguns e até que tenho gostado. Ainda não li nenhum dos três e vou procurar ler :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bruna!
    Me interessei por todos os três contos. Tem bastante tempo que não leio contos e depois de ler a pequena resenha que fez sobre eles senti uma vontade imediata de conhecer mais sobre cada um. Confesso que, por causa das boas referências da resenha "Tobias" foi o que mais me cativou. Parece ser um conto bem denso com um nível psicológico considerável. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  21. Antes eu não tinha o hábito de ler contos, mas confesso que de uns tempos para cá passei a me interessar mais por eles, então creio que fosse gostar de ler todos esses três, embora o primeiro seja o que mais me chame atenção. Adorei ver as suas impressões!

    ResponderExcluir
  22. Oie
    Os contos parecem ser bem interessantes,principalmente esse primeiro meio psicotico.O segundo também me interessou as vezes eu gosto de dar uma analisada nas pessoas e imaginar o que ela faz,essas coisas principalmente em onibus onde não há nada pra se fazer.E vai que a autora do 3 conto desenrola mesmo um livro a partir dessa historinha,seria legal.

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nenhum dos três contos, mas a premissa dos três me agradou, apesar de não ser muito fã de contos. Vou procurar lê-los mais pra frente :)

    ResponderExcluir
  24. Oi, Bruna! Adoro livros com toque de suspense, drama, depressão. Tobias parece ser um conto incrível, que bom que gostaste. Boas leituras!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Nesse momento eu desejei estar lendo Tobias, gosto de historias profundas que abordam desejos, de pessoas que não conseguem se ver felizes tão facil.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...