Gabriel é filho de um importante magnata da indústria de órgãos artificiais, e Alicia é apenas uma estudante inteligente o bastante para ter uma bolsa de estudo na mesma faculdade privada que Gabriel frequenta. O fato é que eles nunca teriam se conhecido se Gabriel não tivesse parado para ajudar Alicia com seus livros e muito menos se aproximado tanto se não a tivesse visto cantar em um bar numa noite.Então acontece um acidente de carro.E estranhamente as pessoas próximas a eles estão tentando mantê-los afastados, e enquanto isso, eles vivem a vida naturalmente, acreditando que o acidente não trouxe nenhuma consequência para suas vidas.Mas a verdade é que estão completamente errados.
Editora/Ano: Multifoco/2014
Categoria: drama, romance
Olá pessoal, tudo bem?
Coração Artificial é um drama nacional escrito por Viviane L. Ribeiro, autora aqui de BH, e também uma pessoa super simpática. Recebi o livro de um booktour organizado pela autora, e ele fez parte da minha lista da Maratona de inverno, na categoria Capa azul.
Vamos lá?
Gabriel é um jovem que faz bem o gênero pobre menino rico. Filho de um importante magnata do ramo de órgãos artificiais, o menino tem tudo que o dinheiro pode comprar. Mas não tem autonomia nenhuma. Seu pai afetivamente ausente traçou cada passo de sua vida, incluindo a faculdade engenharia biotecnologia, para que ele desse continuidade a seu império.
Um dia, na faculdade, ele conhece Alicia, uma menina de origens humildes e bem simples, que conseguiu uma bolsa de estudos. Ele a trata muito mal a princípio, mas depois acabam se aproximando cada vez mais, até que sofrem um acidente de carro, que tem repercussões importantes na trama.
Quando vi as primeiras resenhas desse livro, criei altas expectativas e fiquei muito curiosa. Esperava um lindo romance, ou pelo menos uma boa ficção científica abordando a questão de órgãos artificiais. Porém, esse assunto foi pouco explorado, e no final das contas, mal se falou dos tais corações artificiais.
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Gabriel, que foi um personagem do qual não consegui gostar. Tipo, não criei um mínimo de simpatia e empatia por ele. Gabriel é inicialmente apresentado como um rebelde, que se dobra as vontades do pai, mas que tem seus momentos de revolta. Porém, tudo que eu vi foi um menino sem atitude, egoísta e acomodado. Seus pequenos atos de rebeldia não me convenceram, pois eram realmente pequenos e superficiais. Entendo que uma vida inteira sem nenhum carinho do pai, que só sabia cobrar e exigir, teve muito impacto na personalidade do rapaz, porém, ele me pareceu muito mais acomodado que submisso. Por isso não gostei do personagem.
Meu pai gostava de tomar decisões por mim. Começou quando eu era criança, quando decidiu sozinho o que era o melhor para mim. Isso passou a ser mais frequente quando percebeu que eu não objetava a isso. E agora percebo que eu gostava.
Alicia nos foi apresentada como uma menina tímida, batalhadora e que busca viver a vida ao máximo. Ela e seu irmão, Vitor, foram personagens que me agradaram, e tinham muito potencial para desenvolvimento. Porém, a autora não aprofundou muito a história deles. O foco ficou o tempo todo em Gabriel, e sua mente, até mais que na história do casal. Vitor, em especial, era um personagem com um potencial incrível! Queria ter sabido mais dele.
Os acontecimentos mais importantes da trama se desenrolaram muito rápido, e não passaram a emoção que eu esperava. E algumas cenas ficaram bem confusas, devido à pressa e também a alguns erros de revisão. Isso ocorreu em especial com o final, que ficou bem confuso, tanto que eu tive que voltar e reler uma parte para ver o que realmente tinha acontecido, porque não entendi em um primeiro momento.
Assim, o livro não conseguiu me conquistar ou prender minha atenção, e demorei muito para concluir a leitura. Creio que se tivessem alguns capítulos narrados por Alicia, e um maior aprofundamento das cenas dramáticas, teria me agradado mais.
Coração artificial tem uma premissa muito interessante, e alguns personagens com um enorme potencial, mas que podiam ser mais desenvolvidos. Recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões, e adoraria rever a obra, caso houvesse esses aprofundamentos.
Beijos
Olá Bruna, também li o livro a partir de um book tour e a leitura não me agradou , assim como aconteceu com você. A autora tinha potencial - um grande até - na história mas acabou deixando um livro um tanto artificial. Espero que nos próximos títulos ela consiga trabalhar alguns erros que acabou cometendo em seu primeiro livro. Enfim, beijoos.
ResponderExcluirhttp://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/
A sinopse me chamou a atenção, mas depois do que você falou sei que não vou gostar. Tenho certeza de que não vou gostar de Gabriel, e quando não gosto do protagonista sei que não vou gostar do livro. Não vou ler.
ResponderExcluirÉ a primeira vez que vejo uma resenha sobre esse livro e, vendo sua opinião, vi que ele não é um livro fantástico. Adoraria ler para conhecê-lo melhor, e saber se eu irei gostar ou não. É horrível ver um personagem acomodado e egoísta!
ResponderExcluirAcho que essa é a segunda ou terceira resenha que vejo sobre o livro. Tenho ele aqui nos meus arquivos, mas infelizmente ainda não tive tempo de ler. Pretendo fazer isso em breve para tirar minhas conclusões, mas já vou levando esses detalhes em conta.
ResponderExcluirOlá Bruna,
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar nesse livro. A sinopse não criou um interesse tão grande em mim, e depois de ler a resenha vejo que não seria o tipo de livro que gosto. A capa é uma graça, amei saber que é de uma autora brasileira. Talvez eu esteja errada sobre o livro, mas quem sabe não dou uma chance para ele um dia.
Bjs.
Nunca tinha ouvido falar no livro e a premissa não me agradou muito. Achei um pouco clichê demais (até pra mim, que ali histórias clichês). Acho que darei uma chance quando tiver uma oportunidade, mas nada urgente. Um beijo!
ResponderExcluirwww.raciocinacomigo.com
Olá, Bruna.
ResponderExcluirUma pena que o livro não tenha te conquistado totalmente, principalmente porque alguns personagens não tiveram a devida atenção. Isso é péssimo.
O problema da narração em primeira pessoa é que ela pode ser um trunfo ou a perdição. Se gostarmos do narrador, o livro já nos ganha. Se não gostarmos...
De uma maneira geral, acho que o livro não me agradaria. Dessa vez, passo a leitura.
Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.
Quando antes li a sinopse do livro antes eu achava que o foco iria mais em Alicia, porém não é o que parece. Gabriel não parece um bom personagem. Já conhecia o livro e autora mais nunca cheguei a ler alguma resenha do livro.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirNunca ouvi falar sobre esse livro e confesso que lendo sua resenha, só atestei o fato de que ele não é para mim. Não me chamou a atenção, acho que o livro não me agradaria.
Ótima resenha!
Beijos!
Oie!
ResponderExcluirÉ tão chato quando a leitura não nos agrada, a gente fica sentindo falta de algo quando faltam esses aprofundamentos dos personagens.
luadeneon.com
Não conhecia esse livro, mas não me interessei muito por ele não, o tipo de história não me agradou e eu acho que seria um livro que eu abandonaria, no momento não pretendo ler, mas sua resenha está muito boa.
ResponderExcluirNão tem nada pior do que criar expectativas para algo e ele te decepcionar, não é mesmo? Lendo a sinopse, o livro tinha tudo para ser incrível, eu não conhecia esse romance nacional, mas por sua resenha pude perceber que te desagradou em diversos pontos =/ Então sei que se pegasse esse livro para lê-lo logo deixaria de lado, pois eu sempre exijo algo que me faça prender, mesmo que seja uma história simples.
ResponderExcluirBjs Bruna!!
Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro, e realmente ele não me atraiu pelo enredo, e depois de ler a sua resenha eu realmente desanimei da leitura. Digo, eu já estou um pouco enjoada de enredos assim, mais do mesmo.
ResponderExcluirhttp://www.laoliphant.com.br/
Olaaa
ResponderExcluirResenha ótima e tenho muita curiosidade de ler o livro desde que o vi, adoro essa capa e o tema dele é interessante. Espero poder ler em breve.
Beijos
Reality of Books
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu fiquei bem triste com o final desse livro viu?
Gostei da tua resenha, e a Viviane é muito simpática mesmo!
Bjs
A. Libri
Oi Bru...
ResponderExcluirQue pena que o livro ficou meio confuso, e não te envolveu tanto. Também estou no booktour e estou com expectativas sobre o livro.
Estou vendo que o Gabriel pode me irritar também.
livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
Já tinha visto esse livro mas nunca tinha me dado ao trabalho de ler uma resenha dele até ler o dos eu blog, resumo da ópera eu não fiquei com vontade de ler esse livro, pela sua resenha a escritora não desenvolveu a história tão bem assim e pra mim ler um livro desse vai parecer que perdi tempo, por isso vou passar essa leitura.
ResponderExcluirEssa nova visão de mundo através de uma outra pessoa de classe social diferente é sempre muito cliche. Mas pelo jeito esse não foi o maior problema desse livro. Ótima resenha, sincera e direta.
ResponderExcluirVanessa | www.closetdelivros.blogspot.com
Não conhecia o livro e sinto dizer que ele não conseguiu atrair a minha atenção, ele parece ser um livro muito cliche, então por achar que não vou gostar não irei ler, mesmo assim obrigado pela dica :)
ResponderExcluirOi Bru, tudo bom?
ResponderExcluirEu acompanhei sua sina com esse livro e eu também ficava interessada nele com as sinopses que eu lia por aí. Uma pena que a trama tenha ficado no meio do caminho e que o protagonista não tenha cativado.
Beijos,
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro e não me pareceu muito interessante. Sei lá, não me cativou em nada. Fiquei um pouco curiosa com o tema dos órgãos artificiais, mas parece que não foi bem desenvolvido como deveria. E o tal personagem principal tb não cativou, não sendo lá essas coisas. Poxa.. =(
ResponderExcluirOlá Bruna, tudo bem??
ResponderExcluirNossa como assim temos um título e não teve aprofundamento sobre ele, aff, fiquei aqui bem receosa, porque tinha me interessado pela leitura... não me desanimei completamente, mas ele ficará para outra oportunidade... é uma pena que o livro não funcionou para você... Xero!
Oi!
ResponderExcluirJá tinha lido alguns resenhas desse livro mas a historia não me interessou achei legal temos esse tema de órgãos artificiais no livro que achei bem diferente mas acabou que a autora não se aprofundou muito no tema nem nos personagens!!
Então, que pena que não gostou tanto.
ResponderExcluirEu queria ler, estava entre um dos meus desejados só que um comentário acima me deixou bem decepcionada levando em conta que gosto de finais felizes. Acho o tema do livro muito bom pq nunca vi outro livro com o mesmo tema.
Oi Bruna.
ResponderExcluirRealmente esse livro tem uma proposta interessante, logo que vi fiquei interessada, mas conforme comecei a ler resenhas fiquei desanimada justamente porque todos destacam vários pontos negativos, entre eles um que você ressaltou: o enredo não é convincente e aprofundado.
Como estou atolada de livros pra ler, essa dica eu deixo passar.
Beijos.
Leituras da Paty
Oiee.
ResponderExcluirJá vi este livro algumas vezes e nunca me despertou interesse em ler, e sua resenha deixou-me mais sem vontade ainda rs
Beijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br
Oi Bru, tudo bem?
ResponderExcluirVi várias resenhas legais desse livro. A premissa é super legal. Pena que em alguns pontos faltou um desenvolvimento melhor. Ainda assim to curiosa para ler.
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Bru, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não conhecia esse livro, Achei a sinopse bem bacana, mas pelos pontos que você ressaltou eu acho que não me interessaria muito não. Não gosto de livros com finais confusos e nem com erros de revisão, acho péssimo.
Beijos,
http://www.lendoeesmaltando.com/
Oi, Bruna!
ResponderExcluirMe interessei bastante pelo livro depois de ler a sinopse mas depois da resenha fiquei com o "pé atrás". Vou passar outras leituras na frente.
Oi Bruna, tudo bem?
ResponderExcluirCoração Artificial é um livro que está na minha lista de leitura. Confesso que ler a resenha diminuiu um pouco a minha vontade de ler, mas vou fazer como você disse e ler para poder tirar as minhas próprias conclusões.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Oie
ResponderExcluirEu achava que o livro ia girar em torno desses orgãos artificiais,o que seria uma leitura bem agrável e diferenciada.É uma pena esse não aprofundamento nos personagens e em suas relações e quando você não simpatiza com o personagem principal a leitura se torna muito arrastada mesmo.
Oi, Bruna! O livro tem uma premissa interessante, mas acho que não me interessei muito com alguns comentários que vi em alguns blogs. Que pena que sua leitura foi desagradável. Adorei a resenha, abraços ^^
ResponderExcluir