[Resenha] O Plano é o Amor - Neiva Meriele



Giovana acabara de realizar um grande sonho: casar com Rick, o amor de sua vida, ela não poderia estar mais feliz. Mas essa nova etapa que tanto fantasiou começou a se tornar um grande pesadelo. Constantemente testada, ela vivia sem forças, sentia-se sugada e prestes a se entregar, a ponto de desistir de seu plano de felicidade. E, muitas vezes, sentindo-se abandonada, ela chegou ao ponto-limite de suas forças quando viu o caos se instalar em sua vida. Então, uma habilidade especial, algo que ela nunca deu muita atenção sobre si mesma, reapareceu, o sinal, algo que ela desejou, imediatamente aconteceu. Pensou que tudo iria melhorar... Mas há um plano para ela. E Giovana sabe que ainda tem muito a aprender. Venha se emocionar com uma história sobre o perdão, reconciliação e, sobretudo, a Fé.


Autora: Neiva Meriele
Editora/Ano: Giz Editorial/2015
Categoria: Romance, religião e espiritualidade
Nota: 2/5
Skoob

Oi gente, tudo bem com vocês? O livro hoje foge totalmente dos gênero de livro que eu geralmente costumo ler, às vezes é bom sair da zona de conforto e conhecer coisas novas. O Plano é o amor é uma cortesia da Giz editorial, que fez um ótimo trabalho na diagramação. Espero que vocês gostem da resenha, e vamos conferir o que eu achei da leitura.

Giovana está casada com Ricardo, o grande e único amor da sua vida. Depois de ter conseguido realizar esse sonho, era para sua vida ser maravilhosa, mas infelizmente a tia de Ricardo fazia de tudo para destruir a felicidade do casal e desmerecer Giovana. Após a morte dos pais de Ricardo, Neli cuidou do sobrinho, e infelizmente para Giovana, o mesmo se sente em divida com a tia, o que impede o casal de sair da casa de Neli e seguir sua vida longe daquela que causa tantos problemas.

Após tentar de diversas formas diferentes para destruir a relação do casal, Neli achou uma forma de separa-los, mas mesmo quando não estavam separados, só de estar na casa de Neli, Giovana se sentia sufocada e sem saber o que fazer. Giovana nunca entendeu porque a tia do marido não gostava dela, mas por sentir que podia resolver essa situação, e que fazer com que Neli gostasse dela seria melhor que sempre brigar e fazer com que seu marido escolhe-se um lado, ela decide tentar reverter à situação e viver em harmonia, mesmo que precise de muito esforço para isso.

Ricardo é um ótimo marido, atencioso, carinhoso, que quer sempre o melhor para a sua esposa, mas ele também se sente responsável pela sua tia. Após várias brigas eles decidem ir morar em outro lugar, mas Neli precisa fazer uma cirurgia e os dois voltam para ajuda-la. Depois disso, a proposta do livro fica mais clara, o romance é deixado de lado e os conflitos de Giovana e Neli vão tomar um novo rumo, e nesse rumo é que entendemos quais são os propósitos que Giovana sentia que deveria cumprir, mas não sabia o que era.

O livro faz com que você pense mais em questões religiosas, se você está procurando um romance e não se interessa muito por esse assunto, provavelmente não vai gostar tanto assim do livro. A personagem principal questiona o que é a sua fé, o que é bem e mal, se ela está entendendo os planos de Deus para sua vida. Não cabe a mim dizer o que é certo ou errado, se você tem fé ou não, ou se eu entendi as explicações dela, acredito que cada um sabe dizer o que a sua fé e religião significam para você e com base nisso é que você vai entender o livro ou não. Em algumas partes, não concordei com a autora e em outras até questionei coisas que para mim não deveriam ser daquela forma. 

Esses conflitos de opinião fizeram com que eu não gostasse muito da leitura. Quando o solicitei para a Editora sabia que o livro trazia questões religiosas, mas pensei que o foco maior fosse no romance, o que também não me agradou muito no final da leitura. O romance poderia ter sido mais desenvolvido, mas o livro trata mais da relação entre Giovana e Neli, e sobre o que é o amor e os propósitos de Deus na vida de cada pessoa.

O livro é narrado em primeira pessoa, então só conseguimos ver um lado da historia. Acho que seria interessante saber ponto de vista da Neli. As letras são maiores que a maioria dos livros, os espaços entre as linhas também, o que ajuda no andamento da leitura. A cada inicio de capitulo tem uma passagem da bíblia e a foto da capa em preto e branco. A diagramação ficou bonita e não percebi nenhum erro de revisão. Por mais que o livro tenha tido alguns pontos positivos, não consegui me sentir atraída pela leitura, mesmo quando ganhava um ritmo bom de leitura, algumas passagens me fazia deixar o livro de lado e refletir naquilo que acabei de ler e na maioria das vezes não foi de forma positiva.

Beijos, 
E até a próxima. 


 

26 comentários

  1. Oi,
    Não me interessei na capa e nem na sinopse. E vi que a nota foi baixa também. Certos momentos há conflitos que ajudam para uma boa leitura, faz você se questionar e a história fluir, mas nesse caso os conflitos foram bem negativos pelo que li. Uma pena. Não me animei muito em relação a ele, mas boa a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como eu não curto ler livros que se tratam de romance, dificilmente eu me vejo atraído por eles. Nem a capa e nem a resenha me agradou ao ponto de querer lê-lo. Por conta disso, acredito que não irei lê-lo. Mas parece ser um ótimo livro para quem curte o gênero!

    ResponderExcluir
  3. Oi Elen
    É difícil gostar de um livro quando nossa opinião bate fortemente com a da autora. Te entendo. Já eu consegui amar o livro, pois entendi a mensagem, ou digamos...concordei. Gostei do ponto de vista sincero.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elen!
    Ao que parece "O Plano é o Amor" é o tipo de livro que traz conflitos de pensamentos tanto de seus personagens quanto para seus leitores. O tipo de leitura que deve ser feita com a mente aberta. Não houve um interesse imediato da minha parte mas, pode ser, que mais a frente eu resolva embarcar na leitura.

    ResponderExcluir
  5. Enfim alguém que concorda comigo, Elen. Eu dei essa mesma nota para o livro.
    Como comentei na minha resenha, achei o livro um tanto maniqueísta, o que fez que a autora se perdesse um pouco. A autora tentou focar na fé e no romance e acabou não fazendo muito bem nenhum dos dois. Porém, a obra pode agradar a um público mais religioso.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Elen!
    Achei legal a premissa do livro, mas não me chamou atenção para a leitura. Que pena que o romance foi posto de lado para por a questão do conflito entre as duas e a questão de fé, acredito que livos assim tem que ter um cuidado maior. Gostei muito de sua resenha, deu para conhecer o livro de uma forma ampla.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro não me atrai pelo teor religioso que ele possui.
    Acho que não faria a leitura.
    A capa tá linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Mana, gosto de livros com romance mas o teor religioso é uma coisa que não gostaria de ler num livro e por isso passo essa leitura adiante, sei que provavelmente não irei gostar dessa história por isso darei a chance a outros livros ^^ Obrigada pela resenha e foi muito bom pela sua sinceridade em relação ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Ola Ellen lindona confesso que livros que se voltam demais a religião não me atraiu, pois se torna algo cansativo a meu ver, pois fica muito em algo de livre arbítrio de cada um. Tudo bem tem algo voltado a religião mas não em demasia. Dessa vez vou deixar passar a dica. A capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Adorei sua resenha e ja li o livro, é bem interessante a leitura, com várias lições.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  11. Oi, Elen!
    Uma pena vc ter se decepcionado tanto. Como sou cristã, acredito que vou gostar. Mas o livro deixou bem explícito que tinha essa vertente, acho que o que te fez desgostar foi a expectativa errada mesmo.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Eu amo ler livros de romance! E esse me parece ser muito bom, principalmente por abordar a fé, e a definição do bem e do mal. É o tipo de livro que mexe comigo, apesar de você não ter te agradado tanto =/
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  13. Eu também concordo que de vez em quando é bacana sair da nossa zona de conforto, eu também faço isso às vezes. Que pena que com esse livro não funcionou muito bem pra vc. Confesso que ele não me despertou o interesse não, fora que já peguei implicância com a tal de Neli rsrs

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Li alguns resenha desse livro e ele não me conquistou, fiquei com muita dó da Giovana principalmente por ter que aturar a tia de Ricardo e essa e o tipo de personagens que já prevejo que não irei gostar !!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna,
    Essa coisa de trazer opiniões sobre religião nos livros me incomoda um pouco também.
    Parece ser uam história legal, mas não faz meu estilo tb, mas que nem vc disse é bom sair da nossa zona de conforto né? Tô precisando sair da minha hahaha!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna.
    Não é sempre que leio algo que explora a religião mas não costumo dispensar se o enredo e a escrita forem cativantes, mas pelo que percebi o assunto principal não foi abordado de forma envolvente. Acredito que o livro não vai me agradar.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru!! Que pena que você não curtiu tanto o livro, mas que bom que, em algumas partes, ele te fez refletir! Acho que só por isso já valeu a leitura! Gosto de livros que me fazem refletir, mas concordo com você que acaba ficando muito maçante e perde o ritmo de leitura. Acho que não leria esse livro agora, fiquei curiosa para saber onde vai essa "briga" entre Giovana e Neli e se, no final, elas conseguem se entender, mas também não me empolguei tanto com a história!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente esse livro não me atrai tanto assim e não nem por conta da temática que aborda. Não rolou aquela empatia, sabe? A vontade de ler. Mas pode ser que eu me arrisque depois, quem sabe.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. É uma pena mas o livro não me interessou nem um pouco e sei que eu não iria gostar, mesmo assim obrigado pela dica
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Esse é um livro bem diferente do que eu também costumo ler e mesmo eu achando legal ler outros temas essa é uma leitura que não me atraiu muito.Acho que também vou ser daquelas que discorda das explicações em varias ocasiões.Se um dia eu tiver tempo quem sabe encare o livro.

    ResponderExcluir
  21. Eu não tenho muito problema com livros que envolvam religião, mas esse não me chamou nenhuma atenção. Nem a capa, nem a premissa e sei que, provavelmente, perderia a paciência com a personagem principal.
    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Bruna! O livro não é mesmo meu gênero e fiquei mais desinteressado com a sua resenha. Que pena que a leitura não foi proveitosa! Odeio personagens chatos.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  23. Sua resenha está muito boa, mas apesar de eu curtir livros do gênero de romance a história deste livro não me chamou muito a atenção, então no momento não pretendo ler.

    ResponderExcluir
  24. É uma pena que não tenha aproveitado a leitura. Eu gostei da ideia e pretendo ler, acho que o único livro que já li falava sobre religião é da Lycia Barros e eu gostaria de conhecer outros assim rs

    ResponderExcluir
  25. Oiee, tudo bem?

    Com certeza é ótimo sair um pouco da nossa zona de conforto. Gosto de romances cristãos. Não é o meu gênero preferido, mas trazem sempre uma mensagem bacana.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie, tudo bom?
    Eu nunca li nenhum romance cristão e solicitei esse livro para resenhar. Pena que algumas coisas te incomodaram na leitura e acredito que terei a mesma percepção. Acho que é o tipo de livro que gera um pouco de conflito de pensamento.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...