[Resenha] Plutão - R. J. Palacio


Em Plutão, R. J. Palacio traz a história de Christopher, o melhor amigo de infância de August Pullman, um garoto de feições incomuns que encantou leitores do mundo inteiro no romance Extraordinário.
Exclusivo em e-book, o livro alterna entre o presente e flashbacks de quando os dois meninos eram vizinhos. Plutão acompanha Chris ao longo de um dia especialmente complicado. Os pais estão se divorciando e ele está com dificuldades na escola, mas mesmo afastado do velho amigo, é relembrando alguns desafios e aprendizados que teve ao lado de Auggie que Chris encontra algum conforto. Uma linda história sobre o valor da amizade na vida das crianças, uma vivência intensa e marcante.

Título Original: Pluto
Uma história de Extraordinário
Editora/Ano: Intrínseca/2015
Categoria: contos, Infanto-juvenil
Nota: 5/5


Olá pessoal, tudo bem?

Sabem aquelas pessoas que têm o dom de te emocionar e fazer refletir? R. J. Palacio, autora do emocionante Extraordinário, é uma dessas pessoas iluminadas, e conseguiu me envolver completamente nesse pequeno livro, ou conto, de apenas 90 páginas. Publicado pela Intrínseca, exclusivamente em e-book, Plutão nos leva de volta ao mundo do livro Extraordinário, no qual conhecemos August Pullman, o garoto que nasceu com uma severa deformação facial e enfrentou muitos preconceitos por toda a sua curta vida.

Quem leu Extraordinário sabe o quanto esse livro é exatamente isso: Extraordinário. Um lindo infanto-juvenil, que nos faz refletir sobre valores como amor, amizade, sinceridade e a capacidade de aceitar os outros, sem preconceitos ou receios.

Eu tinha dois dias de vida, quando conheci Auggie Pullman.

Em Plutão, conhecemos um pouco o jovem Chris, que também tem 10 anos, como Auggie, e era seu melhor amigo de infância. As mães das crianças eram muito amigas, por isso os dois meninos cresceram juntos, até Chris se mudar de vizinhança. Nesse breve conto, acompanhamos os acontecimentos de um dia um tanto quanto complicado na vida de Chris, um daqueles em que tudo parece dar errado. Ao longo do seu dia, a história vai sendo interrompida com alguns flashbacks da infância dos garotos, e vemos o quanto era próximos, e a forma como Chris não rejeitava Auggie ou se afastava, como outros de seus amigos fizeram, devido ao preconceito que o rosto de Auggie provocava.

Ser amigo de Auggie era bem difícil às vezes.

Esse conto é curto, porém, extremamente profundo e comovente. Mais uma vez, a grande mensagem é relacionada a escolhas, família e amizades. A narração é em primeira pessoa, pelo Chris, e a autora conseguiu captar a mente de um pré-adolescente, tão confusa e conflitante, nessa fase de transição da vida.

Às vezes, as amizades são difíceis.

Não posso falar mais, pois a história é muito curta, e tudo poderia ser spoilers. Porém, minha recomendação é: Leiam Extraordinário e, então, leiam Plutão. Vale muito a pena, e preparem-se para se emocionar.

Beijos

.

16 comentários

  1. Acreditem, eu nunca li extraordinário! sei que estou com o meu basico e ridiculo preconceito de julgar pela capa -.- mas eu nao gosto da capa e fico achando q o livro é um tanto bobo!! Tenho que deixar essa bobagem pq nunca li uma opiniao negativa e sei q estou perdendo uma linda historia!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru,
    Depois de "Extraordinário" quero tudo que possa ter relação com o Auggie. Pena que o conto é muito curtinho, vou procurar lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu ainda não li Extraordinário, mas sempre vi muitos elogios. O pior é que ele consta na minha lista há seculos, mas acabo sempre comprando outros na frente dele rsrs. Bom, imagino que em Plutão tenham muitos ensinamentos pra nossa vida, já que fala de preconceitos né, amizade tb, enfim, é daqueles livros que nos fazem refletir. Parece ser muito bom como vc falou.

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Extraordinário, mas todo mundo fala tão bem dele que o livro já está na minha listinha de desejados. E agora sabendo desse conto, acho que vou ter que colocar ele na frente de alguns para ler logo. Acho bacana quando o tema do preconceito é abordado e forma tão bonita e sincera. Sempre me emociona.

    ResponderExcluir
  5. Gente o livro extraordinário foi com certeza uma das melhores leituras do ano de 2014, não sei porque tinha demorado pra ler tanto esse livro e eu com certeza vou ler esse conto, mas por enquanto não to podendo comprar ebooks e vou ficar chupando o dedo por enquanto mas so de ver sua resenha ja me trouxe uma maluca vontade de rever o mundo de extraordinário novamente. Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bruna.
    Já li Extraordinário e me apaixonei. Acredito, então, que também vá amar esse conto. Apesar de curto, ele parece trazer uma série de emoções. Além disso, acredito que esse recurso do flashback vá me agradar bastante.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruna
    Queria muito ler este conto, desde que vi. Li Extraordinário e você tem razão, porque a autora consegue mesmo emocionar. Em Plutão as mensagens parecem ter o mesmo poder de emocionar. Não vejo a hora de ler.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ameeeei e me emocionei muitoooooo com Extraordinário!!
    Agora preciso ler Plutão, já tenho o e-book dele e o do Julian, mas acabei passando outros da frente.
    Dizem que são lindos como o livro. Não vejo a hora de conhecer essa história!!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu não li Extraordinário,mas parece ser um livro muito bonito e esse também, e eu acho muito legal abordar essa questão da importância da amizade para as crianças e sobre aceitar os outros.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna, como ainda não li Extraordinário não posso ter essa noção do grau de sensibilidade que esse livro e o próprio conto de Plutão tem. No entanto, já vi comentários maravilhosos sobre o primeiro. E sobre o conto, essa é a primeira resenha que leio e gostei de saber sua opinião. Acredito que o livro deve mostrar momentos maravilhosos vividos pelo Chris e pelo Auggie, momentos esses que no final da leitura, nos fazem refletir com certeza. Eu gostaria de ler esse conto, que além de ser de uma sensibilidade enorme é bem curtinho. :)

    bju

    ResponderExcluir
  12. Ouvi falar muito bem de extraordinário e to morrendo de vontade de ler!! Plutão não fica atrás, né, espero ter a oportunidade de ler logo e torcendo para que seja lançado o livro físico pois eu prefiro do que ebooks.

    ResponderExcluir
  13. Não li Plutão nem Extraordinário mas sei que as historias dos dois livros maravilhosas e to bem curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Faz tempo que eu quero ler Extraordinário mas sempre acabo adiando por que meu foco ultimamente não tem sido os livros mais dramáticos e que me emocionam de verdade,estou naquela fase água com açúcar.E esse pequeno livro deve ser bem emocionante mesmo,pelo que tenho visto a escritora sabe mesmo como causar essas reações nas pessoas.E bem que a editora podia publicar uma versão fisica desse lindo conto.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Estou com Extraordinário mas acabou que adiei a leitura mas lendo a resenha de Plutão fiquei com muita vontade de ler logo o primeiro livro, para poder ler Plutão adoro a mensagem que os livros da R. J. Palacio e parecem muito emocionantes !!

    ResponderExcluir
  16. Bruuuuuuuuuuuuu, nao tive coragem de ler este post !! Haha
    Desculpa !! Quando li Extraordinário foi tudo meio que as cegas sabe, sem saber nada da historia !! E fiquei A P A I X O N A D A !! E um dos meus livros preferidos !! Quero ler todos relacionado a ele, mas as cegas tb kkkkkk
    Geeeeente eu vou chorar, pq quero muito esse livro !!!
    Beeeijos Bru

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...