[Resenha] Os Bons Segredos - Sarah Dessen


Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos.Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho. 

Título original: Saint Anything
Autora: Sarah Dessen
Editora/Ano: Seguinte/2015
Categoria: Young Adult
Nota: 3/5

* Livro cedido em parceria pela Editora Companhia das Letras (Selo Seguinte)

Primeiro livro que leio da Sarah Dessen e quando falei no Facebook que ia começar, muitas pessoas elogiaram a sua escrita e que os livros são realmente marcantes. Eu não li nem a sinopse e já estava animada pela leitura sem saber do que se tratava.

Os Bons Segredos é narrada por Sydney, caçula de uma família aparentemente feliz, com dificuldades para se expressar e que se sente invisível, ao contrário do seu irmão mais velho Peyton, que sempre atraiu olhares de admiração por onde passava. Ele por ter sido o primeiro filho teve tudo que queria e, com isso, foi criado sem muitos limites, ele é daqueles típicos rebeldes sem causa que arrumam confusão com tudo.

Sidney nos relata as inúmeras infrações do irmão e de como sua mãe sempre culpava o sistema, a polícia, a vitima, ou seja, ele era sempre inocente aos olhos da mãe.  Porém um acidente em especial marcará a todos para sempre: ainda em condicional, Peyton dirige bêbado e atropela um garoto, deixando o paraplégico. Syd não aguentando a pressão e olhares dos colegas, decide então mudar de escola e de rotina e nesse momento conhece os irmãos Chatham, Layla e Mac. O livro mostra essas relações da protagonista com os novos amigos e como a família está lidando com a situação do filho preso e a superação dessa fase.

Há vários assuntos sendo abordados na história, medo, remorso, esclerose múltipla, primeiro amor, amizade, amadurecimento, diferenças sociais, mudanças, que compõem uma enredo com vários elementos, mas que não foram profundados. Além disso, aqui não vamos encontrar aquela paixão à primeira vista, que deixa o casal sem chão e com aquele fogo, Sarah escreveu como o sentimento vai se desenvolvendo aos poucos e com calma, retratando o que muitas vezes acontece na vida real.

Infelizmente a leitura é bem parada, a gente fica com fome de tanto que falam de pizza e batatas frita e os pontos altos do livro não causam aquela emoção. Mas gostei da história no geral, não teve reviravoltas e os "segredos" não era tão bombásticos. Mas o livro passa uma mensagem positiva, me senti bem lendo. 

Sou apaixonada por capas e ao ver o livro Os Bons Segredos eu fiquei encantada, achei linda e ela tem aquele toque soft, que é uma delicia de pegar. Páginas amarelas, fonte boa, a Seguinte realmente fez um ótimo trabalho e a revisão está perfeita.


 .

19 comentários

  1. Acho a capa desse livro muito bonita, meu amigo já leu esse livro e a sua resenha de assemelha muito aos comentários do meu amigo. Por mais que o livro nao seja aquele tipo que deixa a gente chocada com as revelações ao lendo do livro, eu acho que um livro assim são uns dos mais gostosos pra se ler, gosto de leituras simples mas com bons finais, parece ser o caso desse livro. Curtir demais a sua resenha e o livro esta na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. A capa do livro realmente é bem bonita e como você já ouvi falar muito da autora, mas não li nada dela até agora.
    É uma pena que Os Bons Segredos não seja aquele tipo de livro marcante, apesar de agradável. Creio que talvez a falta de aprofundamento nos diversos assuntos que o livro aborda pode ser o culpado de tirar um pouco de brilho da história, infelizmente, pois todos os assuntos são interessantes.
    Pretendo ler o livro, mas sem grandes expectativas, pois como dito pode ser uma leitura gostosa, mas não carregarei para o resto da minha vida.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, Suzzy. Conheci o livro Os Bons Segredos, e outros da Sarah Dessen, por indicação da Pâm Gonçalves em seus diversos vídeos no YouTube. Confesso que acabei criando expectativas para a leitura devido a isso. Revelo que as minhas expectativas sobre o livro foram ultrapassadas, gostei muito da história. Certamente tratando de problemas familiares, Sarah Dessen me conquistou com o olhar da mãe sobre o filho malandro, os sentimentos invisíveis de Sydney, tudo muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Quando comecei a ler a resenha, eu achei que o livro era ótimo, mas aí vi que o livro é um pouco parado, e acabei me desanimando! Apesar disso, adoraria lê-lo para ver essa reviravolta que a história dá, pois aparenta ser bem impactante. Além disso, adorei saber os temas que o livro aborda. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Suzzy.
    Os Bons Segredos está na lista das minhas próximas leituras, então, gostei de conferir a sua resenha.
    A premissa é realmente tão boa quanto eu imaginava e acho que vou gostar desse protagonista meio rebelde. rs O que me preocupa um pouco é a narrativa mais parada. Espero que isso não atrapalhe a minha leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna;
    Tudo bem?
    A capa desse livro é realmente linda. Adorei!
    Eu achei a ideia do livro interessante, mas não me conquistou tanto assim. Acho que eu leria de curiosidade. Pena ele ser parado, prefiro aqueles livro com a narrativa mais ágil. Interessante essa parte da comida! Já sei que não posso ler com fome!

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  7. Olá, Suzzy, comecei a me apaixonar por esse livro devido a capa de e o titulo que desperta a curiosidade no leitor, de que segredos são esses. já adicionei esse livro para ler no més de novembro. Bjs !

    ResponderExcluir
  8. Oi, Suzzy
    Já ouvi falar muito isso mesmo, que dá uma tremenda fome lendo esse livro. Mas ouvi bastante elogios também. Que pena que é um pouco parado, pois os temas e todo o enredo parece ser bem marcante. Mas lendo é outra coisa né.
    Mas que bom que no fundo você gostou de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Suzzy confesso que tenho vontade de ler os livros dessa autora, devido tanta gente elogiar, mas esse em específico não chamou minha atenção no enredo e agora ao saber que a narrativa é lenta fiquei mais desanimada.
    Mas gostei de ler suas impressões e saber que apesar de tudo você gostou da leitura pela mensagem que a história deixa. Enfim valeu pela dica e pelas informações!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá! Mesmo você tendo dito que a leitura é parada, me interessei bastante pela leitura do livro, gosto de enredos com emoções fortes e temas mais fortes ainda. E realmente, a capa é linda! Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    A história parece realmente tocante e intrigante, até despertou minha curiosidade, mas saber que é uma história parada me tira a coragem de iniciar leitura, pois não tenho boas experiências com obras assim, hahah. Porém os assuntos abordados no livro realmente me deixam tentada a conhecer o enredo. É aquele tipo de livro que só poderei falar se gostei ou não depois de ler.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  12. Olá!!
    Esse é um livro que compraria pela capa, eu também gostei muito, mas lendo a sinopse não me despertou interesse algum, e agora conferindo sua resenha, sei que não me arriscaria nessa leitura porque livro meio parado me da sono, e sem falar em minha dieta que ia estar comprometida se eles falam tanto em comida rsrs
    Bjocas

    ResponderExcluir
  13. Oii!!
    Adorei o enredo, sei como é a sensação de viver a sombra do irmão/irmã mais velho. Acredito em amor a primeira vista, mas acredito mais no amor real construído aos poucos e adorei a Sarah Dessen ter abordado esse lado.
    Obrigada pela resenha, quero muito ler.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem??
    Eu li Just Listen da autora e gostei muito... foi uma leitura que fugi de minha zona de conforto.... mas que valeu super a pena... a autora tem uma narrativa um pouco parada mesmo, mas a história é muito boa... tenho curiosidade de ler esse livro, porque gostei do outro e queria ler algo a mais da autora... curti a sua resenha e apesar da ressalva a leitura foi bem proveitosa pra você... xero!!

    ResponderExcluir
  15. Quando vi o lançamento do livro, fiquei bem entusiasmada a capa é muito convidativa, a proposta parece legal, vou dar uma chance para essa autora e ler, para debater com vc depois :)
    Bjkas

    ResponderExcluir
  16. Oi Suzzy, tudo bom?
    A Seguinte sempre lança essas capas soft touch e eu adoro. Bom, eu já li um livro da autora e gostei muito. Tenho lido comentários medianos desse livro, portanto não espero muito da narrativa, mas parece ser uma leitura OK.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem? Gostei bastante da capa desse livro, ela me chamou a atenção antes mesmo de ver a sinopse! Adoro quando posto uma leitura nas redes sociais e o pessoal elogia o livro, começo a ler com muito mais entusiasmo! Bom, gostei da premissa da história e de todos os assuntos envolvidos, bom saber que o romance não é daqueles arrebatadores, mas sim que a autora constrói os sentimentos aos poucos. Uma pena a história ser parada, ultimamente ando um pouco sem paciência com livros que mantêm o mesmo ritmo, sem nada emocionante, acabo me perdendo na leitura e começo a olhar para a estante cheia de livros que estou louca para ler... por isso, acho que não vai ser dessa vez que vou conhecer a história! Adorei a resenha!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não poderia discordar mais =P. Eu gostei do livro. Não foi uma leitura memorável, mas eu achei super rápida e muito gostosa. Amei os personagens e não senti a historia parada. Mas uma coisa é verdade. Dá uma baita vontade de comer pizza mesmo =P

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Suzzi, eu comprei esse livro, mas ainda não comecei a ler. Pena que vc achou a história um pouco parada né? Sobre a pizza, acho que vou pedir uma pizza quando for começar a leitura. KKKKKKKKKKKKK.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...