[Resenha] Os Homens Que Não Amavam As Mulheres (Millennium #01) - Stieg Larsson


Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na vizinhança de Hedestad, Suécia. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.



Título original: The girl with the dragon tattoo
Série: Millennium # 01
Editora/Ano: Companhia das Letras/2015
Categoria: Suspense e investigação
Nota: 5/5

* Livro cedido em parceria pela Editora Companhia das Letras 

Oi gente, tudo bem com vocês? A resenha de hoje é de um livro que eu quero ler a muito tempo, sempre que via algo sobe ele, me dava mais vontade de ler, e agora que saiu o quarto livo e as edições com capas novas não consegui resistir. Decidi colocar a sinopse da primeira edição, mas se quiser ver a sinopse completa é só clicar aqui. Então vamos logo para a resenha porque eu tenho muita coisa para contar.


O livro começa com três pontos de vista diferentes, o primeiro é de Henrik Vanger um senhor de oitenta e dois anos que em todos aniversários vem estranhamente recebe uma flor diferente a cada ano. Esse presente é mandado por um desconhecido e sempre de lugares diferentes. No inicio não tinha prestado atenção nessa parte, mas isso vai fazer uma grande diferença para a história.

O segundo ponto de vista é de Mikael Blomkvist, um jornalista econômico que após denunciar um grande caso de fraude é julgado como culpado por levantar falso testemunho. Mikael é dono da revista Milllennium e o resultado desse julgamento é péssimo para a sua imagem. Apesar de não concordar com a decisão e afirmar que suas acusações são verdadeiras, ele não tem provas suficiente para comprovar e por isso decide se afastar para que a imagem da sua revista não fique ainda mais abalada.

E o terceiro ponto de vista importante é de Lisbeth Salander uma das investigadoras freelancer da Milton Security, uma hacker muito competente que pode descobrir qualquer coisa. Ela é ótima no que faz, mas não é muito sociável e trabalha a sua própria maneira, inicialmente não conhecemos nada sobre a sua vida, mas ela é uma das personagens femininas mais foda de todas as histórias.

O livro possui muitas descrições e por isso a leitura inicial é um pouco arrastada. Após o autor abrir a vida desses três personagens, a história ganha um ritmo melhor, por isso se isso acontecer com você, não desista da historia, porque vale muito a pena, e todas essas descrição uma hora faram sentido. Após ser julgado culpado Mikael é contratado por Henrik para investigar a morte de sua sobrinha, mas, para isso, Mikael terá que passar um ano em Hedestad para investigar toda a família Vanger. Inicialmente Mikael não aceita, mas Henrik oferece provas para Mikael conseguir comprovar a fraude de Wennerström. Como Mikael não é investigador, ele vai pedir a ajuda d Lisbeth é assim que a historia dos três se interligam.

A partir daqui quem quiser saber mais vai te que ler, porque eu não posso contar spoiler, infelizmente me contaram o final do livro. Mas por ter tantos segredos e ser tão bem escrito, não fez muita diferença porque até chegar no final eu estava duvidando se aquilo que me contaram era realmente verdade.

Eu gostei muito da nova capa, e como não costumo ler sinopse, não sabia que o Stieg Larsson tinha morrido em 2004. Como estou amando a historia espero que o quarto livro, escrito pelo David Lagercrantz, não estrague a série. Se você já leu o quarto livro, comente aqui se o ultimo livro é tão bom quanto o primeiro. Uma coisa que dificultou a leitura foram as letras pequenas, no ônibus fica ainda mais complicado ler o livro e por isso acabei lendo  só quando estava em casa.

Os Homens que não amavam as mulheres se tornou um dos meus livros preferidos de 2015, ele foge dos new-adults, eróticos, e sobrenaturais que eu estava lendo, é o tipo de leitura que acredito que a maioria das pessoas que gostam de livros de suspense e investigação, irão gostar. Os personagens são bem construídos, mas muita coisa também não é revelada, o que me está enlouquecendo porque quero ler o segundo já. 

Espero que vocês tenham gostado da resenha, e quem leu o livro comente aqui o que achou! Vou adorar saber a opinião de vocês.

Beijos.



.

18 comentários

  1. Já li esse livro e posso afirmar que é um doa meus favoritos, por ter me apresentado uma das personagens mais incríveis que já vi até hoje!
    Como foi para você, a leitura no começo é lenta e talvez, meio arrastada, mas isso não desmerece a obra e aqueles que enfrentam os primeiros capítulos com coragem são presenteados com cenas incríveis.
    Como fã de thrillers policiais a série Millenium é um prato cheio para mim, mas temo que o quarto volume não consiga fazer jus aos anteriores.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Elen.
    Como adoro livros de suspense, tenho muita curiosidade em relação a essa série. A premissa é interessante, o enredo parece ser bem intricado e, por isso, acho que não me incomodaria o início mais arrastado.
    Ótima dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, ainda não li o livro mas depois da sua resenha fiquei morrendo de vontade começar a ler ele logo, parece ser um história fantástica e ainda tem suspense... *_*
    Adorei a capa dele,
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Ellen!
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava. Eu até gosto de suspense e investigação, mas sinto que não é o momento pra investir nisso (ando mto envolvida com os romances rs), e acho que não aproveitaria esse livro que vc diz ser tão bom. Mas fiquei admirada com os elogios à mocinha, viu? Quem sabe não a conheço mais pra frente? ;)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elen!
    Confesso que fazia uma ideia diferente desse livro, mas curti muito a premissa, pois adoro um suspense! Um começo arrastado é até normal, e o bom é que você acabou gostando do livro mais do que esperava. Quem sabe me anime a ler a série!

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!
    Essa série é muito bem falada no meio literário, tenho vontade de conhecer mais de perto pois acredito que eu irei gostar muito da leitura!!
    Adorei a capa e acho super interessante quando o autor interliga personagens principais, acredito que seja o segredo de bom suspense!!
    Ótima Resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Helen!
    A primeira vez que vi esse livro, já notei que ele parece ser intenso e cheio de coisas que nos fazem pensar. Acho que irei gostar da leitura, ainda mais depois de ler sua resenha. Adorei!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu assisti ao filme, e achei intenso! E imagino que o livro deve ser bem mais intenso também. A premissa dele é bem legal, e o suspense na trama deve ser empolgante, e complexo também...Eu achei o filme complexo, e acho que o livro deve ser também. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O meu chegou essa semana uhuhuh!!! Há tempos já estava esperando a oportunidade de comprar e ler essa série, pois já vi muitas resenhas positivas sobre eles. Confesso que fiquei com medo de ler seu post com medo de spoilers, mas quando li a frase "A partir daqui quem quiser saber mais vai te que ler, porque eu não posso contar spoiler" fiquei mega aliviada. Acredito que começarei a ler ele no início do ano que vem. Vamos ver se consigo antecipar.
    Abs!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Não conhecia este livro, confesso que ele me chamou atenção por ter uma trama diferente. Gostei da resenha.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Elen, eu já ouvi muitos comentários positivos desse livro. Eu fujo dos spoilers porque é uma história conhecida e realmente vaza muita coisa. Eu ganhei um exemplar da Cia e espero ter a oportunidade de ler em breve. Gosto dessa pegada de suspense que a narrativa tem.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia a serie,mas fiquei muito curiosa com esse mistério que o livro trata!
    Interessante o autor ter morrido sem ter terminado ainda bem que tem alguém pra terminar.

    ResponderExcluir
  13. Eu ja conhecia essa serie mas tenho que dizer que nunca senti atração por esse livro, sabe a história não é atraente pra min, mas fixo feliz que tenha curtido a leitura e que ela tenha se tornado uma de suas melhores leituras do ano ^^

    ResponderExcluir
  14. Olá Elen, eu assisti ao filme e achei muito forte, o livro tbm me deixou na expectativa para ler, sua resenha deixou curiosa, mesmo a leitura sendo arrastada já sei o que esperar desse livro, é uma leitura mais adulta e complexa.

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Já faz um tempo que eu quero ler esse livro mas até agora não tive oportunidade,e como a maioria das resenha que vejo é positiva cada vez que leio uma minha curiosidade em relação a história aumenta.E também espero que o quarto livro recentemente lançado faça jus ao trabalho do Stieg.E como estou acostumada ao conforto dos Na,acho que também será uma ótima variante pra mim.

    ResponderExcluir
  16. Olá!!
    Eu também quero ler esse livro já a um tempinho e a cada lançamento de mais um da serie fico com louca pra começar logo, amei sua resenha e amei saber que o livro é exatamente o que eu espero encontrar nele.
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  17. Eu amei essa nova capa, de verdade! É incrível o quanto ela combinou com a história! Eu assisti o filme antes de saber que ele se baseava em um livro. Mas depois que descobri fiquei doida pra ler. Acredito que as descrições sejam uma parte comum e fundamental a todos os romances investigativos. Mas confesso que eu curto mais as partes de ação rs
    Acho que esse livro tem elementos que deixam o leitor bastante envolvido com a história, participando e tentando desvendar o crime juntamente com os personagens. Além disso, os gêneros que o autor mistura funcionam maravilhosamente bem juntos.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Gostei do livro principalmente por ser mais suspense e policial que é uma leitura que gosto mais ultimamente também não estou lendo muito e a resenha me deixou curiosa e também gostei de termos três pontos de vista diferente pois para mim e algo novo em livro policiais !!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...