[Resenha] Encontrado-me - Cora Carmack


A maioria das garotas mataria para passar meses viajando pela Europa após a formatura da faculdade, sem responsabilidade, sem os pais e sem limite nos cartões de crédito. Kelsey Summers não é exceção. Ela está tendo o momento de sua vida... ou isso é o que ela continua dizendo a si mesma.
É um negócio solitário, pois está tentando descobrir quem ela é, especialmente porque está com medo de não gostar do que pode encontrar. Nenhuma quantidade de bebida ou dança pode afugentar a solidão de Kelsey, mas talvez Jackson Hunt possa. Depois de alguns encontros casuais, ele a convence a fazer uma viagem de aventura ao invés de ficar bebendo. A cada nova cidade e experiência, a mente de Kelsey se torna um pouco mais clara, e seu coração menos. Hunt ajuda a desvendar seus próprios sonhos e desejos, mas quanto mais ela conhece sobre si mesma, mais percebe o quão pouco ela sabe sobre ele.

Título original: Finding it
Série: Losing It #03
Editora/Ano: Novo Conceito/2015
Categoria: romance contemporâneo, new adult
Nota: 3/5

* Resenha publicada originalmente no blog Livros y Viagens


Olá pessoal, tudo bem?

Encontrando-me que encerra série Losing it, de Cora Carmack. A série é composta por livros independentes, protagonizados por personagens diferentes, e pode ser lida fora da ordem, sem maiores problemas. Atualmente, são três livros: Perdendo-me, Fingindo, Encontrando-me, porém, há dois contos ainda não lançados no Brasil.

Em Perdendo-me fomos apresentados aos amigos Bliss, Cade e Kelsey, que se conheceram na faculdade de teatro. Bliss foi a protagonista do primeiro livro, Cade do segundo, e agora chegou a hora de conhecer mais a história de Kelsey, a mais louquinha dos amigos.

Kelsey é a típica filhinha de papai rica e sem preocupações, que decidiu fazer uma viagem de autoconhecimento pela Europa após a formatura da faculdade. Por autoconhecimento entendam: dormir até tarde em albergues, e chapar todas e mais um pouco a noite, e estar sempre mudando de cidade em cidade. Bom, pelo menos é isso que ela aparenta ser, e só agora os leitores perceberam que há muito, muito mais sob a superfície, e que as aparências enganam, e muito!

Kelsey tem um sério problema de relacionamento com os pais, que são emocionalmente ausentes, mas, ao mesmo tempo, repressores, controladores e manipuladores. Assim, ela enxerga essa viagem pela Europa como a grande aventura de sua vida, a última, antes de retornar para a casa e assumir o papel de Filha Bibelô. Em uma de suas viagens, ela conhece Hunt, um ex-militar sério e reservado, o tipo de homem marcante com o qual ela não está acostumada e que lhe chama a atenção imediatamente, principalmente quando ele rejeita suas investidas.

Após se encontrarem casualmente algumas vezes, Kelsey e Hunt dão sequencia a viagem juntos, indo para a Itália, porém, como amigos, apesar da forte atração entre ambos. Gostei do desenvolvimento do relacionamento dos dois, que poderia ter sido uma simples aventura de férias, porém, acabou inciando como uma amizade torta, recheada de atração sexual. O relacionamento e os sentimentos crescem de forma gradual, e o sexo, quando acontece (e essas cenas demoram), foi de forma natural. Nesse quesito, o livro segue a linha dos anteriores, com cenas sensuais leves e de muito bom gosto, ou seja, NÃO é hot.

Adorei o desenvolvimento dos personagens e a forma como foram expostos. Esse livro tem um estilo mais dramático, com uma pitada de humor bem leve, ao contrário dos anteriores, que eram verdadeiras comédias românticas. Após uma vida inteira de negligência emocional e traumas sofridos, Kelsey aprendeu a representar muito bem, o tempo todo, e não apenas nos palcos. E durante essa viagem, e principalmente no desenrolar de seu relacionamento com Hunt, vamos conhecendo a verdadeira Kelsey, que é uma garota confusa, perdida, e com auto estima no chão. De cortar o coração. Por isso achei o título é perfeito, pois realmente temos a protagonista procurando se 'encontrar' e refletindo sobre seus desejos e vontades pela primeira vez na vida.

Eu vivera toda a minha vida como uma menina confiante, aquela que não temia ousar ou se arriscar ou ser independente. Mas era um papel que eu interpretava como qualquer outro. Uma armadura d uma máscara eram necessidades da minha infância. Mas quando se cresce usando uma máscara, você nunca sabe qual a expressão por baixo dela.
Pág. 79

Porém, a abordagem dessa carga dramática, que tinha tudo para fazer de Encontrando-me o melhor da série, foi o que tornou o mais fraco, na minha opinião. A autora trouxe temas interessantes e atuais, ao retratar o passado de Kelsey e suas consequências. Porém, não houve o aprofundamento devido. A maior parte das cenas envolviam Kelsey e Hunt viajando e se conhecendo, e quando houve uma importante revelação, e chegou a hora de "lavar a roupa suja" e resolver os problemas passados, foi tudo muito rápido. Acho que considerando os temas abordados, a autora devia ter desenvolvido melhor algumas questões. O desfecho do livro foi outro ponto que me incomodou, mais uma vez pela aceleração dos acontecimentos. Realmente senti falta de um epílogo, que teria amenizado essa sensação de correria do final.

Encontrando-me é narrado em primeira pessoa pela Kelsey, mas a autora fez um conto do ponto de vista de Hunt, ainda não lançado no Brasil. Apesar dos problemas apontados, o livro é muito rápido de ler, porque a escrita da Cora é muito gostosa. Recomendo como um bom entretenimento, mas há momentos que nos levam a refletir.

- Você não é horrível, Kelsey. Você é vibrante e bela, e você pega fogo. Você queima com vigor. O fogo pode destruir, mas ele também é belo e essencial e pode ser purificador e nos dar a chance de um recomeço. Você não é horrível. De jeito nenhum.
Pág. 161

Gostei muito da capa, que segue o estilo das anteriores, mas é mais bonita que a norte-americana. A diagramação da Novo Conceito está muito bem feita, com detalhes no início de cada capítulo, e não percebi erros de tradução ou revisão.

Agradeço muito a Aline, do Livros y Viagens, pela oportunidade de dar sequência a essa série que me conquistou por sua leveza, e pela confiança.

Beijos

.

19 comentários

  1. Adorei os quotes. O primeiro esta na minha wishlist a tanto tempo que até me esqueci dele, agora quero ler esse também. Amei a sinopse! Quem não queria ter essa vida? Nem que fosse um mês só. Admito que acho as capas desses livros meio sem graça, mas o que vale é o conteúdo. Não costumo gostar de séries onde mudam os focos dos personagens em cada livro, mas esses parecem ser bons (mas acabei de ler a resenha do 2º aqui e não me interessei muito).

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esses livros, mas não despertou minha curiosidade. Acho legal que seja com casais independentes e que começa com uma amizade e o relacionamento vai progredindo aos poucos. É uma pena que a autora acelerou no final e acho frustante quando não tem epílogo. Ainda bem que esses detalhes não atrapalharam na leitura. Mas essa trilogia não é pra mim.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, desde o lançamento desse livro eu fiquei super animada para le-lo com a sua resenha não podia ser diferente o livro parece ser bem interessante e romântico já esta na minha lista de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna.
    Apesar da boa escrita, o que é essencial para que eu leia uma obra, não sei se desbravaria esta. A premissa não me anima e a falta de aprofundamento certamente irá me incomodar.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Não conheço essa serie, achei que fosse hot. A ideia da estória é ótima, gosto de livros assim.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livrinho ate porque diferente dos outros dois livros eu não me interessei muito por ele não ~não sabia que tinha dois contos ainda

    E depois de ler sua resenha e sabe que na sua opinião ele foi o mais fraco dos três me desanimo mais ainda rs não tenho certeza se irei ler pelo menos no momento claro. A capa dele eu já não gostei muito acho as outras mais bonitas ^-^

    ResponderExcluir
  7. Oie! Eu nunca ouvi falar sobre esse livro, porem parece ser bom, não me chamou muito a atenção mas acho que daria pra ler de boa. Curto muito new adults. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  8. Sua resenha está muito boa, leio muitos comentários positivos em relação a os livros dessa série e por esse motivo fico curiosa para ler, por ser um new adult eu não me interesso muito, mas a história me chamou a atenção, estou em dúvida entre ler ou não ler essa série, quem sabe futuramente.

    ResponderExcluir
  9. Fico chateada quando o final é rápido demais, com os problemas se resolvendo com muito mais facilidade do que eles merecem. Apesar disso estou com vontade de ler esses livros há um tempo e mesmo esse sendo o mais fraco, não me desanimou.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive oportunidade de ler nenhum livro da autora. Kelsey faz o que muitos jovens fazem quando se sentem perdidos sem saber que rumo seguir. Que pena que a autora deu uma acelerada no final não gosto quando isso acontece, fica faltando algo. Mas a historia em si parece ser muito boa.

    ResponderExcluir
  11. Legal ser uma série mas cada livro ser independente um do outro. Comecei gostando muito do livro, mas como você falou que a autora não soube desenvolver muito o tema mais relevante, fiquei meio desanimada :( Mesmo assim, me parece bem legal a história! Fiquei curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    O que mais me chamou atenção nesse livro é que a narrativa se passa em vários países, adoro histórias com viagens, dá uma sensação boa de conhecer um pouco o mundo pelos cenários descritos. Sou fã também de histórias que focam no amadurecimento dos protagonistas, mais um ponto positivo. Que pena que a autora deu uma acelerada no final do livro, isso com certeza é algo que incomoda, dá a impressão que fica faltando algo, é chato quando a autora não desenvolve melhor algumas questões. Mesmo assim, vou anotar essa série pra adquirir mais pra frente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. não conhecia esse livro, é impressionante a narrativa da Cora,ja li o primeiro e segundo dessa serie pretendo ler esse em breve. ;)

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sou uma leitora fraca. Se o livro é "devagar" eu abandono logo e quase não leio new adult. Mas sua resenha foi profunda, acho que vou tentar ler a série toda

    ResponderExcluir
  16. Oi, Bru!
    O livro só me despertou interesse na capa :/ .Gosto de livros profundos e tocantes mesmo a escrita da autora sendo ótima e motivante. Gostei do fato do livro ser em primeira pessoa, isso me ajuda um pouco a interpretar os personagens. Beijãao

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi mil e um elogios dos livros da autora, o que me fez querer dar uma chance a essa trilogia.
    Encontrando-me de certo é o mais dramático dos livros, o que me faz achar uma pena que os temas abordados não tenham sido aprofundados como deviam, pois creio que se tivessem sido, o livro teria sido bem mais marcante.
    Apesar desse defeito, que o torna em sua opinião o mais fraco da série, acho que o livro bem interesse. A protagonista e seus traumas é o que mais me chama a atenção e o desenrolar de seu relacionamento com Hunt é outra coisa que acho que gostaria muito.
    É um dos raros casos em que um new adult me interessa, então acho que tenho certa expectativa com essa série, que pode ou não condenar o gênero para mim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Li Perdendo-me da Cora e gostei bastante e quando soube que teria livros dos outros personagens fiquei bem curiosa principalmente da Kelsey pois não sabia muito para onde sua historia ia e gostei da para ver que ela está bem perdida e quero ler !!

    ResponderExcluir
  19. Já fico aliviada quando vejo que os livros de uma série podem ser lidos de forma independente, aí não me sinto na obrigação de comprar todos antes de iniciar a leitura.

    Gostei de saber que não é hot, o que pode parecer, ao julgar pela capa, já que não curto muito esse tipo de livro.

    Gostei de saber da existência de um conto do ponto de vista do outro personagem, hoje estamos vendo muito disso no mundo literário. Acho legal ver a narrativa sob outra perspectiva.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...