[Resenha] Amante finalmente (IAN#11) - J.R. Ward


Das sombras da noite em Caldwell, Nova York, desenrola-se uma furiosa guerra entre vampiros e seus assassinos. Há uma irmandade secreta, sem igual, formada por guerreiros vampiros defensores de sua raça. Restante da sinopse com spoilers. Leia no skoob.

Título original: Lover at last
Série: Irmandade da Adaga Negra#11
Editora/Ano: Universo dos Livros/2013
Categoria: fantasia urbana, adulto, sobrenatural
+18

Olá pessoal, tudo bem?


Hora de dar sequência as resenhas da série Irmandade da Adaga Negra, de J. R. Ward. Essa é uma série sobrenatural de fantasia urbana, para adultos e cheia de ação, romance, sensualidade e pancadaria! \o/. Amante Finalmente é o 11º livro e foi o mais polêmico da série, por trazer um casal homossexual como protagonistas. Eu li o livro pela primeira vez no início de 2013, assim que lançou nos EUA (na verdade, li o ebook freneticamente e terminei em pouco mais de 24h após o lançamento), e agora releio em português, na publicação da Universo dos Livros.

Para evitar spoilers, essa resenha será dividida em duas partes. Na primeira, falarei mais sobre minhas impressões sobre o livro. A segunda parte contém spoilers da série, mas não do livro, e recomendo que seja lida apenas por quem leu o livro até o sexto livro. Porque sexto livro? Porque é nesse que começamos a ter ideia de quem será o casal gay da história, e não quero estragar a surpresa de quem ainda está no início da série. Beleza?

Vamos lá.

Parte 1 - Sem spoilers

Sabem aquele livro que você aguarda ansiosa e desesperadamente? Esse foi o meu caso com Amante finalmente, ou Lover at last, no original. Lembro até hoje, quando, em 2012, a autora anunciou quem seria o casal desse livro, e era um casal cuja história eu desejava taaaanto, que fiquei louca de desespero. Eu e mais milhares de fãs da série. Porém, devido ao conteúdo homossexual, esse foi o livro mais polêmico, e teve muita gente ameaçando boicotá-lo. Resultado: os fãs fanáticos que não ligavam para o fato do casal ser formado por dois homens se uniram, compraram o livro freneticamente e ele já foi lançado no Top 10 do USA Today (e eu contribui, porque comprei o ebook na pré-venda, kkkk).

No âmbito geral, Amante finalmente dá sequência as mudanças políticas e sociais iniciadas no livro anterior. Cada vez mais observamos a aristocracia (bando de folgados exploradores) maquinando e tramando para derrubar o Rei, uma vez que esse vem abrindo tornando as leis mais justas, e acabando com privilégios seculares dessa minoria. Essa vertente política é cada vez mais forte e presente na série, que vai encaminhando para algo grande e transformador.

O casal principal (que só vou nomear na segunda parte) foi o que mais me encantou no livro. Desde que os sentimentos de ambos foram revelados, eu torço para um final feliz. A princípio a autora faria um conto sobre os dois, mas conseguiu convencer a editora a bancar um romance homossexual, e foi lindo! Aqui, um dos grandes focos foi o preconceito e o poder e peso da negligência familiar na criação de uma pessoa. Apesar de os vampiros serem uma espécie própria, com uma sociedade e tradições próprias, que existe independente dos humanos, eles retratam demais nossa própria sociedade. E nesse livro a autora usou e abusou da questão do preconceito e autoaceitação. Percebemos o quanto a criação e o amor familiar determinam o comportamento futuro, e a capacidade de alguém lidar com suas próprias preferências. Palmas, mil vezes palmas para autora!

Isso e sua gentiliza inata o ternavam nobre a seu ver.
A cor dos seus olhos não importava.
Pág. 301

Como já é comum a série, Amante Finalmente está recheado de ação e cenas de lutas, com algumas das sequências mais eletrizantes da série! No livro também há aventura, romance, cenas hots (super hots mesmo!), e palavrão adoidado. Quem já leu Ward sabe como é, *-*. E ao longo de todo o livro já vamos sendo conduzidos para uma grande mudança social, que será o foco do próximo livro, O Rei.

Acho que já prevendo que muitas pessoas poderiam rejeitar o livro, devido ao casal, a autora deu muito espaço as tramas paralelas, mas sem tirar o brilho e protagonismo do casal (ainda bem, dona Ward!). Foram várias as tramas paralelas novas, como o descontrole de Trez; a entrada da hispana (e descendente de brasileiros) Sola, para ser par de Assail; e os chatolinos Bando de Bastardos, os vilões que eu detesto. Bom, já é mais do que claro que um desses Bastardos (Xcor) será protagonista um dia, e até hoje não sei como a autora vai fazer a gente gostar dele e corrigir as merdas que ele fez.

A diagramação do livro está muito boa, e a capa é linda, mantendo a imagem da capa original. Não vi erros de tradução ou revisão. Tenho que elogiar a Universo pela excelente tradução, sem a suavização de linguagem que marcou os primeiros livros da série.

Recomendo muito a história! Para todos! Sou suspeita para falar, pois sou super viciada, mas RECOMENDO!!!

Parte 2 - Com spoilers dos livros anteriores
Só leiam se tiver lido pelo menos até o sexto livro da série

Bom, agora eu posso falar, posso falar mesmo o nome do casal do livro, que é um dos meus favoritos da série, e eles são Qhuinn e Blaylock! Ah, como eu amo! Os dois melhores amigos há anos vem se tornando algo a mais desde o sexto livro da série, quando Blay revelou que era apaixonado pelo amigo. De lá pra cá, muita coisa aconteceu, que acabou por afastá-los, uma vez que Qhuinn não admitia retribuir os sentimentos. O que é compreensível. Filho de um poderoso e preconceituoso membro da aristocracia vampírica, Qhuinn sentiu na pele a rejeição durante toda sua vida. E tudo isso pelo simples fato de que, ao olhos da nobreza vampira, ele não era perfeito. E qual seu defeito? O simples fato de ele ser daltônico e ter um olho azul e outro verde. Pode parecer pouco para vocês, mas quem lê a série sabe o quanto a aristocracia dos vampiros é machista, misógina e extremamente preconceituosa.

Enquanto isso, Blay, embora também pertença a aristocracia, teve pais maravilhosos e cabaça aberta, que sempre aceitaram o filho seja como for. Uma das cenas mais lindas de Amante finalmente é exatamente uma conversa entre Blay e sua mãe.

O casal, que vem sendo mantido em banho maria desde o livro 6, finalmente se envolve e começa a se entender. Mas, Amante finalmente ainda traz muitos conflitos e problemas para dos dois. Afinal, não é fácil romper o desejo de aceitação nascido de toda uma vida de rejeição. E por mais que Qhuinn tenha encontrado apoio e um lar junto na Irmandade, ele ainda se sente um forasteiro, afinal, como aceitar o respeito e amor, quando sua própria família nunca lhe deu isso? O livro tem alguns flashbacks que mostram como foi crescer na casa de sua família, e digo uma coisa: não foi fácil não!

Enfim, sem que muitas pessoas podem ter algum receio ou resistência a esse livro, por retratar um casal homossexual. Mas eu digo para dar uma chance. A história é linda! E vocês não precisam ler as cenas mais picantes, se não se sentirem à vontade com isso.

Como já disse na parte 1 da resenha, o livro é muito bom, a série é ótima, e eu recomendo demais.



Resenhas da série
.

16 comentários

  1. Amo essa série e só falta ler Os Sombras. Adoro o personagem do Qhuinn, dei muitas risadas com ele e torci muito para o casal se acertar. Concordo com você quanto ao Xcor, ele deve ter a historia só dele e não faço ideia de como ele vai conquistar os leitores.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amo amo amo e amo e amo sem vírgulas para notar o desespero de como amo! Ufa. Respira. Quando li foi naquela época do desespero de lançamento e amei. Estava esperando ansiosamente PRINCIPALMENTE por ser o casal que é. Adorei, saiu dos trilhos ali e é um dos melhores da série pra mim por isso. O casal tem um história de amizade e luta muito bonita e ver o que eles passaram, com os preconceitos da espécie e todos os outros problemas, pra ficarem juntos foi muito legal. Vimos esses dois crescerem na série e adoro como a autora criou uma história tão bem feita para esses dois, porque foi algo que progrediu naturalmente e não é forçado, é bem feito, você entende o que sentem. Além de todas as outras características da serie, com lutas, novos personagens e uma ambientação para futuros livros. Gosto muito do que essa autora faz nessa série e esse não é pra ter relutância, é um livro pra ler e adorar ainda mais o mundo que ela criou. Bom demais *-*

    ResponderExcluir
  3. A história parece ser bem bacana, gostei da dica de não precisar ler as cenas picantes, pois não curto muito. A resenha está maravilhosa e me deixou com bastante curiosidade para ler haha Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu nunca tinha ouvido falar desses livros, juro. Fiquei espantada quando que esse já seja o 11º, meu Deus haha a autora tem muita criatividade mesmo. Eu nunca li nada sobre vampiros (nem crepúsculo, sério) e também nunca li nada sobre homossexuais, apesar de morrer de vontade, nunca lembro de comprar algo com essa temática. O livro parece ser bem interessante pra quem curte ação e vampiros, e as duas coisas não fazem muito meu gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gente, eu não conhecia esse livro - a série, aliás - , e me apaixonei pela história e pelos personagens. Eu não curto spoilers, mas queria saber mais sobre a série e acabei lendo a história dos outros livros para ver se eu realmente devo ler, e sim... Eu devo. Apesar de não ser o gênero que eu leria, mas a história parece ser bem escrita e que vicia qualquer leitor.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiiee, tudo bom?
    Amei a resenha, eu ainda não li nenhum livro da série, mas tenho muita vontade de ler, achei interessante termos um casal homossexual como protagonista, eu ainda não li nenhum livro com um casal de homens como protagonista, ouvi dizer mesmo que há muita luta, e que o negocio é doido hahaha, espero poder ler a saga em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. Olá, Bruna!
    Uau adorei :D Esse livro parece ser ótimo! Tanto o livro quanto a série, na verdade haha Gosto de livros assim e pelo visto tira o fôlego!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru perdoa minha sinceridade eu fico perdida nessa série que é enorme mas que me atrai e muito por ser um gênero que gosto muito de ler. Eu conheci através de vc Jr Ward, e quero muito ter uma oportunidade de ler essa saga! Como sempre sua resenha está maravilhosa! Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Nossa essa série é enorme, não sei se teria foco para lê-la, mas conheço muitas blogueiras que leem e adoram. Estou gostando de acompanhar sua opinião sobre ela por aqui.
    Não sabia desse babado no lançamento do livro, isso tudo porque o casal é gay??? Ainda me surpreendo com certos comportamentos sociais. Interessante a autora aproveitar o espaço para fazer uma crítica e ajudar na formação da opinião dos seus leitores.
    Mas enfim, fico feliz que a leitura tenha sido satisfatória para você.
    Tem duas coisas que não sei se me agradariam tanto nessa séries: o monte de palavras que vc sempre destaca e essa trama política (dependendo de como ele for desenvolvida acaba ficando chato e cansativo).

    Enfim parabéns pela leitura e resenha!!!
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oiiie, eu já vi muito essa série por aí, mas eu nunca havia me interessado. Gostei muito da sua resenha, ela me fez ver a série com outros olhos! É ótimo ter protagonistas homossexuais.

    Erica Regina
    parado-na-estante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  12. Olá, então não curto muito series muito grandes. Li o primeiro livro e gostei, mas não gostei o suficiente para prosseguir. Não faz o meu gênero.

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Ainda não li a serie Irmandade da Adaga Negra mas o primeiro livro está na minha lista de leitura e com certeza esse é um livro polemico e achei diferente e interessante e quero muito ler o primeiro livro da serie para ver se gosto !!

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não li nenhum livro dessa série e confesso que tenho vontade, mas ela é tão gigante que fico com medo de começar e me focar apenas nela por um tempo, por isso que sempre acabo deixando para depois. Mas sempre achei que parece bastante interessante e que vale a pena. Um dia ainda leio tudo.

    ResponderExcluir
  15. Como ainda tenho intenção de ler a série, só li a primeira parte da resenha, e achei o máximo a autora ter tido a coragem de abordar um tema assim, mesmo sabendo de todos os preconceitos e polêmicas que ia suscitar. Eu gosto muito das cenas de ação que a série contém, acredito que, juntamente ao enredo complexo e bem construída, elas têm muito a acrescentar na história.

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru, tudo bom?
    Sempre acompanho suas resenhas da série, mas você sabe que não li nenhum livro da série ainda. Chocada com a coragem da autora ao retratar um casal homo, pois as pessoas são extremamente preconceituosas e poderiam até ofender a autora. Gostei da proposta que ela trouxe e por ter confiado na sua história. Não sei se um dia vou ler a série, mas sei que os fãs amam.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...