[Resenha] A Sereia - Kiera Cass


Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisa usar sua voz para atrair as pessoas para se afogarem no mar. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo o que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar — pois a voz da sereia é fatal —, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, Kahlen será obrigada a abandonar Akinli para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, ela está determinada a seguir seu coração.

Título original: The siren
Editora/Ano: Seguinte/2016
Categoria: fantasia, juvenil


Olá pessoal, tudo bem?

Acho que mesmo quem não leu, já ouviu falar de Kiera Cass, não é? A autora da série A Seleção. Eu já li a trilogia inicial de A seleção (que hoje virou uma série de 5 livros, embora os 2 últimos possam ser considerados spin-offs), e gostei muito da escrita da autora. Então, quando soube do lançamento de A Sereia, fiquei louca! A Sereia é um romance único e independente, ideal para quem anda fugindo de séries, e foi o primeiro livro publicado pela autora, na época, como auto publicação.

Vamos conferir?




"- Bem-vinda à irmandade das sereias."
Pág. 16

A sereia conta a história de Kahlen, uma jovem que aos 19 anos sobreviveu a um naufrágio, mas, em troca, deu sua vida a Água, assumindo uma dívida de 100 anos como sereia. Mas o que exatamente é uma sereia? As sereias são jovens humanas vítimas de afogamento a quem a Água (sim, com letra maiúscula, rs) concede a chance de não morrer, em troca de seus serviços por 100 anos. A Água se alimenta de vidas, para que possa continuar promovendo a vida na Terra, e cabe às Sereias, com suas vozes sedutoras, atrair as vítimas à Água. Durante os 100 anos nesse posto, essas jovens possuem uma beleza sobre-humana, não envelhecem ou se adoentam, e não podem falar com nenhum humano, pois suas vozes são mortais.

"- É nosso dever, e logo poderá ser o seu também. Se você der a Ela seu tempo, Ela vai te dar vida. Deste dia em diante, pelos próximos cem anos..."
Pág. 15

Mesmo após 80 anos desta vida, Kahlen não consegue superar o sofrimento pelas mortes que causou. A cada Canto, a cada navio naufragado, ela sofre pelas vítimas, e isso faz com que ela viva em uma constante dualidade de sentimentos em relação a Água, a quem ama e odeia em medias iguais.  Ela vive com suas irmãs sereias, Elizabeth, Miaka, e Aisling, e a relação de amor e cumplicidade entre essas jovens é muito bonita.

Durante a estada em Miami, ela conhece Akinli, um jovem universitário que parece enxergar além da aparência de sua extrema beleza. Akinli é o tipo menino de ouro. Gentil, educado, divertido, ele consegue se comunicar com Kahlen, mesmo com a barreira da linguagem (já que ele acredita que ela é muda), e acaba por conquistar nossa protagonista.

O amor dos dois é fofo, lindo e me convenceu. Digo isso porque tive receios em relação ao livro, depois de algumas resenhas negativas, que mencionavam um amor instantâneo. Bom, os sentimentos foram intensos demais para dois jovens que mal se conheciam, mas se formos analisar a questão temporal, o livro cobre um espaço de tempo beeem longo. Porém, apesar do romance fofo entre Kahlen e Akinli ser de extrema importância, principalmente para o desfecho da trama, esse não do o foco predominante do livro. Na verdade, creio que as páginas dos dois juntos não representam nem uns 20% do total. A maior parte da história foca na relação entre Kahlen e suas irmãs, e entre todas elas e a Água. Eu gostei disso, porque achei a dinâmica desse relacionamento, assim como da mitologia sobre sereias, criada pela autora, mas talvez isso desagrade quem espera romance em primeiro lugar. 

"Akinli não sabia direito o que havia de errado comigo, e mesmo assim queria que eu ficasse."
Pág. 193

A Água é praticamente uma entidade viva, que embora não tenha corpo, consegue se comunicar com suas sereias, tem sentimentos e emoções. Porém, ao não ter um igual, Ela nem sempre compreende suas jovens sereias, e sente por elas um amor opressivo e muitas vezes egoísta, que a torna capaz de atitudes bem explosivas e cruéis. Essa personificação da Água, foi sem dúvida, um dos pontos altos da trama. E achei muito legal a relação entre ela e Kahlen, que a enxergava como uma mistura de mãe, amiga, carcereira e algoz.

A narração do livro é em primeira pessoa, por Kahlen, e a escrita de Kiera Cass é uma delícia, e sempre muito fluida. Porém, eu consegui perceber diferenças entre esse livro e a série A seleção, que demonstram o quanto a autora amadureceu e deu mais dinamismo a sua escrita desde que escreveu A Sereia (lembrem que esse foi o primeiro livro dela). A sereia, embora não seja uma leitura arrebatadora, é um livro leve e gostoso de ler. É uma leitura despretensiosa, mas sem grandes reviravoltas e acontecimentos, mas consegue nos cativar por sua simplicidade e magia.

“Sempre há espaço para o amor, nem que seja uma frestinha. Isso basta.”
Pág. 211

A diagramação da Seguinte está linda, como sempre, complementada pela linda capa do livro e não percebi erros de revisão ou tradução. E a edição da Seguinte ainda acompanha uma fofa carta de Kiera Cass aos fãs brasileiros!!!



Recomendo a leitura para quem curte juvenis e fantasias, complementados por uma linda relação de amizade e amor.

Beijos

.

15 comentários

  1. Fiquei louca pra ler esse desde que a outra série terminou. É um livro que quem gostou de A seleção e virou fã da autora com certeza também ficou querendo ler. E achei legal esse tema, a questão da fantasia... é bem gostoso de conferir. Parece ser um livro meio...família? Fiquei com essa impressão, de que retrata mais o lado familiar da personagem do que de um romance. Diferente ele é e estou louca pra ler também =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru!!!!
    Tô doida pra ler esse!!! Nunca li nada sobre sereias, então tô louca pra ler essa novidade e entender melhor essa relação entre a moça e a Água. Esquisito com maiúscula né? hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Quando vi esse livro pela primeira vez logo me interessei, mas ainda não comprei. Achei a historia bem interessante esse fato da água querer mortes humana. Gostei também da união entre as sereias. É diferente de livros de sereias que li.

    ResponderExcluir
  4. Preciso finalizar meu caso com a seleção, kkkk gostei da história de A sereia Bru, e saber que a autora amadureceu na escrita melhor ainda. Adoro a Kiera independente de que muitos falam! kkk Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Essa Kiera sempre fofa, sou apaixonada nela. A seleção foi um dos livros que mais me cativou, por isso estou louca para ler a sereia. Adoro a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  6. Eu também já li os 3 livros de A Seleção, quero muito ler o livro de contos e os outros dois, mas a grana ta curta, e não consegui comprar ainda rs :( eu também tinha lido resenhas falando sobre o amor dos dois acontecer muito rápido, legal ver que vc tem outro ponto de vista. Nunca li nada parecido com essa história, mas gosto demais da escrita da Kiera, li os 3 livros em menos de uma semana, então tenho certeza que vou ler bem rápido esse também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não li os livros anteriores da Kiera, apesar dos mil elogios que A Seleção recebe nenhum dos livros me atraiu e não foi muito diferente com A Sereia quando saiu. Entretanto, sua resenha me deixou intrigada. A mitologia abordada pela autora é sem dúvida curiosa, ainda mais ao vê-la fazer da Água uma entidade, e talvez eu possa dar uma chance ao livro já que o foco não é o romance.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá

    Quando li A Seleção achei um livro bom e ponto, mas a escrita da autora foi uma coisa que gostei bastante e que bom ver que esse livro é bem diferente da série, pois você percebe a versatilidade dela, gostei da premissa, a gente não muito livro de sereias e adorei sabe que o livro não foca muito no romance e sim na relação dela com as irmãs e a Água isso foi uma iniciativa bem bacana da autora.

    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Quero muito ler esse livro, li o uma serie da Kiera Cass, mas não estava com muita expectativa para esse lançamentos mas assim que li a resenha a historia me conquistou, foi umas das historias sobre serie mais diferentes que já vi e gostei de como a Água vira uma personagem dentro do livro e também achei bem legal essa amizade das sereias !!

    ResponderExcluir
  10. Tbm gostei muito desse livro e da relação da Água com as sereias. Achei legal e diferente essa abordagem, e como você, gostei de não ter dado foco ao romance

    ResponderExcluir
  11. Oiee,
    Eu quero muito ler esse livro, li a trilogia inicial de A Seleção e amei, imagino a diferença que há na escrita de A seria e A seleção, é tão bom ver que a autora amadureceu, não li nenhum livro com serias, espero gostar.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Tô morrendo de vontade de ler esse livro desde que fiquei sabendo do lançamento, porque amo a escrita da autora e a temática é bem interessante. Gosto de seres mitológicos e saber que isso foi bem explorado na narrativa me deixa ainda mais empolgada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li nada escrita pela Kiera, mas tenho noção do imenso sucesso que ela faz. Confesso que depois de algumas resenhas negativas fiquei com um pé atrás com relação a esse livro, apesar de ter achado a proposta realmente interessante. Mas gostei do fato de a trama ter um algo a mais além do romance, acredito que ela fiquei mais consistente desse modo. Talvez eu deva mesmo dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bru, tudo bom?
    Estou tomando coragem para ler esse livro e confesso que estou com receio de não curtir, também pelas resenhas negativas que li. Mas, gostei do que você falou na resenha sobre o foco da narrativa e fiquei curiosa para entender o universo criado pela Kiera. Claro que vou dar o desconto por ser o primeiro livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá! Sou leitora nova aqui do seu blog, descobri ele procurando por uma resenha de "O Corvo" e vendo os outros artigos e livros que foram resenhados simplesmente me apaixonei! Desejo muito ler A Sereia, creio que será o próximo livro que eu comprarei. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...