[Resenha] Versos Sombrios - Bianca Carvalho


"O bem e o mal conectados por palavras e um destino"
A segunda carta de Lolla Dewitt é revelada, com seu último desejo para Cailey DeWitt.
Cailey tem o dom das palavras. Quando escreve, ela consegue transmitir sentimentos, se conectar com a história de qualquer pessoa e até curar corações partidos. Porém, seu dom pode se tornar um pouco mais obscuro que isso.
Lolla pede que ela envie uma de suas belas poesias a Jayce Hernandez, um detetive amargurado que (...) se afundou em escuridão. Por mais que Cailey não o visse com bons olhos, atendeu ao pedido da avó, e sua mensagem trouxe uma nova esperança para o policial.
Contudo, Jayce logo tem a oportunidade de retribuir a ajuda de Cailey, que se vê perseguida por um assassino perigoso, capaz de se comunicar telepaticamente com ela através de seus textos. Tentando se salvar de um homem obcecado, Cailey precisa contar com Jayce para proteger-se. Mas o que ela não contava era que os segredos que iria descobrir poderiam mudar sua vida para sempre.

Série: Trilogia das Cartas - Vol. II
Editora/Ano: EraEclipse/2012
Categoria: dark romance, policial, sobrenatural

* Livro cedido pela Editora EraEclipse


Olá pessoal, tudo bem?

Quem aí curte um bom romance policial, cheio de mistérios, com um assassino inteligente e bem construído? E quem curte leituras sobrenaturais, mas sem criaturas fantásticas, apenas pessoas com dons especiais? Se você respondeu sim as duas perguntas, a Trilogia das Cartas, de Bianca Carvalho é para você.

Composta pelos livros Jardim de escuridão (resenha), Versos sombrios e Sabores mortais, a Trilogia das cartas nos apresenta a família DeWitt, conhecida por seus dons especiais. No início do primeiro livro, fomos apresentados a Lola DeWitt, que era clarividente, e deixou uma carta para cada uma das três netas que criou como, antes de morrer. Mas cada carta tem uma data específica para ser entregue, e agora foi o momento de conhecermos a segunda carta, entregue a sua neta caçula, Cailey.

Cailey é a mais jovem das DeWitts, e sempre aparentou ser uma moça frágil, delicada, um tanto quanto irresponsável e que precisava de cuidados. Ela tem baixa autoestima, que foi estimulada pela visão de que sua única qualidade era a beleza física, o que fez com que ela sempre se relacionasse com os caras errados, numa busca desesperada por amor. Dessa forma, sua irmã e prima mais velhas, Faith e Tatianna, sempre se sentiram responsáveis pelos cuidados e bem estar da mais nova, principalmente após Cailey sofrer um estupro, o que a deixou a beira de uma profunda depressão.

Cailey tem o dom da escrita. Quanto está escrevendo, ela consegue visualizar vários acontecimentos da vida do destinatário de sua mensagem e escrever as palavras exatas para chegar a seu coração e afetar suas emoções. E é justamente isso que sua avó, Lola, pede em sua carta. Pede que ela escreva uma poesia para Jayce Hernandez, um detetive amargurado, que afundou no vício do álcool após uma terrível perda. E suas palavras têm um efeito mágico sobre o policial, literalmente salvando sua vida e criando um forte vínculo entres os dois.

Escrever, para Cailey, era pura e simplemente derramar um pouco de si mesma, abrir-se para a imensidão, revelar-se a um mundo que pertencia apenas a ela mesma, conhecendo-se a cada sílaba, cada rima, cada estrofe que se unia, em um casamento simétrico e melódico. Por isso, buscava as palavras dentro de seu coração, como se elas fossem atraídas por sua mente por meio de mágica.
Pág. 113

Ao voltar ao trabalho, Jayce se depara com um novo caso, que logo percebe estar ligado a Cailey. O assassino, a quem apelidam de Poeta Sombrio, tem um dom semelhante ao dela, porém, suas poesias despertam sentimentos negativos e causam sofrimento ao destinatário. E enquanto investiga o assassinato de uma jovem, e o desaparecimento de outra, ligadas ao Poeta Sombrio, Jayce também se divide entre o medo de que algo possa acontecer a Cailey, que parece ter uma conexão mental cada vez mais forte com o poeta, que tem afetado sua saúde.

Esse é o terceiro livro que leio da Bianca, e mais uma vez ela me conquistou pela sua narrativa policial. A construção dos crimes, a condução da investigação e a construção e motivações do Poeta Sombrio como vilão são todos muito bem feitos e conduzidos. O elemento sobrenatural do livro só deu um toque a mais, e foi mais presente aqui do que no anterior. A conexão mental entre Cailey e o Poeta, que permite que até mesmo tenham acesso à memória e controlem a escrita um do outro foi muito legal, assim como o desfecho e as revelações finais. Surpreendente! Sem dúvida, tudo envolvendo o Poeta está entre as melhores partes do livro!

"Bela Cailey... Suas palavras são mágicas; seus sentimentos ecoaram em meu coração. Agora você tem a morte nas mãos. E nossas almas estão conectadas por versos sombrios. Jamais a esquecerei."
pág. 52

Porém, assim com no livro anterior, não consegui me conectar muito com o casal protagonista. Individualmente, a construção dos dois foi legal, principalmente pela bagagem emocional pesada que carregam. O abuso físico e sexual sofrido por Cailey sempre fará parte de sua vida, por mais que ela aprenda a voltar a ser feliz. Porém, como casal eles deixaram a desejar, e não consegui me convencer daquele amor profundo entre Cailey e Jayce, além de ter achado o romance rápido demais. Sem falar que achei algumas atitudes de Cailey muito irresponsáveis e inconsequentes, acho que ela se expunha demais, para alguém que tinha um assassino perigoso atrás de si!

O livro é narrado em terceira pessoa, o que foi ótimo, pois nos permitiu passear nos diferentes cenários, e acompanhar melhor as investigações do caso, além de conhecer os personagens. Os capítulos são longos, mas há várias quebras, que tornam a leitura mais agradável. A capa é simplesmente linda demais! E toda contextualizada, pois o ambiente retratado, com os origamis e tudo mais, tem um significado importante na trama. A diagramação é muito bem feita, com papel mais escuro, dando um ar sombrio ao livro, e os capítulos são denominados Versos, e cada um traz um pequeno verso mesmo. A revisão está muito boa, tendo apenas poucos erros que não comprometem a leitura e compreensão.

Enfim, Versos sombrios é um livro bem escrito e que consegue surpreender o leitor. E já não vejo a hora de conferir o último livro da série, Sabores mortais, que terá Tatiana como protagonista.

Beijos

9 comentários

  1. Então esse livro foi escrito pra mim que adoro os requisitos citados acima rsrs. O mistério me envolve quanto mais leio mais quero ler para desvendá-los. Achei diferente esse dom da Caily de poder ajudar com suas palavras escritas, pena que por outro lado tem alguém que faz o contrario. Adoro quando os casais combinam são feitos um para o outro, pena que nesse quesito parece que não é bem assim.

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada por lviros policiais, acredito que quando eles são bem escritos deixam o leitor arrepiado.
    Não conhecia o livro da Bianca e curti muito a dica dele.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler e comentar na sua resenha do primeiro livro dessa trilogia, muito boa por sinal. Também li Horas noturnas e simplesmente amei. Estou curiosa para ler mais coisas da Bianca, ela é muito talentosa e consegue envolver completamente os leitores. Não sei se vc soube mas a autora escreveu dois contos para essa série.
    Enfim amei saber sua opinião sobre esse segundo livro e que pena que os casais não te envolveram, mas a história em si sim. Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Gente do céu, eu olhei de relance e achei que era sobre o livro Noiva Fantasma a resenha. A capa é idêntica, espero que seja apenas uma coincidência. A premissa até me chamou a atenção, mas o fato de ser uma série me faz evitar a leitura no momento. Tenho muitos livros acumulados, aí se acrescentar uma série a ela, morro e não termino de ler.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia essa série ainda e estava procurando um bom livro com romance e policial para ler, com certeza vai ser esse!
    Adoro que seja sobrenatural também, gostei muito da Cailey e quero saber um pouco mais sobre essa história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Eu lembro de vc falando que o livro é bom mesmo, eu ja tinha visto mais nem sabia do que era na verdade.
    Acho que era um terror e tal, mas pelo visto a historia é bem interessante e amoo um romance policial.
    Fiquei interessada na Trilogia das Cartas e a capa está linda.
    Adorei a resenha e agora sei o que me espera no livro.
    Acho que vou gostar mto.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. OOi
    Não conhecia a obra, o livro parece até legal para quem curte os gêneros, mas com não gosto muito vou deixar essa dica passar haha

    Beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Bru tudo bem, desde a leitura de Horas noturnas e Jardim da escuridão eu gostei muito da escrita da Bianca Carvalho, bem construída e envolvente. Sabores mortais deve ser bem legal, ainda mais por que essa irmã é bem cabeçudinha. Curiosa para ler. Bjkas

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruninha, sua linda, tudo bem?
    Eu respondei sim para as duas perguntas, risos... Conheci a autora em um evento literário, ela é um amor mesmo, é muito simpática. Adorei o dom que ela tem, super diferente e lindo!!! Mas depois fiquei apreensiva quando você disse que o assassino tem o mesmo dom. Nossa, já pensou, se fosse na vida real, quando mal ele poderia fazer? E quantas pessoas iria atingir rapidamente? Chega a ser assustador, ainda bem que é so ficção, risos... Que pena que como casal eles nã convenceram. Mas no todo, acho que irei gostar muito desse livro. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...