[Resenha] Meio Rei - Joe Abercrombie

Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro. Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.

Título Original: Half a King
Série: Mar Despedaçado #01
Editora/Ano: Arqueiro/2016
288 páginas
Skoob

* Livro cedido pela Editora Arqueiro.

Oi gente, tudo bem com vocês?

Finalmente eu li um livro do Joe Abercrombie, desde que fui no evento sobre literatura fantástica da Arqueiro eu fiquei muito curiosa para conhecer os livros desse autor, nunca li nenhum livro de fantasia parecido com esse, e a experiência foi muito boa. Se você gosta de fantasias desse estilo, sugiro que de uma chance para a escrita desse autor.


Yarvi é o filho caçula do rei Uthrik, diferente do seu irmão ele não é um guerreiro, por ter nascido com uma deficiência em sua mão ele decidiu que renunciaria aos seus direitos de príncipe para se tornar ministro. Ele estudou muito tempo para isso e quando a sua prova já tinha sido marcada seu pai e seu irmão são mortos em uma batalha e ele acaba sendo obrigado por sua mãe e seu tio Odem a assumir o seu lugar de Rei de Gettland.

Yarvi sempre foi considerado fraco e inútil, um homem deveria ser capaz de lutar segurando uma espada e um escudo e por ser maneta ele nunca foi capaz de fazer isso. Ele não conhecia nada sobre guerras e os seus guerreiros não o respeitavam, ele só tinha a ajuda do seu Tio Odem e a esperança que não terminaria morto em uma batalha como o seu pai o seu irmão.

- Escute, Yarvi, e escute bem. Você é o rei. Pode não ser o rei que desejávamos, mas é o que temos.Agora todas as nossas esperanças estão depositadas em você, que está à beira de um precipício. Você não é respeitado. Tem poucos aliados. Deve se casar com Isriun, a filha de Odem, como seu irmão iria fazer. Está tudo combinado.
pg. 17

Agora Yarvi está em busca de vingança, mas para isso ele vai ter que consegui superar seus medos e suas fraquezas. Ele nunca precisou fazer nada sozinho, ele é fraco e não tem nenhum conhecimento necessário para sobreviver nas suas atuais condições, até ele perceber que vai precisar de ajuda de pessoas que ele nunca pensou que fossem se aliar a ele.

A história tem um clima bem pesado, no meio da selvageria dos guerreiros nas batalha e a escravidão em navios Yarvi vai ter que aproveitar todas as chances de usar o seu conhecimento de aprendiz de ministro, e deixar de ser o garoto ingênuo que sempre se escondeu das guerras, se quiser conseguir cumprir o juramento que fez.  

Uma vez, depois que seu pai havia batido nele, furioso, a mãe o encontrara chorando. O tolo bate, disse ela. O sábio sorri, observa e aprende.
Depois bate.

pg. 90

Joe Abercrombie escreve muito bem, diferente das fantasias que eu estava acostumada, o autor construiu um mundo fantástico repleto de crueldade, além de abordas a escravidão de maneira muito real, as cenas parecem ser tão reais que eu me senti dentro de uma batalha, e quando o pior acontece não existe uma maneira fácil de resolver as coisas.

O ritmo de leitura é um pouco lento, no início eu sempre confundia os nomes das cidades ou dos personagens, mas depois me acostumei. A diagramação do livro é simples, a revisando está bem feita, as páginas são amareladas e no final do livro a editora divulgou a capa dos próximos livros da trilogia, Meio Mundo e Meia Guerra são protagonizados por personagens diferentes.
Beijos.

7 comentários

  1. Não sou fã de livros de fantasia, ainda mais num clima pesado como este livro mostra sabe? Guerra, selvageria, não é muito minha praia.
    Mas acredito que para quem gosta do gênero, certamente é um bom livro.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Elen, tudo bem?
    Nós pedimos esse livro para ser resenhado no blog, mas ficou com o colunista. Eu gosto de fantasia, mas prefiro os mais leves. Sempre que eu tento começar a ler uma fantasia, desses que eram publicados pelo antigo selo Saída de Emergência, eu sempre empacava e não conseguia terminar. Sou aquele tipo de pessoa que fica confusa com tudo e acaba se perdendo no meio da história, então acabei desistindo. hahahaha. Porém, sou doida para ler algo do Joe, então talvez eu de uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Elen tudo bem, apesar de ter uma premissa que chama atenção, eu li muitas resenhas que me deixaram confusa a respeito do andamento do livro, mas vc tbm achou ele lento, e foi uma opinião unanime. Mas mesmo assim quero ler. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ola Elen eu amei esse livro, fiquei encantada como o protagonista cresceu no decorrer do livro, com toda dificuldade que encontrou. A escrita do autor fluiu muito bem. Não vejo a hora de ler a continuação. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse livro, afinal amo livros de fantasia. E sinceramente, quanto mais sangue, melhor. Hahahahaha...
    Adoro livros de fantasia justamente por mostrarem um universo completamente diferente, lutas fantásticas e tramas complexas.
    Eu pensava inicialmente que os 3 livros estariam interligados de alguma forma, mas só vou saber mesmo depois de ler pelo menos o segundo.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  6. Tô louca para ler esse livro. Tenho lido muitos comentários positivos sobre ele. Adorei sua resenha, especialmente por você ter mencionado que o autor aborda os temas de forma mais realista... admiro muito isso, gosto de ser inserida nos cenários da história - leitora assídua de Stephen King falando hahahaha - e se você pôde se sentir dentro das batalhas, tenho certeza que essa leitura vai ser ótima.
    Quanto a confusão com nomes de personagens e lugares, é perfeitamente normal, acontece nas melhores histórias hahahaha, é assim que sabemos quando o autor realmente soube construir seu universo.
    Enfim... adorei!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Estou morrendo de vontade ler esse livro porque ele tem todos os elementos de um livro que fantasia que eu amo. Adorei que, mesmo sendo um livro de fantasia, os temas são abordados de maneira realista.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...