14 de fevereiro - Dia do Amor e da Amizade

Amor, ah o amor




14 de fevereiro é o dia da Amizade e o Dia Internacional do Amor (Valentine's Day), é  é considerada em muitos países do mundo como o Dia dos Namorados.



Origem

Existem três relações principais que ligam a data as questões do amor:

Roma Antiga - Marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza).

Idade Média - dizia-se que a data era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).

São Valentim - santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais. O Imperador Romano Cláudio II proibiu a realização de casamentos durante seu governo, alegando que os solteiros eram melhores combatentes. Não concordando com tal ordem, o bispo romano Valentim e continuou a celebrar matrimônios e inclusive se casou em segredo. A descoberta destas práticas levou Valentim a ser preso e condenado a morte, e durante o tempo na prisão ele muitos jovens jogavam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor, dentre eles uma jovem cega, que conseguiu permissão par visitar o bispo. Os dois se apaixonaram e a jovem, milagrosamente, recuperou a visão. Antes de morrer o bispo Valentim escreveu-lhe uma carta de amor com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada nos países que adotam a data como dia dos namorados. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270.
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.
William Shakespeare



O dia dos namorados

O dia de São Valentim (The Valentine's Day) é uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito vem se estendendo a muitos outros países. É um dia no qual é comum a troca mútua de recados de amor e objetos simbólicos, como cupidos e silhueta de um coração.






No Brasil, o dia dos namorados é comemorado no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, considerado o santo casamenteiro.




Nenhum comentário

Postar um comentário

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...