Conheça Os Karas (Selinho Campanha de Incentivo a leitura)

Olha pessoinhas do meu coração!
Recebi esse Selinho (TAG) do blog Garota Liber e adorei. Acho que já disse aqui que adoro receber Tags, e ler as dos outro blogs, rs. E esse selinho é super legal porque é tem como objetivo o incentivo a leitura.

Primeiro, as regras:

-Postar o laço no blog;
-Indicar 10 blogs;
-Avisar os blogs indicados sobre o Meme;
-Responder a pergunta: "Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?";
-Comentar no blog que te indicou o meme.

Logo que li a Tag e vi que o motivo era incentivo a leitura, me veio em mente duas séries que li na adolescência, a série Os Karas, de Pedro Bandeira e minha paixão Harry Potter, que me acompanhou da adolescência até a vida adulta. A duas séries são infanto-juvenis, e portanto tem como público alvo os adolescentes. Apesar de que a escrita de Harry Potter foi amadurecendo de acordo com o envelhecimento dos personagens e leitores. Mas, e um Mas bem grande, o fato de serem infanto-juvenis não significa que tenham que ser lidos apenas por adolescentes. Eu mesma sempre leio livros infanto-juvenis e adoro.

Como Harry Potter já é muito conhecida, resolvi falar aqui de Os Karas, uma série nacional publicada pela Editora Moderna.

Série Os Karas
Esta série há anos vem sendo muito bem recebida por adolescentes dos 10 ou 11 anos até 16 ou mais. Reúne as aventuras protagonizadas pelo grupo "secreto" dos Karas, o avesso dos coroas, o contrário dos caretas! São aventuras mirabolantes, bem do jeito que viaja a imaginação dos jovens brasileiros. (siteBiblioteca Pedro Bandeira)

Eu li a série quando tinha uns 15 anos, e imagino que muitas pessoas da minha faixa etária (a turminha dos 20 e poucos a 30 anos) a conheçam, porque era febre na escola e costumava ser indicado pelos professores como leitura para aulas. Essa é uma série de sucesso no país, apesar de que, atualmente, já não seja tão conhecida entre os jovens, como era até uns dez anos atrás.
Pedro Bandeira, autor da série
Fonte da imagem: Site Biblioteca Pedro Bandeira
Os Karas é um série de ação e aventuras, tendo como cenário nosso lindo Brasil Garanil, em uma narração ótima de Pedro Bandeira. Os livros são protagonizados por um grupo de adolescentes que se metem e várias aventuras, ao resolver investigar algumas situações misteriosas, e sempre desvendam os crimes.

O grupo, composto por Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí, é bem heterogênico, onde cada um acaba por assumir papeis definidos, baseados em suas melhores habilidades e características. Assim, Miguel é o líder; Crânio, como o nome indica, é o inteligente do grupo; Calú, o mais bonito do grupo e da escola, é o mestre dos disfarces e um ótimo ator; Magrí, a única menina do grupo, é uma atleta, e portanto super ágil fisicamente; e Chumbinho, o caçulinha da turma, é o mais mais corajoso e impulsivo.

Conheçam um pouco os livros:

1) A Droga da Obediência (1984)
Um grupo de jovens enfrenta o mais diabólico dos crimes!
Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes – os Karas – enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a Humanidade aos seus desígnios através de uma perigosa droga que está sendo testada em alunos dos melhores colégios de São Paulo…




2) Pântano de Sangue (1987)
Miguel, Crânio, Calú, Chumbinho e Magrí – os cinco adolescentes que formam o grupo dos “Karas” – enfrentam problemas éticos e tomam consciência e partido em questões sociais. Suas aventuras já se consagraram no gosto do adolescente brasileiro, alimentando suas emoções justamente no momento em que o jovem está entrando na fase do domínio do pensamento reflexivo e do idealismo. A turma dos Karas luta contra o crime organizado que está agindo no Pantanal de Mato Grosso sob liderança do implacável Ente. Em um enredo fascinante, repleto de suspense do começo ao fim, os Karas envolvem-se na trama criminosa que leva à dramática destruição dos jacarés, dos índios e da natureza.

3) Anjo da Morte (1988)
Os Karas, os cinco adolescentes de A Droga da Obediência, envolvem-se na investigação do assassinato de um grande ator de teatro. Mal sabiam eles que teriam de enfrentar o Anjo da Morte, ex-oficial nazista culpado do massacre de milhares de pessoas em um campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.





4) A Droga do Amor (1994)
O amor por Magrí significará o fim da turma dos Karas?
Um cientista americano, que havia criado a cura para o mal que transformava o sentimento amoroso em morte, é sequestrado no Brasil. Magrí e Chumbinho tentam reunir o grupo secreto dos Karas para investigar esse crime tão tremendo para a humanidade. Mas parece que a turma não está muito unida…






5) Droga de Americana! (1999)
O sequestro de Peggy, amiga de Magrí e filha do presidente dos Estados Unidos, que estava no Brasil para uma exibição de ginástica olímpica, coloca novamente os Karas em ação. Com apenas 6 horas para agir, e desta vez comandados pelo Chumbinho, o menor e mais valente dos Karas, o grupo levará o leitor por caminhos de mistério e suspense.





Como deu para perceber, o primeiro livro da série foi publicado em 1984, antes mesmo de euzinha nascer!!!! Ohhhhh (embora não tenha sido tãoooo antes assim, rs. Mas já disse minha idade uma vez aqui no blog, não precisamos repetir, rs.). Os dois livros seguintes foram publicados ao longo da década de 1980, o quarto em 1994 e o último em 1999, sempre focando o grupo como adolescentes. Então os livros seguem um estilo parecido, no qual a tecnologia ainda não era nada comparado ao que temos hoje, não havia celulares, internet, fazendo com que os jovens resolvam os crimes e mistérios sem nenhum dos métodos super moderno dos quais dispomos atualmente.

E apesar de alguns poderem achar a série um pouco antiga, saibam que ela é bem atual na questão temática. Os assuntos abordados incluem corrupção, drogas, nazismo, tráfico e meio ambiente. Ou seja, questões que, infelizmente, continuam muito atuais.

Resumindo, essa série realmente é muito boa, a leitura flui, e é um uma ótima alternativa para quem está começando a interessar pela leitura!

E os blogs que eu indico para responderem a Tag são:

Bom, é isso aí, e espero que tenham gostado da dica.

Beijos!

Fonte das capas e sinopses: Site Biblioteca Pedro Bandeira 

12 comentários

  1. Obrigada linda, fico feliz de mais uma vez ter se lembrado de mim, e me indicar..
    Valeu mesmo...

    Eu indicaria os livros das séries vaga-lume, que foram o que me acompanharam na infancia e adolescencia..e originaram meu gosto pela leitura..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a série vagalume realmente marcou infancias, rs
      bjus

      Excluir
  2. Minha linda queria te agradecer pelo selinho. Eu já tenho ele, mas ainda não foi postado. Mas quando postar coloco o seu nome. Prometo. Obrigada pelo carinho e por se lembrar de mim viu ?? Beijinhos e fica com Deus querida.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de nada, e vou aguardar a sua dica de Incentivo a leitura, rs
      bjos

      Excluir
  3. Oieee...adorei a indicação. Em breve vou responder lá no blog.
    Os Karas fizeram parte da minha adolescência...esses livros são ótimos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado.
      Os Karas realmente eram muiiito bons, rs
      bjus

      Excluir
  4. Obriagada Bru!! Estamos muito felizes pela sua indicação! Fica ligada lá no blog que em breve responderemos a tag!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado.
      e vou acompanha sim,
      bjus

      Excluir
  5. Oi Bru,

    Adorei a indicação do selinho assim que fazermos no blog aviso você !

    Beijos

    Andressa

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Desculpa pela demora em responder. É mais ou menos "tudo eu" no PL kkkkkkkkkkkkk

    Eu sempre fui LOUCA ALUCINADA pelos Karas. Daquelas que juntava o dinheiro do lanche pra ir no SEBO comprar um livro (pq eu ganhava pouco de lanche =/).
    Sempre amei e continuo amando os Kara, além de 'super' indicar a leitura para qualquer idade.

    Como você 'roubou' minha dica de série, então demorarei para postar alguma, tá?! Mas responderei, assim que possível lá no blog e passo aqui para que você possa conferir a minha dica =)

    Beijos
    Isa
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente marcou época, rs.
      E vou adorar ver a sua dica sim, bjus

      Excluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...