[RESENHA] Nos seus Olhos, de Gabriela Marques

Nos seus Olhos, de Gabriela Marques
Julian é um homem bem sucedido no mundo dos negócios e bem resolvido quando o assunto são as mulheres, apesar de ser muito atraente ele não gosta de romances, não se interessa por declarações e namoros e não gosta de perder tempo com pessoas, sua vida gira em torno de sua empresa e das novas mudanças que o levaram para a chuvosa Londres. Até o dia que uma tempestade coloca em sua vida Camila, uma estrangeira que vê o mundo da forma que poucos vêem, Julian se sente atraído imediatamente, mesmo sem perceber. Mas ela carrega um triste segredo, esse encontro faz com que o mundo e as concepções de Julian mudem completamente, o sentimento desconhecido despertado deixa Julian impossibilitado de ignorá-lo. Não há maior obstáculo do que aquele que nós mesmos impomos, Julian terá que lutar para conseguir manter Camila em sua vida.
 
Categoria: Romance, drama
Lançamento: 2003
Nota (Skoob): 4/5 



Olá amores,

Depois de séculos sem fazer uma resenha, aqui estou! E a escolha do livro para a primeira resenha do mês de junho, não podia ser melhor. A primeira resenha do mês no qual o Meu Mundinho completa seis meses será do livro da primeira autora parceira do blog!!!!
Nos seus olhos é o romance de estréia da paulista Gabriela Marques, e serve como mais uma prova de que nós temos literatura romântica de boa qualidade sim! Como a própria autora frisou, ela lançou o livro como auto publicação, sem um agente ou editor para assessorar e fazer revisão. Então, vejo isso como mais um motivo para parabenizar, porque a obra final focou bem legal.
E repararam nos detalhes da capa? É linda, não é? Foi a primeira coisa que me chamou a atenção no livro, antes mesmo de ler a sinopse, rs.

Então agora vamos lá, a minha leitura comentada do livro!!!!

Nos seus olhos
Doce, sensível, apaixonante!!!

Essas são as melhores palavras para descrever o livro. Agora acho que sempre vou começar as resenhas assim, por três palavras que definição a como foi minha leitura, rs.
O livro conta a história de do empresário americano Julian Dawkins e Camila Guillen, uma brasileira descendente de espanhóis (daí o sobrenome), e esse relacionamento tem como cenário principal a chuvosa, mas envolvente, Londres.
Confesso que o livro foi diferente do que imaginei. A princípio pensei que seria mais um livro nos moldes 50 Tons/Toda Sua, ou seja, um erótico com o mocinho mega rico, poderoso, ciumento e possessivo, que se torna o personagem mais interessante e misterioso da trama. Bom, essa teoria já começou a ser jogada por terra na primeira página, quando percebi que a narração em primeira pessoa seria do mocinho! Isso mesmo, é ele que narra, e nossa mocinha é que é a misteriosa da parada! E o livro não é erótico. Ele tem sim algumas passagens bem sensuais, mas não o classificaria como erótico.
A autora conseguiu criar dois personagens igualmente interessantes e cativantes. Julian é um homem lindo de morrer, rico, bem sucedido e cheio de mulheres aos seus pés. Ele está em Londres a trabalho, construindo uma segunda sede para sua empresa, que tem a sede principal em Nova York. E numa manhã chuvosa e nublada ele vê, da janela de seu escritório provisório, uma jovem andando na chuva, sem sombrinha, capa de chuva e sem dar o menor sinal de intenção de fugir da chuva. Ele fica intrigado, mas também fascinado, pois a moça parecia estar apreciando aquele momento, então ele não aguenta e sai na chuva para ver se está bem, e aí sim fica encantando pela beleza e leveza daquela desconhecida.

— Senhorita você está bem?
— Eu não poderia estar melhor- ela me disse sorrindo tão abertamente, não me lembro à última vez que sorri desse jeito, me intrigando ainda
mais.
— Mas nessa chuva? Você deve estar com muito frio - eu disse dando um passo mais a frente.
— Eu preciso sentir esse frio, preciso sentir a chuva, isso faz com que eu me sinta viva — ela ainda sorria enquanto se levantava, então ela deu um passo à frente ficando muito próxima a mim, ela não era baixa como a maioria das garotas, eu com meus 1.84cm não me senti tão alto, ela estava alguns centímetros abaixo, e sem que eu esperasse ela me abraçou, e eu continuei imóvel, senti o calor do corpo dela e quando dei por mim e ia colocar meus braços a sua volta, ela se soltou.
Capítulo 1

Camila é uma jovem misteriosa, que esconde um triste e sofrido passado, mas que aprendeu a ver a vida com outros olhos e a valorizar as mínimas coisas ao seu redor. Sua visão de mundo fascina Julian, mudando sua própria percepção.

“A vida me ensinou muitas coisas, eu já passei por muitas situações, e descobri que nós devemos ser gratos e celebrar quando tudo está bem, ou mesmo que nem tudo esteja bem, na vida nada é perfeito, mas podemos nos dar ao luxo de celebrar as poucas vitórias ou a paz momentânea que nos é dada.”
Capítulo 1

A princípio pensei que ela era uma jovem bem resolvida, que chegou a essa nova percepção de vida depois de vários problemas, mas que estes já tinham ficado para trás. Logo em seguida vamos vendo que não é assim. Camila ainda carrega muitos traumas, e o fato de conseguir ver o lado bom da vida já é um avanço, mas não significa que ela já esteja pronta para se comprometer em outros níveis, além da amizade. Assim, ela e Julian começam a ter uma relação de muita proximidade. Da parte dela é uma bela amizade (embora no fundo, no fundo, ela já devia saber que não era só isso), enquanto ele enxerga como algo mais, e se vê apaixonado.
Apesar de mandão, cuidadoso e possessivo, o Senhor Autoritário, como Camila o chama, não é o tipo de mocinho invasivo, que pressiona a mocinha, faz mil e uma investigações para descobrir os segredos que ela não quer contar e impõe o tradicional “temos um caso, mas não um relacionamento” ou o “Você vai ser minha namorada e tem que confiar em mim”. Não, ele entende que ela tem segredos, que não gosta de falar do passado, nem de sua vida pessoal, e o que ele faz? Ele respeita! Espera que ela se abra, mostra de todas as formas que ela pode confiar nele, e que não é ruim se relacionar. E vai conquistando não apenas a Camila, mas também os leitores.
O livro é de uma sensibilidade incrível, adorei a forma como os temas foram abordados, e os motivos dos receios da Camila são muito bem fundamentados e reais. Os dois personagens são cativantes, fortes e interessantes. Não dá pra falar mais do que isso, senão entrega o enredo, mas há vários outros personagens interessantes, e o desenrolar da história do casal e do passado da Camila foram muito legais.
E bom, não podia faltar aquela tiradinha sobre os preconceitos contra brasileiros. Afinal, não é incomum algumas pessoas na Europa e Estados Unidos terem uma visão errônea e preconceituosa do Brasil. E eu adorei a resposta da Camila! Muito digna! Para não entregar muito do enredo, eu tirei a parte narrativa do diálogo, deixando só as falas. E vamos chamar a pessoa que estava conversando com a Camila de “A sem noção”, rs

A sem noção — Acredito que não, eu não gosto de praias e bichos por todos os lados.
Camila – O Brasil não é uma praia, e muito menos uma selva, temos cidades litorâneas como vocês aqui, e a cidade que nasci está entre as dez maiores e mais ricas cidade do mundo, sua falta de informação e pobre noção geográfica devem ter feito você pensar assim — Camila disse em tom educado, mas ao mesmo tempo provocativo
A sem noção — Eu não tenho pouca noção de geografia, minha querida, eu só não tenho interesse em outros países, principalmente os de 3º mundo.
Camila — Bom, e eu não tenho interesse em conversar com pessoas desorientadas.
Capítulo 11

Adorei!!!! Dei altas risadas nessa cena!

Bom, eu estava pensando em uma música que poderia representar o livro e não me veio nenhuma a mente. Então, ontem liguei o rádio de bobeira e estava tocando I knew I loved you before I met you do Savage Garden, e #POXAVIDA!#, a música encaixou direitinho com a história do Julian com a Camila!

Confira a baixo o vídeo legendado!

E quem já leu o livro, tem uma noção do gosto musical da autora, já que ela menciona algumas músicas ao longo da trama. No final, ainda tem uma lista com as músicas que a inspiraram enquanto escrevia. Confira a baixo as canções que fizeram parte do livro (na lista há outras).

Jeff Buckley - Everybody Here Wants You
Gavin DeGraw – Belief
Civil Wars – Poison and Wine
Smiths - There Is a Light That Never Goes Out
Stereophonics - Maybe Tomorrow
Nat King Cole – Unforgettable
Ella Fitzgerald - The Man I Love
Arcade Fire - Ready to Start

14 comentários

  1. Opa, primeira a comentar =)
    Já me interessei por esse livro!!
    Vou procurá-lo depois pra ler
    Confesso que meu interessei veio quando li que quem narra é o mocinho!! Que diferente!!
    Beijoos
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Beta!
      O livro é uma gracinha, e realmente a narração do mocinho foi super legal, rs
      bjus

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Linda primeiramente gostaria de te parabenizar pela sua resenha, pois ficou ótima. Adorei, até porque a história é do tipo de gênero que eu gosto bastante e também fechei parceria com essa autora. Tenho conhecido pessoas maravilhosas que merecem o nosso reconhecimento =]

    Outra coisa linda, queria te pedir mil desculpas pela minha ausencia aqui no seu cantinho, pois eu andei viajando e depois fiquei doente, tive que ir em médicos, enfim...Mas estou melhorzinha. Agora preciso colocar a minha vida em ordem de novo, porque parece que vem mais projetos de AUTOCAD por ai para que eu trabalhe hahahaha...Mas o pior que nem consigo juntar dinheiro, porque toda hora eu gasto com livro por conta do blog, mas enfim...Eu amo, fazer oq né ?? hahahaha...Mas acho que eu deveria uma explicação para vc. Me desculpa de Coraçao tá. Vou fazer o possivel e o impossivel para passar aqui mais vezes.

    Enfim...Agora eu vou indo minha linda.
    Eu ja fiz um comentario aqui umas 3 vezes e nao foi. essa é a quarta...tomara que vá agora (risos)
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Silvanda, obrigada pelo carinho!
      Realmente, o blog tem nos levado a conhecer pessoas incríveis e a conhecer um pouco mais a literatura nacional, isso é ótimo!
      Espero que você já esteja melhor,
      bjus

      Excluir
  4. Parabéns pela resenha! Descreveu exatamente o meu sentimento ao ler esse livro! Aline

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha!O livro é encantador e apaixonante!
    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Ana Paula,
      o livro é fofo mesmo, rs
      bjus

      Excluir
  6. AMEIII, vou procurar para comprar, amooo Londres, e amei a historia... Parabéns ótima resenha...
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e por enquanto o livro só na Amazon, no link que passei
      bjus

      Excluir
  7. O fato de ser literatura brasileira já me chamou a atenção. Quando vi a sinopse e sua resenha, aí é que meu interesse aumentou mesmo, estou pensando seriamente em comprar o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. compra sim, vale a pena. e ainda está super barato, rs

      Excluir
  8. Gostei muito do livro. A autora esta de parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...