[Resenha] A Culpa é das Estrelas - John Green

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.


Título original: The fault in ours stars
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Categoria: juvenil, romance, drama
Nota: 4/5

Olá amores!

Resenha nova no pedaço, mas de um livro que não tem nada de novo, e parecia já ter sido lido por todo mundo, menos eu, :). Trago o top do momento, A culpa é das estrelas, de John Green.

O livro conta a história de dois adolescente que se conhecem em um grupo de apoio para jovens com câncer. Hazel Grace tem câncer no pulmão e é considerada um milagre da ciência, por ter sobrevivido tanto tempo e ter reagido bem a um medicamento experimental que não dava certo pra ninguém. Mas ainda está na lista dos pacientes terminais. Já Augustos Waters está a mais de um ano em remissão, após enfrentar um osteosarcoma, que lhe levou uma perna.

Apesar da questão da doença, esse não é um livro sobre câncer, num primeiro momento. Ele é um romance, que mostra que amores e amizades podem surgir mesmo durante as maiores adversidades. Adorei acompanhar a evolução do relacionamento entre Hazel e Gus, que não é apenas um namoro juvenil, mas também uma linda amizade.

Com uma escrita gostosa, cheia de ironias e com protagonistas sarcásticos, John Green consegue conquistar e prender a atenção do leitor. O livro tem muitas cenas divertidas, os personagens principais tem um senso de humor que chega a ser mórbido, e estão tão habituados à doença em suas vidas, que se acostumaram a fazer brincadeiras e piadinhas relacionadas à morte, com uma naturalidade incrível. Ri demais de algumas dessas piadas.

Acho que meus amigos da escola queriam me ajudar a superar essa fase do câncer, mas acabaram percebendo quem não era possível. Pelo simples fato de que não era uma fase.
Pág. 47

Mas, A Culpa também nos faz chorar, e muito! Já estou preparando o lenço para conseguir encarar essa história nas telonas, :).

Gostei muito do trabalho da Intrínseca. A diagramação está muito bem feita, as páginas são amareladas, e não percebi a presença de erros de revisão. E a capa, apesar de seguir um padrão mais básico, é linda. Li o livro na capa original, azul, mas a capa-filme também está linda, e olha que geralmente eu não curto muito as capas-filmes.

Ok.
Ele respondeu:
Ai, meu Deus, pare de flertar comigo!
Pág. 97

Porém, apesar de ter gostado muito do livro, e me encantado com os personagens, A Culpa é das Estrelas não foi o melhor livro que eu já li na vida. Acho que não devia ter demorado tanto para ler, porque criei expectativas altas demais, com base em todas as resenhas que li e tudo que ouvi, e esperava um livro que fosse mudar a minha vida. O que não foi o caso. Porém não pensem que isso diminui o livro, porque não. Ele é lindo, realmente maravilhoso e vale a pena ser lido e sentido. E foi o responsável por alguns dias de ressaca literária na minha vida, rs.

Recomendo muito a leitura, principalmente agora, com o filme prestes a ser lançado. Acho que vale a pena ler antes de assistir. Não deixem de conferir, e preparem os lenços. Vocês vão precisar.

Ok?

Um grande beijo

.

30 comentários

  1. Ahhh John Green

    Como não amar?
    Linda a resenha!!!! :)
    Beijos
    Isadora

    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por incrível que pareça nunca li nada do Jonh Green... E tenho muita vontade de ler todos os livros dele.

    beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não tinha lido nada até ACEDE, rs
      muito bom,
      beijos

      Excluir
  3. Oie,
    não curti muita este livro, achei trite demais e com toda certeza não é meu estilo de leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna.
    Li A culpa é das estrelas e não gostei tanto assim... Também estava com expectativas bem altas e talvez isso tenha prejudicado um pouco. Não chorei litros como a maioria das pessoas também. Mas, foi uma leitura ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pamela, eu chorei bastante, achei lindo, mas esperava mais :(
      beijos

      Excluir
  5. Oi Bru concordo completamente com voce. Também achei o livro lindo e maravilhoso, mas não foi tudo aquilo. Talvez porque também criei expectativas demais. Tantas pessoas enlouquecidas por causa do livro que achei que iria gostar mais.
    Mesmo assim o livro é tudo de bom. Sua opinião é igualzinha a minha.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, A Culpa é Das Expectativas, rs.
      talvez se tivéssemos lido bem antes, teríamos gostado mais

      Excluir
  6. Ok Ok Ok Ok Ok Ok Ok Ok! Esse livro é um dos melhores que já li na vida. Simplesmente apaixonada por ele e ainda pretendo reler esse mês antes de assistir ao filme. A história da Hazel e do Gus é incrível e a escrita do João Verde é tão emotiva!!! Amo dmeais

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok!
      Eu li bem perto do lançamento, então a história vai estar fresta na memória, rs

      Excluir
  7. Eu amei este livro pois quando li estava com a ideia fixa de que seria um livro idiota e sem conteúdo, mas mordi a língua rs. Bjs ♥

    http://sobangulos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro é lindo e maravilhoso, impossível não se apaixonar. Nem há muito o que falar, essa obra dispensa comentários.
    Amei a resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que não consigo ler esse livro... sou uma manteiga derretida *-* todos mencionam que esse livro faz chorar litros e litros.
    Mais tem uma historia linda mais com toda a certeza vou ler esse livro deve ser maravilhoso *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirellle, ele faz chorar sim, muiiito mesmo, rs
      beijos

      Excluir
  10. Oi Bruna, A culpa é das estrelas foi levado pelas pessoas no tom dramático do romance por isso foi essa febre, se esqueceram o quanto é difícil lidar com a vida cheia de obstáculos do câncer, eu me emocionei muito pelo livro, pois ele tem uma mensagem bem singela ele é bom pela simplicidade, seu resenha está perfeita!
    bjlas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani
      eu também amei a mensagem do livro
      beijos

      Excluir
  11. Oi Bru! Ainn ressaca literária? é pouco quando li este livro, fiquei dias mesmo só pensando nele e como ele partiu meu coração em milhões de pedacinhos =( Chorei tantoooooooooooo

    Historia linda e tocante, sem igual por enquanto =/

    E com certeza vou esta presente no cinema para acompanhar esta historia maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinema Sim ou Com certeza? Só não vou na estreia, porque não vai ser possível, rs
      beijos

      Excluir
  12. Esse livro é muito bom mesmo. Eu protelei muito pra lê-lo, justamente por falar sobre adolescentes com câncer. Achei que era depressivo demais pra mim, mas acabei me surpreendendo com esse humor mórbido e sarcástico que você comentou. Também me peguei rindo de algumas piadas deles. Só não chorei, pois acho que sou "insensível" demais pra isso. kkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk, pois eu sou manteiga derretida! Choro sempre, rs
      beijos

      Excluir
  13. Oiee

    Sou suspeita a falar porque amor esse livro e passa uma lição tão linda :)

    Super ansiosa para ver nas telonas :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Dressa,
      super ansiosa pelo filme
      beijos

      Excluir
  14. Livro lindo e perfeito
    Feito pra chorar e se apaixonar
    Amei muito o livro

    ResponderExcluir
  15. Li ACEDE e chorei bastante e realmente não é o melhor livro do mundo, mas pode ser classificado como um que merece ser lido por todos que apreciam uma boa literatura jovem-adulto com muito humor, sarcasmo e surpresas. Estou super ansiosa pelo filme! Espero não me decepcionar. Ela Escreveu ♣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele merece a classificação de "merece ser lido por todos", eu esperava um pouco mais, mas isso não tira a grandeza do livro
      beijos

      Excluir
  16. Eu ainda não li A culpa é das estrleas e assim como você tenho muitissimas expectativas sobre o livro, principalmente poruqe só leio ótimos comentários sobre ele. Espero que não me decepcione... rsrs
    Consegui um empréstimo e já estou mais que ansiosa pra conhecer bem a hitória de Hazel e Augustus.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Raquel, se decepcionar, acho difícil. O que pode acontecer é o filme não anteder todas as suas expectativas, como foi o meu caso
      beijos

      Excluir
  17. Oi, eu li esse livro recentemente e adorei, a historia é linda, as pessoas sempre falavam muito dele, mas eu não estava muito ansiosa para ler e confesso que no começo a leitura não estava fluindo, mas depois pegou o jeito e eu amei o livro, não vejo a hora de poder ver o filme, adorei a resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Comecei a ler ACEDE, e estou me preparando para chorar. Por ver muitos comentários positivos sobre ele tenho medo de que ele não seja isso tudo e me decepcione. Não por ele não ser bom, mas porque já criei muitas expectativas sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. novamente, A Culpa é das Expectativas, kkkkk
      beijos

      Excluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...