[Resenha] A extraordinária garota chamada Estrela - Jerry Spinelli

A garota chamada Estrela. Ela é tão mágica quanto o céu do deserto. É tão estranha quanto seu rato de estimação. É tão misteriosa quanto seu próprio nome. Com um simples sorriso, ela captura totalmente o coração de Leo Borlock. Com sua alegria, ela incendeia uma revolução de liberdade e autenticidade no espírito de sua escola. No começo, os colegas encantam-se com ela por tudo o que a faz ser diferente. Mas isso começa a mudar, e Leo, apaixonado e apreensivo, percebe que a única coisa que pode salvá-la das críticas é a mesma que pode destruí-la: ser alguém comum. Nesta celebração do inconformismo, o premiado Jerry Spinelli tece um conto tenso e emocional sobre os percalços de precisar ser popular e da emoção e inspiração do primeiro amor.

Título Original: Stargirl
Série: Stargirl#1
Editora: Gutenberg
Ano: 2014
Categoria: Juvenil
Nota: 5/5

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje tem resenha, e é de um livro super lindo, com uma mensagem bem profunda em apenas 192 páginas: A extraordinária garota chamada Estrela.


Estrela, a nova uma aluna da escola de Leo, é super diferente de tudo que os alunos já viram. Além do nome atípico, ela se veste de forma estranha, tem um rato de estimação, está sempre ajudando todo mundo, canta parabéns para os aniversariantes no refeitório, e tem uma alegria fora do normal.

A chegada da jovem ao colégio causa um rebuliço danado. Em um primeiro momento, vem a estranheza. Então ficam encantados com seu jeito autêntico, começam a imitá-la e a convidam para ser líder de torcida. E por fim, quando algumas atitudes de Estrela vão contra os desejos do grupo, vem a rejeição, representada por um gelo e política de silêncio absurda.

O livro é narrado por Leo, que na primeira metade da história é apenas um observador, e vai contando o que acontece na escola e com Estrela. Então ele percebe que ela está interessada nele, e os dois se envolvem. Só aí temos Estrela, que é a protagonista e estrela maior de todo o livro, como uma personagem realmente atuante, com diálogos para os leitores. Até esse momento, nós apenas a víamos pelos olhos de Leo. Porém, a rejeição que Estrela sofre na escola acaba por atingir Leo, e esse se vê na difícil posição de escolher o que é mais importante: Estrela ou os outros.

você dá mais valor ao afeto de quem? Ao dela ou ao dos demais? O Señor diz que tudo acontecerá a partir daí.”
págs. 111-12

Estrela é uma jovem encantadora e autêntica, e retrata bem a imagem do altruísmo. Então, não é de estranhar que tenha sido vítima de práticas de bullying tão pesada. Eu realmente me comovi com as situações vividas pela protagonista. Já Leo é um adolescente tímido, que tem boas intenções, porém ainda é muito imaturo. Algumas atitudes dele me irritaram muito, mas eu compreendo, pois ele é jovem e tem medo da reprovação social e de ser ignorado por seus colegas.

Algumas questões importantes são colocadas, como “Vale a pena abrir mão de que se é de verdade, para ser aceito pelos outros?”, “Quanto a opinião alheia é importante para sua vida?”, e “quanto a opinião e oposição social pode prejudicar suas decisões e sua vida?”.

Para mim, que tive algumas aulas com professores incríveis de sociologia, foi impossível ler esse livro sem fazer associação com a matéria, em especial as questões relacionadas a 'coerção social' e 'poder dos grupos', mas fiquem tranquilos que não vou entrar nesse debate acadêmico aqui, rs. Mas acho que foi por isso que achei a narração do livro incrível! A narração em primeira pessoa feita por Leo reflete dois tipos de opinião, a dele, enquanto indivíduo (e um indivíduo apaixonado pela Estrela, diga-se de passagem), e a opinião do grupo, pois muitas vezes, as coisas que ele dizia e pensava nada mais eram que um reflexo do que os demais também estavam pensando, e nesses momentos, ele geralmente utilizava construções utilizando o plural representando o “nós” e não “eu”. E o mesmo vale para suas atitudes.

Nós queríamos defini-la, etiquetá-la como fazíamos uns com os outros, mas não conseguíamos ir além de “esquisita”, “estranha” e “patética”. O jeito dela nos tirava dos eixos.
Pág. 19

Ela era uma luz flexível: brilhava em cada esquina do meu dia.
Ela me ensinou a me divertir. Ensinou-me a refletir. Ensinou-me a rir.
Pág. 114

A extraordinária garota chamada Estrela é um livro realmente especial, e passa uma mensagem bem profunda. Está muito bem escrito e a leitura flui sem percebermos. A diagramação da Gutemberg é simples, porém muito bem feita, com papel amarelado e fonte agradável. Sem falar na capa, que é super fofa.

Recomendo demais a leitura. Esse é um livro ideal para todas as idades.

Beijos



.

30 comentários

  1. Oi, Bru, tudo bem?

    Eu deveria estar dormindo, afinal, amanhã iremos nos conhecer, mas to eu aqui =P huahuahuahua. Adorei a sua resenha. Imagino que o livro deve ser bem emocionante. Vou ficar de olho nele na Bienal.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindo mesmo, recomendo muito
      beijos

      Excluir
  2. Ola
    Adorei a premissa do livro, deve ser mesmo um livro muito bom, confesso que nao curti muito a capa nao... mas parece ser muito bom. Fiquei curiosa para conhecer a historia e acho que vou amar os personagens. nao sei pq acho q vou chorar lendo kkkkkkkkkkk
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa tem uma razão de ser, o desenho aparece no livro,rs
      beijo

      Excluir
  3. Ah todo mundo fala deste livro. Nunca vi nenhuma resenha negativa.
    A história parece ser cativante mesmo e deve ser uma leitura gostosa, já que o livro é bem curto.
    Espero poder ler ele, e gostar assim tanto quanto você.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a história é linda mesmo, recomendo muito
      beijos

      Excluir
  4. Oi Bruna, já tinha ouvido falar muito bem desse livro, mas não me batia o interesse, vi ele na saraiva uma vez mas não me interessei, mas agora lendo com calma o que o livro nos passa vou correndo comprar o meu, e ótima resenha viu...

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  5. Oie...
    Ainda não li o livro, mas fiquei bastante curiosa para ler!!!
    Tenho ele, mas ainda não tive oportunidade de ler... sempre aparece algum que eu queira ler mais rsrsrs
    Parece ser uma leitura muito agradável!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru
    Eu morro de vontade de ler esse livro. As questões que você apontou nele me chamaram muita atenção, acho que livros que abordem esse tipo de coisa deviam ser lidos por todos os jovens. parece ser um livro muito fofo. beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna.
    A extraordinária garota chamada Estrela parece ser um livro ótimo, que nos faz refletir sobre as nossas ações, como tratamo as pessoas e os dilemas pessoais sobre a nossa imagem perante aos outros.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro!
    A capa é bem simples, mas gostei.

    ResponderExcluir
  8. Bruna!
    Interessante mesmo o livro ser escrito pelo visão do Léo que apesar de ser apaixonado por Estrela em certo momento se posiciona como grupo.
    Não se deve mesmo duvidar da posição de um grupo de pessoas unidas por uma mesma ideia ou pensamento... tanto eleva como rebaixa.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também adorei essa narração pelo Léo, acho que deu mais profundidade ao assunto,
      beijos

      Excluir
  9. Adoro quando livros têm esses tipos de perguntas que nos levam a pensar na própria vida.
    Não conhecia ainda mas me bateu aquela curiosidade, até porque eu não li nada desse autor ainda e capa é bem linda!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho a maio curiosidade de ler este livro. Parece ser um bom livro.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto uma linda resenha sobre o livro e agora a sua me conquistou, vou ficar de olho nele, quero muito ler!

    Adorei Bru!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Acho um máximo esses livros que abordam temas interessantes (bullying, aceitação, sociedade, etc.), com uma escrita leve e fluída. As questões levantadas nessa trama são muito atuais e importantes, e até acho que, não apenas adolescentes passam por esse medo de serem (ou não) aceitos em um determinado grupo, mas crianças e adultos também. Creio que seja o tipo de leitura para quase todas as idades.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse é mesmo um livro para todas as idades, super lindo
      beijos

      Excluir
  13. Eu leria o livro só pela capa e título, achei incríveis, mas várias resenhas vem retratando que o livro não é só uma capa bonita não, ele tem um enredo muito bom. Os levantamentos que você colocou que o livro faz dão boas perguntas para debates, gostei. Vou procurar o livro para ler.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele realmente é muito bom, e a capa é fofa mesmo
      beijos

      Excluir
  14. A extraordinária garota chamada Estrela e minha atual leitura
    e simplesmente estou apaixonada pela historia ...
    Super bem criada e de uma forma diferente e criativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que curta do início ao fim, como eu
      beijos

      Excluir
  15. Eu já conhecia a premissa do livro e tenho interesse em lê-lo. O livro é bem diferente do que eu imaginei ao ver a capa, mas mesmo assim quero lê-lo. Quero descobrir o que essa menina tem de tão especial. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  16. O livro faz parte de uma série e todos são sobre Estrela?
    Gostei muito da premissa e confesso que lembrei um pouco de "Extraordinário", apesar da protagonista não ter nenhuma síndrome, mas a questão de ele ser especial e sofrer bullying...
    Preciso ler para entender melhor...
    Um livro curtinho, mas cheio de ensinamentos, ao que parece.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...