[Resenha] Aposta indecente - Mathilda Wright


Paris, 1854. Um dos homens mais ricos da França, o marquês de Villeclaire tem uma vida luxuosa e despreocupada, onde não falta nada que o dinheiro e a sua posição social possam pagar. Mulheres, jogo, festas, caçadas, palácios… Mas uma aposta faz com que os destinos de Villeclaire e Catherine Duvernois, uma jovem e misteriosa viúva, se cruzem, numa fase em que uma nuvem negra assombra os dias do belo marquês, prestes a casar, contra sua vontade, com Blanche de Belfort. A vida de Louis de Villaclaire desmorona-se… Quem é Catherine Duvernois? E Blanche de Belfort? Alguém está mentindo. Mas quem? Por quê? A resposta mudará para sempre o futuro destas três personagens. Um romance arrebatador, que se desenrola entre os sofisticados salões da aristocracia parisiense e as deslumbrantes paisagens do vale do Loire, levando os leitores numa viagem inesquecível por cenários de sonho, durante o reinado do Imperador Napoleão III.

Editora: Leya Brasil – Selo Quinta Essência
Ano: 2013
Categoria: Romance de época
Nota: 2/5


Louis, o marquês de Villeclaire, era um homem rico e poderoso da corte francesa do século XIX. Acostumado a diversão e farra, ele apresenta verdadeira aversão a compromisso, e leva uma vida boemia e leviana. Tudo muda quando ele ganha uma questionável aposta do Sr. Duvernois, um tabelião viciado em jogos, que vem a falecer em um duelo ocasionado por outra aposta. 

Catherine Duvernois é uma jovem de origem misteriosa, que terminou presa em um terrível casamento com o Sr. Duvernois devido a uma aposta indecente, uma vez que seu pai a perdeu na mesa de carteado. Ao se descobrir viúva, a jovem sente um pouco de alegria pela primeira vez em anos, e começa a pensar em como reconstruir sua vida. Porém seus planos vão por água abaixo quando ela descobre que tudo o que pertencia ao marido agora pertence ao frio marquês de Villeclaire.

- Uma aposta indecente! - Exclamou o marquês de Villeclaire.

- Indecente, de fato, como aquela me tornou propriedade sua – respondeu Catherine, olhando-o com uma frieza altiva.

Ao descobrir que a viúva do velho Duvernois é uma mulher tão bela e jovem, Louis logo chega a conclusão de que ela só pode ter sido uma prostituta que o falecido tirou de algum bordel. Assim chega a conclusão de que ela deve ser sua amante. Simples assim! Quando ela lhe conta a suas verdadeiras origens, origens essas que tornariam seu plano de te-la como amante imoral e inaceitável (com coisa que antes era aceitável), Louis não acredita nela, mas pelo menos não tenta forçar a barra, e a deixa em sua residência de campo.

Voltando a Paris, ele conhece Blanche de Belfort, jovem filha de uma francesa e um nobre inglês, que cria uma situação comprometedora para obriga-lo a se casar com ela. E aí a história entre Louis e Catherine perde o foco.

Bom, eu adoro romances de época, e adorei o início de Aposta Indecente. Mas depois a história desandou. Louis não me conquistou, e eu só conseguia torcer para ele se dar mal (amei quando caiu uma armadilha pra lá de amadora). A forma como ele tratou Catherine desde o início me irritou muito. Acho que o problema é que já li muitos romances de época, e o comportamento do Louis é o que só via nos jovens desse tipo de livro. Porém ele não é jovem, já tem quase 40 anos, e se comporta como um playboy mimado e cheio de vontades.

Gostei da Catherine no início. Ela demonstrou caráter e fibra. Mas quando ela começou a se apaixonar por Louis, após poucos dias de convivência, e com ele só tratando ela mal, fiquei irritada. Além disso, o relacionamento entre eles não convence, porque eles passam mais da metade do livro separados. A Catherine virou coadjuvante no próprio livro, e praticamente sumiu da história!

Reconhecia, com horror, que começava a amá-lo... como podia um homem que tinha prometido fazer dela sua amante, mesmo contra sua vontade, exercer tal fascínio sobre ela?

O ponto alto do livro é Isabelle, a divertida e libertina Duquesa de Dufour. Ela é uma mulher polêmica para seu tempo, pois vive um casamento aberto com o marido, e não faz questão de esconder isso de ninguém. É uma das melhores amigas de Louis, e arma situações bem divertidas para ajuda-lo a sair de um problemão.

Aposta Indecente é um livro bem escrito, com uma narração fluida em terceira pessoa, mas achei a história fraca e os protagonistas pouco carismáticos. A capa é linda, porém sugere um livro mais sensual do que ele foi na verdade (tem poucas cenas hots e essa são leves). A revisão da Leya está muito bem feita, e não vi erros de digitação ou tradução.

Recomendo o livro para quem quer uma leitura leve para passar o tempo, mas não espere uma linda história de amor ou um mocinho cativante.

Bom gente, é isso. E vocês, já leram o livro?

Beijos

.

34 comentários

  1. Amo romances de época e sempre que posso leio alguns, pena que esse livro acabou não lhe convencendo, o enredo tinha tudo para ser um maravilhoso livro.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, a premissa é ótima, tinha tudo para ser muito bom
      beijos

      Excluir
  2. Eu fiquei em dúvida quanto ao livro justamente por achar ele "hot", pelo nome e capa... Hum romances de época são bons, mas eles precisam ser impactantes: "Aquele romance", sabe? E pelo visto esse não me chamou muita atenção >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é hot, então é uma boa dica para quem curte livros mais leves
      beijos

      Excluir
  3. Oii Bruna !
    Li bem pouco romances de época, pra te falar a verdade li muito naqueles 'romances de banca' ..
    A capa do livro sem dúvidas é linda, talvez tenha sido a sua resenha (como foi a primeira que li), me desanimei a ler o livro..
    Louis deve ser bem bonitão eim .. apesar dele ser um indecente, e confesso que já não gostei dele ! E como outras pessoas, imaginei um romance bem hot e proibido, bem cara de romance de época mesmo .. Bem, me decepcionei :S
    Beeeeijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também li muitos romances de banca, rs, tem alguns ótimos
      beijos

      Excluir
  4. Olááá Bruna!
    eu adoro romances de época! :)
    e esse parece ser incrível! Com meio que um triangulo amoroso e uma melhor amiga divertida!
    deve ser do tipo de livro que lemos em dois pulinhos e ainda soltamos uns suspiro no final! hahha
    Adorei a resenha, me deixou entusiasmada!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  5. Poxa, pelo que fui lendo eu poderia jurar que o livro seria um romance delicioso, mas acho que eu tbm acabaria com raiva dos personagens :/ uma pena que ele nao tenha evoluido muito e tenha tornado o livro chato, pq a historia da aposta tinha tudo pra ser um romance maravilhoso.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. até que não é chato, o problema é que os protagonistas deixam a desejar
      beijos

      Excluir
  6. Já li esse livro, e também não gostei muito. A história se perde, e concordo com você, o Louis não é um mocinho carismático.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Bru..
    Ainda não conhecia este livro da Leya. Eu me interessei pela sinopse, pois adoro histórias que se passam em Paris.
    Mas sua avaliação e o que achou dos personagens murchou minha vontade de le-lo um pouquinho..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia, eu esperava mais, o romance não desenvolve, sniff

      Excluir
  8. Oie...
    Ainda não conhecia o livro nem a autora. Parece ser um bom livro e um romance realmente arrebatador. Adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler para ver o que irá acontecer com os personagens. Uma pena que sua avaliação tenha sido está, me deixou um pouco desanimada, mas acho que mesmo assim vou arriscar!

    ResponderExcluir
  9. Quando li a sinopse me interessei pelo livro, quando terminei de ler sua resenha ja tinha desinteressado kkk

    ResponderExcluir
  10. Oieee
    Esperava bem mais desse livro e acho que já vi essa mesma história em algum outro livro ou filme.Romances de época sempre são bem bem-vindos mas claro que com um enredo bem construído.Eu ainda nem li o livro e já não gostei de Louis,quando li a sinopse e a capa fiquei super interessada já agora só o leria se ganhasse de presente ou qualquer coisa do tipo.
    beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trama é interessante, pena que o desenvolvimento deixa a desejar
      beijos

      Excluir
  11. Se fosse só pela sinopse acho que leria, mas pela sua resenha acho que talvez não leria. Até gosto deste tipo de história, mas para ler tem que ser envolvente, caso contrário não compensa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, às vezes você curte, vi resenhas no skoob de pessoas que gostaram muito
      beijos

      Excluir
  12. OI Bru ainda não li nada de época (shame) hahaha pena que a leitura não te agradou, mesmo assim fiquei curiosa viu, por ser algo que fica fora da minha zona de conforto!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, Joi te recomendo demais ler romances de época, são lindos!
      beijos

      Excluir
  13. Bruna!
    Gosto de romances históricos e depois que lemos muitos acontece isso mesmo, os enredos e atitudes das personagens se repetem e nos tornamos mais exigentes, esperando novidades nos enredos.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser isso Rudy, como já li tantos, não é qualquer coisa que me agrada, rs
      beijos

      Excluir
  14. Realmente, Bruna! A história é bem interessante, mas foi uma pena que a autora não soube conduzi-la tão bem. É tenso ver que uma protagonista se apague no seu próprio livro. E o que falar quando o casal principal não tem química?!?! Pelo menos a diagramação e a narrativa da autora se salvaram, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso, a revisão está ótima e a narrativa é muito boa
      beijos

      Excluir
  15. Oi Bruna.
    Amo romances de época, mas pela sua resenha, Aposta indecente parece dar muito a desejar. Como assim a protagonista da história vira coadjuvante e some da trama? Também não gosto qdo as moçinhas se apaixonam rapidamente por alguém que as trata mal... vai entender...
    Louis parece ser bem idiota e imatura para a sua idade.
    Enfim, achei a capa bem bonita, mas não me interesse pela trama do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o problema, não gostei do Louis, e a Catherine sumiu, rs
      beijos

      Excluir
  16. Também amo livros de época, e esse me prendeu só pela sinopse, mas vc disse q não gostou muito por causa dos personagens serem pouco carismático, não o li então não posso opinar, mas a capa é realmente linda....

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  17. Nunca li o livro e também não conhecia. Mas fiquei muito animada pela história, já que amo romances históricos. Uma pena que a história desanda. Mas vou dar uma oportunidade :)

    ResponderExcluir
  18. O livro já não tinha me ganho pela sinopse e pela capa. Depois da resenha e da sua nota, desanimei mais anda. Detesto quando a história desanda.
    Dessa vez, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  19. Eu curto demais romances de época e este ser tão arrastado e com personagens pouco cativantes desanima, né?
    Não gostei do Louis e não entendo como Catherine se apaixona por ele...
    Eu levo em consideração a opinião de quem resenha e, por isso, não pretendo ler...
    Até o momento não conhecia o livro nem a autora.
    Se eu ler algo positivo talvez eu pense melhor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...