Papeando: A culpa na literatura


Quem nunca se sentiu culpado por uma situação ou acontecimento? Mesmo quando não se teve, de fato, responsabilidade alguma?

Segundo matéria da UOL, o sentimento de culpa pode levar a autopunição, e também a autossabotagem, e defini assim:

"Culpa é o sentimento de ser indigno, mau, ruim, carrega remorso e censura. A culpa é o resultado de muita raiva guardada que se volta contra nós mesmos. Poderíamos resumir assim:
Raiva + mágoas reprimidas = culpa = autopunição"

Mas porque estou falando disso aqui? Bom, porque isso ocorre também na ficção, e muito. E muitas vezes, os livros nos ajudam a perceber que estamos punindo e sabotando a nós mesmos, ao retratar uma situação similar a que vivenciamos.

Nesse mês de setembro a Editora Leya está lançando o livro Willow, de Julia Hoban, que aborda o tema. O livro já está em pré-venda e pode ser adquirido aqui. Confiram a sinopse: 


Sete meses atrás, em uma noite chuvosa de março, os pais de Willow acabaram bebendo muito durante o jantar e pediram a ela que guiasse o carro até em casa. Por uma fatalidade, Willow perdeu o controle do veículo e seus pais morreram no acidente. Consumida pela culpa, Willow deixa para trás sua casa, amigos e escola e, enquanto tenta retomar a relação de afeto e companheirismo com o irmão mais velho, secretamente bloqueia a dor da perda cortando a si mesma. Mas quando Willow encontra Guy, um rapaz tão sensível e complexo quanto ela, mudanças intensas começam a acontecer, virando seu mundo de cabeça para baixo. Contado de modo cativante e doce, Willow é um romance inesquecível sobre a luta de uma jovem para lidar com a tragédia familiar e com o medo de se deixar viver uma linda história de amor e cumplicidade.


E enquanto aguardamos o lançamento de Willow, confiram outras obras que falam sobre culpa, ou nos quais ela ocupa boa parte da trama.



Proibido, Tabitha Suzuma

Eu ainda não li esse livro, mas ele está no topo da minha lista de desejados. Por todas as resenhas e pela sinopse, fica claro que a culpa é quase um personagem, de tão presente que é, o tempo todo, na vida dos protagonista. E isso já era de se esperar, afinal, eles são irmãos que se apaixonam!






Insurgente, Veronica Roth

A culpa pelos acontecimentos do primeiro livro da série, Divergente, incluindo algumas mortes, determinam o comportamento da protagonista, Tris, nesse livro. Muitas de suas ações são imprudentes e perigosas para si mesma. Tris está confusa, perdida e potencialmente destrutiva, tudo devido ao peso de tal sentimento.





O Segredo de Ella e Micha, Jessica Sorensen

O tal segredo, que dá título ao livro, está relacionado a um acontecimento que foi fonte de uma culpa intensa e dolorosa para a protagonista, Ella. Essa culpa, somada a toda uma vida de descaso familiar e responsabilidades excessivas, levaram a personagem a fugir de casa e tentar anular sua essência, por meio de uma completa mudança de comportamento e personalidade.





A menina que não sabia ler, John Harding

excesso de culpa é perigoso e faz mal a própria pessoa, porém a ausência de culpa também é danosa, e nesse caso, os afetados são os outros, envolvidos na situação. Isso foi o que aconteceu nesse eletrizante trhiller, inspirado em Edgar Allan Poe. Quando alguém não consegue ver os problemas de suas próprias ações, e culpa os outros por tudo, podemos ter medo, porque essa pessoa é potencialmente perigosa!




Esses foram alguns dos livros sobre culpa que me lembrei, na verdade os melhores sobre o tema, e que eu recomendo, e muito (sim, recomendo Proibido, mesmo sem ter lido, e pretendo ler em breve, muito breve).

E vocês, quais livros sobre o tema vocês recomendam?

Beijos


.

26 comentários

  1. Bruna! Eu amei o post! Menina, eu li esses livros e na hora de fazer minha lista, esqueci de Insurgente e do Segredo de Ella e Misha! Adorei a sua! Bemmmmm, verdade!
    Beijinhos!
    NOVA Resenha: Fortaleza Negra - Trilogia Fortaleza Negra - Livro 01 - Kel Costa
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-fortaleza-negra-trilogia.html
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Adorei o post.
    E quem nunca se culpou por algo que atire a primeira pedra, haha.
    O livro parece ser muito bom!
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. E não é que a culpa é um sentimentinho complicado!!!! Mas não me interessei tanto pelo lançamento.... tenho bem mais interesse me "proibido" da Suzuma.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sinopse de 'Willow' e vou colocar na minha listinha pra comprar. Eu tenho suspeita de que eu vou me identificar muito com a personagem, porque se isso acontecesse comigo... Eu iri 'viver' submersa na culpa também. E eu já tenho certeza que durante a futura leitura... As lágrimas viram. kkk Vou aguardar o lançamento ansiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willow é uma das minhas próximas leituras, :)
      beijos

      Excluir
  5. Oi Bru, tudo bom?
    Eu tinha dado uma olhada nessa postagem em outros blogs e a culpa muitas vezes aparece em alguns livros para atormentar o protagonista. Realmente em Ella e Micha a culpa está sempre presente na vida da Ella e a impede de ser realmente feliz.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, muitas vezes a culpa é o principal vilão na vida do protagonista, rs
      beijos

      Excluir
  6. Willow parece que será um livro legal..
    Tenho muita vontade de ler Proibido, os demais ainda não sabia que tinha tantas culpas assim..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie...
    Adorei as dicas e vou procurar mais alguns posts para ler também!!
    Estou louca para ler Proibido!! Já vi ótimas resenhas sobre ele!

    ResponderExcluir
  8. Adoooooorei a postagem coletiva ! Sinceramente gostei muuuuito da capa e do quadro!
    Noossa vi varios blog fazendo, achei de fato um otimo livro que realmente vale a pena conferir e adquirir ele tem um enrendo muito bom a historia bem trabalhada ! Adorei!

    ResponderExcluir
  9. Ahhh só de ver Proibido ali me da uma dor no coração =( quero ler Willow espero ficar bem tocada, mas acho difícil alguém desbancar a obra de Tabatha Suzuma!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. É, realmente Proibido é um livro em q envolve mta culpa entre os personagens!
    A editora está caprichando na divulgação do Willow hein! hhahaha
    O livro deve ser mto bom! Estamos todos ansiosos p o lançamento.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A Menina que Não Sabia Ler eu detestei, achei o livro fraquíssimo. Porém, esse lançamento da Leya me interessou. Acho que irei gostar do livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  13. Achei muito legal a editora propor esse post pra vocês, é um bom jeito de divulgar o livro que alias, parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  14. Nossa gostei deste lançamento, parece ser uma história bem interessante e também anotei alguns dos que você citou e que eu ainda não li.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Adorei este lançamento com certeza vou ler ! Tambem quero ler Proibido , e Insurgente !

    ResponderExcluir
  16. Dessa sua listinha, "Proibido" e "Insurgente" estão na minha listinha de desejados.
    Um livro que li que fala muito sobre esse sentimento de culpe foi o "Garotas de Vidro".

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua lista de "culpados" e quero muito ler Proibido.O único livro que eu lembro de ter lido e a culpa estar bem presente é A morte e vida de Charlie St Cloud,já que ele se sente culpado pela morte do irmão quase o livro inteiro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...