[Resenha] Outlander, a viajante do tempo - Diana Gabaldon


Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros.
Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?
Título original: Outlander
Série: Outlander #1
Editora/Ano: Saída de Emergência Brasil/2014
Categoria: Fantasia, romance de época
Nota: 5/5 + Favorito


Olá amores, tudo bem?

O último post do blog foi uma apresentação da série Oulander. Hoje, como prometido, teremos a resenha do primeiro livro da série. Vamos lá?

A história começa em 1945, logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Claire Randall, uma enfermeira que trabalhou em hospitais militares durante a guerra, está em Inverness, Escócia, em uma segunda lua de mel com seu marido, Frank Randall. Frank é um estudioso e professor universitário de história, que também atuou na guerra, como integrante do serviço secreto britânico. Os dois passaram seis anos separados, e agora estão num momento de reencontro e de se conhecerem novamente. Como um aficionado por história e por sua genealogia, Frank aproveita a estada em Inverness para pesquisar sobre um de seus antepassados, Jonathan Randall, um capitão do exercito britânico do século XVIII.

Em um dos passeios pelo local, Claire conhece uma colina com fama de amaldiçoada, que tem um círculo de pedras no topo. E um dia, enquanto estava sozinha no topo da colina, Claire toca em uma das pedras verticais, a maior de todas, e se vê, inexplicavelmente transportada para 1743. E é aí que a história começa de verdade.

Claire se vê “hospede” do poderoso Clã MacKenzie. Ela é suspeita de ser uma espiã inglesa, e portanto, mantida contra a vontade na propriedade. Enquanto vive ali, Claire começa a atuar como curandeira do local, e se destaca por suas habilidades de cura. Apesar de ser inglesa, ela não pode recorrer ao exercito inglês, uma vez que sua chegada foi marcada por um encontro nada amigável com Jonanthan Randall, o perverso capitão e ancestral de seu marido. Black Jack, como é conhecido, é um homem cruel, que não mede esforços para conseguir as informações que deseja, e ele também desconfia que Claire seja uma espiã. E enquanto isso, tudo que ela deseja é voltar ao círculo de pedras, e assim, para seu tempo e marido.

No meio dessa loucura, ela conhece Jamie, um jovem do clã MacKenzie, que obviamente guarda vários segredos, pelo menos dela. Ele é um fugitivo dos ingleses com cabeça a prêmio, e tem as costas cobertas de cicatrizes, marcas de um açoitamento mais que violento ordenado pelo Capitão Randall. Jamie é sobrinho do líder dos MacKenzie, e os poucos vamos descobrindo mais coisas sobre esse incrível personagem, e vamos tomando conhecimento de uma verdadeira rede de intrigas e traições, quem não respeita nem laços familiares.

O relacionamento entre Claire e Jamie foi muito bem construido, e nada daqueles romances instantâneos. Eles se envolvem por necessidade: ela precisava de proteção, e ele a oferece. Os sentimentos só vieram depois.

Esse é um livro muito bem escrito. A narração é em primeira pessoa, feita pela Claire, e esta se tornou uma das minhas protagonistas favoritas. Claire é forte, corajosa, um tanto quanto tupetuda e não tem medo de se arriscar. Algumas atitudes dela me irritaram, mas então me coloquei no lugar dela, uma mulher do século XX jogada naquele tempo, e a entendi. Jamie é o mocinho perfeito. Um guerreiro nato e destemido, também um homem culto para a época. Mas, além de tudo, alguém preocupado com aqueles a quem ama. Uma alma altruísta e capaz dos maiores sacrifícios pelos outros. Impossível não amar! *-*

A voz dos meus pensamentos parecia a de tio Lamb. Minha família e tudo que eu conheci como amor quando era criança. Um homem que nunca me falara de amor, que nunca precisara, porque eu sabia que ele me amava, tão certo como eu sabia que estava viva. Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras. É tudo. É imortal. E se basta.
Pág 742
 Outlander é uma trama composta por personagens muito fortes e marcantes, todos muito bem construídos. A autora não coloca ninguém ali aleatoriamente. Se alguém teve um pequeno destaque em um momento, basta esperar um pouco, que logo teremos uma definição mais explicita desse personagem.

Alguns que tiveram especial destaque foram os irmãos Callun e Dolgal MacKenzie,  Geillis Ducan e Jennie Fraser. E claro, não podemos nos esquecer de Jack Black Randall, o grande vilão do livro. Esse cara é foda! De um jeito cretino e cruel, mas é um personagem mais que marcante e de uma importância inestimável. Quando acreditava que o tinha entendido, vinha alguma nova revelação e reviravolta. E apesar de ser o principal vilão do livro, ele não esteve presente o tempo todo, o que foi legal. Muitos dos problemas que nossos protagonistas enfrentaram não foram causados diretamente por Randall.

O livro é dividido em 7 partes, cada uma composta de vários capítulos. Isso é interessante, porque cada parte aborda um tema em especial, e em todas elas temos um pico de ação nos acontecimentos. Fiquei absolutamente vidrada no livro, e nem liguei para suas 800 páginas. A escrita da autora é viciante, e o trabalho da Saída de Emergência ajuda a leitura a fluir. A diagramação está impecável, a capa é maravilhosa, as letras tem um tamanho ideal para leitura.

O livro é incrível! A autora soube dosar bem história, romance, drama, humor e aventuras. É um livro que agradará amantes de vários gêneros literários. Mas devo avisar sobre o considerável teor de violência. Não pense que esse é um fofo romance de época, no estilo dos publicados pela Arqueiro. Oulander é um livro adulto, que mostra claramente os costumes da época em que se passa. E estamos falando de uma época marcada por radicalismo religioso e crendices, caças as bruxas, baixos índices de higiene, e muita violência. Aqui conceitos de infância e família não são como hoje em dia. Há traições e intrigas em todas as instâncias, e é difícil saber em quem confiar. E mais, é uma época em que a violência física, e mesmo estupro, eram usados como forma de impor e demonstrar poder. E Diana não foi nada sutil ao mostrar tudo isso. Sem falar nas cenas de sexo, que não são nada explicitas ou vulgares, mas que estão presentes.

Bom, essa resenha ficou imensa, mas foi impossível resumir. A história é muito complexa, os personagens muito impactantes, então foi impossível falar de tudo em poucas linhas. Mas mais uma vez volto a recomendar o livro. Não se intimidem pelo tamanho, pois o conteúdo compensar e muito.

Beijos


.

42 comentários

  1. Oi Bru

    Lendo sua resenha agora deu até vontade de encarar as 800 páginas kkk será que eu iria gostar de ler esta série apesar de não ser meu gênero preferido eu gostei da história e acho que merece uma chance só não sei ainda quando rsrs

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai menina, eu li o primeiro e o segundo já e é muito boa esta série né? Você termina o livro sempre esperando mais e mais. Eu sei que a autora talvez não esperava tanto sucesso mas o que ela criou é completamente perfeito!

    Greice

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  3. Oie, Bruna.

    Que lindeza de resenha pra um livro tão bom como Outlander. Esses dias eu terminei o segundo e estou morrendo de saudades dos personagens. A Diana não dosou mesmo nas cenas de violências ainda mais nas que o Jamie sofre. São 800 páginas que você nem sente e o segundo 944 e eu ainda fiquei querendo mais. Espero que a Saída de Emergência não demore a lançar o próximo.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    menina já ouvi falar muito bem deste livro e com você não foi diferente, neh?
    Bem curiosa

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Estou explodindo de curiosidade aqui...kkkk' já coloquei os dois livros na meta de leitura, e até o final do ano eu PRECISO lê-los! Nem que fique como uma doida me matando pra resenhar ou sofrendo pela continuação!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu estou louca pra ler esse livro, tenho ele como e-book no meu kindle, mas não quero ler ele nesse formato. Estou esperando verba para que possa compra-lo e lê-lo da forma que eu quero, que é o físico. Estou louca para conhecer o Jamie e a Claire, que pelo que eu vi, são personagens incríveis, além de claro, conhecer a escrita da autora, que já me disseram ser sensacional. Também quero ler porque quero assistir a série de tv. Não vou assistir até que tenha lido pelo menos o primeiro livro. Estou super ansiosa, e espero que fevereiro seja o mês que eu consiga comprar.
    Tenho a sensação de que essa série vai superar as minhas expectativas e ainda entrará para a minha lista de favoritos.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna!
    Eu tenho lido tantas resenhas positivas sobre o livro/série que estou completamente encantada pela história antes mesmo de conhecê-la! Pretendo começar a assistir o seriado, mas antes quero ler os livros.
    Excelente resenha!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ao ver a classificação já fiquei ansiosa. Porque tipo, eu não tinha tanto interesse no livro. Mas tanta gente gostando que nossa.. não gostei da protagonista, desde que vi as resenhas. Mas achei bem criativo essa coisa de ela voltar para 1700. Fico feliz de ser bem escrito. E achei ainda mais legal a divisão. Espero poder ler, tem tantas páginas, e espero que não fiquei cansativo. Apesar de ela saber dosar tudo em cada parte.
    Bjs Bruna,
    ThayQ.
    leituras-insanas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom/
    Amei a resenha, estou mega curiosa para ler ao livro, ele parece ser ótimo, que bom que ele virou favorito, eu tenho Outland Uma viajante do tempo e pretendo ler em breve, mas gente o livro é enorme, também pretendo ver a série de tv.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  10. Nos últimos dias, tenho lido diversas resenhas dessa série.
    Nem conhecia e já estou louca pra ler.
    Gostei de saber mais sobre o primeiro livro da série.
    Adoro narrativas em primeira pessoa.
    Acho que vou gostar.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  11. Estou meio curiosa para ler este livro, principalmente, por ele estar na lista de favoritos de muitos blogueiros.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. O livro é imenso, consequentemente não tem como fazer uma resenha menor do que isso né haha bom, eu infelizmente nunca me interessei por esse livro, mas gostei de saber que ele é tão bem construído. Isso é esencial pra livros que tem essa imensidade, e principalmente a parte dos personagens, é tão desnecessários incluir pessoas aleatórias. Mesmo porque, tendo tantos capítulos, ela teve tempo de sobra pra desenvolver bem os outros também né :DD

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Ser feliz é assim", vem ver!

    ResponderExcluir
  13. O livro parece ser legal, já tinha ouvido falar dele, quem sabe não leio né? heuhe Beijos. <3
    http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Gostei desse livro desde quando vi sem resenha sem nada, mais dpois que li a resenha me apaixonei ainda mais, parece ser uma historia envolvente.. gostei ótima resenha..bjoos

    ResponderExcluir
  15. Eu já estava louca pra ler, mas tinha um receio por ser depois de guerra e eu ja e decepcionei com livros assim, mas agora com toda certeza vou ler

    ResponderExcluir
  16. Tô ansiosa para ler Outlander, primeiro porque trata de viagens no tempo e porque adoro histórias que passam em algum período da história. Mas, não se preocupe que não estou esperando um livro fofo hehhe e sim um que realmente retrate a época de forma acurada =) Acho que vou adorar ler este livro!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Olá :D
    Olha, só a sinopse já me chamou muita atenção, e depois de ler sua resenha eu preciso ler Outlander!!!!
    Adoro histórias com viagem no tempo, ainda mais para uma época tão conturbada, coitada da Claire, assim que consegue se livrar de uma guerra, cai em outra...
    Espero gostar do livro tanto quanto você gostou!!!
    Beijos,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  18. AAAAAH :D
    Fico tão feliz por você ter gostado Bru! Valeu a pena ficar te pertubando para ler =P
    Claire é uma das minhas personagens favoritas tbm e o Jamie tbm é claro rs
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  19. Ola Bruna leio tantos elogios ainda não comecei a ler devido as páginas mas está em minha lista, o fato da autora dosar tudo perfeitamente e ainda assim ter fortes emoções já me conquistou . Personagens cativantes não vejo a hora de ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  20. Noossa, eu estou doida pra ler esse livro. Ainda não tinha lido nenhuma resenha, nem mesmo a sinopse e agora que li fiquei encantada! E não sei explicar, mas tenho uma certa paixão por livros grossos kkkk. Obrigada pela resenha Bruna! Certamente estará em minha lista! Beijos ^^

    ResponderExcluir
  21. Oi Bru,
    Personagens impactantes e histórias boas, vou encarar esse livro grosso.
    Espero gostar desse livro tanto quanto você *----*
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  22. Owww...você leu? Eu preciso derrubar essa preguiça de ler livros grandes, ver que você favoritou só me empolgou mais ainda.
    Esse enredo tem uma proposta muito boa, e sua narrativa parece ser muito rica. Assisti alguns capítulos da série e me encantei, mas sinto que preciso conhecer esse 'mocinho perfeito' nos livros,

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Não me canso de ler ressenhas dessa serie porque estoy loca, para ler e acho legal ver opiniões diversas arespeito, e pelo visto é uma serie muito boa já que que muitas criticas são boas, instigou mais a minha curiosidade com sua resenha pode ter certeza. ;)

    http;//livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. A maioria das pessoas que leram Outlander recomendo o livro, mas como mencionei no post de apresentação, eu só não o leria por conta das páginas, é muito grande! E por ser uma série, o fato de ser um livro gigante, não me anima muito. Enfim, ótima resenha, bem colocada e mostrando os pontos bons do livro. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  25. Quero muito, muito, muito ler esse livro. Já está na minha meta de leitura para 2015.
    Acho que essa mistura que a autora faz, é o que chama mais atenção para que eu possa ler.
    Diante de tantos elogios ein Bruna, quero ler ele demais, mais ainda.
    Ótima resenha.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Bruninha, tudo joia?
    Não tem com resenhar Outlander - A viajante do tempo sem escrever páginas e mais páginas sobre o livro, é impossível, aconteceu isso comigo também, tanto no primeiro livro quanto no segundo.
    Sua resenha ficou ótima, adorei cada detalhe que você escreve e como sempre, fã insana e doida que sou por Claire e Jamie quero reler o livro, urgente.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  27. Tem como não se apaixonar por Outlander? Não, né? A cada resenha que leio só fico mais e mais louca para comprar os livros e os próximos que ainda nem foram lançados. Estou indicando a série para todo mundo que conheço e o pessoal tá gostando tanto quanto eu. Adoro livros volumosos e isso só faz com que eu me apaixone ainda mais por essa série.
    beijos.

    ResponderExcluir
  28. Bah, eu vi falar muito bem desse livro, admito que fiquei bastante curiosa a respeito da história.
    Aparentemente acredito que eu também vou ser uma das pessoas que irá favoritar o livro hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Olá, já ouvi falaf desse livro, e bem, mas não me interessei muito nele, a história parece ser legal, mas não me despertou interesse em lê-lo.
    Bjss!!

    http://stylishsgirls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Bru, tudo bom?
    Eu acompanhei sua empolgação durante a leitura e estou cada vez mais convencida a dar uma chance para a série. É incrível como os autores conseguem prender nossa atenção com um livro, mesmo que ela seja enorme. Isso se chama talento de escrita.
    Toda a premissa de Outlander e a viagem no tempo são instigantes e me deixam curiosa.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eita que esse mês está sendo o mês de resenhas desse livro :3 .... curto a premissa, mas a preguiça das 800 páginas e da série que é imensa,não deixa tomar coragem para ler.

    Sua resenha está maravilhosa, empolgante,parabéns...



    bjs

    ResponderExcluir
  32. Olá!

    Adorei a sua resenha! E mesmo curtindo a proposta do livro, acho que vou passar.

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  33. Olá Bruna,
    Estou obcecada por este livro, com certeza irei comprar e ler em breve. Vi com uma mulher na rua e quase peguei e sai correndo kkkk A quantidade de páginas me fascinou, ultimamente tenho achado que quanto mais páginas melhor. Adorei a resenha, muito bem explicadinha e sem spoilers.

    Bjinhos
    Jéssica Rodrigues
    http://www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Hey.
    A série parece ser bem legal e com uma ideia muito boa. Também acho que pode ser uma "porta" para conhecermos outros costumes, já que se passa em outra época.

    Abs

    ResponderExcluir
  35. É bom saber que o livro é bem escrito e que a narração é em primeira pessoa e até fico bastante curiosa porém me recuso a ler por causa do seriado. Quem sabe em leia no futuro quando eu tiver uma mente mais aberta.

    ResponderExcluir
  36. Ou Bru! Tudo bem?
    Eu fiquei tão curiosa em querer saber mais de Outlander,mas o tamanho do livro me fez passar para a minha colunista e não me arrependo. Quem sabe um dia eu me empolgo e leio esse livro?
    Adorei sua resenha,principalmente a parte que você falou que Outlander é uma obra que mostra claramente a época que se passa;"época marcada por radicalismo religioso e crendices, caças as bruxas, baixos índices de higiene, e muita violência"Eu sou apaixonada por livros assim,livros que tocam e nos fazem aprender o passado.
    Adorei e meus parabéns pela sua resenha,ficou incrivelmente detalhada e apaixonante.Faz com que as pessoas se sintam persuadidas a ler a obra.
    Beijos Pão de Queijo!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá, Bruna!!!
    Fiquei super curiosa para conhecer um pouco mais dessa série... Adoro essas séries de época... E pelo que você colocou, os personagens são aqueles que nos transmitem para a época deles.... Aguardando os próximos capítulos dessa série... rsrs *_*

    ResponderExcluir
  38. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu estou bem dividido se leio ou não esse livro. Ele tem muitas páginas, e para a pessoas conseguir lê-lo todo tem que ser mesmo um guerreiro ou guerreira no seu caso.
    Já vi bastante críticas positiva dele, e tenho umacerta curiosidade porém o tamanho me assusta um pouco, rsrs. Quem sabe futuramente?

    ResponderExcluir
  39. Quero muito ler, gostei muito do post anterior falando da série

    ResponderExcluir
  40. Seeeeeeeeenhor Jesus, eu estou lendo esse livro no momento. Apaixonada loucamente pelo Jamie, o que é esse homem meu Deus. E a narrativa é tão boa que é impossível desanimar com o tamanho do livro. Estou louca para terminar logo e poder conferir a continuação.

    beijos,

    www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
  41. Esse livro é incrível em todos os detalhes,a história,os personagens,realmente tosdos os personagens tem sua fnção,mesmo que apareçam pouco e Jaime é tudo nessa trama.

    Eu me apaixonei perdidamente por esse livro e cada vez que leio uma resenha tenho vontade de reler ele.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  42. Oi Bruna. Sou fã de Outlander e gostaria de dizer que sua resenha transmite com clareza a história, parabéns. Porém não posso deixar de comentar que você precisa prestar mais atenção nos erros dos nomes dos personagens. A escrita correta ajuda muito mais na produção de uma resenha de maior qualidade. Mas no geral, está muito boa. Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...