[Resenha] Não olhe para trás - Jennifer L. Armentrout


Samantha é uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer? Não olhe para trás é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério.

Título original: Don't Look Back
Editora/Ano: Farol/2014
Categoria: juvenil, suspense
Nota: 5/5

* Livro cedido como cortesia pela Editora Farol Literário

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje a resenha é de Não Olhe Para Trás, um excelente suspense juvenil, de Jennifer L. Armentrout, publicado no Brasil pela Farol Literário.


Samanta é uma jovem de 17 anos que acabou de passar por uma traumática experiência. Encontrada no meio da estrada, suja e ferida, a jovem não tem ideia de onde está, e muito menos de quem é. Ao ser levada ao hospital, ela descobre que estava desaparecida há alguns dias, e que sua melhor amiga, Cassie, ainda não foi encontrada.

Sonhei que caía, caía sem parar, no escuro, repetidas vezes. Ouvi gritos, sons estridentes que deixaram meu corpo todo arrepiado; em seguida, nada, a não ser um som baixo e acalentador que achei reconfortante.
pág. 10

Sam retorna a sua casa, e descobre pertencer a uma das mais ricas famílias da região, e que era a garota mais popular da escola. Ela era a típica adolescente popular mimada, egoísta e cretina com todos, e ao lado de Cassie, praticamente aterrorizavam a escola. Sam era a garota "perfeita": linda, rica, com amigas leais (invejosas e imitonas) e um namorado perfeito, Del. Mas não consegue se conectar com nada disso, nem com ninguém de quem era próxima. As únicas pessoas com quem ela se sente a vontade são seu irmão gêmeo, Scott, e com Carson, o filho do empregado de sua casa, e seu melhor amigo de infância. O estranho (para os outros) da situação é que tanto Scott quanto Carson são pessoas a quem Sam tratava super mal. 

A relação de Sam e Cassie pode ser definida como algo do tipo Amigas e Rivais. Elas estavam sempre juntas, se vestiam de forma parecida, uma influenciava muito o comportamento da outra, mas essa amizade não era tão perfeita assim. Conforme Sam vai descobrindo, ela tinha uma relação meio de amor e ódio com Cassie, amizade e inveja.

Enquanto tenta retomar sua vida, Sam se esforça para se recuperar a memória e assim, ajudar a encontrar Casssie. Ela começa a ter flashs, mas não sabe se são lembranças ou alucinações, e começa a encontrar bilhetes misteriosos, que parecem indicar, que talvez não goste tanto assim do que pode se lembrar. Enquanto luta para recuperar sua memória, ela mergulha no desespero de separar o real do imaginário, e nem os leitores conseguem identificar se realmente existe uma ameaça, ou se tudo não passa de delírios de uma mente perturbada.

A autora tem uma escrita dinâmica e envolvente, e com a narração em primeira pessoa, ela conseguiu me fazer sentir a agonia e desespero de Sam. Eu ficava me perguntando como seria estar nessa situação, de não se lembrar de nada, e ainda por cima descobrir que era uma pessoa detestável. Os personagens são bem construídos, em especial a protagonista. Foi super interessante acompanhar o conflito entre o que pensa e deseja a Nova Sam, com o que se esperava dela, de acordo com o comportamento da Antiga. Sua repulsa por esnobismo e grosseria a afasta das "amigas", sua atração por Carson fica cada vez forte, e há o estranho e misterioso comportamento de Del, que faz o possível e impossível para não permitir que o namoro com Sam acabe.

(...) nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samanta Jo Franco e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la.
pag. 37

Várias perguntas são levantadas, e geram aquele ar de mistério: Onde está Cassie? O que aconteceu com as meninas, na noite em que desapareceram? O que há por trás dessa amizade torta? Sam está correndo algum perigo, do qual precisa se lembrar? Todas essas questões foram respondidas de forma convincente, e para algumas delas, era possível ir inferindo a resposta, com as pistas que a autora ia deixando. E toda a história foi sendo amarrada para um final foi realmente muito bom, não foi muito surpreendente para mim, mas perfeito e coerente. Entretanto, teve apenas uma coisa que achei mal explicada, porque em uma das lembranças de Sam dava a entender uma coisa que não foi bem explicado depois, mas não posso falar o que, pois seria spoiler. Porém não foi nada que comprometesse a compreensão e fechamento do livro.

A diagramação está muito bem feita, com papel amarelado e letra grande e confortável. Não vi erros de revisão, mas alguns termos da tradução me incomodaram, como usar a palavra Abrigo para Casaco. A Farol novamente arrasou na capa, que simula um dos bilhetes misteriosos que Sam recebia. Inclusive o título do livro é o início do primeiro bilhete.

Eu recomendo muito o livro, mesmo para quem não curte suspenses, pois não é pesado ou assustador, muito pelo contrário, é um livro juvenil com alguns mistérios a serem resolvidos, e uma trama dinâmica e fácil de acompanhar.

Beijos

.

53 comentários

  1. Oi, Bruna! Antes de tudo preciso dizer que estou cada vez mais gostando do seu blog. Sua resenha desse livro, por exemplo, me convenceu mesmo eu não me interessando normalmente por livros juvenis. Estou com a impressão de que eu vou gostar muito dele, e já o adicionei à minha listinha do Goodreads.
    Um abraço!
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra ler este livro, todas resenhas que li sobre o livro foram ótimas, e a sua se superou! Adorei seu ponto de vista,
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, ainda não li este livro, mas gosto muito de suspense, e este tem tudo para me agradar, pelo menos é o que vejo pelas resenhas que já li dele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  4. Oi, Bruna. Não tive a oportunidade de ler esse livro ainda, mas estou louca por ele, sério, adoro suspense e adorei a história e também de me ver envolvida e tentar me colocar no lugar dela sobre não se lembrar de nada do passado e descobrir que não era uma pessoa muito legal. A cada vez que vejo uma resenha só me da mais vontade de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros juvenis, alguns, sua resenha ficou linda, como sempre. Já disse da graciosidade que você escreve? Enfim.... mas a obra em questão não me cativou, não compraria esse livro, não hoje.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oláá
    Eu ganhei o livro e pretendo ler em breve, pois adoro juvenis e suspense, temas fortes como esse abordado no livro, aliás, desde que foi lançado queria ler, então, tentarei ler em breve, sua resenha está ótima ;)

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha saiu bem antes da minha, Bruna. rs
    Bem, pela sua resenha, vou adorar o livro. Esses "bilhetes" que colocam à prova as memórias da protagonista me chamam bastante a atenção.
    Adorei a resenha e não vejo a hora de ter tempo para ler o meu. <3

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro livros de suspense como esse, que deixa o leitor louco para saber o que realmente aconteceu, fazendo com que os capítulo sejam simplesmente devorados! O conteúdo do livro me pareceu bastante interessante, pois faz com que o leitor reflita junto com a personagem para tentar saber o que aconteceu durante o ocorrido. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna,
    Adoro suspense e livros juvenis então adoraria esse eu creio.
    Adorei a sua resenha, muito intrigante e convincente, sem dúvidas
    aguça a curiosidade de quem a lê.
    Só não curti a capa do livro. Beijos

    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  10. Ola lindona amo suspenses e esse só com a sinopse já me deixa curiosa, louca para saber o que de fato aconteceu aquela noite com as protagonistas. Leio muitos elogios a esse livro. A capa está perfeita. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu não leio muitos livros de suspense, mas esse livro chamou a minha atenção desde a primeira vez que eu o vi, pois a capa é linda e a sinopse bem interessante. Agora lendo a sua resenha fiquei mais animada ainda com o livro, o mesmo parece ser muito bom, mais ainda porque a autora tem uma boa escrita.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou a maior fã de livros de suspense, mas esse livro me lembrou muito PLL. Aliás, o enredo tem várias semelhanças apesar de não ser exatamente igual. Ainda assim, por não ser o meu tipo de leitura, acho que não colocaria na estante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Bruna!
    Já li várias resenhas sobre esse livro, mas a sua foi a que mais me instigou a lê-lo.
    Estou bastante curiosa com o que Sam vai descobrir quando recuperar a memória e o que aconteceu na noite do desaparecimento.
    Com certeza entrou para minha lista de desejados.
    Ótima resenha!
    Beijos

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da premissa.
    Adoro suspense e juvenis, então a junção irá e agradar.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  15. Oi Bruna!
    Então eu já conhecia outros livros da autora, se vc não leu um New Adult dela ainda, eu super recomendo! Me apaixonei demais por várias séries dela.
    Eu descobri que esse livro era dela quando vi o pseudônimo que ela usou, suspenses não são os meus favoritos, mas como já sei que a autora é excelente, acho que vou dar uma chance. Também recebemos esse exemplar da Farol, espero gostar :)
    Beijos
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  16. livros de misterio adoro, fiquei curiosa em saber o que vai acontecer, achei o livro interessante

    ResponderExcluir
  17. Parece ser um livro bom, bem bolado e articulado me interessei mais pela história da protagonista com o amigo de infância do que pelo mistério sobre o desaparecimento da amiga, apesar deste parecer bem bolado.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna! Esse livro já está na minha lista porque já vi muita gente fazendo ótimos elogios a ele, falando que não dá para largar até ter terminado a última folha. Parece ser ótimo, adoro suspense. Já quero saber como a autora conduziu a narrativa e o final que ela vai ter.
    beijos!

    ResponderExcluir
  19. Estou super animado para ler esse livro.
    Já tenho ele garantido, só esperando ele chegar
    O que mais me encantou foi a capa e quantidade de páginas <3
    Ainda bem que ganhou nota 5 o/

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro. É um ótimo suspense juvenil. Digo até que é melhor que muitos suspense adulto que existe por aí. Claro, tenho críticas a alguns aspecto dos livro, mas nada que tira a qualidade dele.
    Fora que é sempre muito interessante personagens com amnésia. Pois a possibilidade de recomeço é sempre muito gratificante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Gostei da Resenha! =D Me pareceu ser um livro bem interessante. Imagina, ter que refazer uma vida... Gostei da ideia! Parabéns pela sua escrita! :*

    ResponderExcluir
  22. Gosto de juvenis!!! Não costumo ler muito suspense, mas gosto de filmes do gênero! Acho que preciso dar uma Chance aos livros também. Essa é uma ótima dica para começar, a história me chamou a atenção e eu fiquei curiosa para saber o que aconteceu no dia do desaparecimento, além de não ser um livro muito pesado!!
    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna, tudo bem?
    Eu adoro livros de suspense e achei a premissa desse bem interessante! Deve ser bem legal acompanhar essa nova Sam descobrindo que era uma pessoa detestável e que sua melhor amiga não era lá tão amiga assim!
    Fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu com ela e com a Cassie e onde está a Cassie.
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro em breve!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  24. Não vejo a hora do meu exemplar chegar aqui pra mim \ooo/ Faz tanto tempo que não leio um suspense, estou louca pra voltar a ler! Não Olhe Para Trás virou unanimidade, só vi elogios ao livro e a editora fez um ótimo trabalho nessa edição, esta perfeita.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruna.
    Ainda não tive oportunidades de ler esse livro, mas adorei sua resenha.
    A história é bem interessante.
    Vou deixar anotado aqui pois quero muito ler.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Sou louca pra ler este livro! Sua resenha ficou muito completa e me atiçou ainda mais, rs... Assim que tiver um tempo ($$$) vou ver se compro. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá, gostei muito da sua opinião. Mas não tenho curiosidade de ler este livro, pelo menos não no momento. Mas quem sabe mudo de opinião.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna! Tudo bem?

    Eu já queria ler esse livro pela capa e título super chamativos, mas agora sua resenha super me deixou mais curioso ainda *-*

    Amo esse clima de mistério em livros e apesar de gostar de algo mais pesado, sua resenha me deixou bem curioso *-*

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, tenho esse livro e quero muito ler logo. Nossa, deve ser realmente assustador você acordar sem lembrar de nada da sua antiga vida e ainda descobrir que você não era uma pessoa muito agradável... não imagino como essa nova Samantha deve se sentir. Gosto muito de Thriller psicológico e acho que vou adorar esse.

    Acho essa capa maravilhosa!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  30. Oi Bruna tudo bem?
    Não conhecia a historia mas ela me interessou bastante, gosto desse suspense e misterio sabe?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  31. Quando li o livro fiquei mais do que surpreendida, a autora soube envolver muito bem e foi me guiando a um final que nem eu imaginei! Livro sensacional e a editora está de parabéns pela capa ♥

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  32. Oi!

    Ainda não li esse livro, mas morro de vontade. Adorei a sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para lê-lo, mas sempre esqueço dele e passo outras compras na frente, acredita? Anotado novamente na lista de desejados!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  33. Hey, tudo bem?

    Quero muito ler esse livro porque em todas as resenhas que eu li há esse comentário sobre como a escrita é dinâmica. Adoro livros recheados de mistérios, mas normalmente eles não possuem uma narrativa tão fluída assim, então fico muito curiosa como esse livro consegue juntar esse clima de mistérios com uma leitura dessa forma.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  34. Eu não resisto quando vejo um bom mistério! Gostei bastante do dilema que minha xará literária irá enfrentar, principalmente em relanção a amiga, qual será o segredo? Tem um tempinho que estou de olho em Não Olhe, pois como é enredo tem mistério e um pouco de suspense, eu fico muito interessada, amo quando esses elementos estão nas histórias!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  35. Oi ^^
    Eu adoro livros de suspense. Mistérios costumam me deixar sem fôlego e amo isso, porém acho que por este livro ser mais juvenil, talvez eu não me sinta tão sufocada e presa à história! :(

    bjs

    ResponderExcluir
  36. Oi, Bruna! Gostei muito da premissa do livro. E adorei a forma como se dá a história. É meio que uma lição Samanta deixar de ser a mimada garota popular para se tornar uma pessoa melhor e se reaproximar de seu amigo de infância que outrora ela tratava mal. Pode até ser um ponto clichê, mas eu gostei. :)
    Ainda bem que as perguntas são respondidas no decorrer do livro. Estou super curiosa para saber qual é o mistério envolvido.

    ResponderExcluir
  37. A personagem tem o nome de uma das minhas melhores amigas *-* haha.
    Como resistir a um mistério né? Não dá! Já da vontade de pegar o livro e começar a ler e só parar quando tudo for revelado.

    ResponderExcluir
  38. Olá Bruna, estou louca para ler esse livro, depois que li caixa de passaros, tenho me encantado cada vez mais com esse genero!!
    Adorei a resenha, foi bem detalhada, espero conseguir adquirir esse livro logo!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  39. Taí mais um livro que eu não conhecia (estou muito desatualizada) e gostei. Adoooro suspenses (até mesmo os pesados) e mesmo sendo juvenil, me interessei. Gosto de livros com narrativa em primeira pessoa, pois nos ajuda a ir fundo na história. E a capa está linda.

    ^^
    Pseudônimo Literário

    ResponderExcluir
  40. Oi Bru...
    Quando vi este livro pela primeira vez, não imaginei o enredo.
    Adoro um bom suspense, e fiquei com vontade de ler agora com tantos elogios.
    Vai demorar um pouquinho, mas pretendo ler.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. Oi Bru

    Recebi esse livro da Farol também e pretendo ler em breve, também tenho medo de livros mais fortes mas um suspense leve as vezes é bom para distrair a mente né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  42. Estou com esse livro na minha filinha de espera e, por isso, fiquei bastante animadinha para ler a resenha e... ADOREI. Tem suspense e mistério que é o que eu mais procuro em livros. Sem contar que só de ler a sinopse, já dá uma vontade tremenda de ler! Depois da sua resenha, fiquei com mais vontade ainda! Acho q irei virar fã da autora.

    Abs

    ResponderExcluir
  43. Pra começo é a primeira vez que vejo alguma coisa sobre esse livro,me encantei tanto pela capa quanto pela resenha .. Além do mais os livros em primeira pessoa são os que mais me atraem ... Fazem com que eu me sinta tão a vontade com o personagem a ponto de vivê-lo.. Gostei muito mesmo, em uma oportunidade pretendo lê-lo..

    ResponderExcluir
  44. Estou louca pra ler este livro, todas resenhas que li sobre o livro foram ótimas e nota 5/5 quer dizer que o livro é tão bom quanto eu imaginei, quero muito ler,

    ResponderExcluir
  45. Oi!
    Já li outros livro da J. Lynn e gostei muito da escrita dela, quero muito ler esse livro a historia me pareceu cheia de suspense e mistério me deixando bem curiosa !!!

    ResponderExcluir
  46. Oii
    Eu jurava que seria a Elen que realizaria a resenha, enfim.
    Adorei a resenha, já ouvi falar muito deste livro e pretendo compra-lo. Achei a capa meio enigmática, me despertou curiosidade

    ResponderExcluir
  47. Bruna, eu não sou muito fã do genero mas esse com certeza me prendeu e está indo agora mesmo para minha estante, poxa eu quero muito descobrir oq aconteceu com essas garotas!!!

    Curiosa nível Master!!

    ResponderExcluir
  48. Bruna, eu não sou muito fã do genero mas esse com certeza me prendeu e está indo agora mesmo para minha estante, poxa eu quero muito descobrir oq aconteceu com essas garotas!!!

    Curiosa nível Master!!

    ResponderExcluir
  49. Caramba oc~e conseguiu me deixar muito ansiosa.
    Onde está Cassie? O que aconteceu com as meninas, na noite em que desapareceram? O que há por trás dessa amizade torta? Sam está correndo algum perigo, do qual precisa se lembrar? Era exatamente as perguntas que eu me fazia. Simplesmente necessito. Achei que era só mais um romance e vi que não é um drama cheio de mistéerios. Amo isso.

    ResponderExcluir
  50. Como eu curto suspenses, tenho certeza que esse é pra mim. Pelo que deu pra perceber, a autora criou uma trama bem complexa. Essa premissa de "amizade torta" dá muito pano pra manga. Uma pena que teve essa passagem que não ficou bem explicada, mas, pelo menos, não interferiu muito na compreensão do livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  51. Oi, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro. Ele me lembrou ~um pouco~ Pretty Little Liars, por causa desse mistério todo. Fiquei muito a fim de lê-lo, vou anotá-lo, com certeza! Gostei muito da resenha!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  52. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu quero tanto ler este livro. Sério desde o lançamento eu quero ler, mas não estou comprando livros :(

    As resenhas só me matam porque me lembram o quanto esse livro é bom e eu o quero.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Nooossa, amo suspense. Ja tinha visto falando dessee livro desde quando lançou. Ele ja tinha chamado a minha atençao pela capa, achei bonita! Muito empolgada Bru!! Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...