Especial de Maio: Mês das Noivas

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje é a primeira sexta feira do mês, e portanto, dia de apresentar o tema do nosso especial do mês! Bom, desde março eu já sei qual será nosso especial de maio, afinal, maio é mês de?

Especial de Maio: Mês das Noivas




É isso mesmo, gente, o especial de maio terá como tema: Noivas! E tudo encaixou direitinho, porque esse é um mês com 5 sextas feiras, portanto, temos espaço para 4 livros serem lidos. Alguma ideia dos escolhidos???

Considerando o tema e a quantidade de livros, não vi outra escolha que a série Quarteto de Noivas da Nora Roberts!!!

Esses foram os escolhidos, e vou tentar ler os quarto livros esse mês. Digo tentar, porque ando meio sem tempo. Eu comecei a fazer pós-graduação em março, e agora sou uma pessoa que estuda (sniff), por isso, meu tempo de leitura reduziu muito! Nos meses anteriores, eu tinha apenas três livros para ler no especial, por isso, com quatro agora, tenho medo de não concluir a meta. Então, desejem-me sorte.


Bom, eu sempre gosto de falar um pouco do tema do Especial do Mês, e agora não vai ser diferente. Então, confiram brevemente o porquê de maio ser considerado mês das noivas.

Maio: Mês das noivas
Por quê?

Bom, já é lugar comum falar que maio é o mês das noivas, mas não se sabe o verdadeiro motivo. Há várias teorias, mas nenhuma foi comprovada. Depois de pesquisar em alguns sites, percebi que três são bem recorrentes. Então vamos a elas:

- Uma das teorias remota a idade média, no hemisfério norte. Bom, já sabemos que as condições de higiene não eram as melhores durante a idade média. Some isso ao intenso inverno europeu, e a não existência de calefação ou chuveiro elétrico na época, e o que temos: uma prática recorrente de não se tomar banho por um longo período. Maio, meio da primavera no hemisfério norte, era o o momento no qual muitas pessoas tomavam seu primeiro banho anual. Assim, esse era o momento ideal para os casamentos, já que os noivos amenizavam o odor desagradável tomando banho com essência de flores, e as noivas ainda carregavam junto ao corpo um ramo de flores bem perfumadas, criando a tradição do buquê.

- Outra explicação, que se relaciona com a anterior, é o fato de maio ser considerado o mês das flores no velho continente e um dos meses mais bonitos do ano por lá.

- Além disso, para a Igreja Católica, maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, além de ser também o mês das mães. Como a influência da Igreja Católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese muito aceita.

Entretanto, no Brasil, maio não está entre os mais procurados entre os noivos. Segundo dados do IBGE, o mês ocupa a 6ª posição no ranking baseado no número de casamentos em 2011 (não achei dados mais atuais), e fica atrás de dezembro, novembro, outubro, setembro e julho. Aqui, dezembro é o mês favoritos dos pombinhos, porque coincide com as férias de verão e o recebimento do 13º salário.

Fontes: 1 e 2 

Bom, pessoal, é isso!

E não deixem de acompanhar as resenhas das nossas Noivas de Maio!



47 comentários

  1. Oi, Bruna! Sei bem o que estudos e faculdade fazem com a gente! hahaha Mas espero que consiga ler a série e tô ansiosa pelas resenhas!
    A primeira teoria sobre maio ser o mês das noivas eu já conhecia, mas as outras duas não. Achei interessante!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru,
    É difícil a leitura durante a graduação haha, mas boa sorte e excelente leitura. Eu achava que era mesmo maio.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Conciliar estudo com quaisquer outras tarefas diárias é realmente complicado. Agora que faço faculdade leio em média de 2 à 3 livros por mês, um número bem pequeno em relação ao que eu lia antes :/ mas vai na fé que você consegue cumprir a meta e ainda contemplar a gente com resenhas desses livros que parecem ser lindos!
    Apesar de ser fã da Nora, ainda não li Quarteto de Noivas. Morro de medo de comprar na submarino e eles me mandarem o box em versão econômica hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que postagem fofa. Sei como é a fase de estudar, voltei os estudos do mestrado e está bem apertado... hehehehe E espero dessa vez não desistir no meio do caminho... Desejo que consiga conciliar tudo.
    Não recordava que maio era o mês das noivas, não sou muito ligada nesses assuntos. Adorei a contextualização histórica que você trouxe ao mês, bastante informativo. Agora é esperar e receber, como leitora de seu blog, todas as novidades que as noivas podem oferecer.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Estudar e mantar as leituras é complicado. Também passo por isso. Espero acompanhar as resenhas dos quatros livros. Eu já li algumas por aí, mas nem lembro muito bem como é a narrativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu compreendo tanto sua situação, nós queremos ler tantos livros mas o tempo não deixa, por mim haveriam muitas mais horas, mas enfim, gostei muito do seu post, parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. Sei bem como é corrida a vida de gente que estuda. rs
    Achei bem legal a proposta desse mês. Vou ficar esperando a resenha dos quatro livros, Bruna.
    Já conhecia a "origem" do mês das noivas e acho bem engraçado. Ainda bem que já temos água encanada e chuveiros. rs

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna,
    Tenho o Box tbm e sua postagem me deu uma vontade louca de ler. Mas ainda estou lendo "As Batidas Perdida do Coração" que tbm foi indicação sua!!
    Quem sabe não me animo ainds mais depois de terminar, estou tão focada nele. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna,
    Tenho o Box tbm e sua postagem me deu uma vontade louca de ler. Mas ainda estou lendo "As Batidas Perdida do Coração" que tbm foi indicação sua!!
    Quem sabe não me animo ainds mais depois de terminar, estou tão focada nele. ^^

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ah eu já li o quarteto de noivas da Nora Roberts e é lindo, adorei os livros mas mesmo assim vou ler as resenhas pra matar a saudade.

    ResponderExcluir
  11. Olaa
    Puxa, que legal saber mais sobre essa curiosidade, eu nunca li nada da Nora pois não tenho muita vontade, mesmo assim, é um ótimo post.

    Reality of books
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ler esses livros do quarteto de noivas! Acho as capas deles lindas e a premissa deles me interessa bastante.
    Vou acompanhar todas as resenhas desse especial e espero que você goste bastante dos livros!
    Seu box é lindo ♥.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  13. Maio é o mês mais lindo porque é o do meu aniversário. KKKKKKKK Amei você ter colocando o quarteto de noivas no post, porque estou louca para ler essa série. Claro que vou ficar acompanhando as resenhas especiais, ainda mais com essa temática, já que sempre gostei. Babando nesse box!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oiiiiii
    gostei da breve história sobre o possível motivo de maio ser o mês das noivas
    Muito bacana!!!

    ResponderExcluir
  15. Sei que chamam assim o mês de maio.. mas não sabia muito bem o porquê.. então foi bem legal conhecer a historia..
    os livros escolhidos estão na minha lista.. só aguardando uma grana para mim poder comprar... eu amo a Nora.. sério mesmo.. qualquer coisa que ela escrever eu QUERO..

    ResponderExcluir
  16. Oi, quero conhecer a história, vou esperar sair a resenha, e ver se eu compro eles ou não.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru..
    Adorei o tema do mês, estou adorando na verdade isso tudo rs
    Eu não conhecia a história. Quando eu casar, não vou escolher maio não, mas isso porque é friozinho, quero casar no começo do verão..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!

    Boas leituras *-* Eu não tenho um pingo de curiosidade para ler esses livros ._. Mas vou conferir suas resenhas e quem sabe não fico interessado? U.u

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa

    ResponderExcluir
  19. Oii, boa sorte com as leituras, espero que conclua todas! *--*

    ResponderExcluir
  20. Gostei das curiosidades (Idade Média precisava conhecer o poder do chuveiro!), espero que consiga concluir as leituras, pois quero ver se vale a pena ler o Quarteto das Noivas!

    ResponderExcluir
  21. Oi querida,
    eu sempre quis ler os livros da Nora, vou está aguardando sua opinião sobre ele viu ? Pra confirmar se é bom mesmo!
    Adorei esse especial, adoro tudo relacionado a esse assunto uhauah
    beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Que lindo este post! Cheio de amor, hahahah
    Sou louca pra ler os livros da Nora e mês de maio é um mês especial pra mim, já que eu comecei a namorar em maio ,
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Sempre ouvi que maio era o mês das noivas, mas nunca entendi direito o motivo.
    Gostei da ideia de aproveitar a temática para escolher alguns livros para serem lidos no mês :D

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Primeiramente quero desejar muito boa sorte com a sua meta, espero que você realmente consiga :)
    Eu estudo o dia inteiro, então sei como é difícil...
    Muito legal você ter colocado aqui a história de Maio ser o mês das noivas, eu mesmo não conhecia.
    Beijo.
    Tá rolando sorteio lá no blog, vem participar -->
    Choque Literário

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Que interessante ter um tema especial no mês, achei super bacana você ter escolhido o tema de noivas e a série se encaixou certinha no terma, né? Desejo que você consiga ler todos os livros e que eles te proporcionem leituras ótimas :3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oieeee , aaai que tudo hahahaha ! estou doida por essa série ! ela encaixou certinho no tema né ? Hahahahahaha te desejo boa sorte ! eu nao sabia o significado do tema mais agr sei hahaha !

    ResponderExcluir
  27. É difícil mesmo conciliar estudos e colocar a leitura em dia, por isso desejo boa sorte pra você!! Já ouvi falar dessa série de livros, mas ainda não li e gostei de saber sobre essas curiosidades do porque o mês de maio ser o das noivas. O engraçado é que antes eles escolhiam casar em maio por causa do banho/flores e hoje a maioria quer casar em dezembro por causa do dinheiro kkkkkk
    beijinhos :*

    ResponderExcluir
  28. Sou louca pra ler alguma coisa da Nora Roberts, parece ser uma autora muito boa. E sobre essas teorias, não sabia dessa primeira hahah. Sei como é difiícil não ter tempo pra ler, mas boa sorte. Bjo

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruna, tudo bem?
    Nem sabia que maio é o mês das noivas, rsrs!
    Vou esperar as resenhas os livros! Espero que vc consiga ler todos.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  30. Li dois dos livros da série e preciso admitir que não gostei muito...Mas não foi pela narrativa da autora, mas pelo conteúdo da história. Se você gosta de romances bonitos e finais felizes, então vai amar! hahaha boa leitura!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Olá, achei a ideia muito legal, realmente é bacana um mês dedicado as noivas, eu ainda não li nenhum desses livros, já me recomendaram a nora roberts, mas nunca sei se devo começar por essa série ou pela série de bruxas. Espero as resenhas e que seja um sucesso esse mês especial!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  32. Meu mês oba! HAHAHAHA digo meu mês porque estou noiva, mas eu me caso em Outubro. Na verdade com as grandes mudanças climáticas, hoje em dia Setembro é o mês mais procurado, principalmente por quem vai casar ao ar livre por ser primavera (experiência própria entrando em contato com fornecedores que já tem agenda cheia até 2017 para setembro! Acredite se quiser.) No Brasil, agora que o pessoal foi começar a compreender que Setembro é a melhor época, Maio é primavera lá fora, e com nosso costume de copiar tudo que vem do exterior, acabou virando o mês da noiva por aqui tbm, pelo menos é o que eu já ouvi falar. Também tenho essa série da Nora, e estou doida pra ler, principalmente porque sou uma noivinha! HAHAHA
    Adoro os temas que vc escolhe Bruna.
    Beijos
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  33. Oi oi, como vai???
    Bem legal essa proposta de trazes temas para os meses, mas o desse mês confesso que não me chamou muita atenção.
    Espero que goste das leituras e vou aguardar suas resenhas!
    Beijão,
    http://www.thousandlivestolive.com/

    ResponderExcluir
  34. Maio é lindo e vc sabe por que??? hahaha..aposto que sim!
    Já tinha lido sobre essa de usar o buquê no casamento para deixar a noiva mais cheirosa, tenso isso fia!
    Nasci na época certa! =)
    Bjusssss

    ResponderExcluir
  35. Ultimamente só atrás dos livros acadêmicos e mal tenho férias, então sei muito bem oq é NEM poder ler na verdade :/ tem tanta coisa boa que estou super curiosa pra ler , mas sinceramente nada relativo a noivas rsrs

    ResponderExcluir
  36. Olá, gostei bastante dessa postagem. Não sabia desse mês das noivas mas achei muito interessante. Infelizmente nunca li nenhuma obra com este gênero mas tenho muita curiosidade em ler, principalmente essa série.
    Beijos, sucesso.
    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá tudo bem??

    Que bom que vc vai tentar ler o quarteto noivas... Morro de vontade de ler.. espero que consiga bater a sua meta... eu vou começar a estudar no meio do ano e já estou prevendo a Correia que vai ser rs. Não sabia o porque desse mês ser considerado das noivas... e gostei das possíveis ideias... xero

    ResponderExcluir
  38. Adoreeei as leituras que você fará, adoooro o mês das noivas e adooooro tudo relacionado a casamentos.

    <3

    Aguardo suas resenhas.

    :*

    ResponderExcluir
  39. Ooi,
    sempre escutei isso de que maio era o mês das noivas, mas nunca fui procurar porque, agora depois dessa postagem aprendi um pouco sobre isso.
    Nunca li nada da Nora Robert mas quero muito ler.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  40. Oi Bruna! Voltei rs
    É o primeiro especial do mês que acompanho e achei bacana a ideia, espero que você consiga ler os quatro livros. Nunca tinha parado pra pensar no motivo de maio ser o mês da noiva e gostei de saber mais um pouco disso. Eu mesma não penso em me casa nesse mês, penso em me casar em outubro (isso se eu me casar com meu atual namorado rs).

    beijos

    ResponderExcluir
  41. Sou suspeita em falar de Nora Roberts, afinal sou fã dela desde a adolescência. Espero que você consiga mesmo ler esses livros, pois são ótimos.

    ResponderExcluir
  42. O tema escolhido não poderia ser outro, não é?!?! Aliás, poderia ser algo relacionado as mães, mas as noivas mereciam esse também. E claro que vou acompanhar todas as resenhas.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  43. Eu acho super legal essa ideia de um tema específico para cada mês. Além de agregar muita novidade ao blog, tu ainda tem em que se respaldar para escolher os livros a serem lidos, tarefa que é quase missão impossível pra mim rs
    Eu já ouvi falar muito bem da série da Nora, adoro a autora, e acho que a tua escolha foi perfeita! Como não li os livros, tuas resenhas vão me ajudar muito na hora de decidir se dou ou não uma chance a saga!

    ResponderExcluir
  44. Oi Bruna,
    o tema se encaixou muito bem nos livros selecionados, gostei da ideia de um tema para cada mês; beijoo

    ResponderExcluir
  45. Oi Bru, tudo bom?
    Eu amo casamentos e adorei a temática do mês. Fico muito feliz que você tenha conseguido ler todos os livros da série. Alias, a Nora soube pontuar muito bem o casamento nos quatro livros. Meu sonho é trabalhar com casamentos acredita?
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Olá Bruna
    Achei a escolha ótima, essa serie parece ser muito boa.
    Ainda estou no primeiro livro, por isso vai ser ótimo acompanhar as resenhas deles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi!
    Adorei comemorar o mês das noivas com "O Quarteto de Noivas" e não sabia também porque maio era considerado o mês das noivas adorei as explicações !!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...