Ação literária Agosto - Um livro que muitas pessoas gostaram, menos eu.

Olá pessoal, tudo bem???

Hoje temos o Ação literária de agosto. Para quem não se lembra, o Ação Literária é uma iniciativa de alguns blog literários na qual, a cada mês, cada blog escolherá um livro para indicar em vídeo dentro de um tema proposto para aquele mês. E o tema desse mês é: Um livro que muitas pessoas gostaram, menos eu.

Eu ia fazer em vídeo, mas não tive tempo para gravar, e esse é o motivo do post ter demorado taaaanto pra sair. Bom, como quero postar ainda em agosto, vai em texto mesmo, rs.

E o livro escolhido é um dos bambambans da literatura new adult: O inferno de Gabriel, de Sylvain Reynard.


Bom, quem acompanha o blog, sabe que eu adoro livros NAs e eróticos, e a premissa de O inferno de Gabriel é ótima! Vejam só: Juliana é uma caloura na universidade e Gabriel é um jovem professor universitário (acho que de literatura), especialista em Dante. Sabem o Dante Alighieri? O famoso escritor e poeta renascentista italiano, autor de A divina comédia? Sim, é esse Dante. E a série, incluindo os títulos dos livros, são baseados em A divina comédia, que descreve uma viagem de Dante através do Inferno, Purgatório, e Paraíso, até encontrar sua amada Beatriz no paraíso. Bacana, não é? Um livro cheio de referências clássicas, um toque poético, e tendo como pano de fundo uma das maiores obras literárias do mundo.

Gabriel implica com Juliana a princípio, e depois se apaixonam (obviamente). Eles guardam alguns segredos, e durante todo o tempo é feito um paralelo entre Gabriel e Dante, no momento de perdição, o inferno. E Juliana é vista como a Beatriz de Gabriel, aquela que irá leva-lo a redenção e salvação.

Sim, como eu disse, uma excelente premissa. O livro tinha tudo para ser excelente, mas não foi. E por que não? Bom, porque a protagonista é uma mala, a quem apelidei carinhosamente de JuliAnta, e a narração é pra lá de arrastada.

MeoDeuso! Que mulher chata e que livro arrastado!

Sério, gente, foi uma tortura ler esse livro, porque a narração era detalhista demais. Um exemplo, para falar o seguinte: "Eles deram as mãos e se sentaram recostados na árvore", o(a) autor(a) escrevia o seguinte "Eles saíram em uma manhã ensolarada, com temperatura gostosa e confortável, de mãos dadas; andaram dez metros em direção parque, passando por uma rua caçada, que tinha postes a cada X metros, e viram as crianças e cachorros brincando ao avistarem a entrada o parque, que era composta por um portão de ferro..." Deu para entender?

Tá, posso estar exagerando, mas foi assim que me senti lendo o livro. Aquela situação em que você lê, lê e lê, e em mais de 50 páginas não tem um acontecimento importante. Puxa! Sofrido. E fazer esse post me fez visitar o skoob e rever a nota do livro. Eu tinha dado 3 estrelas na época que li. Eu era mais generosa, e hoje sou mais fiel aos meus sentimentos literários, por isso a nota do primeiro livro foi devidamente atualizada para 2 estrela.

Mas eu sou masoquista, sim, eu sei que sou. E quando o segundo livro foi lançado, O Julgamento de Gabriel, lá estava a Bruninha lendo novamente. Eu pensei "geralmente o primeiro livro é mais detalhista mesmo, por ser introdutório, e esse segundo é bem mais fino, deve ser melhor. E, além disso, ele já começa na Itália, e eu amo a Itália". Resultado: menos de 100 páginas e O julgamento de Gabriel foi relegado a lista de Abandonados do skoob. E só para constar, minha estante de abandonados tem apenas 4 livros!



Porém, por mais contraditório que possa ser, se os direitos cinematográficos do livro forem vendidos, eu assisto o filme feliz da vida, pois como disse, eu gostei da premissa da história, só não gostei da narração (e da Julianta, claro, rs).

Agora uma observação interessante. Observaram que ao falar de Sylvian Reynard, eu escrevi autor(a)? Isso não foi sem motivo. O fato é que ninguém sabe o sexo do autor. Ninguém sabe se é homem ou mulher, e isso acabou virando uma jogada de marketing tão forte, que acho difícil ele(a) revelar a verdade tão cedo, rs. A Arqueiro até fez um vídeo divertido sobre a questão, confira aqui.

Imagem do vídeo da Arqueiro, sobre a identidade do autor


Beijos 

E não deixem de acompanhar o Ação Literária na página do facebook.



.

16 comentários

  1. Eu não sabia que o autor(a) é desconhecido :o #passada E realmente é uma boa jogada de marketing!
    Enfim, eu sei que essa trilogia é uma que não quero ler rs Conheço muita gente que também não gostou e que não recomenda.

    ResponderExcluir
  2. Ainda rindo da JuliAnta, hahahahahaha. Que bad hein!!! Vou passar longe desses livros pq detesto leitura arrastada por causa desses detalhes sem fim. Não gostei das capas tb.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna
    Meio cansativo mesmo a narrativa. Geralmente não costumo gostar de livros assim também.
    Tem poucas pessoas que gostaram desse livro, mas acho que a maioria nao gostou. Acho que agora consigo entender porque.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Costumo não gostar de New Adult, é um tipo de livro que é muito difícil me interessar. Mas por esse eu tinha me animado. Por pouco não comprei o box dele, e vi que dei sorte de não ter comprado.
    O livro realmente tem uma premissa muito boa, adoro livros com referências clássicas. Personagens chatos tornam a leitura tão ruim, sem falar que não tenho paciência para livros com uma leitura arrastada. Certos detalhes são desnecessários.
    Uma pena um livro que parecia prometer uma boa leitura, ter sido algo tão ruim.
    Bjjs.

    ResponderExcluir
  5. Mana tenho amigas que adoraram esses livros e eu não entendo porque já tentei ler esse livros e foi justamente essa leitura arrastada que me fez desistir desses livros e sem falar que a protagonista é uma chata e só isso já me mata kkkk Eu sou vou assistir no cinema só pra matar a curiosidade.

    ResponderExcluir
  6. Essa saga não me interessa, até por ser meio adulta, o que não é meu gênero literário. Que pena que a narração não é uma das melhores, mas se o filme sair acho que vou assistir só para ver se gosto.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já tinha ouvido falar dos livros antes e, sinceramente, não me lembro se foi de forma positiva ou negativa. Não sei porque mas logo de cara não me interessei e acabei fugindo. Depois de ler esse post fugirei mais ainda! Leitura arrastada e personagem feminina chata ninguém merece.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu quero ler essa trilogia mas espero que eu não morra de tédio com a narração ainda mais que não gosto das coisas tão detalhadamente explicadas.E que apelido carinho é esse kkkk,muito bom.E eu sempre me referi ao autor como "ela" nessa trilogia e como "ele" naquela outra do Príncipe ,vai entender né.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Confesso que eu gosto muito dessa trilogia. kkkkkkkk E ainda não tinha visto alguém dizer que a tinha abandonado, então me diverti com o que você escreveu. Mas faz parte, né? E achei genial essa jogada de deixar oculto se é autor ou autora. Até hoje não consegui escolher um lado para dar um chute.

    ResponderExcluir
  11. Bom, não curto muito livros adultos e eróticos, mas como vi comentários positivos sobre essa série, eu fiquei curiosa e pretendo ler.
    Tenho diversos livros que as pessoas gostam muito mas não me agradaram e eu não curti.

    ResponderExcluir
  12. Eu ouvi falar muito sobre esse livro mas não tenho interesse em le-lo. Um livro que muitos gostaram menos eu foi crepusculo, confesso que eu esperava mais desse livro e me decepcionei

    ResponderExcluir
  13. Olá, Bruna.
    A premissa do livro é realmente interessante, principalmente por se basear em Dante. Se for pensar só nisso, o livro tinha tudo para ser incrível. Porém, entendo você não gostar. Personagens chatos realmente podem acabar com um enredo.
    Em relação ao ritmo mais lento, acho que não me importaria.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  14. Bruna, te entendo perfeitamente e sei o quanto é chato livros muito detalhistas. Só prolonga a história com detalhes desnecessários, né? E por fim, por escrever tanto, conta nada que realmente fosse importante.
    Não li essa serie e confesso que não lerei, apesar de ter gostado também da premissa.
    E nossa!! Na biblioteca aqui perto tem essa serie, mas nunca procurei o nome do autor, mas se eu procurasse não iria achar, né? #medo
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Vi as pessoas falarem muito desse livro e parece ler uma historia bem legal e adorei que tenha relação com o livro A divina comédia mas nunca me interessei, li alguns resenhas mas o livro não conseguiu me prender e outra coisa que me incomodou e que a narração é detalhista demais uma coisa que não gosto em livros e quando tem muitos detalhes acaba deixando a leitura parada e sem movimento !!!

    ResponderExcluir
  16. Apesar da Juliana ser insuportável, eu amei esse livro! Me apaixonei pelo Gabriel e não vejo a hora de ler os outros <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...