[Resenha] Incrível - Sara Benincasa


Eram olhos repletos de esperança — esperança irracional, espantosa e, às vezes, até irritante. Esperança de que, de alguma forma, tudo daria certo, mesmo quando estava claro que seu sonho lhe escapava como areia por entre os dedos de uma criança. Naomi Rye simplesmente odeia quando chega o verão e ela é obrigada a ficar com sua mãe socialite em East Hampton. Afinal, ela definitivamente não pertence àquele mundo de glamour e adolescentes mimados. No entanto, tudo pode ser diferente neste verão, pois a casa vizinha foi alugada pela linda e misteriosa Jacinta Trimalchio, que sabe como impressionar com suas festas suntuosas e selvagens e, claro, seu badalado blog Incrivel.com. Jacinta tem as próprias razões para se aproximar de Naomi: Delilah Fairweather. O envolvimento dessas garotas poderá culminar em grandes tragédias, e o mundo de riqueza e esbanjação cuidadosamente construído por aqueles jovens ricos poderá cair em pedaços. Naomi agora precisa decidir se está disposta a ser puxada por essa vida que por tantos anos rejeitou, ou se enfim cederá aos encantos da misteriosa e fascinante vizinha. Inspirada no clássico O grande Gatsby, Sara Benincasa traz todo drama, glamour e romance com um toque moderno (e escandaloso)!

Título original: Great
Editora/Ano: Única/2015
Categoria: Yong Adult, drama
Nota: 4/5

* Livro cedido pela editora Única


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje tem resenha de YA dramático bem intenso e polêmico. Incrível é um juvenil de Sara Benincasa, que me surpreendeu positivamente. O livro foi publicado aqui pela Única.

Naomi Rye é uma jovem de 17 anos que vive com o pai em Chicago, mas é obrigada a passar as férias de verão com a mãe, uma apresentadora de um famoso programa de culinária. Todo verão, Naomi vai, contra vontade, para East Hampton, o refúgio dos ricos e famosos, e nunca gostou dessas viagens, por não sentir afinidade com os jovens que lá se encontram. Porém, tudo muda nesse ano, quando Jacinta Trimalchio, a famosa e misteriosa blogueira do site Incrivel.com, decide passar o verão na cidade, na casa ao lado da mãe de Naomi.

Jacinta marca sua chegada em grande estilo, com uma incrível festa, com direito a uma super produção. Ela convida Naomi e se demonstra muito interessada em criar uma amizade entre as duas, mas logo vemos que seu maior interesse é conhecer Delilah Fairweather, a filha de um poderoso senador, e que é a única quase amiga de Naomi na cidade. Delilah namora Teddy Barrington, um ex astro mirim da TV e herdeiro de uma grande petrolífera, o que os tornam o casal perfeito aos olhos de todos.

O relacionamento de Delilah e seu namorado é recheado de interesses e comodismo, sendo que todos nos Hamptons sabem que ele a trai com a garçonete de um famoso restaurante local. Enquanto isso, Delilah e Jacinta se tornam muito próximas, e essa relação causa muita polêmica e comentários, e irritação por parte de Teddy.

Delilah aparenta ser gentil, mas acomodada ao namorado e submissa aos pais. Jacinta demonstra ser uma jovem doce, gentil e autêntica, que tem um real carinho por Naomi. O amigo de Teddy, Jeff, fica interessado em Naomi, e parece ser diferente dos outros rapazes fúteis da cidade, então os dois acabam tendo um namoro de verão. Tudo isso contribui para que esse verão seja diferente aos olhos de nossa protagonista. Mas perceberam que todos Aparentam/parecem/demonstram ser algo? Eu não afirmei que realmente o sejam, :).

O livro é narrado em primeira pessoa, por Naomi, por isso temos acesso aos mesmos fatos que ela, e que muitas vezes não correspondem a verdade. Inclusive, vemos os outros personagens por seus olhos, sendo que ela muitas vezes se engana. Achei essa construção da autora muito bem feita, pois permitiu controlar bem o que revelar e quando revelar. A história foi conduzida de tal forma, que a todo momento eu questionava a real personalidade e caráter dos personagens (menos do Teddy, que se mostrou um babaca desde o início :p ).

Sara retratou bem o mundo glamouroso dos jovens ricos e famosos, os filhos da nata da sociedade novaiorquina, com todos os seus segredos e jogos de poder. A importância das aparências, as armações e manipulações foram bem retratadas, assim como suas devastadoras consequências. Toda a história foi construída de forma a conduzir para um final que representa bem o título do livro.

Os capítulos do livro são de tamanho mediano, mas há quebras que tornam a leitura mais fluida. No início, achei a leitura cansativa, pois o foco estava muito em Naomi e sua irritação com a mãe e com a necessidade de passar o verão nos Hamptons, porém, quando Jacinta entra em cena, a história ganha novo fôlego e um ritmo melhor. As 100 páginas finais foram incríveis, e foi impossível parar de ler. A diagramação é simples, mas bem feita, com páginas amareladas e letra de tamanho agradável, e a linda capa original foi mantida, sendo a modelo a representação de Jacinta.

O ambiente e a sociedade retratados me lembraram muito séries como Pretty Little Liars e Gossip Girl (só conheço os seriados, não li os livros), e o livro foi inspirado em O grande Gatsby (que também não li). Essa inspiração é vista inclusive nos títulos, uma vez que O Grande Gatsby é tradução de The Great Gatsby, e o título original de Incrível é Great. Mas a história é do tipo leve e bem jovem.

E vocês, já leram ou tem vontade de ler o livro?

Beijos


.

25 comentários

  1. Oi, Bruna!
    Essa é a segunda resenha que leio sobre "Incrível" e estou bastante curiosa para ler e conhecer mais da história. Ao que parece conflitos sociais são bem trabalhados no livro e só o fato de ser baseado em "O Grande Gastby" já gera bastante expectativa quanto a essa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Confesso que o livro não me agradou tanto. Vi que a história contém bastante personagens, aí fico com receio de que o livro deixe á desejar. Além disso, não é um gênero que eu gosto, e por isso acho que não irei lê-lo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bruna.
    A premissa me pareceu interessante, principalmente por mostrar alguns elementos da nata da sociedade como as maquinações. Acho que pode ser uma boa leitura. Farei a aposta para ver o que acho.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  4. Parece um bom livro, gostei da sua resenha, mas acho que pra mim não vai rolar, não me interessou.
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Pensei em Gossip Girl na hora rsrs (tb vi as séries q vc citou e não li os livros). Bom, eu me interessei!! Gosto de livro que confunde a gente, com o fato de pensarmos algo sobre as personalidades e as pessoas não serem exatamente assim. E acho que vai ter muito agito, confusão e vc falou que fica intenso no final, adoro!!! rsrs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Só de falar que lembra Gossip Girl já quero hahaha!
    Espero comprar esse livro na Bienal, tô bem curiosa com ele!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Quando vi a capa já me interessei. A sinopse me animou, a história tem uma premissa muito boa. Adorei a resenha, e ainda mais saber que te surpreendeu positivamente. Nunca vi Gossip Girl, mas vejo - e amo- Pretty Little Liars, e realmente lendo a resenha me veio uma certa lembrança de PLL. Se lembra PLL com certeza tenho que ler. Espero superar minhas expectativas.
    Bjjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru
    Gostei da autora retratar esse ponto da sociedade. Este livro já tinha me chamado atenção, que legal que gostou e recomenda.
    As séries que você citou que foram inspirações para o livro, confesso que como sou uma negação, não sei nem do que se trata..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ola Bruna lindona a capa desse livro está linda e muitos personagens vivem nesse mundo de interesses que me irritam profundamente, principalmente relacionamentos fadados ao comodismo, Mesmo com alguns pontos que vão me irritar fiquei bem curiosa . Vou ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna!
    Parabéns pela resenha! Adorei :) Gostei muito da sinopse do livro e achei a capa linda! Espero gostar da leitura também.

    Beijoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Achei a sinopse da história bem bacaninha, mas ultimamente estou com "preguiça" de ler YA hahahaha. Eu já o Great Gatsby e adorei, se autora conseguiu retratar a sociedade rica do mesmo jeito que o Scott Fitzgerald conseguiu, com certeza irei adorar. Ótima resenha, bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não conheço esse livro, mas fiquei com muita vontade de ler. Uma história bem intrigante!

    https://valisedepalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto esse livro antes mas nunca tinha lido uma resenha e confesso que me surpreendi. O livro parece ser de uma leitura bem rápida, com personagens cativantes e de várias personalidades e um enredo bem fluido.
    Se tiver essa oportunidade irei ler ;)
    Bjs Bruna!!

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro quando foi lançado pela editora mas não fiquei com a minima vontade de ler esse livro e mesmo com a sua resenha e vendo como você gostou do livro eu ainda não tenho vontade de ler esse livro, por isso passo essa leitura adiante ^^ Mas fico feliz que tenha curtido esse livro.

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Fiquei muito interessada nesse livro principalmente pela inspiração em o Great Gatsby que ainda não li mas já vi varias resenhas, o livro pareceu legal e gostei de a narrativa ser pelo olhar de Naomi o que acaba fazendo com que desconfiemos de todos e fiquei curiosa sobre o final !!!

    ResponderExcluir
  17. Olaaa
    O livro parece ser muito interessant e diferente, espero poder ler em breve e gostar, ótima resenha.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  18. Já li varias resenha sobre esse livro, e mesmo tendo visto coisas positivas eu não me interessei não em ler, mesmo assim obrigado pela dica.
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Bom, já li uma outra resenha sobre ele e fiquei meio sem vontade de ler, mas agora estou mais animada. Principalmente por saber que as páginas finais são incríveis, o que geralmente compensa um começo mais arrastado. Vou colocá-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  20. Oie
    Minha vontade de ler o livro surgiu ao ver essa maravilhosa capa mas nem tinha lido sinopse nem nada.Gosto de histórias onde nem tudo que parece é e onde todos usam mascaras.O enredo não parece ser algo maravilhoso mas a leitura deve ser proveitosa.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi Brunaa!
    Q legal a temática deste livro, adorei envolver blogueiros na trama rsrsrs!
    Tb fiquei curiosa p saber como a autora desenvolveu o cotidiano dos jovens mega ricos!
    Parece uma história super rápida de ler!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. A sinopse já me lembrou muuuito Gossip Girl (melhor série de todas ever ♥), mas como me decepcionei muito com os livros, confesso que esse me deixou com o pé atrás.
    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  23. Oi! Nossa, a sinopse me interessou muito! Adoro livros YA, com clima de verão, barracos, festas, BLOGS!!!! Preciso ler. Adorei a resenha, bem estruturada.
    Abraços do Dan.

    ResponderExcluir
  24. Bom, além da capa deste livro ter me chamado muito a atenção a história também me deixou bem curiosa.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler.

    ResponderExcluir
  25. Eu não sei o que pensar rs
    Já quis ler e já perdi o interesse por causa de tantas coisas que já li sobre.
    Gostei da resenha mas não sei se aproveitaria o livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...