[Resenha] Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Kathleen Sears


Quem nunca se interessou por mitologia que atire a primeira flecha... ops, pedra! A verdade, porém, é que a gente acaba se perdendo entre tantos mitos, tantos deuses e deusas e monstros, tantos nomes e acontecimentos. E vários pontos ficam meio sem resposta na nossa cabeça:
- Quem Zeus puniu por desobediência?
- De quem Hera se vingou?
- Quais são, afinal, os 12 trabalhos de Hércules?
- Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?
- Essas respostas – e muitas outras – estão neste livro!
Navegue por capítulos dedicados a cada imortal e mortal da mitologia antiga, grega e romana, e descubra os pontos em que os mitos se encontram. Não importa se quer saber por curiosidade ou se quer arrasar mostrando seus conhecimentos em conversas por aí.

Título Original: Mythology 101
Editora/Ano: Gente/2015
Categoria: não ficção, mitologia


* Livro cedido como cortesia pela Editora Gente

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia tem o que você precisa saber sobre mitologia
Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga



Olá pessoal, tudo bem?

Alguém aí gosta de mitologia? Eu adoro! Mas a única que conheço um pouco mais é mitologia grega. E o livro Tudo o que você precisa saber sobre mitologia fala justamente sobre isso, mitologia grega e romana, então não esperem realmente aprender tudo sobre tudo de mitologia em geral, :).

Sabendo que serei redundante, Tudo o que você precisa saber sobre mitologia começa do começo, mostrando a origem do universo, segundo os mitos gregos. A mitologia grega é recheada de histórias de aventura, lutas e romances. É quase um Game of Thrones, com filhos derrubando os pais, irmãos conspirando contra irmãos, cônjuges traindo cônjuges, e por aí vai. Os romances também são presentes e constantes, e não existia a ideia de incesto, tanto que o Soberano dos Deuses do Olimpo, Zeus, é casado com sua irmã, Hera, e já se envolveu com outras irmãs, sobrinhas, tias, e metade do mundo feminino celestial e humano. Alias, tenho que dizer que Zeus é um galinha! Credo, que safado!

Porém, o livro não narra detalhadamente os romances e as batalhas. Apenas conta que aconteceram e suas consequências, e fica a critério do leitor procurar outras obras para aprofundar mais um tema ou outro.

Kathleen Sears é uma professora colegial norte-americana, e conseguiu imprimir uma linguagem bem jovem e atraente em seu livro, tornando a leitura gostosa. Porém, não foi uma leitura rápida, porque estou numa fase de romances. Então, minha tática foi ler o livro aos pouco, a cada dia, lia alguns capítulos, intercalando com a leitura de livros fictícios. Isso funcionou muito bem!

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia é um livro resumo e bem didático, que apresenta as principais histórias, mitos e heróis gregos/romanos. Os capítulos são bem curtos, entre três e seis páginas, e cada um traz um tema específico, seja um evento ou um deus. E no final ainda temos uma árvore genealógica dos deuses, figura abaixo. E se você achou essa árvore confusa, saiba que ela nem está completa. Acho que nem todas as páginas desse livro conseguiriam listar todos os filhos de alguns deuses, como Zeus, rs.



Para quem curte histórias fictícias sobre mitologia, como Percy Jackoson (Rick Riordan) e Predestinados (Josephine Angelini), podem usar esse livro como uma espécie de manual e guia, para explicar alguns pontos nebulosos. Inclusive, há alguns capítulos mostrando a influencia da mitologia grega na literatura, artes e música, ao longo dos tempos, até os dias atuais.

Recomendo muito a leitura, mas para quem curte mitologia, mesmo que não conheça muito.

Beijos

.

23 comentários

  1. Quero muito esse livro *-* Como eu amo mitologia, principalmente a grega, pois é a que eu tenho mais conhecimento, me vi super atraído pelo livro. Lendo sua resenha, vi que o livro é bem mais do que eu imaginava. Já quero!

    ResponderExcluir
  2. Preciso de um livros desses tenho muito a aprender sobre mitologia. Tenho um parecido aqui em casa e ao ver esse post me lembrei que preciso ler o meu urgente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Preciso de um livros desses tenho muito a aprender sobre mitologia. Tenho um parecido aqui em casa e ao ver esse post me lembrei que preciso ler o meu urgente. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna! Vim conferir a sua resenha!

    O título nos leva a engano, não é mesmo? Dá a entender que o livro fala da mitologia de muitos povos. Achei que fosse isso! Deviam deixar claro na capa que se trata apenas da grega e de sua cópia, a romana. Essas duas, aliás, são muitíssimo violentas e sem vergonhas. Só para constar mais uma curiosidade, o próprio Hércules era mais um filho de Zeus, dessa vez com uma humana. Por isso ele era tão forte: herança paterna. Esse Zeus era o mister catra do Olimpo! Credo mesmo! Sai fora! Que horror! hahahahahaha

    Mas uma mitologia que é riquíssima e que me encanta MUITÍSSIMO é a Celta. Tenho um livro que fala muitos aspectos dessa cultura. É o "Mais contos de fadas celtas" do autor Joseph Jacobs, da editora Landy. Não chega a ser de bolso, mas é um livro menorzinho. Ele é recheado de histórias folclóricas de magos, heróis, deuses e reis celtas e é lindo de ver como a Irlanda e toda a Grã Bretanha preservam esse lado da sua história!

    Parabéns pela resenha!
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o "Catra do Olimpo",kkkkk
      Mas ele é assim mesmo, sabia que era galinha, mas não tento :)

      Excluir
  5. Oi Bruninha tudo bem, eu sempre tive curiosidade em saber mais sobre mitologia, até por que as histórias são bem interessantes e dinâmicas, não sabia desse livro, provavelmente é uma dica boa para leigas como eu. kkkk Sobre o Catra do Olimpo to rindo até agora.
    Bjkas
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    O livro já chamou minha atenção por ser de mitologia haha Adoro! Sou uma grande fã e saber mais sobre ia ser demais! Adorei o post!
    Beijos, Nathália
    http://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    http://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Bruna! Sempre amei mitologia grega, acho fascinante todo esse envolvimento dos deuses. É um livro muito legal para complementar mais esse enredo tão vasto. Amei dizer que Zeus era um galinha rsrsrs Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não costumo ler livros de não ficção, mas Tudo o que você precisa saber sobre mitologia me cativou por tratar de um assunto que me interesso bastante. Concordo com você que quem gosta de estórias fictícias sobre mitologia greco-romana, este livro seria um ótimo guia, e como não terminei as séries do Rick Riordan, ainda, lerei este livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Bruna.
    Eu adoro mitologia, tenho alguns livros sobre o tema, mas conhecimento nunca é demais, né? Apesar desse livro ser mais resumido e didático, eu o quero. Afinal, muitas vezes é bom ter algo para consultar que apresenta um conteúdo mais simples.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  10. Ola Bruna o fato de ter mitologia grega já me encantou, quero ler e aprender sobre mais sobre o tema, menina o Zeus realmente não perdoa ninguém rsss. Dica mais que anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Oláá
    O livro deve ser bem interessante, não é algo que leria por livre espontânea vontade hahahah mas acho bem instigante. Ótima dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Sim, eu amo mitologias, e sim, eu amo Percy Jackson <3. Rick Riordan me fez querer saber mais sobre a mitologia grega e romana, e eu iria gostar de ler esse livro. Só que deu a entender que ele não se aprofunda muito nos casos, então sendo bem sincera, não sei se gastaria dinheiro com ele quando tenho o google. Só pelo amor ao tema mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, Bruna
    Até gosto um pouco de mitologia, mas não sei se leria. Ainda mais sendo um pouco mais didático. Eu estou lendo tanto livro da faculdade, que estou fugindo de livros didáticos ultimamente rsrs
    Mas que bom que foi uma boa leitura. Uma dica muito válida.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Achei o máximo essa árvore genealógica, mesmo que eu ache que seja impossível fazer uma completa mesmo, pelo pouco que sei de mitologia. É um tema que me atrai muito, e gostaria de ler esse livro, principalmente por ter essa abordagem didática e resumida. Deve ser bem legal mesmo para esclarecer alguns pontos.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru, tudo bem?

    Bem, o livro não faz o meu estilo. Não sou ligada com essas coisas de mitologia e similares. Mas, de todas as mitologias, a grega é a que eu acho a mais interessante. Via Hércules quando eu era criança, então... mas ainda assim não leria um livro SÓ sobre isso. Talvez se fosse uma história de ficção tendo como base a mitologia, no estilo Rick Riordan, eu achasse mais interessante

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Bru, tudo bom?
    Eu não sei quase nada sobre mitologia, mas algumas vezes sinto necessidade de conhecer melhor esse universo. Vejo esse livro como uma enciclopédia do assunto para a gente consultar de vez em quando. Ainda bem que você intercalou com outras leituras porque acho muito puxado para ser lido de uma vez. Eu compraria o livro por uma curiosidade sobre um assunto que não domino.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse livro pra min seria mais usado como uma enciclopédia do que qualquer outra coisa, porque eu facilmente esqueço as lendas então é bom sempre lembrar, mas fora isso acho que não compraria esse livro pra lê-lo na integra, talvez se fosse no estilo do tio Rick fosse melhor.

    ResponderExcluir
  18. Adoro mitologia e a grega é uma das minhas favoritas, mesmo ficando chocada de como alguns Deuses - vulgo, Zeus - podiam ser tão galinhas.
    Normalmente não leio livros que fujam da ficção, mas quando o assunto me interessa embarco sem problemas e esse parece ser um livro ótimo e que pode ser lido facilmente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Oii!!
    Adoro mitologia e achei o máximo ter um livro com todas as lendas e mitos, são tantos que sempre esquecemos algumas partes ou confundimos os Deuses. Eu ouvia muito esse tipo de historia quando era criança e mesmo o livro não sendo bem detalhado já vale pra matar a saudade da infância!!
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  20. Olá!!
    Quero esse livro em minha estante pra hotem , amo mitologia grega, e é muito fácil se perder com tanta informação, então acho que ele vai servir ceratamente assim pra termos uma dimensão de como tudo começou de onde se encaixa cada coisa, de verdade um guia pra aqueles como eu sempre esquecem os detalhes rsrs

    ResponderExcluir
  21. Sempre que eu pego um livro que fale de mitologia de uma forma geral eu tento fazer uma arvore genealógico, mas é impossível. de Zeus então hahahahah
    Eu gosto muito do assunto, mas tenho preferido conhecer mais através da ficção mesmo. Eu sempre me confundo mesmo, pelo menos assim fica mais light rs

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  22. Oie Bru, tudo bem?
    Eu adoro mitologia, sempre gostei de ler contos e história sobre, até mesmo os clássicos. Mas eu não sou muito fã de livros tipo manuais como esse parece ser, não sei, mas eu gosto mais de livros que contem histórias corridas. Mesmo assim eu ainda fiquei curiosa com esse livro, deve seer ótimo para consultar quando você está no meio de uma história e tirar possíveis dúvidas e conhecer melhor o tema.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...