[Resenha] Amante Meu (IAN#8) - J. R. Ward

Nas sombras da noite de Caldwell, Nova York, desenvolve-se uma furiosa guerra entre os vampiros e os seus assassinos. Há uma Irmandade secreta, sem igual, formada por seis guerreiros vampiros, defensores de sua raça. Enquanto eles defendem a raça dos redutores, a lealdade de um vampiro especial será posta a prova - e sua perigosa natureza será revelada...
John Matthew já percorreu um longo caminho desde que foi encontrado vivendo entre os humanos, mas de natureza vampira desconhecida. Recolhido pela Irmandade, ninguém poderia adivinhar qual é sua verdadeira história ou sua real identidade. A bela Xhex lutou contra a atração que sentia por John, mas o destino provou aos dois que o amor é inevitável.

Título Original: Lover Mine
Série: Irmandade da Adaga Negra #8
Editora/Ano: Universo dos Livros/2012
Categoria: Sobrenatural, fantasia urbana, romance hot
Nota: 4/5
+ 18

Hoje teremos mais uma resenhas da série de fantasia urbana Irmandade da Adaga Negra, publicada pela Universo dos livros. Essa é uma série na qual cada livro traz a história de um casal, enquanto a história da sociedade vampira vai se desenrolando. Aqui, os vampiros são uma espécie própria, com cultura e história próprias, e não humanos convertidos. Amante Meu é o oitavo livro da série, mas podem ler a resenha tranquilos, pois não tem spoilers dos anteriores. E para ler as resenhas dos outros livros da série, veja a lista ao final.


Amante Meu retrata a história de John Mathew e Xhex. Ele é um jovem soldado da irmandade, que cresceu no mundo humano e só descobriu que era um vampiro às véspera de sua transição (momento no qual o vampiro precisa tomar sangue de alguém do sexo oposto de sua espécie, para se tornar efetivamente vampiro e adulto, e ocorre por volta dos 25 anos). E após ser inserido ao mundo dos vampiros, descobriu que era filho do falecido Darius, que era membro da Irmandade. Xhex é uma meio vampira e meia simphato, sendo essa uma subespécie de vampiros com poderes que intimidam a todos. Ela tem mais de 300 anos, é uma assassina profissional, e é muito reservada e fechada, devido a sua história de vida e traumas passados.

A atração entre Jonh e Xhex é forte e presente. E o sequestro de Xhex, pelas mãos do novo vilão da série (não falo quem é, porque é um tremendo spoiler), deixou Jonh enlouquecido e desesperado. Vocês não tem noção do quanto as partes envolvendo o cativeiro de Xhex e como isso a afetou mentalmente foram fortes. Uma das cenas mais fortes de toda a série, na minha opinião, foi um colapso nervo da personagem. Para quem não leu a série é difícil visualizar a importância disso, mas quem acompanha sabe que Xhex é uma das personagens mais fortes por aqui, e isso quer dizer muito, afinal, a sociedade vampira é pra lá de machista e misoginista. Então, não é qualquer coisinha que consegue abalar uma mulher assim.

“A soma de sua experiência dizia: não importa o que fosse feito para ela, poderia lidar com isso.”

Como eu disse nas resenhas anteriores, já li toda a série há algum tempo, e agora estou relendo para resenhar. E com isso, acabei por mudar meu ponto de vista sobre algumas coisas, e esse livro foi um dos afetados. Quando li Amante Meu pela primeira vez, amei cada página e amei o protagonista, John, mas ao reler a série, comecei a rever meus conceitos sobre o personagem, que hoje considero imaturo e mimizento. Fazer o que? Entendo que ele estava preocupado com a Xhex, mas aquela de “eu sou um macho forte, e ninguém mexe com minha fêmea”, me irritou, porque ele acabou fazendo muita besteira, e no final das contas, Xhex provou mais de uma vez que não era uma donzela em perigo precisando de socorro. Por isso, em relação a protagonista, minha admiração so fez crescer, porque a mulher é foda!

Um ponto alto da série foram alguns capítulos em flasback, mostrando quando Darius, o pai de Jonh, entrou para a irmandade, e vimos a relação de amizade e paternal nascer e crescer entre Darius e Tohr, que mais tarde viria a se tornar a figura paterna na vida de Jonh, e acompanhamos os dois em sua missão para encontrar e resgatar uma jovem da aristocracia vampira, que havia sido sequestrada. O fato é que vendo esses flashbacks tudo que eu pensava era: Por que não podemos ter Darius, em vez de Jonh? Porque Darius era demais!

Mesmo Jonh tendo me irritado em alguns momentos, este livro é incrível! Tem muita ação, drama, choro, romance, e claro, as já clássicas cenas hots nas quais Ward é especialista. É impossível não nos envolvermos no drama da Xhex e sua triste história. É impossível não torcer para um segredo envolvendo Jonh ser revelado, e que fique registrado aqui que é um segredo para os personagens da série, não para os leitores (adoro quando sabemos mais que 99,99% dos personagens, rs).

"Era difícil de explicar. Mas o que eles tinham juntos ia além de uma cerimônia ou de uma tatuagem nas costas ou de votos de compromisso diante de testemunhas. Ele não sabia o motivo com precisão… mas ela era a peça que faltava no seu quebra-cabeça, a primeira e a última página do seu livro. De alguma maneira, era tudo o que ele precisava."

Como já é comum nessa série, houve algumas tramas paralelas, e como sempre, algumas boas e outras insuportáveis. No lado bom, tivemos uma envolvendo os amigos Qhuinn e Blay, sua complicada relação, a forma como foi afetada por Layla e Saxton. E a parte chata foi insuportável mesmo! A Ward inventou de colocar capítulos e mais capítulos de uns caçadores de fantasmas em um hotel, que PelaMor! Completamente inútil, mesmo que no final ela tenha lincado isso com a Irmandade. Também teve a trama paralela envolvendo Payne, filha da divindade da raça, que será a protagonista do próximo livro, e teve um final tenso neste. 

A diagramação do livro é simples, mas muito bem feita, com letra grande a páginas amareladas. Porém, vi alguns erros de tradução, principalmente envolvendo o verbo To Be, que pode significar Ser ou Estar, e apareceu uns "estou" onde deveria ser "sou".

A Irmandade da Adaga Negra é uma série viciante, incrível e cheia de ação. Para quem curte fantasia urbana, é uma dica pra lá de ideal.

Beijos


Resenhas da série
11 Lover at last (resenha a partir do livro em inglês)
12 The king (resenha a partir do livro em inglês)


.

9 comentários

  1. A Irmandade da Adaga Negra não faz meu tipo, primeiro porque fantasia é um gênero que pouco me interessa e apenas esse ano ando cogitando ler mais livros do gênero e segundo, não curto vampiros e consequentemente suas histórias. O motivo ainda é um mistério até hoje, acredite.
    Ao que parece esse livro junto com os demais é uma avalanche de emoções e seus personagens parecem conquistar o leitor. Admito que achei graça ver que considerou John o mimizento e Xhex uma personagem forte, normalmente sempre vemos o contrário.
    As tramas paralelas, por outro lado, parecem ser bem 8 ou 80, e como são algo comum nos livros acredito que sempre há o risco de uma ser dispensável para o enredo.
    A série não é para mim, mas acho que tenho uma amiga que vai se interessar bastante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bruna, conheci a fantasia urbana recentemente e me apaixonei pela proposta do gênero. Mas, Amante Meu, assim como todo o resto de sua série, não conseguiu me encantar, principalmente pelo gênero hot presente na história. Enfim, com uma construção de personagens razoáveis e premissa um tanto envolvente, a história conseguiu me decepcionar com suas cenas mais picantes.

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não conhecia a série, mas confesso que, apesar dos livros serem independentes, eu acabei ficando desanimado ao ver que a série é composta por 12 livros. Vendo a resenha desse livro, pude perceber que a autora criou um mundo de vampiros bastante interessante, e com ótimos personagens. Até agora estou me perguntando como se pronuncia "Xhex" hahahha Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna não me simpatizei muito com este livro, a capa nem o titulo me chamaram atenção .

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna.
    Você fala sempre bem dessa série, mas confesso que ela não me chama a atenção. A premissa não me agrada tanto, sabe?
    Achei interessante a sua mudança de opinião sobre alguns aspectos da obra, como um dos protagonistas. Isso mostrar que, apesar de o livro ser o mesmo, sua visão de mundo se modificou desde a sua primeira leitura sobre a obra.
    Ótima resenha, como sempre.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Oi mana, tenho uma amiga que simplesmente ama essa serie e já me falou mil vezes que é pra eu começar a ler ela mas até agora não tive tempo e muito menos dinheiro porque esses livros são caros kkk já tive também essas vezes que releio o livro e depois de um tempo consigo analisar melhor as ações dos personagens, acho que isso mostra um amadurecimento de nossa parte ^^ Eu gostei da resenha e já vou colocar na minha lista de preciso ler kkk

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bru
    Algumas coisas parecem ter te irritado neste livro rs Mas apesar disso, afinal, a leitura valeu a pena. Mesmo eu gostando dos elementos que compõe a série, acho que passo a leitura de novo. :/

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oii!!
    Ótima resenha!!
    Primeira vez que vejo algo sobre a série Irmandade da Adaga Negra e ainda não acredito que não conhecia pois mostra dois dos meus gêneros favoritos sobrenatural e romance hot. O enredo é maravilhoso e as capas são lindas, quero muito ler Amante Meu e saber mais sobre a essa série.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gosto muito de fantasia urbana, e não fazia ideia da existência dessa serie, como é grande queroo todos já rsrs e você vai ter que me perdoar porque pretendo ler os anteriores etão vou ferir sua resenha do primeiro livro e aí por diante com forme for lendo a serie.
    Bjocas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...