[Resenha] À Flor da Pele - Helena Hunting


Tudo na tímida Tenley Page intriga o tatuador Hayden Stryker de um modo que ninguém jamais conseguiu: do cabelo longo e esvoaçante com aroma de baunilha até a curva suave do quadril... E o interesse dele só aumenta quando ela pede que ele tatue um desenho incomum em suas costas.
Com seu jeito durão, Hayden é tudo que Tenley nunca se atreveu a desejar. A química entre os dois é instantânea e desperta nela o desejo de explorar o corpo escultural que há por baixo de tantas tatuagens. Traumatizada por um passado trágico, Tenley vê em Hayden a chance de um recomeço. No entanto, o que ela não sabe é que ele também tem segredos que o impedem de manter um relacionamento por muito tempo.
Quando os dois mergulham em uma relação excitante e enfim passam a confiar um no outro, lembranças e problemas batem à porta — e talvez nem mesmo a paixão entre eles seja capaz de fazê-los superar seus traumas.

Título original: Clipped Wings
Série: À Flor da Pele # 1
Editora/Ano: Suma de Letras/2015
Categoria: Romance contemporâneo, drama
+ 16

* Livro recebido em parceria com a Companhia das Letras (Selo Suma de Letras)



Olá pessoal, tudo bem?

À flor da pele foi o primeiro livro que li de Helena Hunting, uma autora muito recomendada por várias amigas, e é um romance adulto que fala sobre perdas, traumas e superação. O livro é o primeiro de uma duologia, e foi publicado no Brasil pela Suma de Letras. Para quem não curte ficar esperando continuações, se alegre, pois Marcados para sempre, o segundo volume, já está nas livrarias.

Tenley Page é uma jovem tímida e quieta, que se mudou de cidade para fazer mestrado. Ela trabalha na loja de antiguidades e confeitaria da tia de Hayden Stryker, um tatuador que tem um estúdio de tatuagem do outro lado da rua. Logo no início do livro nos damos conta do quanto Hayden está interessado em Tenley, e sempre procura desculpas para ir a loja da tia, para ver a moça. Isso rende cenas ótimas, pois ele dá altos vacilos perto dela, na tentativa de chamar atenção, o que difere completamente do comportamento de outros protagonistas ditos badboy dos livros do gênero.

Tenley também se sente interessada por Hayden, mas a intensidade do rapaz a intimida. Ela faz amizade com Lisa, que é namorada de Jamie, sócio de Hayden, e também quem coloca piercing no estúdio. Ao decidir fazer uma tatuagem nas costas, Tenley procura Hayden, e isso os aproxima.

Aos poucos, enquanto acompanhamos a evolução do relacionamento de Hayden e Tenley, vamos mergulhando no passado dos protagonistas, e vendo como suas experiências moldaram o comportamento atual. Tenley é a sobrevivente de um grave acidente que matou todos a quem ela amava, e as cicatrizes dessa perda são muito mais profundas do que as físicas. Filha de pais conservadores, e noiva de um homem ainda mais, ela se sente culpada pela atração que sente por Hayden, que é muito mais forte e visceral do que a que sentiu pelo falecido noivo. O interessante da personagem é a sua dualidade, entre a jovem tímida, mas que tem um quê de rebeldia, e que sabe ser ousada e sexy quando finalmente se deixa levar pela atração que sente por Hayden.

“Parecia que eu estava sendo despedaçada, arrastada para o passado enquanto lutava para permanecer no presente.”
Pag. 262

Hayden faz todo o tipo badboy, com suas tatuagens, jeito turão e passado regado a drogas e outros vícios. Porém, ele é o típico exemplo de pessoa julgada por um esteriótipo. Adorei essa abordagem da autora, de mostrar a forma como ele intimida alguns, e gera preconceitos em outros baseado em sua aparência. Porém, ele é, na verdade, um cara bem sensível, com TOC para organização, que lê clássicos literários e filosóficos, e que se tornou fechado e reservado devido a seus próprios traumas. Tenley é a primeira pessoa para quem ele se abre em anos!

O livro pode parecer clichê, por abordar a questão de protagonistas traumatizados, mas é mais profundo do que isso. Os traumas de Tenley são muito recentes, e ela os traz na pele, literalmente. Enquanto isso, a vulnerabilidade demonstrada no comportamento de Hayden, desde o início, o diferencia de outros protagonistas do gênero. O livro ainda abordar outras questões decorrentes dos problemas dos protagonistas, como o abuso de poder de pessoas em posição de autoridade sobre outras que se encontram em momentos de fragilidade. A questão da tatuagem e modificação corporal como arte que cura e abranda a dor e o sofrimento, foi outro ponto alto.

“- As pessoas não mudam.
- As pessoas se adaptam. Você era novo. As escolhas que você fez na época não são as mesmas que você faria hoje. Tenley é a prova disso. Isso se chama crescimento pessoal.”
Pág. 202

Os personagens coadjuvantes de destaque foram os sócios de Hayden, Chris e Jamie, sua amiga Lisa, e Sara, a vizinha de Tenley. Ainda temos o detestável Trey, um detestável parente do falecido noivo de Tenley, que vive pressionando a jovem e usando e abusando da culpa (de sobrevivente) que ela sente.

A escrita da autora é gostosa e flui bem, com narração em primeira pessoa intercalando capítulos de Tenley e Hayden. O livro tem uma carga dramática bem acentuada, mas que não apaga o teor mais adulto e sensual, com cenas de sexo bem feitas, nada vulgar, porém não recomendada para menores, ou pelo menos menores de 16 anos. A diagramação do livro é bem feita e não percebi erros de revisão ou tradução, e a capa é muito bonita, embora a tatuagem da modelo seja simples, diante da linda, complexa e profunda imagem que Tenley criou para si mesma.

Gostei muito de À flor da pele, mas não foi um livro que eu tenha amado profundamente. Não sei explicar, pois apesar de ter adorado a história, não cheguei a me apaixonar pelos protagonistas. Mas isso não muda o fato de que foi uma leitura muito agradável, que me surpreendeu por ter uma profundidade maior do que eu esperava.

O final do livro é bem conturbado e deixa o leitor bem curioso para saber o que há por vir e como alguns problemas serão resolvidos. Ainda bem que eu já comprei o segundo livro, então não preciso morrer nessa curiosidade, rs. Além do livro 2, Marcados para sempre, também há um conto da série, que narra acontecimentos anteriores ao primeiro livro, chamado Doce tatuagem, e publicado exclusivamente em ebook.

Então é isso pessoal.

Beijos




.

15 comentários

  1. Esse livro quando vi sair não me chamou atenção, o gênero não me atrai, ainda mais essas histórias com mocinhas tímidas e bad boys que as vezes pelas resenhas conseguem um pouco da minha antipatia, mas a sua resenha em especial me deixou curiosa com alguns pontos. O modo como a autora falou sobre esteriótipos, o passado dos personagens (romance envolvendo traumas não é novidade, mas admito que gosto de ver como o passado afetou emocionalmente e psicologicamente alguns personagens, portanto que seja algo bem trabalhado) entre outros detalhes. Não sei se darei uma chance, mas quem sabe?
    Posso entender que apesar de ter gostado muito do livro não caiu de amores, considero os personagens um ponto chave em qualquer história, então como eu me apego a eles influência muito no meu julgamento final de um livro, por mais boa que a história em si seja.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oie, gostei do livro, é da Suma de Letras, dá para saber porque é bom.
    Senti uma pegada de new adult nele, duas pessoas um pouco destruídas tentando viver juntas. Acredito que autora seja boa mesmo. Gosto de livros que falam sobre traumar.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Gostei do desenrolar do livro, parece ser um romance com barreiras, onde um ajuda o outro, a resenha ficou ótima e despertou a vontade de ler o livro

    ResponderExcluir
  4. Ola Bruna agora com os dois livros vou ler, estou doida para conhecer os protagonistas mesmo sendo clichê o que adoro, sendo nem trabalho me encanta, adoro essa capa, e pelo visto a escrita da autora é bem fluida. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Gosto da ideia do livro ter cenas adultas mas sem serem vulgares, na medida certa. Parece ser uma história cheia de drama, romance e com bons personagens, apesar de não serem tão bons à ponto de conquistar rsrs. Acho que vou gostar muito, porque, claro, me interessei bastante! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Já vi que temos aqui um livro que vem com jeitinho e fica no coração, sabe eu tenho amigas que falam muito dele mas ainda não tinha prestado atenção no enredo e agora vendo a sua resenha eu to vendo que to perdendo um livro muito bom e como eu sou do tipo que não aguenta esperar pra o livro entrar em promoção vou sair a caça do ebook desse livro.

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro pela blogsfera, mas só agora parei para ler uma resenha dele. Gostei do que encontrei lendo seu texto, parece uma leitura empolgante. Uma pena que ela não tenha te fisgado como você esperava, mas que bom que leu e no fim gostou.
    Adoro quando a narrativa abrange a perspectiva dos protagonistas, além disso amei saber que os personagens são mais profundos do que aparentam. Torcendo para que eles superem seus traumas e vivam uma relação intensa e cheia de conteúdo. Valeu pela dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bru!!!!
    Tenho muita vontade de ler esse livro, ainda bem que já tem a continuação pq ninguém merece terminar um livro que acaba conturbado sem a sequência em mãos hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Oi Bru tudo bem, achei bem legal a premissa desse livro, fiquei pensando em como ele desenrola, gostei dos personagens Tenley e Hayden só pela sua descrição, portanto vou colocar na lista esse livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna,
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, pois adoro romances com histórias de perdas, traumas e superação, isso torna a leitura muito mais envolvente e emocionante. Pela sua descrição, já gostei dos personagens Tenley e Hayden, espero me envolver tanto com eles como também pela história. Vou adicionar o livro na lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sei bem o que quer dizer com adorar o livro, mas nao ter amado. Eu li recentemente 'o futuro de nós dois' fiz ate resenha pro meu canal, eu adorei o livro mas nao amei, ficou faltando alguma coisa. Mas acho que vale muito a pena ler e parece ser o mesmo caso de flor da pele!

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Quero muito ler esse livro, faz um tempo que vi essa historia e a capa com a tatuagem de asas logo me chamou, gostei muito dos personagens principalmente do Hayden que ao longo da resenha me conquistou ele parece muito fofo e adorei como ela arruma desculpas para ber a Tenley, também gostei de temos os dois narrando o livro e quero muito ler essa historia !!

    ResponderExcluir
  13. Oi.

    Suma das letras, como sempre com ótimos lançamentos.
    Gostei da premissa do livro, achei um pouco clichê a coisa toda do homem tatuado com problemas mocinha com traumas e tudo mais.
    Mas me interessei pela estória, vou conferir com certeza essa leitura.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruna, tudo bem? Eu quero muito ler este livro, mas ainda não comprei. Eu li o conto, que na verdade eu acho que é o primeiro capítulo deste livro. Não sei dizer, só sei que conta o início da história e me deixou bem interessada em ler. Espero conseguir ler o mais breve possível.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Bru, tudo bom?
    Você sabe que adoro livros desse gênero, mas desde o lançamento desse livro eu não tenho nenhuma curiosidade com a leitura. Parece mais do mesmo, apesar de ter ficado curiosa com o drama dos personagens.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...