[Resenha] Esta Terra Selvagem - Isabel Moustakas


Depois de presenciar a morte da testemunha ocular de um crime tenebroso, a vida do repórter João nunca mais foi a mesma. A jovem que assistiu à tortura e ao assassinato brutal dos pais, para depois ser abusada de todas as maneiras, deu fim à própria vida diante dele após relatar cada detalhe perturbador do que vivera. A partir deste terrível episódio, o jornalista irá seguir todas as pistas que possam levá-lo a um possível grupo racista que vem cometendo as piores atrocidades contra imigrantes, negros, judeus, nordestinos, gays e quaisquer pessoas que eles considerem impuras. Mas a única pista que ele tem são os cadarços verde e amarelo que eles usam nos coturnos.

Editora/Ano: Companhia das Letras/2016
Categoria: Romance policial / Suspense e Mistério


* Livro cedido pela Companhia das Letras para resenha

Olá pessoal, tudo bem?

Já fazia um bom tempo que eu não li um romance policial. E mais tempo ainda que não lia um tão bom! Esta terra selvagem, de Isabel Moustakas, foi um dos últimos lançamentos da Companhia das Letras, e consegue narrar uma instigante e perturbadora trama de investimento e suspense em apenas 120 páginas!




Um caso chocou a cidade de São Paulo. Após testemunhar o brutal ataque, seguido do assassinato de seus pais, Marta passou uma semana em cativeiro, sofrendo os mais brutais e horríveis abusos físicos e psicológicos. Sete meses após a sua libertação, ela enfim consente em falar com um jornalista, e escolhe João. Após relatar todos os acontecimentos, com uma dificuldade obvia de reviver tudo aquilo, a jovem se mata. Assim, do nada. Diante de um João em choque e sem reação.

Após a morte de Marta, sua avó entrega seu diário a João, e este inicia uma investigação própria sobre os acontecimentos. As mortes de Marta e seus pais, parecem estar nitidamente ligadas a uma onda de crimes de ódio que assolam São Paulo, uma vez que seu pai era um imigrante boliviano. Descendentes indígenas, tanto brasileiros quanto latino-americanos, nordestinos, homossexuais, judeus. Essas são as vítimas desse grupo com claras tenências neonazistas, que são caracterizados por usar cabelo muito curto, coturnos com cardaços verde e amarelo, blusas brancas, além de alguns ostentarem uma suástica nas cores da bandeira do Brasil. Porém, por mais que as vítimas sobreviventes consigam relatar essas descrições, a polícia não parece estar nem perto de encontrar os criminosos.

“ - (…) a hora estava chegando, ele repetiu isso, ficou repetindo, a hora está chegando, a chora está chegando e a gente cai queimar tudo que é índio boliviano e paraíba e crioulo e viado, não vai sobrar um, e depois disse que era eu era, tipo, o aviso, sabe?
- Aviso?
- É. O aviso de que a hora está chegando.”
Pág. 19

O livro é narrado em primeira pessoa, por João, que faz mais do que nos conduzir por sua investigação e descobertas. O mais sensacional foi ver como tudo isso passa a afetá-lo profundamente. Afinal, é impossível mergulhar nessa podridão toda e sair ileso. Isabel conseguiu criar uma história verossímil e coerente. Toda a trama tem um foco único na investigação e, com isso, ela conseguiu desenvolver uma história dinâmica e envolvente, com início, meio e fim em apenas 120 páginas, sem deixar a sensação de correria ou falta de informação.

A diagramação é simples, mas muito bem feita, com papel amarelado e letras grandes, o que torna a leitura ainda mais rápida e dinâmica. E a capa é bem interessante, pois retrata um centro urbano dentro dos contornos de um corpo ensanguentado. 

Esta terra selvagem foi um livro muito intenso, em alguns momentos chocante. A narração dos acontecimentos foi forte e dolorosa, porém, a autora não usa de descrição exagerada dos crimes e atos violentos. O que torna o livro tão intenso é o fato de ter retratado algo real demais, do tipo de coisas que vemos todos os dias nos jornais. Vivemos em uma época de ódio gratuito e intolerância. Não é incomum vermos notícia de ofensas verbais ou agressões físicas geradas por algum tipo de preconceito. E um grande centro urbano como São Paulo é marcado por uma intensa diversidade cultural, racial e religiosa. Imaginem o estrago que um grupo organizado para o crime racial não poderia fazer em um lugar assim?

“Estes caras estão agindo há um bom tempo, em diversas frentes, de forma organizada. É coisa grande. Não vão parar. E a polícia não tem dado conta, ao que parece.”
Pág. 60

Recomendo demais a leitura, principalmente para os fãs de um bom romance policial, bem construído e desenvolvido.

Beijos

11 comentários

  1. Meu gênero favorito é policial/suspense então já me animei. Li a sinopse e me pareceu ser muito bom, além de ser nacional, o que eu gosto mais ainda.
    Adorei o que você disse e fiquei muito animada. Essa coisa de ser um grupo racista, se passar em SP e a única pista são os cadarços parece ser muito bacana. Já está na minha lista.
    Além de a capa ser linda!!!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    eu adoro livros policiais, gosto do ritimo deles. Mas fiquei com medo por causa da narração dele ser mais dolorosa. :o
    Um ponto forte foi ele se passar em SP curti isso.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna, logo de cara já gostei da capa! Eu gosto muito de suspenses assim, mas os ultimos que li tinham uma encheção de linguiça braba!kkk
    Gosto do fato de ele ser narrado em primeira pessoa, e me deixou curiosa o fato de ter apenas 120 páginas! Acabou de entrar para minha imensa lista de leitura. Resenha nota 10!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Este livro esta sendo muito bem comentado, ele ta na minha lista de compras, adoro historias policiais, esse clima de mistério que envolve os assassinatos, faz com que a leitura flua com uma rapidez para desvendar o assassino. A historia deve ser muito comovente perder os pais meche muito com a pessoa psicologicamente.

    ResponderExcluir
  5. nossa, que livro interessante. Não conhecia, mas gostei da temática. REalmente, esse é um assunto muito atual, e que precisa ser exposto

    ResponderExcluir
  6. Eu amo romance policial e esse parece ser fantástico. O plot é bem pesado, já mostra de cara a que veio, e qual seu público alvo, eu gosto disso. A única coisa que não me atraiu totalmente foi o fato de ser narrado em primeira pessoa, prefiro livros desse gênero que são narrados em terceira, a gente acaba tendo uma visão mais ampla de tudo.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  7. Bruna menina quando vi a capa e o título confesso que não fiquei muito animada para ler a resenha nem interessada no livro, mas ao ler sua resenha fui fisgada de tal forma para esse enredo com temática tão real que fiquei lembrando de uma matéria jornalística que vi sobre grupos neonazistas, de dar medo!!!
    Amei a sugestão e achei muito interessante e com certeza deve ser uma leitura intensa e daquelas que fazem o leitor refletir sobre a realidade e os atos das pessoas que o cercam. Enfim parabéns pela leitura e resenha crítica e valeu demais pela dica.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Bruna,
    Estou virando fã de romance policial e esse livro parece ter uma narrativa bem intensa, mas acho que ainda não estou preparada para algo tão denso. Mas gostei muito do que vi na resenha, a história chama muito a atenção por tratar de temas bem reais mesmo, como a intolerância e o preconceito, que infelizmente estão tão presentes em nossa sociedade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ola Bruna confesso que livros com essa temática mais violenta ando evitando, como você mesmo destacou ser próximo da violência que vivemos no dia a dia que prefiro uma leitura menos tensa, algo mais leve para adoçar a vida. Dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oioi! Tudo bem?
    Essa capa do livro "Esta Terra Selvagem" achei bem legal, mas ainda da um medinho em mim, haha.
    Amo um romance policial e achei a historia bem forte e intensa, bacana que vc gostou do livro e apesar dele ser pequeno, com pouco mais de 100 páginas já deu para ver que ele é cheio de ação.
    Que bom que a história é dinâmica e envolvente, vou tentar ler depois, qdo terminar as obrigações do mes hahahaha.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Que interessante!
    Esse livro é lançamento? Nunca tinha visto! Amei a capa!! Adorei a trama e ainda em São Paulo!! Fiquei realmente com vontade de ler!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...