[Resenha] A Coroa - Kiera Cass



Em A Herdeira, o universo de a Seleção entrou numa nova era. Vinte anos se passaram desde que America Singer e o príncipe Maxon se apaixonaram, e a filha do casal é a primeira princesa a passar por sua própria seleção.
Eadlyn não acreditava que encontraria um companheiro entre os trinta e cinco pretendentes do concurso, muito menos o amor verdadeiro. Mas às vezes o coração prega peças… e agora Eadlyn precisa fazer uma escolha muito mais difícil - e importante - do que esperava.

Título original: Crown
Série: A Seleção # 5
Editora/Ano: Seguinte/2016
Categoria: romance juvenil

* Livro cedido pela Editora Seguinte (Grupo Cia das Letras) para resenha



Olá pessoal, tudo bem?

Acho que agora é oficialmente o fim da série A Seleção, de Kiera Cass, pelo menos não ouvi falar de mais nenhum spi-off até o momento. A série é composta por 5 livros, podendo ser dividia entre a trilogia original (A seleção, A elite e A escolha) e uma duologia que se passa 20 anos após (A herdeira e A Coroa). Além disso, há 4 contos e vários capítulos e materiais extras, que foram compilados no livro Felizes para sempre.

Atenção: Contém informações sobre a trilogia inicial! Tentei limitar ao máximo, mas tem uma informação que não dava pra omitir, rs. Leia por sua conta e risco. Não contém spoilers de A Herdeira.

Vamos lá?

Em A herdeira, conhecemos a princesa Eadlyn, filha de Maxon e America, e herdeira do trono de Illéa, que agora passa por sua própria Seleção. A princesa nunca almejou se apaixonar, e nem queria a Seleção, mas a entrada dos 35 jovens selecionados em seu palácio e sua vida acabou por mudar seu ponto de vista sobre muitas coisas, e alguns conseguiram conquistar seu carinho. A família de Eadlyn também foi de extrema importância nesse processo de auto-conhecimento, e ao longo do primeiro livro da duologia acompanhamos o processo de construção e desconstrução da personagem, que ao se dar conta dos seus inúmeros defeitos (ela era chata e mimada pra C*&%*, :p), aprendeu a baixar a guarda e reconhecer suas verdadeiras qualidades.

Eu estava rodeada de exemplos de como o amor, o amor verdadeiro, era capaz de tornar uma pessoa mais forte diante das circunstâncias, ainda que fosse necessário enfrentar a maior decepção da vida ou carregar o peso de um país nas costas.
Pág 147

Um acontecimento importante, no final de A herdeira, abalou o palácio real, e a sobrecarga de trabalho gerada sobre Eadlyn levou-a a reduzir os selecionados à Elite, composta pelos 6 finalistas. A relação entre Eadlyn e os selecionados finalistas é ótima, e achei legal a falta de disputa e a camaradagem criada entre esses seis. Para mim, foi óbvio que o que ela sentia por alguns era uma grande amizade, daquelas que levamos para a vida toda, e que o sentimento era recíproco, e nada romântico. Então fica aquela dúvida: Com quem ela fica? Bom, eu não citei nem o nome dos finalistas, então não vou falar isso, podem sossegar. Só digo que gostei da escolha da princesa, porque acho que os dois combinaram bem, e tiveram algumas cenas bem fofas, mas, como contei na resenha do primeiro, eu peguei spoiler e já sabia o final de A coroa, então não tive a fase de torcer por ninguém, e portanto, também não me decepcionei ou surpreendi.

A narração é em primeira pessoa, feita por Eadlyn, que nos conduz pelos acontecimentos que vão tumultuando sua vida. E com, isso, só posso dizer que o crescimento e amadurecimento da personagem foi visível e me convenceu. Aos poucos fomos vendo a menina mimada e egoísta assumindo responsabilidades, e tomando consciência das pessoas a seu redor e de como podia afetá-las e ser afetada por elas.

A coroa foi um livro mais político, mostrou mais o funcionamento do governo, os bastidores políticos, as tramoias e traições de pessoas que se consideravam confiáveis, assim como o poder de influência e manipulação da mídia. Vamos apenas dizer a imprensa de Illéa não perde na em questão de falta de imparcialidade para a nossa, :). Gostei dessa abordagem da autora, porém, ao final ficou aquela sensação de insatisfação, pois Kiera criou vários problemas em volta do governo e da aceitação do público a Eadlyn como futura rainha, para ao fim dar uma solução rápida e corrida demais, e encerrou o livro sem maiores explicações sobre o impacto futuro sobre a sociedade como um todo com as mudanças ocorridas. Final corrido já havia sido o problema de A escolha, que fechou a trilogia inicial, e aqui se repete.

Sim, a minha vida era única e sagrada, mas desde o instante em que nasci – meros sete minutos antes de meu irmão –, ela pertencia a todos menos a mim.
Pág. 211

No geral, eu gostei muito do livro e li muito rápido. Kiera tem uma escrita deliciosa, que flui sem percebermos e nos cativa a cada página. Meu problema foi novamente o final corrido. Creio que as reclamações a respeito da falta da parte política na primeira trilogia incentivaram a autora a dar foco nesse tema aqui, e isso foi legal e muito bem feito. Mas de que adianta um desenvolvimento incrível, para no final dar soluções rápidas demais? Mas isso não desmerece o livro, e muito menos a série, que é muito boa e deliciosa de ler.

A diagramação da Seguinte foi impecável, mais uma vez, com detalhes nas páginas, letra grande, e uma tradução e revisão de primeira. A capa é linda como todas as outras da série, e seguiu a original escolhida pela autora.

Recomento muito essa série para quem gosta de uma leitura leve, fofa e apaixonante.

Beijos


12 comentários

  1. Gostei da saber que a Eadlyn de chatinha passa a ter um crescimento e mudando, isso já melhora seu personagem. Bom abordar mais esse lado politico, assim da para entender melhor as tramoias que ocorrem por trás dos bastidores, digamos assim kkk. Também odeio finais corridos deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Vou começar a ler a série agora e fugi um pouquinho para não pegar spoiler rsrs Gostei de saber que é um livro mais político, mas todas resenhas que eu vi não falaram muito bem do final. Que pena que vou demorar um pouco para descobrir.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que esperar desse. Estou vendo cada resenha e cada detalhe e sentimento com ele...
    Alguns odiaram o fim, outros falam que é corrido (de novo aqui), que tá muito simples...hum...
    Mas espero que seja bom. A escrita dela é uma que devoro fácil, é boa mesmo pra ler e acaba o livro rapidinho. Gosto dessas histórias dela e estou torcendo pra não sair decepcionada com esse fim...

    ResponderExcluir
  4. Nossa... como estou atrasada em minhas leituras... ainda nem comecei o primeiro livro... kkkk... quanto mais resenhas leio a respeito, mais curiosa eu fico!!!!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, acho o projeto gráfico dessa série muito lindo, mas não gosto muito da história em si, acho bem fraquinha... Por esse motivo não dei muita importância para o lançamento desses dois últimos livros, mas que bom que gostou da leitura! Bjss

    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Confesso que a trilogia inicial foi uma surpresa para mim, pois não esperava gostar dela. A autora acabou me pegando pela escrita, mas esta nova parte da história original ainda me deixa com um pé atrás, não que eu não queira ler, mas não estou com grandes expectativas.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Oii Bruna, como vai?
    Infelizmente não tenho muito interesse em realizar a leitura dessa série, não consigo me agradar de nenhuma maneira, mesmo tentando, sua resenha está maravilhosa <3 Parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. já comigo a escrita dela não empolgou de jeito nenhum, desisti em poucas páginas do A seleção... meio que tomei abuso da premissa, me recuso a ler qualquer coisa da autora kkkkkkkkkkkkkkk enfim...
    vi muita gente falando que esse ultimo livro frustrou...
    que bom que pra vc funcionou, né?
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Bruna, eu só li a seleção, mas li muita resenha sobre os outros livros.
    E sinceramente não sei se leria a coroa.
    Criei um abuso da America, mas quem sabe isso se desfizesse com a filha dela. Sem contar que gostaria de ver esse lado mais político da história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro a Kiera como autora, mas confesso que preciso terminar de ler os livros da série. Esse livro parece ser muito bom, mas eu tenho uma birra com essa capa e essa modelo. kkk Bjs

    ResponderExcluir
  11. Preciso encerrar essa série! e que pena que o final é rápido. também detestei isso em A escolha

    ResponderExcluir
  12. Podem falar o que quiser, mas esse pra mim foi um dos livros mais fracos da Kiera. Por mim não precisava nem existir essa duologia de tão fraca que foi. Ela deixou pontas soltas, final meio estranha, a escolha de companheiro contradiz tudo que ocorre no livro e foi decepção total. Parece que Kiera pegou um livro, dividiu em dois e tipo jogou o final de qualquer maneira. AMO de paixão A Seleção todavia A Herdeira perdeu o encanto. Que bom que você gostou porque isso mostra opiniões diferentes <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...