[Resenha] As Fases da Lua - Vários autores



5 mulheres, 5 fases da Lua, 5 histórias de… amor?
Assim como a Lua, a vida também é repleta de fases, e neste livro acompanhamos as deliciosas histórias de cinco mulheres que estão em diferentes fases da vida, mas que têm em comum os altos e baixos, os amores e desamores, as promessas e incertezas da busca pela felicidade.


Autoras: Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Leila Rego, Jennifer Brown e Bianca Briones
Editora/Ano: Gutenberg/2016
Páginas: 352
Categoria: coletânea de contos, romance, drama

* Livro cedido pela Editora Gutenberg para resenha

Olá pessoal, tudo bem?


Quem aí gosta de ler contos? Eu tenho gostado muito, pois são de leitura rápida, e ideais para os momentos mais agitados da nossa vida. E a Editora Gutenberg tem apostado bastante nessa fórmula, sempre reunindo grandes autores em seus projetos. Sua última publicação do estilo foi As Fases da Lua, que reúne cinco contos, de 50 a 80 páginas, das autoras Clarissa Corrêa, Liliane Prata, Leila Rego, Jennifer Brown e Bianca Briones. Estas não são necessária mente histórias de amor, mas sim da vida. Cinco mulheres diferentes, em fases da vida diferente, vivendo experiências diferentes.

Como os contos são curtinhos, não daria pra falar muito sem spoilers, por isso vou fazer diferente dessa vez. Selecionei o trecho da sinopse que fala de cada conto para servir de um resuminho, e logo abaixo falarei minhas impressões gerais da história, mas sem muitos detalhes.

“Caminhos Cruzados” - Clarissa Corrêa (lua crescente)
Alice é uma jovem com uma vontade crescente de cair no mundo, até se apaixonar pelo cara mais gato da cidade. Mas um incidente no meio de seu conto de fadas pode mudar sua vida para sempre.

Essa foi uma história sobre aprendizagem e amadurecimento. Acompanhamos toda a vida de Alice, uma jovem que sempre viveu em conflito familiar com a mãe e a irmã. Porém não pensem que ela é uma vítima, não, apesar de em muitos momentos ela ter se comportado assim. Alice foi uma personagem que teve muitas atitudes que me incomodaram, ao demonstrar um tremendo egoísmo. Porém, ela cresceu, ela amadureceu, e esse era realmente o foco da autora. Problemas familiares, amores que ferem, amizade, são os principais focos do conto.


“Algumas coisas que aprendi” - Liliane Prata (lua cheia)
Lena é uma mulher cheia de amor para dar e que stalkeia todos os passos dos homens por quem se apaixona. E ela realmente se apaixona por todos. O problema é que eles não se apaixonam por ela…

Louca, louquinha, é a Lena quando se apaixona. E ela sempre se apaixona por todos os caras com quem fica, vira a stalker e literalmente para a sua vida, em função da deles. Liliane criou uma história gostosa, e a mais divertida do livro, ao criar uma personagem muito real, porque pessoas que se anulam "em nome do amor" existe aos montes. O conto foi super gostoso, e nos mostrou que antes de amar alguém, é preciso se amar, se amar profundamente. Além disso, que as amizades são os pilares da vida, aqueles que nos sustentam e que também precisam do nosso apoio, em muitos momentos. Adorei acompanhar o crescimento da personagem, seu amadurecimento e as relações que ela criou. E que amigos ótimos, os dela!


“Se você pudesse ficar...” - Bianca Briones (lua minguante)
Um amor minguante não tem vez na vida de Bruna. Noiva do seu melhor amigo de infância, eles se preparam para o casamento e traçam planos para uma vida inteira juntos. Mas será que não é perfeição demais?

E lá vem a Bianca Briones destruindo nosso emocional mais uma vez. E dessa vez em poucas páginas. Sabem aquele ditado de quando a esmola é muita, o santo desconfia? Bom, é isso que encontramos no conto da Bianca, que narra a história de amor entre Gui e Bruna, que passaram de melhores amigos de infância ao casal mais perfeito que existe. Sério, era perfeição demais, e isso só serviu para me deixar apreensiva, pois conheço a autora, e sabia que tanta perfeição não ia acabar bem. E, nossa! Quando os problemas começaram a aparecer, foram devastadores. Esse foi o conto mais emocionante do livro, e também meu favorito. Bianca tem uma escrita super sensível, e abordou de forma linda a trajetória de Gui e Bru. Me emocionei demais com eles.


“Minha canção favorita é você” - Leila Rego (lua nova)
Ainda nova, Dora já é uma médica renomada, segura e decidida, mas seu coração traz uma ferida e ela não está disposta a se abrir novamente. Até que o amor lhe aparece em forma de canção…

Dora é uma médica conceituada e renomada, apesar de ter apenas 32 anos, que focou todas as forças e dedicação na carreira, após uma terrível desilusão amorosa. Quando ela conhece o misterioso Rico, em um congresso de medicina, acaba se envolvendo, sem saber quem ele é na verdade e que ele também esconde suas dores. Esse foi um conto mais adulto, por personagens maduros, porém feridos, mas o foco não foi apenas o romance. Houve uma reviravolta envolvendo uma pessoa querida de Dora, e tornou "Minha canção favorita é você" o conto que eu mais desejei ver desenvolvido como um livro.  


“Oráculo Azul” - Jennifer Brown (lua azul)
Destiny é uma jovem com um passado marcado por dúvidas e segredos, assim como o misterioso luar azul que toma conta de sua cidade, deixando-a confusa e com medo… pois no fundo ela sabe que ele pode guardar as respostas que ela tanto busca.

Ambientado nos EUA, o conto narra a história de Destiny, uma jovem órfã com um passado triste e sombrio, que vive em um lar adotivo, com outro adolescente adotado, além dos dois filhos do casal. A cidade da jovem está passando por um estranho e mistérios fenômeno, no qual a lua se mantém cheia e azul por dias. O conto é bem curtinho, e foi o único juvenil do livro, porém, assim como os demais, os temas abordados foram sérios e bem atuais, como o sistema de lares adotivos americano, preconceito e discriminação.

Eu gostei muito do livro e dos contos, principalmente por me permitir conhecer um pouco a escrita das autoras. Até então, só havia lido Bianca Briones. Foram histórias bem reais, com personagens reais. E além disso, as histórias também são atuais, com a presença firme e forte de redes sociais, conectividade, e adoção de uma linguagem bem atual e dinâmica. Os acontecimentos são rápidos, claro, afinal, estamos falando de contos, mas acho que todas as autoras souberam desenvolver bem suas histórias dentro dessas poucas páginas. A revisão e diagramação da Gutenberg estão bem feitas, com pequenos desenhos, folhas amareladas, alto-relevo na capa e contracapa.

2 comentários

  1. Oie
    eu não tenho muito o costume de ler contos, mas gosto da escrita da Bianca e Leila, então só pelas duas daria uma chance ao livro. E é bem a cara da Leila fazer uma história mais madura
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Bru!!!
    Tô doida pra ler esse livro pq sou fã da Bianca, quero tudo dela hahaha. Como ainda não conheço as outras autoras, vai ser ótima essa oportunidade. E pq não estou surpresa com vc dizendo que o conto da Bianca é o mais emocionante? hahahaha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...