[Resenha] Entre o Amor e a paixão, Lesley Pearse

Entre o Amor e a paixão, Lesley Pearse

"Uma mulher dividida entre o compromisso e o calor de um relacionamento passado."
No início da Primeira Guerra, Jimmy, o marido de Belle Reilly, é levado para as trincheiras mortais do norte da França e Belle percebe que não pode ficar de braços cruzados quando tantos estão sacrificando suas vidas. Armada de coragem e boa vontade, ela se torna voluntária como motorista da Cruz Vermelha, também na França.
Então, enquanto cumpre seu dever humanitário, um trágico acidente lhe coloca frente a frente com Etienne — o homem que fez parte de seu passado e a quem nunca esqueceu completamente.
Dividida entre a paixão proibida por Etienne e a lealdade e o amor por Jimmy, Belle encontra-se em uma situação impossível. A confusão de seus sentimentos, misturada à escuridão da mais brutal das guerras, a levará a sucumbir para sempre, ou a força da vida será maior e a conduzirá, finalmente, à verdadeira felicidade?

Título original: The Promise
Editora: Novo Conceito
Categoria: Literatura Estrangeira/Romance histórico 
Nota (Skoob): 5/5 + Favorito!


Esse livro é continuação de Belle, para ler a resenha clique aqui.


Sabe aquele livro que quando você acaba de ler, fica um tempão pensando nele, sem conseguir tirar da cabeça??? Foi o meu caso com Entre o Amor e a Paixão. O livro é forte, triste, chocante e maravilhoso. O que já estou percebendo ser uma característica da autora.

Então vamos nos jogar de cabeça na leitura comentada dessa incrível obra de Lesley Pearse! Mas ATENÇÃO! Essa resenha contém spoilers do primeiro livro.


Entre o Amor e a Paixão
Triste, Comovente, Sublime

Entre o Amor e a Paixão começa em 1914, início da 1ª Guerra Mundial e dois anos após o final de Belle. Logo no começo vemos um pouco dos acontecimentos no período entre os dois livros. Belle e Jimmy se casaram e vivem com Mog e Garth, e os quatro conseguem manter aquela aura de respeitabilidade em um local onde ninguém sabe sobre suas origens, e principalmente, sobre o passado de Belle. Ela é feliz no casamento, conseguiu abrir sua chapelaria e é uma lojistas de prestígio e admirada em Blackheath, vila respeitável e mais elitizado onde vivem. Ela tem clientes ricas e influentes, e adora a independência que possui, mesmo casada, pois Jimmy realmente é o mais compreensivo dos maridos. Percebemos também aquele traço egoísta presente na personalidade de nossa heroína, e ela mesmo percebe isso, já que sabe que Jimmy gostaria de uma esposa mais a moda antiga, mas que aceita todas as decisões que ela toma.

Logo no primeiro capítulo temos um gostinho do meu amado Etienne, que vai a Inglaterra para ver se Belle está bem e feliz, antes de retornar a França e se alistar no exército. Na Inglaterra a movimentação pela guerra também é grande, e vários homens começam a se alistar num ato imprudente de empolgação e patriotismo. Mas de assim que passa um tempo, outros começam a se alistar por se sentirem pressionados ou humilhados. Esse foi o caso de Jimmy e a leva de recrutas que foram ao front com ele. Decidido a não se alistar enquanto não fosse obrigatório, Jimmy se vê mudando de ideia quando algumas mulheres começam a distribuir penas brancas para os homens não fardados, claramente os chamando de covardes.

No meio de tanta tensão e clima pesado no ar, conhecemos Miranda, uma jovem de classe alta e filha de uma dessas madames snobs e prepotentes. Belle a ajuda em um momento muito delicado, que poderia ter comprometido a reputação e futuro da jovem de forma irreparável, e as duas se tornam grandes amigas e super confidentes a partir de então. É Miranda que apóia Belle em todas suas ideias, mas também que fica a seu lado quando esta é vítima de um ato de violência com tristes e sérias consequências.

Assim, desgostosa com a loja de chapeis após sofrer uma agressão lá, preocupada com Jimmy no campo de batalha, e desinteressada em continuar trabalhando com moda e aguentando futilidades de suas clientes em um momento em que tantos homens estão morrendo, Belle decide que quer ajudar de alguma forma, não o país, mas seus soldados, e se alista como voluntária no hospital militar de Londres, tendo Miranda como sua companheira e fiel escudeira.

Você acha que não é nada ajudar a salvar a vida dos soldados? - Belle soltou um suspiro. - Para mim, é muito mais gratificante do que fazer chapéus para mulheres vazias que tem mais dinheiro do que bom senso.
Página 150

O plano das duas é adquirir treinamento suficiente para conseguirem ir trabalhar na França, onde muita ajuda era necessária. Assim, as duas trabalham intensamente no hospital e fora dele, já que Miranda, que sabia dirigir, estava ensinando a amiga, para que elas pudessem ser motoristas de ambulância na França. Claro que nem todas as suas motivações são assim tão altruístas e de pura bondade, porque essas duas são bem maluquinhas (o que eu adorei nessa amizade), e se imaginam embarcando em uma fantástica aventura, o que é engraçado, quando elas se deparam com a triste realidade na sua versão mais crua e nua possível.

E a partir desse trabalho das meninas, e algumas cenas de Jimmy e as vezes Etienne no campo de batalha, temos um relato incrível dos acontecimentos da 1º Guerra Mundial, com seus horrores e atrozes consequências: as mortes em massa, feridas de todos os tipos e graus, traumas psicológicos dos soldados, as mudanças geradas após uma mutilação (que era muito comum na época, já que muitos tiveram um ou mais membros amputados), além da recessão e fome que assolam mesmo as cidades não atingidas diretamente pela guerra.

-Não consigo nem imaginar como vai ser a vida quando a guerra terminar. - disse Miranda. - Quero dizer, como posso voltar a como era antes?
Belle ficou surpresa com a desolação nesse comentário.
- Não vai ser a mesma coisa. - assegurou ela. - Como é possível, depois que a guerra mudou tudo?
Página 215

Vemos também as mudanças que começam a ocorrer no mundo e na sociedade, as mulheres entrando no mercado e assumindo funções tipicamente masculinas, a aumento da pobreza e a inversão de muitos valores. E no meio disso tudo, temos Belle, mais independente e determinada do que nunca, mergulhando de cabeça nessa nova ordem.

"Belle podia ver que a guerra tinha mudado muita coisa. Em 6 de fevereiro, mulheres com mais de 30 anos conquistaram finalmente o direito a voto. Fora algo com que Mog vibrara, Mara que Garth vira com inquietação. Algumas das sutilezas sociais que Belle e Mog tiveram que aprender quando chegaram a Blackheath foram praticamente extintas. Distinções de classe eram menos marcadas agora, pois as pessoas juntavam-se no luto pela perda de entes queridos. Mulheres de sociedade misturavam-se a garotas de classe trabalhadora pelo esforço de guerra; oficiais geralmente se tornavam devedores de homens por eles comandados."
Página 377

Lesley Pearse mostra mais uma vez que além de excelente escritora, capaz de nos fazer mergulhar nas tramas e viver, torcer e sofrer junto com os personagens, também é uma excelente historiadora. E apesar do título brasileiro e da sinopse, já deu para perceber que o livro não se foca no triângulo amoroso Etienne/Belle/Jimmy, apesar disso estar presente. O foco principal é a Europa durante essa longa e sangrenta guerra, a partir das vivências de Belle, mas também de Jimmy e Etienne.

Agora, para quem esta se perguntando: Mas então não tem o tal "uma mulher divida entre dois amores...". Bom resolvi falar disso separadamente.

Nosso super triângulo

Acho que já deixei claro minha predileção pelo Etienne na resenha de Belle. Não quer dizer que tenha desgostado do Jimmy, apenas senti que Etienne combinava mais com a Belle, sem falar que eu via Jimmy como um menino durante todo o livro. Isso não mudou quando comecei a ler Entre o amor e a paixão, e imagino que muitos leitores tenham se sentido como eu, e talvez por isso a autora tenha começado o livro justamente com Etienne, vindo a Inglaterra para ver como Belle está antes de retornar a França para se alistar.

Ele participa apenas desse primeiro capítulo, e demora muitos outros antes de aparecer novamente. Mas nesse capítulo de 15 páginas, das quais eles ficam juntos em apenas 7 (conversando, mentes poluídas, rs), eu tive confirmada para mim mesma as impressões (para não dizer certezas) que o final de Belle deixou. Ou seja, de que ela na verdade era completa e perdidamente apaixonada por Etienne, mas que se casou com Jimmy porque era o esperado, já que todos a sua volta a jogaram nessa direção desde que foi resgatada e levada de volta a seu país. E que Etienne também a amava profundamente. A paixão, o amor e todos os outros sentimentos fortes que os unem estavam latentes nessas poucas páginas nas quais eles mantiveram uma conversa cordial, amigável e super respeitável.
Mas Jimmy conquistou um pouco mais meu coração, e percebi que Belle realmente era feliz ao lado dele. Aqui temos um Jimmy mais homem, e um homem honrado, honesto, gentil e leal. Não apenas o menino desesperado e meio inseguro do primeiro livro.

Por várias passagens eu percebia cada vez mais o quanto Belle se senti agradecida por ter um marido compreensivo, gentil e generoso como Jimmy, principalmente considerando seu passado. E ela realmente o amava, isso é claro.

Era claro como água que ela não poderia ter um marido melhor do que Jimmy. Tinha para si que, uma vez prostituta, era quase impossível que não lhe jogassem o passado na cara em um momento de raiva ou ciúme.
Mas Jimmy nunca fizera isso.
Página 26

Mas vejo como um amor de amigo que foi transformado em algo mais pela convivência e intimidade. Prova disso, é que era só pensar em Etienne para ela ficar desconcertada e se sentindo culpada. E Etienne apareceu muito menos do que eu gostaria, mas esse pouco foi suficiente para percebemos o quanto ele é forte, corajoso, leal e fiel ao seu próprio código de honra.

E obviamente, num ambiente de guerra, onde o amanhã era incerto, é natural que algumas pessoas ajam de forma que não faria em outras situações, como sucumbir a uma tentação, rs. Principalmente se já se está devastado por um acontecimento catastrófico, como era o caso de Belle quando se reencontra com Etienne na França.

- Como pode ser errado quando encontrei a garota que amo, por puro acaso, em um país devastado pela guerra? Eu poderia ser morto na próxima batalha, Jimmi também. Devmeos aproveitar o que temo agora. Não sabemos o que o amanhã trará.
Página 269

Eu não gosto de traição, não concordo, e geralmente nem leio muitos livros sobre o tema. Mas nesse livro as coisas foram guiadas com tanta maestria, que entendemos todos os lados e vemos que as consequências podem ser tão devastadoras quanto os atos, mesmo que essas sejam os frutos de uma mente culpada.

Enfim...

O livro é maravilhoso, super triste e comovente, é de um realismo que chega a ser brutal, mas sem ser grotesco. Tinha muito tempo que um livro não me fazia chorar, mas esse conseguiu, e em mais de uma cena! A história ainda está muito fresca na minha memória, e por isso ainda não sei dizer se gostei mais dele ou de Belle, só digo que os dois são igualmente incríveis, e se você gostou de Belle, então TEM que ler Entre o amor e a paixão!


Talvez precisemos de maus momentos para apreciarmos plenamente os bons.
Página 358

Não podemos mudar o que já aconteceu, mas ainda podemos escolher nosso futuro.
Página 396

Recomendo de olhos fechados, e além das cinco estrelinhas do Skoob ele também ganho meu coração como favorito.

Então é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado.

E não se esqueçam de deixar um cometariozinho para eu saber a opinião de vocês!

Beijos




20 comentários

  1. Ei Bru, tudo bom?
    Vi que você teve o interesse de participar
    do meu desafio literário :D
    Não sei se já te respondi, ultimamente ando bastante distraído e disperso rsrs.
    Claro que pode, é so fazer o post da forma como indiquei xD
    Bjos, aguardo suas respostas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Gabriel, obrigada!
      assim que eu postar, te aviso no blog
      bjus

      Excluir
  2. O livro parece muito bom, mas não tem o meu interesse porque não li Belle e não tenho vontade de ler, eu gostei apenas da capa do livro primeiro livro que é perfeita, mas a história não me conquistou.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a capa é linda, e foi o que me chamou a atenção, depois me apaixonei pela história, rs
      bjus

      Excluir
  3. Nossa estou com vergonha de mim mesma! Tenho Belle na minha lista de desejados e toda vez que vou comprar dou prioridade para outros livros. Agora que tem a continuação , fiz uma promessa que vou comprar os dois juntos e ler.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkk,
      normal demais Kenia, eu to com vários livros que comprei (pior que estar na lista, rs) e ainda não li, rs. agora a lista dos que falta comprar é maior ainda
      bjus

      Excluir
  4. oi Bru, eu comprei e ainda não li, mais agora deu até mais vontade, não cheguei a ler a sua resenha por causa da sua alerta de spoiller, porém vi que comentou que é bem forte, deve ser lindo mesmo, Belle já foi muito comovente. Também tem um livro da autora que chama roubada, eu consegui numa promo 9,90, também estou ansiosa para ler.
    Bjinho
    Bisbiblogando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu vi essa promoção de Roubada, oh arrependimento de não ter comprado!
      bjus

      Excluir
  5. Quero muito ler esse livro parece ótimo. Ótima resenha.
    Bjs

    comjeitodemeninalinda.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  6. Eu quase morri, achei que você tinha soltado spoiler, mas ainda bem que não era. hehehe
    Eu estou louca pela continuação, esse aí, pois é, ainda não li e nem o tenho.
    Mas quero ler em breve, Belle é um dos meus livros favoritos, e sinceramente, nada haver a Lesley escrever uma continuação, odeio esse triângulo amoroso, FORA Etienne. hahaha

    http://clicandolivros.blogspot.com.br/
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu adorei o livro Lu, super triste, mas lindo. Agora, eu sou Team Etienne total, rs
      bjus

      Excluir
  7. Bru, amiga!!!
    Eu tô lendo ele agora... ai que bom saber que você gostou do livro, espero gostar como você!!!

    beijos

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou esperar sua opinião, quero ver o que acha do final, rs
      bjus

      Excluir
  8. Boa noite!!!
    Amei o livro, ele superou minhas expectativas, é emocionante.
    Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre o terceiro livro, vocês acham que via ter sequência, pois não pode acabar daquela maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Daniela, tudo bem?
      eu não vejo como ter outro livro. Ao contrário do primeiro, que deixou aquela sensação de coisa inacabada, esse fechou bem direitinho, rs
      bjus

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu li os doid livro belle e entre o amor e a paixao as dois sao mt marcante nao consigo esquece nada que tem naqueles livros quero parabemisa a escritora desse livro pois nunca li um livro que marcase tanto minha vida

    ResponderExcluir
  11. Eu super amei os dois livros, mas tenho que admitir que amei muito mais o segundo pq eu sou fã do Etienne desde o primeiro, então pra mim o final do segundo foi perfeito, vamos combinar que o Jimmy era perfeito e tal, mais ele era perfeitinho demais pra ela, e ela não sentiu por ele aquele paixão que ela sentiu pelo Etienne.

    ResponderExcluir
  12. Nao conhecia os dois livros, mas estou vendo que terei que ir atras do Belle ainda não li nenhum romance assim de "época" mas este me interessou muito!

    Espero que as partes tristes nao sejam assim de quebrar totalmente o coração ou terei que esperar um pouquinho para me entregar a historia hehehe bad phase here!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...