[RESENHA] A Elite, Kiera Cass

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.
America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.


Título original: The Elite
Editora: Cia da Letras / Selo Seguinte
Ano: 2013
Nota: 3/5

5º lido do Projeto 12 livros em 12 meses


Olá amores!!!

Confiram a resenha de A Elite, segundo livro da trilogia A Seleção, de Kiera Cass. A trilogia é composta por:

1. A Seleção - resenha aqui
1.5 O Príncipe (um conto dentro de A Seleção) resenha aqui
2. A Elite
3. The One (previsto para o 1º semestre de 2014)


A Elite
A parte da distopia foi boa

Das 35 garotas que compuseram a seleção inicialmente apenas seis permaneceram. Destas, cinco foram escolhidas por motivos obviamente políticos: por ser a favorita do povo, ou do conselho, ou do rei e rainha, ou por seus contatos e influencias familiares. Apenas America não tem contatos, dinheiro ou favoritismos, a não ser, é claro, o favoritismo do Príncipe Maxon. 

Nesse segundo livro, as Selecionadas passam a receber treinamento nas funções de princesa, e também passam a conviver mais com a Rainha, que se mostrou uma mulher doce e compassiva. Essa redução do grupo também implicou que cada garota passasse mais tempo com o príncipe. E enquanto isso, intensificaram-se os ataques rebeldes, que ficaram cada vez mais frequentes e violentos (e eu tive praticamente confirmada minha teoria sobre o que o rebeldes nortistas tanto buscam \o/!/0

Eu não gostei tanto desse livro quanto do primeiro, principalmente por causa da America. Ela começou como uma mocinha super bacana, preocupada com a família, doce e corajosa em A Seleção. Mas aqui, ela se revelou muito egoísta e indecisa para o meu gosto. A velocidade com que ela mudava de ideia entre Maxon e Aspen realmente me irritou, até porque eu gostei muito dos dois, e no final já estava torcendo para que ambos encontrassem outra garota e deixassem a America pra lá! Por fim, tanto Maxon quanto Aspen pareceram perder um pouco a paciência com a indecisão dela, e olha que o príncipe nem sonhava que seu rival está no palácio!

Às vezes, acho que Maxon e eu somos a sua Seleção particular. Somos apenas ele e eu: um de nós vai ficar com você no final. Não sei quem está na pior situação. Maxon não sabe que participa da competição, então talvez não se esforce o suficiente. Já eu preciso me esconder, de modo que não posso lhe oferecer as mesmas coisas que ele. Não é um combate justo para nenhum dos dois.
Aspen, pág. 234

Agora vamos falar um pouco dos nossos mocinhos. Continuei gostando do Maxon, apesar dele ter parecido muito fraco em certos momentos, e de eu ter detestado algumas de suas atitudes. Mas no decorrer da história comecei a compreendê-lo melhor, ao tomar ciência de certa coisa (bem tristes e pesadas) de sua vida e criação. Quero muito ver o desenvolvimento do personagem no último livro. Quanto a Aspen, percebi o mesmo problema do primeiro livro, ou seja, pouca informação sobre ele. Mas de tudo que vi, ele me pareceu ser um cara realmente decente e honrado, do tipo que merece um final feliz.

Bom, o fato é que esse triângulo realmente me irritou muito, tipo exageradamente muito! Então, o que salvou o livro no final das contas??? As partes que não envolvem os três! Ou que pelo menos não os envolva como casal. Nesse livro a parte de distopia foi muito mais abordada do que no primeiro. Descobrimos muito mais a respeito da história do país, sua formação e a criação do injusto sistema de castas. A parte envolvendo os ataques rebeldes ficou maior, e ainda teve algumas cenas super bacanas, embora revoltantes, demonstrando alguns dos mecanismos desse governo ditatorial de manter o poder e apoio popular, mesmo em meio a tanta pobreza e miséria.

A chatura da America em sua indecisão eterna é, em parte, compensada por seu caráter forte e justo nas questões sociais (embora algumas de suas atitudes tenham sido imprudente por demais). E foi graças a esse lado da personagem que não tomei preguiça total dela. E tivemos outro personagem ótimo, que é o motivo de eu esperar ansiosamente pelo próximo livro, porque é um personagem bem cretino, que vem se mostrando o(a) grande vilão(ã) da história! Estou louca para ver esse desenrolar!

Mais uma vez a diagramação da Editora Seguinte está impecável, sem erros, e capa é tão linda quanto à primeira. A narrativa está ótima e fluí bem. E terminei desejosa de um novo conto com o ponto de vista do Maxon J.

Então, o livro é bom, tem muito mais ação que o primeiro, e quero muito ler o próximo, mas porque quero saber o que vai acontecer no campo político e social (estou supondo que alguma coisa deve mudar no próximo livro). Mas confesso que estou com um pouco de preguiça do triângulo amoroso, e espero que o próximo livro foque mais nessas tramas externas e menos na indecisão da America. O próximo livro, The One, está previsto para lançamento nos EUA no primeiro semestre de 2014, mas talvez tenhamos um lançamento simultâneo no Brasil, como aconteceu com A Elite.

Então, é isso. E o que acharam? Não deixem de comentar!
Beijos


18 comentários

  1. Oi Bruninha adorei sua resenha, pretendo ler logo o livro!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leia sim Dani, é bem legal (apesar da America irritar a gente, as vezes, rs)

      Excluir
  2. Acredita que postei sobre A Seleção hoje e amanhã falarei de A Elite? Concordo com você! Este livro não foi tão intenso com o primeiro e a America ficou bem chata, rsrsrs...No entanto, acho que no aspecto da questão social, ele ganhou muito!

    E claro, a Seguinte deu show!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oba, vou ir ver então!!!!
      Deu febre de A Seleção, vi vários blogs postando resenha desde a semana passada, kkkkkkkkkkkk
      bjus

      Excluir
  3. Amiga não li a resenha pq nem li o primeiro livro ainda, mas estou pretendo ler ele ainda essa semana ;)
    Nota 3 ?? OMG!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não sei, honestamente. Tenho um pé atrás com esse livro. haha Adorei os pontos levantados na resenha! Parabéns.

    Abraços,
    Igor Gouveia
    diariodebordodeumleitor.com
    (Espero seu comentário lá.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Thais, o livro é legal, mas teve muita coisa que me irritou, por isso o 3, rs.
      @Igor, obrigada. Eu estava super com o pé atrás também, aí resolvi ler e adorei 1º, mas o segundo deixou a desejar mesmo

      Excluir
  5. Bru , ainda estou lendo esse livro, acredito que termine amanhã!!!
    Ainda bem que não é sou que achou que a America perdeu a mão... aff
    Não é a primeira resenha que vejo com essa classificação, vamos ver qual será minha opinião após ler os últimos capítulos.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru!
    A América realmente caiu feio nesse livro... De excelente protagonista ela passou pra péssima! Me irritou bastante a indecisão dela e o egoísmo, fora os ataques que ela tem!!!
    Espero de verdade que ela melhore em The One. Torço muito pra ela e pro Maxon ficarem juntos... Não acho que a Kris combine com ele... Ela não desafia ele como a America faz e acho ele com a Kris muito sem graça, um casal de bobos... Mas, vamos ver como termina né!
    Beijooos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou contigo e não abro, @Beta! rs. Ela pisou na bola mesmo, e quase estragou o livro, espero que o próximo seja melhor,
      e @Patty, estou louca para ver suas opiniões!!!
      bjs

      Excluir
  7. Oi Bru linda, tudo bem?
    Eu ainda nem li nenhum desses, por isso fico perdidinha quando vejo uma resenha..haha
    As vezes eu só passo o olho assim, para não pegar nenhum informação, pois ainda pretendo ler.
    Um dia eu leio, se Deus quiser..rs

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho um sério problema com protagonistas chatas e indecisas, mas mesmo assim quero muito ler a série antes do último livro ser lançado no Brasil.
    Sem contar que gostei muito da diagramação da editora.
    Beijos!

    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Letícia, eu faço isso também, e as vezes acabo lendo o que não devia nas resenha, rs.
      @Aline, a diagramação da editora é incrível mesmo, linda! Vamos ver o que a autora nos reserva para o próximo livro, rs.
      bjus

      Excluir
  9. Comecei a ler a elite online... Mas alem de nao ser a msm coisa logo no comeco achei q o primeiro dava de dez a zero...mas msm assim vou ler pq quero ver quem o Maxon vaidescolher... Eu nao gosto do Aspen...ele e legal e tudo,mas me irrita e a America tbm
    A vila seria a Sophie do livro o principe? Tomara assim a America fica esperta pra nao perder o Maxon!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena ler sim, e quero ver o final, rs
      bjus

      Excluir
  10. Oi, eu comprei o livro recentemente e gostaria de saber, em sua experiência, qual personagem masculino a autora escolherá para a America.
    Ainda não comecei a ler, sou muito receosa com essas coisas de triângulos amorosos em livros (ja sofri muito shippando pares que não aconteceram), não quero MESMO uma decepção eu costumo escolher um ship e não aceitar nada além dele mesmo, gostaria que fosse mais obvio qual America escolherá, qual sua opinião?

    ResponderExcluir
  11. Me desanimou, eu que estava amando o primeiro e adorava a América, to até com medo de ler a Elite e me decepcionar ://// #chatiadíssima

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna, tudo bom??
    eu tambem fiz uma resenha de A Elite:http://apenasmais1livro.blogspot.com.br/2015/05/a-elite-kiera-cass.html

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...