Intolerância Literária, pra quê? Por quê?

Olá pessoal, tudo bem?

O post de hoje é na verdade um desabafo, porque nos últimos dias vi tanta discussão sem sentido, provocações desnecessárias e brigas entre leitores, que me fizeram refletir sobre o quanto há intolerância em nosso meio. E é disso que vou falar, da Intolerância Literária, que é essa incapacidade de aceitar a opinião dos outros, e querer impor nosso gosto literário.

Já faz algum tempo que essas implicâncias entre leitores vem me irritando, mas nas últimas duas semanas, a coisa ferveu. Acho que por dois motivos: O lançamento do teaser de Insurgente e estreia de Esperança, na área dos juvenis de aventura; e a divulgação do 2º trailer de 50 tons de cinza e lançamento do livro Somente sua, da série Crossfire, na literatura erótica. E pegando esses casos como exemplo, e usando outros, vou expor abaixo 3 tipos de Intolerância Literária que me irritam profundamente:


Se eu gosto de A, não posso gostar de B

É muito comum os fãs de uma série tomarem ódio mortal de outras semelhantes. Vocês provavelmente viram as piadinhas sobre Percy Jacson ou Crepúsculos por aí, feitas por fãs de Harry Potter e vice e versa. O mesmo acontece com outras séries, de diversos gêneros. Porque o fato de gostar de Harry Potter me impede de gostar de outras séries juvenis? Porque meu amor e lealdade tem que ser absoluto e exclusivo?

Nos últimos dias vi comentários do tipo "Ai, esse Divergente parece péssimo, não chega aos pés de Jogos vorazes. Não tem comparação". Bom, dessa ladainha toda, a única coisa que concordo é a última frase: 'Não tem comparação', porque, por mais parecidas que as séries sejam (e histórias do mesmo gênero sempre guardam semelhanças), não vejo porque comparar. Eu posso amar Divergente e Jogos vorazes ao mesmo tempo! Alias, muita gente ama e não fica comparando as duas. Ou posso odiar uma delas por motivos que nada tenha a ver com a outra. É tudo uma questão de afinidade.

A é o melhor livro do mundo, e quem pensa o contrário é burro ou tem problema

Quem disse que só porque eu amo um livro de paixão, todos tem que amar também? Quem disse que só porque eu considero tal livro o melhor do mundo, isso significa que ele realmente seja?

Nas últimas semanas, testemunhei algumas brigas pra lá de ofensivas por causa disso. O lançamento de Somente sua e a divulgação do trailer de 50 tons afloraram os ânimos, e algumas pessoas tomaram como missão de vida defender seu favorito, mesmo que para isso tivesse que sair ofendendo todo mundo. Li alguns comentários que me incomodaram muito, como "sério que você leu o livro? Então não leu direito, senão teria percebido o bla, bla, bla", ou "Como assim, você não gostou? Você deve ter algum problema, só pode". E a partir desses comentários mega fofos, começaram algumas discussões que foram ao fundo do poço da baixaria.

Vamos respeitar os colegas, gente! O fato de uma pessoa não gostar dos mesmo livros que você, não significa que ela tenha problemas ou não seja capaz de assimilar a profundidade da escrita. Ela simplesmente não gostou, ponto! E está no seu direito!

Já tive problemas assim aqui no blog, na resenha de O inferno de Gabriel. Eu não gostei do livro e detestei a protagonista, e aí, vai vir aqui me bater por isso? Bom, teve gente que obviamente teve essa vontade, porque recebi alguns comentários tão grossos, que tive que apagar. E nem por isso mudei minha opinião sobre o livro e os personagens.


Se sou fã de A, não posso criticá-lo

E também existem os fãs que sempre acham tudo perfeito nos livros que amam, e se sentem pessoalmente ofendidos quando alguém critica algum ponto. Esse problema acontece muito com séries, até porque não é raro ter problemas de continuidade ou ficar pontas soltas de um livro para o outro. Se você acha que está tudo perfeito, tudo bem, é um direito seu, mas não fique ofendido quando outra pessoa apontar defeitos que tenha enxergado, afinal, o que é problema para um, nem sempre é para o outro.

Além disso, o fato de amarmos uma série de paixão não nos impede de reconhecer que ela tem problemas e defeitos. Mas tem gente que não aceita isso, e até solta coisas como "você se diz fã, mas fica aí criticando a autora e o livro, que é lindo e perfeito". Isso é até contraproducente, porque, mais de uma vez, vi autores corrigirem problemas nos livros por causa das críticas dos leitores. Mas se todos dizem que está tudo bem, lindo e perfeito, pra que tentar melhorar alguma coisa?


Enfim...

Para quem acha que só futebol, religião e política causa brigas feias, é porque não frequentou alguns grupos e páginas do facebook nas últimas semanas. O nível caiu tanto, que começou a ter ofensas pessoais, e confesso que me horrorizei. Pra que isso gente? Só porque alguém criticou um livro que você ama, precisa partir pra agressão? Realmente, não consigo entender.

Você pode gostar de um livro, sem ter que impor esse gosto aos outros. Você pode amar a série X e Y ao mesmo tempo, mesmo que elas sigam o mesmo gênero. Você pode detestar um livro que "todos" amam. E você pode criticar falhas em livros ou autores que ama, sem que isso te torne menos fã.

Afinal, partindo para citação clichê, "o que seria do azul, se todos gostassem do amarelo?". Gosto é pessoal, e nem todos gostam das mesmas coisas, e ainda bem! Já imaginaram que droga seria o universo literário, se não houve diversidade? Vamos aprender a ser mais tolerantes, e a aceitar a opinião dos outros, sem sentir que a nossa esteja sendo ameaçada por isso.

Beijos


.

14 comentários

  1. Também fico meio assim com essas coisas. Acredito que o que importa mesmo é ler, abrir a mente para novos gêneros e autores. Eu, por exemplo, tentei muito gostar de Cinquenta tons, mas não consegui. O que faço a respeito? Converso com pessoas que gostaram para tentarem me explicar o motivo de gostarem tanto. Harry Potter é minha série favorita e será sempre, mas isso não me impede de amar Percy Jackson, Jogos Vorazes, Destino e outras coisas. O mundo será um lugar melhor quando aprenderem a respeitar os gostos um do outro.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Além de ridículo é querer se intrometer nos gostos dos outros, querer impor e tentar persuadir o outro a gostar do eles gostam; muito feio fazer isso, gente que não aceita gostos e opiniões dos outros. Já vi guerrinhas de sagas e pra mim a pessoa só quer aparecer, vejo em grupos, postagens para humilhar ou ridicularizar o outro. É de raiz humana algumas pessoas serem assim, não aceitarem os outros e nem nada, tudo que vem bota fogo, é muito egocentrismo!
    Beijos Bruna, e que este post sirva de exemplo para todos que fazem essas baderneiras e "zoagem" com opiniões do outro.
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, tudo bom?
    Palmas do whatsapp para você. Disse tudo o que eu penso sobre esse assunto. Acho que o que mais me incomoda é o fato de não "poder" criticar alguma série queridinha da galera. Muitas pessoas simplesmente não conseguem aceitar que podemos e temos percepções diferentes depois de uma leitura. Isso aconteceu comigo com a série Quarteto de Noivas da Nora Roberts, pois o segundo e terceiro livro da série não me cativaram tanto e quando disse isso as pessoas enlouqueceram...ninguém merece!
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bru, melhor post do mês, sério.
    Eu participo de uns grupos de livros no facebook e olha, nunca imaginei que o ser humano pudesse ser tão imbecil até ver as discussões no grupo. E eu que achava que futebol, religião e política é que davam briga... O povo ADORA falar mal do livro que o outro gosta, xinga quando um não gosta do livro do outro, é impressionante! Se eu não gosto do livro que você ama eu tenho que guardar isso pra mim! Opinião é igual cu, cada um tem o seu e faz o que quiser com ele (desculpa a palavra esdrúxula). Acho uma completa idiotice isso mesmo, eu mesma gosto de várias séries e não saio falando mal por aí, e sei muito bem apontar os pontos negativos dos livros que eu gosto e isso não me torna menos fã. Ai, fico revoltada, fico até sem saber o que falar de tanta coisa que se passa na minha mente.

    ResponderExcluir
  5. Oie,Bruna.

    Gosto cada um tem um, e respeitar o dos outros é a melhor coisa que se pode acontecer. Mas nem todas as pessoas são assim né? Se eu não gosto de determinados livros eu não saio criticando para todos, até porque acho que só porque eu não gostei não quer dizer que você não irá gostar. Acho que só temos realmente uma opinião depois de conhecer uma obra. E nem por isso devemos sair falando mal.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Todas essas discussões é cumulo do ridículo, cada um tem o seu gosto. é preciso que as pessoas aprendam a respeitar as opiniões das outras pessoas. Esse negócio de ter apenas um tipo de série ou livro preferido e por conta disso achar que os outros livros do mesmo gênero é ruim ou péssimo, na minha opinião são pessoas de mente pequena e que o habito da leitura não passou de um tempo mal gasto. O mundo é tão grande, existe milhares e milhares de livros que estão prontos para serem lidos, novos mundos para ser descoberto, novos personagens que estão esperando serem amados ou odiados e ainda tem gente que cria raiz em um só livro? Tudo bem ter seu livro preferido mas idolatrá ao ponto de ficar cego? e por conta disso agredir em palavras outras pessoas que pensam ao contrário? tenho uma solução é melhor se tratar.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com vs , pra que tanta discussoes , por coisinhas , cada um tem seu gosto fico indignada com isso , sou fã de varias séries , nao tem nada ver isso gnt , mts pessoas ja criticaram o livro q eu amo , e oq q tem ? cada um tem a sua opiniao , cada um tem seu gosto ! eu posso nao gostar de harry potter mais a minha melhor amg gosta , e oq tem haver isso , ja amei uma série , e odiei a outra do msm gênero ! pessoas de mente pequena , acho o cumulo do ridiculo isso !

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você Bruna, nuss odeio isso o que tem a ver gostar de um livro e ter um outro um pouco parecido e ficar falando mal, eu por exemplo amo Divergente e Jogos Vorazes. Eu penso assim "Gosto é igual a cu cada um tem o seu" Vamos cada um cuidar do seu gosto literário e respeitar o dos outros.

    ResponderExcluir
  9. ahhaha adorei! Vi muito isso também. Esse povo é muito estranho, não consigo entender as vezes, ficam discutindo, ofendendo por coisas tão bobas. São poucos os que respeitam o gosto literário do outro, e você tem razão, essa intolerância na maioria das vezes é por alguma série. Eu mesma já ouvi isso, apesar de não ter lido os livros, só visto os filmes, eu prefiro de longe O senhor dos anéis...mas algumas fãs de Harry Potter não aceitam ..haha Como assim gente? Cada um gosta de uma coisa. O jeito é deixar a pessoa falando...ignorar. Estou aprendendo rsrs..
    Adorei o desabafo Bruninha! :D

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Totalmente ridículo, Bru. Isso mostra o quanto as pessoas não estão preparadas para respeitar as outras. Se com uma coisa pequena dessas elas agem assim, imagine com algo de maior gravidade. Totalmente sem escrúpulos isso.

    ResponderExcluir
  11. Totalmente ridículo, Bru. Isso mostra o quanto as pessoas não estão preparadas para respeitar as outras. Se com uma coisa pequena dessas elas agem assim, imagine com algo de maior gravidade. Totalmente sem escrúpulos isso.

    ResponderExcluir
  12. Bru é por estas e outras que pessoas assim, não conseguem manter uma conversa quem dirá comentar em um blog e quem dirá ter um blog sobre formação de opinião né?! eu amo divergente e amo jogos vorazes e mesmo assim nada me impede de criticar uma coisinha ali e outra aqui que não me agradou seja no livro ou filme...enfim. Uma pena que ainda existam pessoas assim, mas posso te garantir infelizmente não são poucas.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Oi Bru, sabe a muito tempo eu parei de me importar com esse tipo de pessoa, tem gente assim em tudo, por exemplo, eu amo rock, mas quando quero também escuto música clássica, sertanejo e etc. Tem gente que diz que sou poser por escutar algo além de rock. O que isso gente? Eu escuto o que eu quiser. Eu também adoro a série Crossfire, aliás eu sou super fã dos livros da Sylvia Day, mas não gosto de 50 tons, não gostei mesmo, mas não julgo quem gosta. Acredito que cada pessoa tem direito de decidir o que gosta e só podemos respeitar isso. O fato de eu não gostar de algo que você gosta não vai nos fazer ser inimigas, na verdade só mostra que temos gostos diferentes o que não é ruim. Não entendo essas pessoas, são pessoas ignorantes que querem ter sempre razão e ser melhores em tudo. Na minha opinião o respeito sempre tem que prevalecer.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Na boa, isso tudo é uma palhaçada. Graças a Deus ninguém veio de palhaçada pra cima de mim quando resolvo dar minha opinião sincera quando não curto um livro (vamos ver o que vão me falar sobre Proibido) Cada um na sua, cada um gosta de uma coisa tem que respeitar. Ninguém merece criar treta com tudo. Essas pessoas tem problemas.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...