[Resenha] Quatro: Histórias da série Divergente - Veronica Roth


Reunindo quatro histórias da série Divergente contadas da perspectiva do personagem Tobias, e três cenas exclusivas, Quatro Histórias da série Divergente oferece aos fãs da saga criada por Veronica Roth a chance de conhecer melhor a personalidade de um personagem fascinante e complexo e a chance de mergulhar mais fundo na sociedade dividida em facções criada pela autora.


Título original: Four
Série: Divergente # 0.1 – 0.4
Editora/Ano: Rocco Jovem / 2014
Categoria: Distopia, jovem adulto
Nota: 5/5 + Favorito


Olá pessoal, tudo bem?

Esses dias tive um reencontro com meu amor (um deles, pelo menos, rs), meu lindo Quatro! Quatro: Histórias da série Divergente é uma coletânea de contos da série Divergente, narrados por ele mesmo, meu lindo Tobias Eaton, aka Quatro. Ao todo são quatro contos e três cenas extras. Os contos seguem o estilo da Série Divergente, uma escrita gostosa, que prende a atenção do início ao fim. E todos podem ler a resenha tranquilos, porque não tem spoilers da série.


Os três primeiros contos, A Transferência, A Iniciação e O Filho, se passam antes do início de Divergente, e retratam a vida de Quatro desde o dia do teste de aptidão até o início de sua adaptação como membro da audácia. Nesses três contos vemos um pouco de como era sua vida ao lado do pai, o quanto os abusos físicos o afetaram, e acompanhamos o porquê de sua escolha pela Audácia, como ele ganhou o nome de Quatro no primeiro dia em sua nova facção, seu treinamento e iniciação, e seu reencontro com uma pessoa importante do passado.

O último conto, O Traidor, acontece concomitantemente a segunda metade do primeiro livro da série, e nesse já temos a presença de Tris. Aqui temos algumas revelações que não estavam presentes nos livros da série, e aprofundamos em situações que foram apenas mencionadas superficialmente.

As cenas extras foram ótimas, mas tiveram um problema gigante: foram curtas demais para meu gosto. São cenas de Divergente, do ponto de vista do Quatro, e são as seguintes:
A primeira a pular, Tris - mostrando quando Quatro e Tris se veem pela primeira vez.
Cuidado, Tris - a cena da primeira refeição de Tris na Audácia, quando ela provoca seu instrutor não muito simpático.
Você está bonita, Tris - a minha favorita das três! Quando Quatro está bêbado e acaba revelando um pouco demais seu interesse por Tris, até então sua aluna de iniciação.

Apesar dos contos terminarem antes do final do primeiro livro da série, recomendo essa leitura somente após o encerramento da saga, pois alguns acontecimentos são spoilers dos livros dois e três.

Eu absolutamente adorei o livro! Foi ótimo entrar tão profundamente na mente do Quatro, e foi possível entende-lo melhor e entender também algumas das suas atitudes que tanto me irritaram nos livros da série, em especial no último, Convergente. O passado de Quatro tem um impacto muito forte sobre a construção de seu caráter e personalidade, e lendo os contos, foi possível conhece-lo muito melhor.

E tenho que admitir que estava com muitas saudades da escrita de Veronica Roth. Ela realmente ganhou uma fãzona aqui.

Sobre a diagramação e revisão só tenho a elogiar. O trabalho da Rocco está impecável, como foi em toda a saga. A capa é linda e de um papel mais reforçado, as páginas são amareladas, e se havia erros de revisão ou tradução, eu não percebi.

Recomendo demais a leitura do livro! Se você leu a trilogia Divergente, precisa ler Quatro, é realmente muito bom.

Beijos

Posts relacionados:



.

32 comentários

  1. Olá, Bruna.

    Depois daquele big spoiler que tivemos de Convergente eu meio que perdi a vontade de ler a série. Preciso terminar ainda, não gosto de deixar as coisas inacabadas. Não tive interesse nesse livro por causa que não terminei a serie, mas espero terminar em breve e saber mais sobre a vida do Four. Lembrei, preciso assistir o primeiro filme. kkkk'

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  2. Estou louca pra esse livro, curiosíssima pra saber como era a vida do Quatro antes de ir pra Audácia! Mas vou me segurar por ele ter spoilers de Insurgente e Convergente, que ainda não li.
    A escrita da Veronica Roth é demais mesmo!
    Amei a resenha! Bjs, Bruna <3

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna,
    Ainda não li a série Divergente =( mas pela sua empolgação vejo que estou perdendo O.o
    O problema das cenas extras é ser pequenas? Quando gostamos de uma série não queremos que ela acabe mesmo né? Vou ver se paro de enrolar e leio a série.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Todos falam tão empolgados dessa série, que não tem como não querer ler.
    Não é minha prioridade, mas pretendo ler um dia.
    Gostei de saber que ficou tão satisfeita com esse livro também. A autora deve ter uma narrativa e tanto.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruna,
    Ainda não comecei ler essa série, mas jurava que este livro era continuação dos outros rs.

    Bjinhos
    Jéssica Rodrigues
    Blog Coração Leitor

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruna!
    Esse livro está na minha fila de leitura e espero conseguir lê-lo em breve. Não vejo a hora de reencontrar Quatro ♥.
    Pela sua resenha vejo que vou gostar bastante.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não tive tempo de começar a ler a saga, mas estou doida para poder ler! Eu me apaixonei pelo 4 no filme e quero muito poder ler esse livro para me aprofundar nele <3

    Beijinhos <3

    Visite: Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  9. Legal esse livro pra quem é fã da série, é uma informação a mais :)

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li esses contos em ebook justamente pq pretendo comprar o livro.
    Amo o Tobias e tenho muita curiosidade de ver ele como narrador.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna. Adorei a resenha. Ainda não li essa trilogia e nem olhei os filmes. Quero ver se faço isso ano que vem, mas tenho tanta coisa pro ano que vem, aff! kkkkkk Amei poder ler sem receber nenhum spoiler e amei ainda mais a sua indicação de ler esses contos somente após o término da trilogia. Obrigada. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem? Então, eu ainda não li nenhum livro desta série, comprei o primeiro livro e quero ler nestas férias pois está passando o trailer de estreia do filme no TeleCine e eu quero ler o livro antes do filme estrear na TV, não tive a oportunidade de assistir no cinema e não quero perder novamente esta oportunidade de conhecer a história da série. Adorei sua resenha, Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Não tenho muita vontade de ler a trilogia não. Primeiro porque nem gostei do Tobias sabe? E nem muito da Tris. É claro que seria mais útil ler depois de ler os livros. Mas para quem gosta, deve ser uma delícia entrar com Tobias e ver mais dele. Enfim, quando eu tiver aquela vontade. Eu compro a trilogia e tento ler. No momento, passo longe de distopias.
    Abraços Bruna,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li a série Divergente, mas tenho muita vontade de ler, acredita que só fiquei sabendo agora que esse livro era um resumo da série haha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Comprei esse livro, mas ainda não o li. Sou super fã de Divergente e mal vejo a hora de conhecer melhor o Tobias ♥

    ResponderExcluir
  16. Parece ser muito legal. Principalmente pelas cenas extras, do ponto de vista dele.
    Já disse isso antes e vou dizer de novo: Eu não gosto do Four.
    kkkk' Não me odeiem.
    Tenho que ler esse livro pra saber se essa minha opinião convêm ou se é puro pré conceito (por conta do que vi no filme Divergente).
    Adorei sua resenha. Bastante esclarecedora e sem spoilers.
    Fiquei com vontade de ler.
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  17. Hey, Bruna!
    A série Divergente é muito gostosa de ler. Ainda não li "Quatro...".
    Adorei sua resenha. SÉRIOOOOOO! Ainda to super empolgada! Ainda mais na parte em que você cita que o livro retrata da vida de Quatro desde muito antes da Tris entrar na história. Acho muito importante esse tipo de atitude do autor porque passamos a conhecer melhor o personagem.
    Valeu pela dica,

    Abs.

    ResponderExcluir
  18. Gente, precisando desse livro!!
    Desde o lançamento fiquei babando por ele. Agora vejo que vale muito a pena, comprá-lo.
    Ver cenas exclusivas será demais, ainda mais pelo ponto de de vista do Quatro *-*
    Uma pena as cenas não serem longas, muito longaaaas ♥
    Ansiosa para ler!
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Bom, não fiquei muito animada com esse post porque eu não li a trilogia Divergente ainda, na verdade nem sei se irei ler algum dia, pois a trilogia não é de um gênero que chama a minha atenção, mas quem sabe, né? Quanto a sua resenha, gostei bastante dela, imagino que quem é fã da série deve ter ficado super animado para ler Quatro.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Bru, tudo bom?
    Eu não li a trilogia ainda por falta de vergonha na cara, pois tenho os três na minha estante. Cada vez mais temos o recurso dos contos para contar uma parte de uma série ou acrescentar algumas informações. Sou louca para conhecer o Quatro que tanto faz sucesso entre você e a Patty...hahaha.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda preciso ler a trilogia Divergente. Vi o filme e adorei e agora to me programando ler o primeiro e só depois esse. Mas é bom saber que coisas novas foram acrescentadas a série e esse livro não foi mais do mesmo. Tomara que eu goste também!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  22. Oi flor, tudo bem???

    Menina do céu... estou louca para ler esse livro viu... porque amo a escrita de Veronica... mas preciso ler Convergente ainda acredita? Pois é... será uma de minhas leituras de fevereiro e talvez eu já encaixe Quatro também rsrsrs. adorei tudo o que falou e isso me deixou muito mais ansiosa... quero muito saber como foi sua entrada na audácia... quero saber os seus sentimentos com relação a esses tais fatos e também como ele se sentiu em relação a Tris... foi uma ótima escolha da Veronica em nos propor isso e mesmo sem ter lido o livro e saber que vou amar... queria ele tivesse mais páginas.... Xero!

    ResponderExcluir
  23. Eu comecei a ler a trilogia logo que ela começou a ser o delírio dos leitores brasileiro, mas confesso que ainda não consegui passar do primeiro livro. Gostei bastante do que li, mas criei muita expectativa e não achei que ele fosse tão maravilhoso quanto as pessoas diziam, acho que por isso venho adiando a leitura dos livros seguintes.

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna!
    Amo a série, mas ate hoje não consegui terminar de ler convergente pelo mega spoiler que soltaram na internet... Tinha tudo pra ser minha distopia favorita, mas fiquei triste por saber antes o final, talvez se tivesse lido no livro teria gostado mais. Já tinha lido algumas dessas histórias em epub e gostei que a editora lançou um livro (com uma capa linda por sinal) com as histórias publicadas! Afinal é ótimo ter mais um pouquinho do quatro...
    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Não quero ler Quatro antes de ler toda a série Divergente, como Quatro fala dos livros anteriores acho melhor ler o do do começo primeiro.

    ResponderExcluir
  26. Ahhh Bru! Eu amei ler este livro, matei a saudade da série e ver isso nos olhos do Four não teve preço, acho que vou um presente da Verônica para os fãs!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  27. Eu sou louca com este livro, primeiro, eu amei a capa, segundo eu amo divergente, e terceiro, é o four, e eu queria muito um Four pra mim, ele é um exemplo de coragem, quero muito ler a perspectiva dele sobre os fatos

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu ainda não li a série, mas eu gosto do Quatro pelo o que as pessoas falam sobre ele. Pretendo ler este livro para poder conhecer um pouco mais sobre ele.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Bru, tudo bem?

    Ainda não senti vontade de ler esse livro. Ele ainda não chamou a minha atenção, infelizmente. Sou meio contra essa ideia de contos, você, sabe, né? Mas... vamos ver... quem sabe mais para frente

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  30. Para quem é fã da série, ler esse livro realmente é uma boa! Infelizmente ainda não li nenhum, mas vejo ótimos comentários sobre, já li outra resenha desse mesmo livro de contos da série, e também elogiaram bastante, preciso é ler os demais livros para conhecer, pois acho que vou gostar. :D

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  31. Oie Bru!

    Eu tb amei esse livro! Quatro é, sem sombra de dúvidas, meu personagem favorito da trilogia e, confesso que eu estava meio triste dps do spoiler que peguei de Convergente - ainda nem consegui ler por conta disso! rs
    Parabéns pela resenha, sem spoilers e cativante!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  32. Oiiiiiii, depois que terminei de ler a toda a trilogia nunca me interessei para ler esses livros extras que saem, não sei porque, e olha que eu tenho esse livro em casa, mas não é minha prioridade de leitura no momento.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...