[Resenha] Contos de Luiza Trigo

Olá pessoal tudo bem?

Essa semana li dois contos infanto juvenis super fofos da autora brasileira Luiza Trigo. São duas histórias curtas, leves e que retratam toda a inocência do início da adolescência. Confiram minhas impressões sobre eles

As Valentinas - Uma História de Meus 15 Anos
Este é um Teaser do livro "Meus 15 Anos" da Luiza Trigo.Nesta história, que antecede as confusões de "Meus 15 Anos", Bia é uma menina de catorze anos que detesta o Dia dos Namorados. Ela implica com a data, diz que é apenas um dia comercial, sem nenhuma razão histórica para existir, uma desculpa para se comprar presentes. Porém, Bia, no fundo, não gosta desse dia apenas porque nunca teve alguém com quem comemorar a data. Ela e suas amigas são as nerds da escola e acham que nunca irão namorar. As Valentinas é a história do Dia dos Namorados da Bia, com as agruras e belezas de não ter namorado, mas ter pais legais e amigas muito companheiras.


Uma História de Meus 15 Anos
Editora/Ano: Rocco/2014  -  Páginas: 24
Categoria: infanto juvenil

Esse divertido conto é um teaser do livro "Meus 15 Anos" da autora, que foi lançado como uma apresentação dos personagens e situações que antecedem a festa de 15 anos da protagonista. Nele conhecemos Bia e suas melhores amigas Amanda, Roberta e Carol. É o dia dos namorados, e Bia odeia a data. Diz que é por ser uma data comercial, mas no fundo no fundo é porque está solteira, rs. Elas são as nerds da escola e não tem pretendentes, então decidem passar a noite dos namorados juntas, comendo gordices. O conto é bem dinâmico, com uma linguagem jovem e atual, e de fácil identificação. Me lembrei bem de quando tinha meus 14/15 anos e me reunia com as amigas para "farras" assim, rs. 
Meu único problema como o conto foi em relação a data do dia dos namorados. Fica claro que eles estão no dia 12 de junho, dia dos namorados brasileiros, porém toda hora Bia fica falando do dia de São Valentim, e explicando que esse não é apenas o dia dos namorados, mas também do amor e amizade. Bom, o fato é que o dia de São Valentim é 12 de fevereiro, e acho que faltou pelo menos citarem essa divergência das datas comemorativas no Brasil e no mundo. Mas, fora isso, só tenho a recomendar. O conto é super fofo, e agora eu quero o livro 'Meus 15 anos', kkkk.


A caixinha mágica

Priscila tem uma vida bem diferente de todas as outras meninas de sua idade. Quando mais nova, perdeu os pais e passou a viver em um orfanato, afastada de tudo e todos com quem teve contato um dia. Mas aos doze anos, na noite de Natal, uma surpresa muda a sua vida e a maneira de relembrar o passado e de imaginar o futuro, fazendo-a ser ainda mais especial. O que será que aconteceu naquele Natal? A caixinha mágica é um conto especial da autora Luiza Trigo que traz fantasia e diversão; assim como todo Natal deve ser.

Editora/Ano: Rocco/2013  - Páginas: 23
Categoria: infanto juvenil

Esse conto é realmente mágico! Somos transportados para o orfanato onde Priscila vive desde a morte da mãe. Quanto chegou ali, ela recebeu uma caixa com seus pertences pessoas e de sua mãe, e dentro dessa caixa havia uma caixinha de música que ela não conhecia, e que dizia que ela teria uma surpresa aos 12 anos. Não vou contar que surpresa foi essa, mas foi algo lindo, mágico e inocente. E a cada natal, Pri esperava por mais um pedacinho da sua surpresa. Falando sobre sonhos, desejos, primeiros amores e esperança, A Caixinha Mágica soube ser envolvente e cativante.


Eu nunca tinha lido nada da Luiza, mas ela me conquistou com essa duas breves e divertidas histórias. A autora tem uma escrita gostosa, fluida e sabe como se comunicar com os jovens. Recomendo muito a leitura.

Beijos


 

18 comentários

  1. Olá,
    Não conheço o trabalho dessa autora e nem sabia de seus contos gratuitos, mas agora vou tentar baixar e ler.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi! Não conhecia a autora e nem o seu trabalho, mas achei as capas tão fofas que pretendo dar uma chance a esses contos. Acho que vou adorar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Luiza é uma fofa tanto como pessoa como quanto autora... eu li os Meus 15 anos e me encantei com os personagens... as ilustrações da Irena então... uma lindeza só.
    Espero que leia os livros dela, vou adorar saber sua opinião, bruna. Quero muito ler Carnaval... ele tá chegando, é difícil encontrar histórias sobre essa festa, embora eu odeie hahaha

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  4. nossa pela a breve resenha parece que os contos são bons msm rsrsrs nossa fiquei curiosa que caixinha e essa, nao li nda da autor aainda mais com certeza irei ler bjus

    ResponderExcluir
  5. Adorei essas dicas. Também não conheço nada da autora, mas irei ler esses contos.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Geeeent quase endoidei quando vi que era da Luly Trigo kkkkk
    Quero muito muito muito comprar Meus 15 anos! Já assisti vários videos com essa autora e ela é muito lindo. Ainda mais agora que você fez essa resenha, fiquei com mais vontade ainda rsrs
    Beijo :D

    ResponderExcluir
  7. Hey
    Dos dois livros, gostei mais da "caixinha mágica". A história me comoveu e eu acho lindo como a cabeça de uma criança pode funcionar. Elas enxergam o mundo de outra forma. Sinto muita saudade de ser uma. Acho que todo mundo. Histórias assim fazem com que a gente possa se sentir mais perto.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Não é meu tipo de leitura, mas fiquei curiosa com os dois contos. Parece serem maravilhosos! Sem falar que é sempre bom lembrarmos de como as "crianças" pensam, ainda mais se temos uma "criança" com a mesma idade em casa. Gostei mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros infanto juvenis e adorei os contos e quero muito ler o livro Meus 15 anos!

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Nunca li nada da Luiza Trigo, mas não sou muito de ler livros desse gênero, então não sei se leria os contos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nada da autora, o livro aprece ser gostoso de se ler, e quem sabe mais para frente eu venha a ler, gostei da resenha,
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi Bruna..
    Já ouvi falarem muito de Luiza Trigo.
    Deve ser gostoso ler uns contos assim. Fico curiosa.
    Gostei muito de saber dua opinião. Gostei de A caixinha mágica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Awww fiquei encantada com a Caixinha mágica, parece super fofo mesmo *-*

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre Readgeek, vem descobrir o que é!

    ResponderExcluir
  14. Que gracinha!!
    Eu adoro contos e esses parecem ser super lindos.
    Além disso, sou xará da protagonista do conto A Caixinha Mágica. kkkk'
    Esse conto foi o que mais me conquistou.
    Espero poder lê-los. Gostei mesmo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Oiê...
    Já ouvi falar muito bem da autora, mas ainda não li nenhum de seus livros...
    Vou tentar baixar seus contos para lê-los. As resenhas sobre seus livros sempre me cativam.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra ler!
    Pena que eu ando tão sem tempo... :/

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda nao li nada desta autora , mas adoreii sua resenha e vai pra minha extensa lista de livros pra ler :D

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna!
    Antes de ler Meus 15 Anos, conheci a narrativa da Luiza justamente por esses contos e gostei muito também! As Valentinas é bem meigo e uma ótima introdução para o livro - que depois de ler, inclusive, ainda queremos mais, muito mais <3 -, e A Caixinha Mágica, apesar de breve, é uma história muito fofa e definitivamente um bom incentivo aos sonhos, ao amor e à esperança. Espero poder conferir mais histórias da autora - e ainda estou sonhando que, uma delas, seja ao menos um bônus de Meus 15 Anos, porque <33333 rsrs

    Beijos,
    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...