[Resenha] Metamorfose - O Inimigo Nas Sombras (Rastro Psíquico Livro 1) - Baltazar de Andrade


O que acontece se alguém que não deveria acaba encontrando o Diário?
 Muitos tentaram colocar as mãos nele, poucos o conseguiram e raros são aqueles que sabem onde leva e que segredos esconde. Há coisas fora do normal, onde não se consegue explicação. Fenômenos estranhos, aparições inexplicáveis, criaturas que atacam das sombras. O que acontece se a Organização, responsável por manter a ordem no caos, começar a ruir?
 Tudo que está além de explicação, além do normal, o paranormal, está prestes a escapar...
 ... Pelas mãos do próprio carcereiro.

Editora: Independente
Gênero: Fantasia, Ficção-Científica, Aventura
Ano: 2015
Páginas: 197
Nota: 5/5


“Metamorfose - O Inimigo Nas Sombras” é o romance de estreia do autor Baltazar de Andrade, e o primeiro volume da série Rastro Psíquico.



Metamorfose - O Inimigo Nas Sombras (Rastro Psíquico Livro 1)

Fábio é descendente da lendária família de poderosos paranormais Pavel, e por isso carrega a reputação de seus predecessores, e faz parte da Organização. Após uma série de ataque dos Homens de Preto (nenhuma relação com Will Smith e Tommy Lee Jones), os membros da Organização estão sem rumo, e Fábio precisa ajudá-los e, paralelamente, seguir em sua busca individual por importantes segredos de sua família.

Metamorfose é um livro curto, mas que em nada deixa desejar no conteúdo em virtude de sua extensão, muito pelo contrário, deixa a narrativa mais fluida e a trama mais eletrizante. Baltazar tem um estilo leve de narrar, com um humor refinado, e sua história lembra os bons filmes de espionagem e ficção científica. O protagonista é um personagem cheio de mistérios, arrogante e carismático ao mesmo tempo, e extremamente sagaz; um excelente anti-herói.

A história alterna entre o presente, o diário de E.R.L. Pavel, e flashbacks da vida de Fábio. Ao avançar da trama, as peças se encaixam, e acontecimentos soltos narrados anteriormente tomam parte de um todo, trazendo revelações interessantíssimas.           A realidade criada por Baltazar é rica e extremamente criativa, além de ser bem explicada e visivelmente embasada em pesquisas. Toda a tecnologia envolvida e toda a ciência que explica os poderes paranormais são fascinantes.

“O soldado Alexandre respirou fundo, tinha entrado no exército unicamente para impressionar as meninas e tirar a carteira de motorista sem precisar pagar as taxas, um bronco sem noção patriótica nenhuma, exceto em jogos de futebol. Se saísse vivo, essa era sua oração a qualquer entidade superior que estivesse escutando, prometeu que pediria baixa do exército e nunca mais sairia com a dona Maria, sua vizinha que, além de ser casada, era com certeza uma boa fatia de mau caminho”

O fato de usar o Brasil como cenário também configura um ponto forte do livro, pois foge ao irritante clichê “mundo=EUA”. Além disso, o conceito de “mundo invisível” é muito bem utilizado, visto que a realidade dos paranormais não é de conhecimento público, ainda que seja um movimento de proporções gigantescas.

O desenvolvimento da história é muito bom, e os acontecimentos seguem em ascendente, culminando em um desfecho cheio de revelações e reviravoltas.

“Quando abria o zíper da mochila sempre se lembrava de uma série de ficção cientifica da BBC, Doctor Who, em que o “Doutor” tinha uma nave disfarçada de cabine policial a quem chamava de TARDIS. Diferente da TARDIS, sua mochila estava longe de ser uma nave espacial, estava mais para uma casa.”


Vale ressaltar que, além de trazer uma grande história, a edição está repleta de fantásticas ilustrações em preto e branco (preto e branco mesmo, nada de escala de cinza), que enriquecem ainda mais a obra.


Recomendo “Metamorfose - O Inimigo Nas Sombras” para qualquer um que queira uma boa leitura e goste de uma aventura eletrizante que não é apenas uma aventura.

.

22 comentários

  1. Muito Show, até me deu vontade de ler o livro mais uma vez :3

    ResponderExcluir
  2. Oiee.
    Não sei se leria o livro, ele foge totalmente dos gêneros que costumo ler, não que eu não leia livros diferentes, é que esse em si não despertou minha curiosidade.
    Gostei do fato dele se passar no Brasil, mas parou por ai, quem sabe um dia eu mude de ideia, mas por enquanto não.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Iêda, mas espero que goste do próximo (não dessa série) que terá uma pegada mais juvenil.

      Excluir
  3. Achei essas ilustrações bem legais mesmo. Acho que ilustrações como essas dão um charme a mais no livros.
    Em relação a trama, acho um máximo quando percebemos claramente todo o trabalho de pesquisa feito pelo autor. Tudo fica bem embasado e muito bem encaixadinho. Fiquei bem curioso pra dar uma conferida nele. E o melhor de tudo, está bem baratinho.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E logo logo vai ter promoção de e-book gratuito na Amazon, só acompanhar :3.

      Excluir
  4. Oi Samuel...
    Ainda não conhecia a obra. Confesso que pela sinopse não sei se leria, mas gostei de tudo que falou na resenha, e aí sim vi o livro com outros olhos..rs
    Leria a obra com certeza.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo feedback dona moça :). Só a título de curiosidade: O que você mudaria na sinopse? Ou o melhor é jogar toda ela fora e começar do zero? rs. Enfim, espero que goste do livro quando ler.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Não mudaria nada na sinopse...rs A resenha é sempre mais explicativa!

      Excluir
  5. Olá, Samuel. Tudo bem?
    Ainda não conhecia a obra, mas gostei da premissa e fiquei com vontade de ler. Sem falar que essas ilustrações são um incentivo a mais.
    Excelente resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo :), as ilustrações são um presente do meu irmão, Gabriel Baltazar Souza

      Excluir
  6. Oii,
    Achei a resenha bem interessante mas não é um livro que eu leria pq parece ser bem diferente das minhas leituras rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom, por ser brasileiro já ganhar uns pontos a mais, hehe! As ilustrações são fantásticas mesmo, viu?!! Já sinto que vou me identificar muito com o Fábio. Depois dessa resenha, quero muito ler o livro, espero gostar bastante! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer promoção na Amazon em breve, obrigado pelo retorno :)

      Excluir
  8. Adorei a sinopse, já que fenômenos estranhos e inexplicáveis sempre me atraíram. E então, embora isso não seja muito relevante para alguém além de mim, há o nome do autor. Não que eu já tivesse visto alguma coisa dele, mas Baltazar é um dos meus nomes favoritos. Tenho tendência a gostar mais dos personagens anti-heróis, arrogantes e sagazes (sempre uso essa definição para me referir ao Constantine), o que me fez sentir uma empatia gratuita pelo Fábio. As ilustrações estão maravilhosas, são obra do autor? Os quotes também são ótimos, gostei do que li. A capa do livro me lembrou HQ's, mas isso anda longe de ser ruim. Vou fazer a leitura, obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Cecília :), as ilustrações são do meu irmão, Gabriel Baltazar Souza. Logo farei uma promoção na Amazon :)

      Excluir
  9. Oi! Adorei a proposta do livro, bem diferenciada. Sou fã de literatura fantástica, e acho que vou pensar em colocar esse na minha lista de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adoro ficção científica, e eu simplesmente me apaixonei pela sinopse do livro. Acredito que eu com certeza vou curtir a leitura, apesar de ainda não conhecer o autor. É sempre válido dar uma chance a literatura nacional, ainda mais quando o livro tem uma proposta que se encaixa exatamente no teu tipo de leitura.

    ResponderExcluir
  11. Super curti as Ilustrações pra mim, um livro sem uma boa capa ou ilustração, fica um livro um tanto que sem graça , porém adoro ficção científica o desenvolvimento da história parece ser muito bom, e os acontecimentos seguem cheio de revelações e reviravoltas. ... pretendo ler com certeza...

    ^^

    ResponderExcluir
  12. Não é meu estilo de livro...
    Maaaaaaaaaaaas, confesso que me deixou com uma ponta de curiosidade.
    kkk enfim,estou em dúvida.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Obrigado povo, as opiniões de vocês são importantes pra mim :3

    ResponderExcluir
  14. Oi, não é o tipo de gênero que costumo ler, não irei dizer que fiquei apaixonada e nem que não irei ler nunca. Apenas não é a típica história que estou acostumada, mas como adoro experimentar novas histórias e fugir dos padrões essa pode ser uma escolha, afinal bem classificada e recomendada. Irei decidir mais para frente, mas já anotei o nome.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...