[Resenha] Fascínio Egípcio - Luciane Vieira Z


No cenário do Antigo Egito, as vidas do príncipe herdeiro e da filha do sacerdote do deus Amon se cruzam, seus pais disputam poder na cidade mais importante do Egito. Ele criado para governar o país, ela retirada pela mãe de uma vida de conforto e luxo é criada escondida em uma vida de muitas dificuldades. A vida de Zeq é marcada pela crença popular que ele é filho de um deus e a vida de Naia é marcada pela descrença desde que a mãe mentiu ao dizer que seu pai estava morto, mas sua mãe na eminência da morte faz uma revelação, seu pai está vivo e lhe entrega uma prova disso. Preocupada com o estado da mãe e sem recursos ela comete um ato desesperado e furta alguns alimentos, na fuga é presa por um guarda do Faraó e levada ao calabouço. O que o futuro Faraó do Egito não imaginava é que ficaria fascinado pela beleza e personalidade da jovem. Naia tem o curso de sua vida drasticamente alterado, pois não sabe se odeia ou ama Zeq e terá que decidir se vive esse amor conturbado e assume a responsabilidade de se tornar a Princesa do Egito! Enquanto ela luta para definir seus sentimentos, tem que enfrentar traumas do passado, desconfianças e inimigos que tentam a todo custo atrapalhar seu relacionamento com Zeq.

Série: Fascínio Egípcio #1
Editora/Ano: MODO Editora/2013
Categoria: romance histórico
Nota: 3/5


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje temos a resenha de um romance histórico nacional: Fascínio Egípcio, de Luciane Vieira Z, que se passa no antigo Egito. Recebi o livro pelo booktour organizado pela Andressa, do blog Livros e Chocolate Quente.


Vamos lá?

Naia é a filha de um importante sacerdote egípcio, mas foi criada em uma vida de provações e dificuldades, uma vez que sua mãe abandonou e fugiu do marido, levando a menina ainda criança. Já moça, e com a mãe a beira da morte, Naia acaba por roubar comida, em um ato de desespero, o que a leva a prisão. Com a interseção do nobre Armais, o chefe da guarda do príncipe, Naia consegue o perdão real, concedido pelo próprio príncipe Zeq, que se compromete com a mãe da jovem de leva-la ao pai. Após a morte de sua mãe, Naia parte rumo a Tebas, a capital do império.

Zeq fica imediatamente fascinado por Naia, e inicia um arriscado jogo de mentiras e armações para se casar com a jovem, uma vez que o pai de Naia, Hatatef, era um dos principais opositores políticos de seu pai, o Faraó Hor. Porém, a própria Naia não deseja o casamento, e demostra uma aversão ao príncipe, tão grande quanto o amor que ele sente por ela. Após o casamento, a nova princesa acaba por conquistar toda a cidade de Tebas com seu carisma e bondade, e consegue uma breve fase de felicidade ao lado do marido. Mas é breve mesmo, porque esses dois formam um casal pra lá de briguento e desarmônico!

Naia e Zeq são protagonistas que não me conquistaram ou convenceram. Os dois são muito turrões, cheios de vontade e orgulhosos. Eu não gosto de romances instantâneos, porém a fixação do príncipe por Naia era tão grande, que não conseguia ver aquele sentimento como amor, mas sim como uma forte obsessão. E por conta disso, passamos mais da metade do livro mergulhados em brigas e desconfianças dos dois. Em vários momentos, achei a Naia muito imprudente e inconsequente, enquanto Zeq era por demais explosivo. Por esses motivos, não consegui me apegar ao casal, e nem torcer por eles.

Os personagens que me conquistaram foram os coadjuvantes, em especial o honrado e justo Armais, que é o chefe da guarda de Imperador, e foi cresceu como irmão de Zeq. O  Faraó também foi um personagem cativante, um homem justo e nobre, sem a pompa e arrogância do filho.

O livro é escrito em terceira pessoa, há cenas levemente sensuais, mas bem leves mesmo, tanto que nem vou fazer ressalva de classificação etária. E acho que a autora fez um bom trabalho em retratar os costumes e hábitos da época. Porém, o foco em mais da metade do livro foi as idas e vindas, encontros e desencontros dos protagonistas, o que tornou a leitura bem cansativa e arrastada em vários pontos. A leitura só passou a fluir melhor quando a autora entrou com mais enfase nas questões de embates políticas, que foi muito bem construída, com as guerras, disputas de poder, trapaças e traições, e acredito que essas questões políticas possam ter um destaque maior no próximo livro (assim espero).

A capa é muito bonita, e passa bem a atmosfera egípcia do livro, e a diagramação é simples, mas bem feita. Porém recomendo a editora uma atenção e cuidado a revisão do livro, pois havia muitos erros, e especial de pontuação.

Fascínio Egípcio é um bom livro, pela forma como o Egito antigo, e por alguns personagem secundários cativantes. Esse é o primeiro de uma série, e o final deixa o leitor curioso pelo próximo.

Beijos


.

39 comentários

  1. adoro esse tipos de livros que se passa no antigo egito, deuses, sarcedotes e o faraó, ainda mais romances, fiquei bem curiosa e pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Hello!!
    Lendo a sinopse já nao tinha animado muito com esses protagonistas e depois que li a resenha pensei que eram adolescentes dando piti, hahaha, Ele querendo pq quer casar com a menina e ela toda revoltada e tal...
    Minha irmã ama tudo relacionado ao Egito, eu já sou mais ou menos, mas admiro as coisas que fizeram.
    Esse romance nao fiquei com vontade de ler...acontece ne?!
    Bjus Bruninha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru, eu tive a mesma sensação quando li o livro, os personagens coadjuvantes e elementos da época foram mais interessantes do que o casal protagonista nada convincente, a capa realmente chama atenção eu espero que aja uma continuação para saber o que realmente aconteceu com alguns personagens! Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruna.
    O que me chama mais a atenção no livro é o fato de se passar no Egito antigo, uma civilização que eu gosto de estudar e conhecer. Porém, acredito que teria problemas em ler a obra por causa dos problemas com os protagonistas. Também tenho lá meus preconceitos com amores instantâneos.
    De toda forma, uma excelente e sincera resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Quando li a sinopse já me interessei pelo livro!
    Ótima resenha, fiquei curiosa para ler a história, e principalmente o romance de Naia e Zeq, e também com os elementos da época do Egito, que me interessam bastante, pretendo ler futuramente esse livro, pois é um pouco diferente das leituras que estou habituada a ler nesses últimos tempos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Bru

    Tudo bem?

    Também fiquei com raiva dos desencontros do Naia com o Zeq fora que os dois são muito orgulhosos né.

    Adorei Armais e o pai do Zeq realmente é uma história que poderia ser melhor trabalhada na questões política e de poder.

    Segundo e último volume tem previsão para o fim do ano !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Bru, eu não conhecia esse livro, mas gostei bastante da sua resenha, acho que pode ser uma boa leitura, mesmo assim o livro não teve "aquilo" sabe? Não me atraiu realmente, parece um livro bom, mas não tanto assim sabe?
    Sei lá, talvez seja besteira minha ahaha
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Personagens como o Zeq na maioria das vezes são controladores e como você disse obsessivo demais, não gosto de personagens assim, porque na maiorias das vezes agem só para satisfazer suas vontades.
    Bem mais ainda historias egípcios não é meu tipo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna!
    Li algumas resenhas meio negativas sobre esse livro e por conta disso nunca me interessei em ler ele, sua resenha me mostrou um outro aspecto da história e então, como cada um tem uma opinião, acho que antes de recusar o livro devo dar uma chance e ver qual o meu real ponto de vista sobre a história. A estética do livro é realmente muito bonita.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não tinha conhecimento sobre o livro e amo seu blog porque sempre você traz algo de novo para que eu me encante!
    Esse livro é perfeito e quero ele pra ontem,
    bjud

    ResponderExcluir
  11. Eu já conhecia o livro e conheço a autora tem um tempinho, mas nunca cheguei a ler sua obra. Então, esses romances vai e volta, com esse perfil já tão repetitivo dessas paixões que soam entre amor e ódio, desejo e repulsa, já não estão no meu perfil literário para o momento. Eu até já dei uma foleada no livro, na Bienal, mas não senti tanto desejo em comprá-lo.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Não conhecia o livro, mas fiquei encantada pelo fato de ser um romance histórico e por se passar no Egito. Fiquei com muita vontade de ler, mas um pouco desapontada com os comentários sobre os protagonistas. Uma pena que o casal não funcione :\ Ainda assim, o livro parece abordar assuntos muito bons, então quem sabe eu dê uma chance para tirar minhas próprias conclusões. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que legal! Nunca li nada que se passasse no Antigo Egito e me pareceu um ótimo livro. A premissa e os temas abordados são muito bons. Não conhecia o livro nem a autora.

    E que bom que as cenas sensuais são leves, eu - particularmente - não curti a onda de livros hots.

    ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi Bru
    Eu tenho curiosidade de ler este livro e até imaginei que as cenas sensuais seriam mais pesadas. Quando fica girando em torno de uma coisa só a leitura fica arrastada mesmo. Mas espero ler ainda!
    Ótima resenha como sempre!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Parece ser um livro bacana mas não acho que seja minha praia.
    Sempre gostei do Egito mas ainda não achei um livro que se passe nesse meio e que eu conseguisse gostar...

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, muito legal sua resenha. Não conhecia esse livro mas achei os protagonistas bem interessantes. E o local aonde se passa é história é bem diferente para mim, nunca li um livro que se passa-se no Egito. Mas é um tipo de livro que se eu fosse na livraria ,não compraria. Porém a sua resenha, acaba deixando a gente um pouco curiosa sobre a leitura. Quem sabe um dia, se eu tiver oportunidade ele possa entrar para minha lista de leitura. Parabéns pela resenha. Bjus....

    ResponderExcluir
  17. Oie, Bruna!
    Eu gostei da ideia do livro ser ambientado no ambiente egípcio, mas não é o tipo que me chama atenção, ou que eu gosto de ler. Sua resenha ficou ótima e desejo todo o sucesso do mundo à autora! Quem sabe um dia eu acabe lendo para fugir do marasmo, então poderei dar minha opinião acerca desses desencontros, mas confesso logo que não fiquei muito animada hahahaha
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Bruna!

    Num primeiro momento, parece que o livro trata de questões interessantes: jogos políticos pelo poder. Mas pela sua resenha, o foco mesmo fica no romance, o que é um pena. Pois já temos tantos livros com as mesmas características.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro essa capa, ele esta a algum tempo na minha lista mas ainda não tive a oportunidade de ler. Muito feliz que voce tenha gostado, eu só não sabia que teria continuação, muito obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  20. Oi, Bruna! Eu achei a capa brega, se fosse por ela eu não me interessaria... Ela me dá a impressão de livro romântico melodramático, sabe? Hahahaha Queria saber se os jogos políticos tem uma importância bacana no livro, é o que mais me interessa! :)
    E adorei isso de a história se passar no Egito! Achei fantástico. Será que a autora fez um bom trabalho de pesquisa?
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bruna.
    Huuum, esse livro não me chamou muita atenção. Não gostei do enredo e, pelo que você falou, o casal também não iria me agradar nem um pouco. Também não gosto desses 'romances instantâneos', fica muito forçado e cansativo. Não parece ser um livro gostoso de ler e, provavelmente, não lerei mesmo. Além disso, não gostei da capa. Mesmo assim, boa sorte para a autora e que ela consiga um ritmo melhor na continuação do livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oláá
    Nossa, o livro parece ser interessante mas não chamou tanta a minha atenção e pelo jeito não superou suas expectativas, mesmo assim, parece ser legal para quem gosta dessas histórias.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ola Bruna confesso que metade do livro com brigas ninguém merece, algumas tudo bem, mas quando o orgulho fala mais alto, o amor se perde.A capa está muito bonita. No momento vou deixar passar a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna, tudo bem?
    No momento não leria o livro, mas é bem legal o fato de se passar no Egito antigo.
    Essa questão do romance não convencer é meio complicada, eu adoro romances, então gosto daqueles que encantam.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas achei bem interessante, fiquei com vontade de ler.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Uma pena quando os protagonistas não convencem e a gente acaba se apegando aos secundários. E também é ruim encontrar muitos erros. Parece interessante, mas não sei se é uma leitura que me agradaria agora. Vou acabar deixando para depois mesmo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Olá!!

    Ainda não conhecia esse livro, mas que pena que os personagens principais não te agradaram. Fora os erros. Isso já me fez desanimar. Parece bom, mas não é o momento certo ainda. Vou deixar para depois.

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna.
    Quero muito ler esse livro, mas são tantos para ler que acabo sempre protelando este.
    Comprei ele na bienal de SP ano passado e conheci a autora que é super simpática. O segundo livro está para ser lançado mas só vou comprar depois que conseguir ler o primeiro que eu espero que ocorra logo.
    Gostei bastante da sua resenha, é uma pena que os personagens principais não tenham te cativado tanto quanto os secundários.

    Beijos
    aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá! Acho que quando os personagens secundários se tornam mais interessantes que os protagonistas a leitura fica um pouco cansativa, porque você fica ansiando pela aparição de tais personagens, enquanto o foco está no casal da história. O casal também não me convenceu muito não, pela sua resenha, claro!
    Beijos!
    apenasumaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Me interessei pelo livro até a parte em que você me diz que os personagens não te convenceram. O enredo com essa temática do Egito me atraiu muito, porque é diferente e não tem muitos livros assim por ai, mas os personagens precisam se fazer valer, não é?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Bruna-flor,
    Que pena que a leitura foi cansativa… Eu sinto curiosidade sobre esse livro sempre que leio algo a respeito dele (a capa e sinopses são bem atraentes), mas confesso que nunca o adicionei ao meu Skoob, porque não me vejo realmente lendo-o. Uma pena. Posso estar errada por não lhe dar uma chance, pois percebo pela sua resenha que há bons elementos na história.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu tenho lido as resenhas de Fascínio Egipcio e estou doida para ler o livro. Não sabia que era uma série e estou evitando séries, mas ainda quero ler :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá...
    Ainda não li o livro, mas só pelo fato de se passar no Egito antigo já me chama a atenção... Vou tentar ler este livro em breve...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  34. Talvez não seja tão interessante assim, mas nunca li nenhum livro de romance, aventura, ação, etc que fale sobre o Egito. Acho que vou ler.

    ResponderExcluir
  35. Apesar de eu ter achado legal a história se passar no Egito, não fiquei com vontade de ler por causa dessa obsessão do Zeq, e também não tenho paciência com casais brigando toda hora.
    Abraço, Bruna!

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Olá!! Nao gostei muito da capa, me fez lembrar bastante de crepúsculo e não gosto kkk
    Mas achei legal os elementos do Egito e leria por este quesito!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  38. Bem, achei interessante usar o Antigo Egito como cenário para esse romance. Muito bom também ver que a autora soube criar a atmosfera da época, contando costumes e tudo o mais. A única pena é que houve esses momentos cansativos, e concordo com você, ficar metade do livro lendo cenas de idas e vindas de um casal é chato demais.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  39. Não gostei muito da capa e todo esse ambiente egípcio não me atrai muito. Pra completar, como você disse, o casal não parece ter química, então não sei se daria uma chance.
    Beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...