[Resenha] Morando sozinha - Fran Guarnieri


"No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?’”
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!


Editora/Ano: Belas-Letras/2015
Páginas: 160
Categoria: Guia / Auto-ajuda / Moda / Estilo e Beleza
Nota: 4/5

* Livo cedido como cortesia pela editora Belas-Letras

Olá pessoal, tudo bem?

Morando sozinha é um guia escrito pela blogueira Fran Guarnieri, no qual ela relata sua experiência de ir morar sozinha, e ensina o que fazer para atingir a sonhada independência. O livro é um dos últimos lançamentos da editora Belas-Letras, que realmente caprichou no trabalho.



Após sair de casa, Fran criou um blog, com o mesmo título do livro, para compartilhar suas experiências, e esse virou um sucesso, e agora ela transporta esse trabalho para um livro super fofo. 

Sabe aquele milagre da multiplicação,que é citado na Bíblia. Pois é, o mesmo vale para as louças. Basta apenas uma na pia e de repente acontece uma multiplicação.
Pág. 156

A construção de Morando Sozinha me pareceu uma mistura de diário com um guia passo a passo. A linguagem da autora é super jovem e atual, cheia de expressões e referencias populares, e é dirigida diretamente ao leitor, como se Fran estivesse conversando com a gente. Isso tira aquela imagem monótona dos guias. 

E o que que falar do trabalho gráfico? Simplesmente perfeito! O livro é todo colorido, com tons rosa, e cheio de ilustrações e desenhos, a capa é super fofa, a fonte grande. Tudo para tornar a leitura mais fácil e dinâmica.



Fran criou uma obra interessante, na qual dá várias dicas, e ensina algumas coisas fundamentais para quem deseja sair de casa, seja para morar sozinha, ou com amigos. Cada capítulo fala sobre um tema específico, como organização (da casa, espaço pessoal, horários, enfim, toda a vida!), o planejamento prévio e inicial ante de sair de casa, planejamento financeiro, busca do apartamento e compra de imóveis, dicas de convivência, e muitas outras.




O que mais gostei foram as experiência partilhadas. Fran deixa claro que por trás do sonho de "não dar satisfação a ninguém" existe muita responsabilidade, e que é preciso ter um controle financeiro prévio e posterior incrível! Bom, eu sou administradora, e defendo que todos deviam fazer um orçamento pessoal e ser fiel a ele, independente de morar sozinho ou com a família, então amei essa parte.

É por isso que eu digo, morara sozinha pode ser um passe livre para a liberdade, porém, chega junto e um pacote enorme de grandes responsabilidades.
Pág. 93

Fran também nos conta como foi fácil perder o controle de sua alimentação, ao não ter mais a comidinha pronta em casa, o que fez com que ela ganhasse alguns quilinhos indesejados (e difíceis de perder), e que também chegou a ter dois empregos durante um tempo, para se manter.

O livro de fato é muito útil para qualquer um que deseje sair de casa, seja para morar sozinha, com amigos ou se casar. Porém, também traz algumas dicas válidas para todos, como o controle financeiro e organização de espaço pessoal (sou péssima nisso).

Recomendo muito. E não deixem de conhecer o site da autora.




Beijos


25 comentários

  1. O livro é uma graça tanto no conteúdo quanto na aparência, a editora está de parabéns pelo trabalho.
    Sua resenha me fez querer ler Morando Sozinha, pois se tudo der certo, logo será a minha vez de sair de casa. As quotes que destacou são ótimas, leves e com uma pegada cômica e se o livro inteiro for assim, não há como não amar.
    Acredito que seja uma leitura válida até pra quem não curte esse tipo de livro, já que a autora o escreveu de forma que parece intima do leitor e isso é um ponto positivo, como você mesma ressaltou.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna!
    Realmente é um guia muito bom pra quem está começando a morar só, e, OMG!! Esse livro tá muito perfeito mesmo!!! *-* Que lindo, muito fofo!
    Gostei de saber que a autora "conversa" com a gente.
    Ótima resenha! Bjos <3

    ResponderExcluir
  3. Oi, desde que vi o livro estou querendo muito ler. Parece ser tão bom, além de que o livro é muito lindo e também tem muitas dicas legais para ajudar quem vai morar sozinha! Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha o livro! Já conhecia o blog dela, é bem legal! Apesar de não morar sozinha, acho que o livro vale a pena como vc disse, por causa dessas dicas variadas. Não sabia quem eram dicas mais amplas, achava que era voltado apenas pra quem vai morar sozinha mesmo. Quando tiver oportunidade, vou adquirir então. Achei uma graça!

    ResponderExcluir
  5. Oiie!
    Tenho visto bastante gente falando desse livro pelas redes sociais, mas sinceramente eu ainda não me senti atraída para compra-lo. Com certeza irei querer ler sabe? Mas não agora. Mas gostei da diagramação e achei legal ela explicar como é se virar sozinha. Eu sinceramente não sei como eu iria fazer, porque eu moro com os meus pais, mas eu gosto de ficar sozinha, o problema é que acho que eu seria um desastre kkk.
    Gostei da ideia do livro, mas eu acho que vou adquirir mais pra frente.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu já morei sozinha, já morei com família e cachorros e já morei a dois... De todas as formas a que menos gostei foi sozinha, contrariando a maioria da galera, hehe.
    Pois morar sozinha não é tarefa fácil mesmo! Começando pela alimentação mais saudável, gente cheguei a engordar quase 10 kilos, pq eu so comprava oq queria e comia muitas vezes fora para não ter que cozinhar e sobrar ou rolava a preguiça de fazer comida para uma pessoa.
    Gostei da proposta do livro e de como pode ajudar qq pessoa, mesmo que não more sozinha. O livro é lindo demais por dentro, pelas fotos, vi detalhes rosas, achei taoooo lindinho e fofo.
    Fiquei curiosa com as dicas de organização pessoal, isso eu preciso demais, pq eu sou mto bagunceira!

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo, fiquei ainda mais curiosa para conhecer o livro da autora agora. Acho o blog dela demais e eu super quer independência ha, ha. Quem não que né?!

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  8. Bom, adorei a resenha, e como mais futuramente pretendo morar sozinha, achei interessante o livros, algumas dicas serão úteis, muito criativa a ideia da autora de dar dicas para quem mora sozinha ou quem quer morar, pretendo ler e já adicionei em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ooi,
    a diagramação parece ser linda!
    Fiquei super curiosa para ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna..
    Ainda não li, mas percebo que o diferencial mesmo desse livro é que fosse de ser um guia, pois tem as experiencias da autora, pelo menos isso que eu entendo.
    Gostaria muito de ler se tivesse oportunidade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não pretendo morar sozinha tão cedo, mas esse livro parece tão legal que já entrou para os meus desejados. As dicas são ótimas, né? E tá todo mundo falando bem, sem contar que a edição parece linda. Adorei!

    ResponderExcluir
  12. Li o livro e gostei muito! O trabalho gráfico está realmente maravilhoso, e achei ótimas as dicas da Fran. Já moro sozinha, mas deveria aprender com ela sobre organização... fala em planilha eu corro, e esse milagre da multiplicação da louça acontece aqui em casa, principalmente quando está frio... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olaa
    Adorei a resenha e super gostei da leitura por ser tão útil, com certeza é para ter na estante. Muito linda a edição.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  14. Oi, Bruna.
    Nossa, que livro lindo! A capa e a diagramação estão uma gracinha. <3
    Eu não gosto desse estilo de leitura, mas esse livro teria sido muito útil quando fui morar só. Fui estudar fora e a saudade de casa até me deixou doente, acabei voltando e não tenho boas recordações desse tempo fora de casa. Eu moro com vó, então não tenho um pingo de vontade de ser independente e morar só, kkkk.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oii Bruna,
    Também acho que deve ser útil (pelo que já li)
    Achei linda essas fotos porquê ainda não tinha visto haha Pretendo ler já que logo irei morar sozinha... beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá, Bruna.
    Geralmente não leio livros de autoajuda, mas para esse eu abriria uma exceção. Morar sozinho é um desafio, sem dúvidas. E algumas dicas não é nada mal, principalmente na parte mais prática, de organização e tal.
    Excelente dica.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de julho. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  17. Oi Bruna... achei o livro bem interessante e interativo... não gostei da capa rosa, achei menininha demais rsrsrs não curto essa cor... ai minha vista não aguenta, mas adorei a diagramação do livro, a editora teve um cuidado maravilhoso... sim achei várias dicas válidas, realmente sair para morar sozinha não é fácil.... meu irmão é consultor financeiro, então pedi para que ele fizesse uma planilha para mim.... tem me ajudado bastante rs... Xero!

    ResponderExcluir
  18. Nossa Bruna, acompanho o trabalho da fran por volta de 2 anos, adoro tudo que posta e senão tiver enganada o primeiro blog literário que conheci foi atraves dela e quando soube do lançamento fiquei loucaaaaaaaaa, acabei de lembrar que preciso. passa-lo para 1ª posição em minha lista. Tenho certeza que vou adorá-lo e que sera meu queridinho.

    Bjssss

    ResponderExcluir
  19. Nao leio auto ajuda, mas esse foi um dos raros dese genero que me chamou a atenção. Não moro sozinha, mas quem sabe um dia e seria muito bom ler o livro, quem sabe não pego algumas dicas

    ResponderExcluir
  20. Cada resenha que eu vejo me dá mais vontade de ter e ler o livro. Ele me conquistou visualmente, apesar de eu não gostar de rosa, mas é tão lindo, tão delicado, que fez meus olhos brilharem (isso pode afastar o público masculino). Enfim, mesmo não morando sozinho, preciso me organizar melhor. Acho que as dicas me ajudariam muito.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Bru, tudo bom?

    Li esse livro e peguei dicas valiosas para poder me preparar para morar sozinha, é um livro bem completo. Gostei muito da leitura, foi bem proveitosa. Parabéns pela resenha. Estou me preparando melhor para dar passos novos e adorei as dicas que tinha no livro.

    Beijos, Rob
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Que livro lindo *-* Como me formei e estou com 18 anos a trama me chamou muita atenção haha Preciso desse livro! Entrou pra lista já :D
    Beijos
    Nathália

    ResponderExcluir
  23. Oi Bruna, tudo bem?

    Eu preciso deste livro rs, estou naquela fase da vida em que estou ensaiando morar sozinha, mas ainda preciso me organizar direitinho, pois quero ir, mas sem voltar sabe.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Tem uma página bem engraçada no face sobre isso (A Odisseia de Morar Sozinho) hahaha

    Eu me identifiquei bastante até, pq fazem 3 anos que eu saí de casa e as situações que a gente passa são beeem engraçadas... Mas eu não compraria o livro. Achei bonitinho, engraçado, mas...Me lembra aquelas X coisas que toda garota precisa saber ou o que o valha e eu acho isso meio chatinho jahahahaha
    bjs

    blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Já compraria só pela capa e a diagramação linda hahaha
    Não moro sozinha ainda, mas né..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...