[Resenha] Contos do Concurso Brasil em prosa - parte 2

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje é última sexta-feira do mês, e portanto, dia da segunda parte de resenhas do especial do mês, que em agosto é o concurso literário Brasil em prosa. Os contos do Concurso tem limites de caracteres, então todos tem entre 4 e 8 páginas, por isso falarei mais sobre minha opinião, do que acontecimentos, pois qualquer coisa pode ser spoiler, em se tratando de histórias tão curtas. Confiram a resenha dos 3 primeiros aqui.

Vamos lá?



Anna Bella - Kaah Araújo
Páginas: 5 - Skoob - Nota: 2/5
Em busca de salvar seu lar, Anna Bella, terá a missão cumprir com o trato que seu pai fez com Adam O'Connor - jantar com o moço durante uma noite em sua mansão, situada no pico do morro em Manarola, Itália. Mas antes, terá que desvendar os mistérios que cercam o rapaz, já que nenhum morador da cidade teve coragem de encará-lo.


O conto Anna Bella é baseado em A bela e a fera, e mostra o encontro entre Anna Bella e o misterioso Adam O'Connor, que tem uma péssima reputação na vila onde vivem, sendo considerado perigos por todos. Ele ganhou um aposta de jogo do pai da moça, e entre os prêmios, incluía a obrigação dela acompanha-lo em um jantar em sua mansão. Eu gostei da escrita da autora, porém achei a construção do conto mal feita, pois o final foi mais do aberto, foi incompleto mesmo. O conto termina no meio de um discurso de Adam, no meio de uma fala que não foi concluída direito (fechou a frase, ponto final e tudo, mas não concluiu a ideia). E isso me incomodou muito. Acho que um bom conto é aquele que consegue ter começo, meio e fim, ou aquele que pelo menos se passe por um bom prólogo. Porém, Anna Bella nem como prólogo me convenceu, por esse final extremamente aberto. 




Sarah - Vanessa Tourinho
Páginas: 5 - Skoob - Nota: 3/5
"Sarah era tão intensa, louca, alegre, curiosa, incerta, inteligente... E talvez isso tenha despertado em mim esse sentimento estranho e instável. O amor não é algo que pode ser domado. Ele é feroz, fugaz, e eu acabei vencido."



Sarah é um desabafo, um relato de um rapaz após o término de seu relacionamento. Nessas cinco páginas, ele fala sobre seu relacionamento com Sarah, sobre a personalidade forte da mulher, e como ela afetou sua vida. Esse conto é sobre reconstruir a vida após um término, sobre encontrar amor próprio e se reerguer. Gostei da narrativa e do final fechado. Porém, encontrei muitos erros de revisão, e algumas passagens confusas. Mas recomendo, como um bom passatempo e um primeiro contato com a escrita da autora. 




Todas as coisas que deixei para trás - Ana Lessa
Páginas: 6 - Skoob - Nota: 4/5
Esta é a história de duas garotas, um relacionamento que não deu certo e uma carta de despedida. Em "Todas as coisas que deixei para trás", você irá descobrir que tudo tem o seu valor e que nem todo adeus precisa ser triste.



Esse foi o melhor conto lido dessa segunda leva. O conto é uma carta deixada por Beatriz para sua ex-namorada, Drica, na qual ela lista as coisas que deixou para trás, ao sair de casa (o que foi basicamente tudo). O conto é uma boa metáfora, mostrando que para superar o fim de um relacionamento, muitas vezes precisamos deixar toda a bagagem para trás, mas sem rejeitar ou negar as boas lembranças. 


E já saiu a lista dos 20 finalistas do concurso!!! Clique aqui e confira.

Beijos

.

30 comentários

  1. Olá, Bruna.
    Uma pena que nenhum dos três contos tenha te agradado completamente.
    Quanto ao primeiro, é realmente estranho acabar o conto no meio de uma frase.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi no meio de uma frase, rs, mas no meio da ideia. Não concluiu bem. Colocquei uma obs pra explicar isso, ficou meio confuso mesmo :)

      Excluir
  2. Enquanto lia a sinopse de "Anna Bella" comecei a ficar empolgada por causa do cenário aonde se passa o jantar. A Itália me encanta e acabei pensando: Uau! Preciiso ler esse conto. Mas assim que li a sua resenha sobre o conto confesso que dei uma murchada. E agora estou me perguntando: Eu preciso ler esse conto? Rsrs
    Não gosto de finais abertos, geralmente eles me dão aflição. Quanto aos outros contos, infelizmente, nenhum outro me chamou atenção logo de cara.

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Quando eu era criança gostava muito de A bela e a fera - hoje já acabou essa fase dos contos de fada-, e gostava de tudo a ver com a história. Anna Bella, até me interessou no começo, mas um conto com o final tão em aberto não iria me agradar. Gosto de finais fechados, no máximo com uma pequena pergunta no ar.
    Não me interessei muito no conto Sarah, não consigo me entreter tanto em livros - contos no caso- em que a pessoa vai falando do relacionamento que acabou.
    Pela sinopse, também não me interessei muito em Todas as coisas que deixei para trás !
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummm olha vou ser sincera nenhum dos contos me chamou atenção, nem pela sinopse e quando li suas impressões sobre a leitura o resquício de curiosidade que eu tinha foi direto pro buraco, quem sabe na próxima não ^^

    ResponderExcluir
  5. Confesso que nenhum dos contos me agradaram. Por ser de estilos literários que eu não curto, eu não me vi atraído por nenhum deles. Super concordo com o que você disse, um livro deve ter começo, meio e fim, e vendo como a história acabou, acaba sendo decepcionante!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse do segundo conto somente. O primeiro não parece ruim, mas eu já estou bem cansada dessa modernização de contos de fadas, não aguento mais.Sem contar que livros/contos que não tem final me deixam bem irritada. O terceiro, a sinopse não me atraiu muito.
    Um beijo!
    www.raciocinacomigo.com

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Fiquei interessado em ler ''Todas as coisas que deixei para trás'', adoro contos emocionantes e esse parece meu gênero. Estou adorando o concurso.
    Abraços ^-^
    bookdan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Desculpa a repetição de comentários, mas parece que deu bug.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Tenho lido ótimos contos ultimamente e desses três o que mais me chamou atenção foi Sarah. Acho que me agradaria, apesar dos erros de revisão.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu não curto muito contos, mas fiquei curiosa para ler o Todas as coisas que deixei para trás, os demais não me chamaram muito a atenção.

    ResponderExcluir
  13. OI Bru
    Dessa vez para que os contos não agradaram tanto. O primeiro parece ter acabado muito estranho mesmo. Fiquei curiosa quanto ao último, Todas as coisas que deixei para trás.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Li alguns contos que estão participando do concurso e gostei bastante mas ainda não li nenhum dos desse três, quando comeu ler a resenha do primeiro pareceu legal mas achei estranho acabar no meio de uma frase !!!

    ResponderExcluir
  15. Eu já havia gostado da sinopse do conto Anna Bella, mas pelo que vc relatou, dei uma desanimada. Poxa, parecia tão interessante rsrs. Daí desses 3 que vc mostrou hoje, o que mais me atrai é Sarah pq eu costumo gostar bastante de livros narrados pelos caras, então escolheria ele pra me aventurar.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Ainda não conhecia esses contos, mas sinceramente, nenhum deles me atraiu =[
    Espero que se saiam bem no concurso!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de contos. Não sou uma fã, mas sempre que possível dou uma oportunidade para eles.
    De todos o que mais me atraiu pela sinopse e pequena resenha foi Sarah. Um rapaz narrando sua vida depois do fim de seu relacionamento e como começa uma nova vida.
    Bjs Bruninha!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Bruna,
    Eu não fique sabendo sobre o concurso Contos do Concurso Brasil em prosa, mas achei a ideia legal.
    De todos os contos o que mais me chamou atenção Anna Bella - Kaah Araújo, pena que você comentou que o final dele deixou a desejar.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Apesar de tudo eu acho que o conto que mais iria me agradar é o primeiro.A história pode até ser mal finalizada mas eu gostei do que ela propõe.E o segundo e o terceiro também parece serem bons mas não me chamaram muita atenção.Se bem que nem gosto muito de contos mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Fiquei interessada em Anna Bella :(
    E é triste saber que o final é aberto, detesto quando isso acontece.
    Os outros contos não me interessaram.

    ResponderExcluir
  21. Oláá´
    Que legal, devem ser histórias muito interessante, espero ler em breve pois fiquei bem curiosa, ótima dicas

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Novamente quero ler todos os contos, mesmo gostando muito da ideia da metáfora que o terceiro trás. Sempre gostei de me expressar por elas, então acho que acabaria rolando uma identificação.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Ola Bruna esse contos eu ainda não li, estou correndo para comprar e ler. Esse concurso nos presenteou com contos maravilhosos e lindos. Gostei muito de suas indicações. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Que pena que voce não tenha gostado deles. Eu não leio contos pois são tão curtos que nem chega a conhecer direito os personagens, então prefiro não ler contos

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bruna! Eu me arrependo muito por ter perdido o prazo, viu? :( Espero que haja outro concurso assim. Agora, sobre os contos, quero ver sua opinião sobre os vencedores!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. Só li um conto e gostei, tenho outros que baixei mais não li, vou ler ainda. Otimos conto, desse que citou, tenho o da Tourinho só :)
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Bru, tudo bom?
    Eu quis fazer as leituras dos contos desse concurso, aliás, ainda quero muito. Dos que você comentou, o que mais fiquei com vontade de ler foi o Sarah. O da Ana Lessa também é bem criativo e achei a proposta instigante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Bruna, tudo bem??
    Nossa menina... que chato sobre o conto de Anna Bela... eu estou com esse conto no meu tablet, mas depois que li sua resenha não pretendo ler mais, porque já não gosto de ler contos e inacabados então nem me fale... isso me irrita muito... é uma pena que os contos não tenham te agradado completamente... no fim nenhum realmente me chamou atenção... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii Brunaa!
    Menina não sabia deste concurso, vou entrar lá agora p ver, q pena que o conto da bela e a fera não foi tão legal, foi o q achei a premissa mais interessante, vou entrar lá p ver os 20 finalistas!
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...