[Resenha] O conde enfeitiçado - Julia Quinn


Toda vida tem um divisor de águas, um momento súbito, empolgante e extraordinário que muda a pessoa para sempre. Para Michael Stirling, esse instante ocorreu na primeira vez em que pôs os olhos em Francesca Bridgerton.
Depois de anos colecionando conquistas amorosas sem nunca entregar seu coração, o libertino mais famoso de Londres enfim se apaixonou. Infelizmente, conheceu a mulher de seus sonhos no jantar de ensaio do casamento dela. Em 36 horas, Francesca se tornaria esposa do primo dele.
Mas isso foi no passado. Quatro anos depois, Francesca está livre, embora só pense em Michael como amigo e confidente. E ele não ousa falar com ela sobre seus sentimentos – a culpa por amar a viúva de John, praticamente um irmão para ele, não permite.
Em um encontro inesperado, porém, Francesca começa a ver Michael de outro modo. Quando ela cai nos braços dele, a paixão e o desejo provam ser mais fortes do que a culpa. Agora o ex-devasso precisa convencê-la de que nenhum homem além dele a fará mais feliz.
No sexto livro da série Os Bridgertons, Julia Quinn mostra, em sua já consagrada escrita cheia de delicadezas, que a vida sempre nos reserva um final feliz. Basta que estejamos atentos para enxergá-lo.

Título original: When He Was Wicked
Série: Os Bridgertons # 6
Editora/Ano: Arqueiro/2015
Categoria: romance de época, drama
Nota: 4/5
+16


Olá pessoal, tudo bem?

Hoje é dia de mais uma resenha da série Os Bridgertons, de Julia Quinn. O conde enfeitiçado é o sexto livro da série, na qual cada livro retrata a vida de um dos 8 irmãos Bridgertons. Como já é comum na série, o livro não traz spoilers dos anteriores, e conta com seu próprio e lindo final.


Nos últimos dois livros da série Os Bridgertons, foi mencionado que Francesca, a sexta filha da família, havia se casado com um conde escocês e se tornado viúva ainda muito jovem, pouco após o casamento. Agora, chega a hora do livro protagonizado por essa personagem, e a proposta de Julia Quinn foi bem interessante: mostrar a forma como uma jovem viúva, que havia amado o marido e sido feliz no casamento, se apaixona novamente. Acho isso interessante porque a maioria dos livros, principalmente de época, com viúvos, nos traz pessoas que haviam sido infelizes no casamento, então se apaixonar parecia fácil. E esse não é o caso de Francesca, que assim como todos os membros da família, se casou com a pessoa que escolheu, nunca tendo sido forçada a um casamento por conveniência.

O primeiro capítulo de O conde enfeitiçado inicia no passado, mostrando um pouco do casamento de Francesca com John, o Conde de Kilmartin, até sua súbita e surpreendente morte. Ela realmente amava o marido, que era doce e gentil, e eu quase chorei com seu sofrimento. Nesse primeiro capítulo, também somos apresentados ao alegre e divertido libertino Michael, primo de John, e conhecido como o Devasso Alegre. Michael é um típico libertino da época, e o melhor amigo de John e Francesca, porque quem nutre um amor secreto e proibido. Inclusive, boa parte do seu empenho em ser um tremendo libertino (galinha, na linguagem atual, rs), é para disfarçar seus sentimentos pela esposa do primo. Ele é o primeiro na linha de sucessão do título, então, com a morte de John, se torna o novo Conde de Kilmartin, fato que, somado a seu amor secreto por Francesca, o leva a uma verdadeira fuga do país, devido a culpa e desespero, uma vez que amava o primo como um irmão.

Após a morte de John se passam pouco mais de quatro anos, levando o livro para o ano em que se passa o último da série. Aliás, a história no 'presente' inicia um pouco antes dos acontecimentos do quarto livro da série (Os segredos de Colin Bridegerton), e decorre concomitantemente ao quarto e quinto livro, citando alguns acontecimentos destes. Francesca se tornou uma mulher que aprecia sua independência como viúva, mas decide que está na hora de ter um filho, motivo pelo qual precisa se casar novamente. E Michael retorna a Inglaterra, e começa a ser pressionado pela mãe, tia e a própria Francesca, a se casar também e providenciar um herdeiro para o legado da família. Porém, ele ainda está apaixonado pro Francesca, e vê-la novamente, principalmente na busca por um novo marido, não é fácil.

Tudo isso acontece logo nos primeiros capítulos, e não vou me estender muito, até porque, os finais dos livros de Julia Quinn são bem previsíveis, mas vocês não precisam saber o que acontece para chegar até lá, antes de ler.

O conde enfeitiçado é um livro muito bem escrito e tem toda aquela leveza que caracteriza a escrita da autora. Há drama, romance, comédia, algumas cenas sensuais, mas nada pesadas. E a autora soube desenvolver bem o relacionamento dos personagens, mostrando as dúvidas e sentimento de culpa que os dominavam.

Mas agora, de repente...
Ela olhara para ele e vira algo completamente novo.
Vira um homem.
E aquilo a assustara terrivelmente.
Pag 83

Porém, foi o livro que eu menos gostei da série, talvez porque esperava algo mais profundo e dramático, ou quem sabe foi porque Michael e Francesca não conseguiram me cativar totalmente. O fato de Michael já ser apaixonado pela protonista há anos, e viver em um mar de culpa constante, o tornou um personagem um tanto quanto mimizento, e tirou aquela magia da descoberta do amor, comum aos outros livros da série. E acho que todos sabem que eu amo, adoro e idolatro a família Bridegerton, e Francesca é bem diferente deles, gosta de ser diferente, e inclusive busca se manter a uma certa distância, porque se sente incomodada pela bagunça e alvoroço contante que cerca a sua família. Não gostei disso, porque o que mais amo é a união entre os irmãos, e com essa distância dela nem tivemos muitas interações da família. Mas algumas cenas envolvendo a matriarca da família, Violet, realmente foram lindas, e mostraram o quanto os Bridgertons é sensacionais!

Eu adoro os livros de Julia Quinn, e também gostei muito desse, apesar de menos que dos cinco anteriores. A questão é que, comparativamente, ele é mais fraco, porém, se formos comparar com muiiitos outros livros do gênero, de outros autores, ele é muito bom. Tanto é que minha nota foi 4 estrelas.

A narração é em terceira pessoa, e a linguagem é agradável e nada rebuscada. Isso, somado aos capítulos curtos, tornam a leitura dinâmica e rápida. Os capítulos inciam por trechos de cartas entre Michael e seus familiares, em momentos distintos, sempre relacionados ao que será abordado a seguir. A diagramação é simples, mas muito bem feita, com papel amarelado e letra grande. Vi alguns poucos erros de revisão, dos quais a troca de "ela" por "ele" se destacou. E a capa é absolutamente linda! Perceberam que ela tem uma paisagem meio embaçada e a na foto propriedade abaixo do título está de noite? Esse é o único da série a ser assim, o que deu uma cara diferente.

Recomendo demais essa série. Quem não leu Julia Quinn ainda, leia! E agora aguardo ansiosa pelo lançamento dos dois últimos títulos da série.

Beijos



Resenhas da série:

.

25 comentários

  1. Geeeente!!! O homem é conhecido como o Devasso Alegre hahahaha e sempre gostou da esposa do primo. Já tô curtindo o livro pq adoro esses conflitos rsrs. Vc sabe que ainda não li romance histórico né, então não conheço Sra. Julia, mas vc e as meninas me convenceram lá na Bienal, principalmente vc, claro! Já me rendi e em breve vou começar a providenciar os livros.. Aliás, que série grande!!! rsrsrs. A resenha ficou ótima, eu realmente fiquei com vontade de ler ;)

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Depois de ler os livros anteriores e ficar sabendo qual era a situação da Francesca eu estou curiosa pra esse livro que conta a história só dela.E mesmo sendo um tanto inferior aos outros tenho certeza que vou amar.E esse deve ser o primeiro Conde cheio de mimimi que vejo,pelo menos nos livros que li recentemente.E capa está linda,eu nem tinha analisado os detalhes que você mencionou,e só fui reparar por que você fez isso.

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito dos livros da Julia Quinn e achei triste o fato que esse livro não a surpreendeu tanto quanto os outras da série mas fiquei feliz que como sempre a Julia consegue nos conquistar com suas histórias e eu ainda estou com muita curiosidade para ler os restantes dos livros dela :) Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum livro da Julia, mas estou com muita vontade. Acredito que leio até o ano acabar! Que Deus é mais. <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bruna.
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje. Além disso, é a segunda que diz que esse é o livro menos profundo da série e o menos admirado. Acredito que isso seja ruim, mas normal dentro de uma série longa.
    Francesca não me parece uma personagem tão interessante e esse livro me pareceu bem previsível. Não sei se iria gostar da obra.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Fico super envergonhada por não ter lido nada da autora ainda...E esse livro aparenta ser tudo de bom. Mas, vou ler este sim. Cada resenha que leio só me deixa com mais vontade ainda. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ola Bruna ainda não consegui parar e começar a ler a série menina, estou com os livros mas a correria é tanta, gostei do modo como ele se apaixonou por ela, em pleno casamento dela com outro, e acredito no destino quando tem que ser ... não adianta. A capa está linda assim como as demais da série. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Bela resenha, não tenho vontade de ler o livro mas sei que tem muitos elogios sobre a autora e os livros em geral, então, bela dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Bruna
    Um autor preferido não precisa agradar sempre né, acontece. Mas 4 é uma nota ótima. Acho que a questão ai foi os personagens mesmo, que você disse que não te cativaram. Mas, continua sendo Julia Quinn né.
    Quem sabe o próximo supere!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Geeente, eu falto morrer quando vejo uma resenha de algum livro da julia quinn. Pq to com tanta vontade de ler um e ainda nao li kkkk aaainda mais quando a resenha é excelente assim !! Muito boa mesmo !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Bruninha, eu amo os livros da Julia Diva, e curti muito a leitura desse O conde enfeitiçado percebi que não há tanta interferência da família nesse casal e gostei bastante!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Oi Bru,
    Não tem como não amar a escrita da Julia Quinn, espero não me incomodar com o fato da Francesca não gostar do alvoroço da família, gosto muito da "bagunça" dessa família.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Oi Bruna, tudo bem??
    Há... acabei de ler a resenha desse livro rs... e curti muito assim como a sua... foi bom porque percebi a diferença de pensamentos que cada leitor tem com as narrativas... que pena que você gostou menos desse... eu curti muito a premissa.... e mesmo que Michael se torne mimizento por causa desse amor por Francesca, ainda acredito na magia que pode vir a rolar entre os dois, não sei mais eu fiquei bem curiosa... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler esse livro, não gostei mto do Para Sir Phillip, com amor, por isso estou lendo a série toda novamente, não me conformo em não gostar de um livro deles. O fato do livro da Francesca se passar antes do Colin e da Eloise já sei que vai me dar um rolo na cabeça, mas fazer o que, eu preciso desse livro, sempre fiquei curiosa em relação a ela, pois é uma das personagens menos citadas nos outros livros o que nos dá pouca noção de como ela realmente é!

    ResponderExcluir
  15. Sempre tem um livro de série que não nos agrada como os outros, né? Ela sempre foi a irmã mais distante e dá para ver que nesse livro a coisa se mantém, o que também acho que vá me incomodar porque o que gosto nessa família é justamente o fato de serem unidos. Mas é normal que um tenha a personalidade mais distante. Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não li toda a serie da Julia Quinn e pretendo terminar de ler fiquei muito interessada nesse livro por finalmente temos a historia da Francesca já que ela é uma dos Bridgertons que menos conhecemos e espero poder saber mais sobre essa família !!!

    ResponderExcluir
  17. 999 resenha desse livro só hoje que eu leio e mano, to me sentida a pior criatura do mundo por só ter lido os 3 primeiros :(
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ai caramba!!!
    Antes de tudo, essas capas da Julia quinn sao sempre tao simples e taao lindas! *-* acho que foi por elas que comecei a acompanhar a familia bridgerton!
    Ainda so li os 3 primeiros, mas estou contando os dias para conhecer os outros irmaos :3 principalmente o livro 4 do meu amor Colin <3

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Desde que soube há pouco tempo sobre os livros da Julia eu quis lê-los haha Logo logo espero poder ter a coleção! Adorei a resenha! Os livros parecem mesmo interessantes.
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Quero muito ler esse livro,amo os livros da Julia Quinn acho eles muito bonitos e eu adoro romance de época,da série os Bridgertons eu só não li esse livro e eu achei a capa dele muito bonita também.

    ResponderExcluir
  21. Oi Brunaa!
    Segunda resenha seguida q leio hahahah!
    Como falei lá na outra, esta foi a premissa q menos me interessou, pelo visto o livro que menos te encantou tb né?
    ainda não conheço a escrita da Julia Quinn e estoumega curiosa para conhecer!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. Aiii eu ameeeeei o fato dele ser apaixonado por ela há anos e ter de fugir para "esconder" seu amor. Se bem que achei chato o marido dela morrer, é como se tivesse que matar um para ela ficar com o outro, mas ok, não é vida real, rsrsrsrsrs
    A Francesca tem um jeito independente pelo que pude perceber ao ler resenhas desse livro, então acho que o Michael deve ter tido várias dificuldade s de conquistar uma viúva, afinal não era fácil casar-se de novo há séculos atrás.
    Estou loucaaaaa para ler!!
    bjos

    ResponderExcluir
  23. Escrever sobre uma personagem viúva, que já tinha se casado por amor é um diferencial maravilhoso nesse tipo de livro. Como você bem apontou, geralmente em romances de época a mocinha quando viúva não tinha sido muito feliz no primeiro casamento e tal. Agora, confesso que os motivos que fizeram com esse livro fosse o que você menos gostou da série me fizeram ficar com o pé no chão com relação a ele, acho que as características, tanto do Michael que o fizeram ficar cheio de mimimi e Francesca de ser mais afastada da família deve ter dado um ar um pouco diferente dos outros. E isso é ruim pois não gostamos tanto já que os outros livros a gente amou tudo, e por outro lado, também é bom pois o livro muda, não fica na mesmice. Enfim, o importante é que é Julia Quinn e ela sabe bem o que faz.

    bju

    ResponderExcluir
  24. já li a serie inteira e amei demais, não posso determinar o melhor livro pois cada personagem me conquistou de um jeito diferente, mas é obvio que eu torci bastante pela Francesca e o Michael, os dois mereceram o final feliz juntos.

    ResponderExcluir
  25. OI Bruna, tudo bem? Eu só li o primeiro livro, mas amei e pretendo continuar a ler a série. Esse livro parece ter um começo bem triste e fiquei com pena da protagonista, mas ao mesmo tempo fico feliz, pois sei que no fim ela vai encontrar a sua felicidade.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...