[Resenha] Orgulho e Preconceito - Jane Austen


Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Título Original: Pride and Prejudice 
Edição Bilíngue
Editora/Ano: Landmark/2008 (original em 1813)
Categoria: romance, clássico
Nota: 5/5 + Favorito


Olá pessoal, tudo bem?

Finalmente eu li Orgulho e preconceito de verdade! Digo 'de verdade' porque já havia lido uma versão didática e mega resumida para aula de inglês e já vi o filme (que revi após ler o livro), então conhecia a história, mas não a escrita de Jane Austen. A princípio, minha intenção era ler o livro em inglês, para treinar o idioma que anda meio enferrujado, porém, estamos falando de uma obra escrita a mais de 200 anos, e que, portanto, tem uma linguagem mais difícil para se ler no idioma original. Depois de 3 capítulos, desisti e passei para o português mesmo, :).

E o que falar desse livro e de sua perfeita crítica e crônica social? Jane Austen realmente construiu uma ótima história, que satiriza sua sociedade e época com maestria. Achei muito difícil fazer essa resenha, pois, nas pouco mais de 200 páginas se passa praticamente um ano, no qual acontecem muitas coisas, há muitos personagens envolvidos, e é difícil resumir tudo, sem deixar a resenha gigante. Então, serei mais breve no resumo, e vou focar na minha opinião sobre a trama.

A chegada de Sr. Bingley, um homem de posses, ao pequeno condado de Hertfordshire, desperta a atenção das famílias com jovens solteiras da região, em especial da Sra. Bennet, que tem cinco filhas solteiras, e deseja fervorosamente ver uma delas casadas com este homem tão promissor. No primeiro baile a que comparece, o Sr. Bingley se mostra interessado por Jane, a mais velha das cinco irmãs, para a alegria de sua mãe. Junto com Sr. Bingley, chega a cidade suas duas irmãs, um cunhado, e seu amigo, o Sr. Darcy, que é um homem ainda mais rico e bem relacionado, porém é frio, distante e arrogante, e ganha a imediata antipatia daquela localidade, devido a seu orgulho exagerado. Essa é a visão que tem também Elizabeth Bennet (Lizzy), a segunda irmã da família, que foi ofendida, nesse mesmo baile, pelo Sr. Darcy, e mais tarde despertou seu interesse, sem sequer perceber.

Seu caráter estava formado: ele era o mais orgulhoso e o mais desagradável homem do mundo, e todos esperavam que ele nunca mais voltasse. 

A partir de então, muitas coisas acontecem, vários personagens são apresentados, e não ficam relegados ao esquecimento, uma vez que a autora apresenta destinação para todos. O livro é narrado em terceira pessoa, e em sua maior parte sob a perspectiva de Lizzy, e assim acompanhamos o desenrolar das tramas envolvendo seus parentes e conhecidos próximos. O foco é maior em relação aos comportamentos dos personagens, não havendo muitas descrições de cenários e vestuário.

Nesse livro, os preconceitos sociais são expostos, a força da primeira impressão na formação da opinião sobre uma pessoa, também. A autora quebra tabus ao retratar relacionamentos que nascem de sentimentos reais, e ultrapassam as barreiras sociais. Jane Austen brincou e ironizou os acontecimentos típicos de sua época, como a busca por um casamento vantajoso e as falsas cortesias da interação social; extrapolou comportamentos e personalidades, retratando-os com exagero. Assim, se um personagem é fútil, ele é fútil ao extremo, como a Sra. Bennet e sua filha caçula, Lydia, duas verdadeiras cabeças de vento; ou então realmente é falso e dissimulado, como as irmãs do Sr. Bingley; ou puxa-saco sem noção, como Sr. Collin.

Quase sempre, quando se fala em Orgulho e Preconceito, exalta-se o romance entre Mr. Darcy e Lizzy, porém, para mim, o livro é incrível, perfeito e magnânimo, pela critica social que representa, e pela forma como satiriza sua sociedade, mostrando a futilidade da época, a falsidade das relações e a briga entre as jovens (quase um vale tudo) para garantir um bom casamento. Fiquei imaginando a sociedade daquela época lendo o livro quando foi lançado, a cada nova crítica velada, a cada nova cena recheada de ironia, e me divertia muito.

Em relação ao romance, é lindo sim, e o Sr. Darcy se mostrou um perfeito cavalheiro, por trás da couraça de arrogância e altivez, porém, não há muito aprofundamento emocional das cenas. Todo aquele romance fofo e cheio de emoção e sentimento do filme, é do filme, pois o livro é um pouco mais seco nesse sentido. Mas isso faz sentido, uma vez que, considerando a época em que foi escrito, e por uma mulher ainda, não seria de bom tom ficar trazendo interação romântica entre os personagens. Pegar na mão era o máximo da ousadia!

Cena do filme. Adaptação de 2005
Sem dúvida, Orgulho e preconceito merece o título de melhor livro já escrito. E por esse mesmo motivo, considerando a grandeza da obra, tenho que ressaltar os problemas de tradução dessa edição bilíngue da Editora Landmark. Há muitos erros de tradução, frases que perderam seu sentido, e acho isso muito prejudicial. Com li os primeiros capítulos em inglês, percebi essa questão, e ao ler os comentários sobre a tradução na Amazon, vi que não fui a única. Acho que uma obra do porte e importância desta, merecia um cuidado maior na hora da tradução.

Para quem ama os contemporâneos romances de época, não leia o livro esperando o mesmo, pois os livros atuais são muito romantizados ao retratarem uma época passada, enquanto Orgulho e preconceito retrata a própria época em que foi escrito, sob o ponto de vista de alguém que nela viveu. Assim, temos uma linguagem mais rebuscada e formal, o que pode dificultar a leitura para pessoas não habituadas a lerem clássicos. Mas vale muito, muito a pena!

Acho que nem preciso dizer que recomendo demais a obra.

Beijos



34 comentários

  1. Olá, Bruna. Me interessei por esta leitura pelas enormes críticas positivas que os blogueiros fazem à ele. Confesso que não sou fã de romances de época, porém aceitarei o desafio da leitura de Orgulho e Preconceito devido à crítica social feita pela Jane Austen.

    ResponderExcluir
  2. Os livros de Jane Austen com certeza revolucionaram não só a literatura feminina, mas a literatura como um tudo. Sou louco para ler os clássicos dela, que mostram o que ela viveu no seu tempo e as indiferenças que algumas classes sociais tem com outras, caracteristica de preconceito que está , infelizmente, presente até hoje.
    Adorei a resenha, abraços ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Bru,
    Esse livro é maravilhoso <3333
    Depois de várias resenhas que li sobre ele fui lê-lo pra saber o motivo de tantas críticas positivas haha e me peguei apaixonada pela escrita da Jane, amei o romance, mas assim como você achei bacana a crítica social. Só queria mais páginas quando o livro acabou =(
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Acho que o meu problema quando comecei a ler Orgulho e Preconceito foi exatamente este mesmo: Fui imaginando que a obra seria mais romantizada, mas não foi isto que encontrei.
    Eu estava achando a narrativa um pouco extensa demais, eu lia, lia, lia e parecia que nunca saia do mesmo lugar. Acabei abandonando o livro na época por não estar acostumada a leitura de clássicos.
    Mas agora quero tentar pegar o livro novamente, quem sabe não sinto emoções diferentes e acabo nem abandonando não é mesmo?
    Beijos!!
    umlugarparaleresonhar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu já li e assisti ORGULHO E PRECONCEITO, concordo com vc sobre a abordagem, social, a questao do casamento, da mulher. Isso é que faz desse livro uma obra preciosa. Realmente muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruna.
    Eu já li a obra e amei. É o meu romance favorito ao lado de Senhora. Acredito que eu tenha gostado dele exatamente porque ele é mais seco e também porque tem uma questão social muito forte. Esses aspectos me agradam demais.
    Excelente resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  8. Jane Austen merecia receber um prêmio pela sua literatura fantástica. Seus personagens e como eles estão ligados a crítica social, tudo que ela escreve é perfeito e “Orgulho e preconceito” não podia ser uma exceção. Amo esse livro e com certeza, ele é um dos meus preferidos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Bruna eu voltei enfim, vivaaaaa!
    E me deparo com essa resenha perfeita de Orgulho e Preconceito, me derreto todas as vezes que assisto o filme, apesar de ter umas partes que dá vontade de entrar na cena, o livro li duas vezes e gosto mais do que o filme, além de ser mais detalhados eu acho a Jane menos chatinha!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  10. Oi Bruna...
    Eu ainda nem li e nem assisti. Estou relutando a assistir enquanto não ler o obra, porque acho melhor. Espero resistir até lá.
    Acho que é impossível não gostar desse livro, por tudo que escuto e com você não foi diferente.
    Acho que deve ser uma experiencia diferente ler a obra de quem realmente viveu na época. Senti essa diferença quando li Senhora. Não tenho dúvidas de que vale a pena.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sabe eu nunca li um livro da Jane Austen e nem vi o filme do livro, então sua resenha serviu muito pra eu entender um pouco melhor da história, já vi muita gente dizer que é bom mas ainda não sei se vou ler esse livro, talvez depois de assistir o filme ^^ Sou do tipo que assisto primeiro e leio depois. Muito obrigado pela resenha, foi de grande ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Ola Bruna acredita que ainda não li menina, e adorei sua resenha, saber que expõe os preconceitos. Um casal de protagonistas apaixonantes e estamos falando da Diva Jane Austen. Preciso ler com urgência . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu nunca li nada da Jane, mas morro de vontade!
    Adorei sua resenha, gosto de livros com linguagem rebuscada, então não acho que será um problema. Espero comprar o livro em breve e gostar tanto quanto você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Achei a resenha contagiante, Bruna. Ainda não li, mas tenho vontade por se tratar de um clássico tão famoso e importante. Acho que vai ser uma leitura super diferente pra mim, porém muito proveitosa. Gostei da forma como vc explicou a história, me deu a maior vontade de ler ;)

    ResponderExcluir
  15. Na época (uns 7anos) que eu li esse livro eu me apaixonei, pois sempre sonhei em viver em londre e principalmente nessa época sei que existiam mtas intrigas e as coisas não eram mil maravilhas como foi retratado no livro, mas sempre tive esse sonho, esse é um dos meus livros favoritos ever! Recomendo para quem gostou a série Lost in Austin de BBC ela fala da série em um ponto de vista diferente mas ao msm tempo com todas as intrigas da época!

    ResponderExcluir
  16. Preciso ler um super clássico da literatura e acho que Orgulho e Preconceito seria um livro excelente para ler ainda mais depois de ler sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  17. Eu não li esse livro ainda, não li nem um livro da autora Jane Austen, mas tenho vários em minha lista de leituras, adorei sua resenha e realmente esse livro parece ser muito bom, pretendo ler o livro e em seguida assistir o filme.

    ResponderExcluir
  18. Acho o máximo quem consegue concluir leituras clássicas!!! Quero ser assim quando crescer. Já iniciei três livros da Jane Austen, mas não concluí nenhuma. Realmente para quem não tem o hábito é muito difícil. Já vi o filme e amei. Que bom que você leu e gostou. Ainda melhor por ler e ter noção da diferença na tradução, pesquisei e a minha edição também não é das melhores.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, que chata essa questão da tradução, ainda mais num livro como esse. Eu adoro Jane Austen, mas meu livro preferido dela é Persuasão. A questão da crítica e crônica social é sempre muito presente mesmo na obra dela, também imagino o choque das pessoas da época! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Bru... Estou lendo um livro de época... e fico imaginando o choque da sociedade na época em que esse livro foi escrito. O pessoal deve ter aberto a boca em vários momentos... a mulherada principalmente rs... eu ainda não o livro, mas já assisti o filme mais de 300 vezes sem enjoar uma única vez... aquela época... era muito complicado para a mulher... sinceramente tenho a sensação que elas haviam nascido para serem bibelôs de venda aos futuros pretendentes maridos... aff... essa seria uma época que eu realmente não queria viver... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Amo demais esse livro e por isso que me empolguei quando vi a resenha. Concordo quanto a esses errinhos na tradução, porque li essa mesma versão e me deparei com essas coisas chatas. Não tira o brilho da obra, mas dava para ter mais cuidado, né? Sou fã de romances de época e confesso que uma das coisas me mais me agrada nesse livro é a forma como a sociedade é retratada. E o Darcy, como amo. <3
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  22. Bruna, não sabia que '"Orgulho e Preconceito" era tão antigo assim, mas fiquei feliz, gosto muiiiito de tudo que é antigo. Não tive o prazer de conhecer nenhum trabalho da Jane, mas mesmo não sedo a fã original, tenho certeza que vou gostar muito.
    Bruna, qual livro você me recomenda da Jane para começar a me familiarizar com ela?????

    Bjsss

    ResponderExcluir
  23. Oii,
    Nunca tive interesse pelo livro, na verdade nada da Jane me chamou atenção mas gosto de ler as resenhas pq sempre ma passam que o livro realmente é bom. Só é uma pena que eu não pense em ler.

    ResponderExcluir
  24. Oi Bruna!
    Orgulho e Preconceito é meu eterno livro de cabeceira, sempre estou lendo trechos dele e não me canso da história. Com certeza o foco da autora foi a crítica social e o pior é ver que algumas coisas permanecem iguais até hoje... Mas o romance não deixa de ser lindo e eu não consigo deixar de suspirar pelo Sr. Darcy rs
    Sobre a edição, queria ter essa sua, mas saber que a tradução não é das melhores não me animou muito. Tenho uma muito boa da Martin Claret, uma coletânea com O&P, Razão e sensibilidade e Persuasão, procure essa e já aproveite para ler os outros dois que também são maravilhosos :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu nunca li nem vi o filme Orgulho e Preconceito,mas parece ser uma história muito bonita e bom ver como realmente era naquela época já que é retratado por uma pessoa que viveu naquela época,eu acho que eu teria um pouco de dificuldade por causa do vocabulário já que não leio clássicos :/

    ResponderExcluir
  26. concordo com voce, esse livro é um dos melhores já escrito, jane Austen tinha um jeito singular de escrever e eu adoro todos os livros dela, se tu gostou de Orgulho e Preconceito leia também Jane Eyre da Charlotte Brontë, é um livro maravilhoso!

    ResponderExcluir
  27. ler livros no idioma inglês é mais complicado mesmo. ainda mais quando não se tem domínio da língua, como eu.
    o livro tem quantas páginas? porque UAU. U-A-U. deu para ver que a obra tem muita história para contar e acredito que nenhuma página do livro foi inserida em vão.
    livros que retratam a época em que o autor vive de forma crítica, sátira ou até mesmo com humor me faz ter uma vontade imensa de ler. porque além de termos contato com a história da obra, adicionamos história em nosso aprendizado. aprendi que a melhor forma de aprendermos a história do Brasil era ler livros da época em que os fatos aconteciam. ou até mesmo filmes, de uma forma resumida. bom, conhecimento nunca é demais.
    orgulho e preconceito dá a impressão de um livro bem diferente dos que já li e fiquei com muita vontade de conhecer um pouquinho mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Oie
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro mas até agora fico em dúvida com qual edição comprar por esse problema da tradução.E imagino como foi pra época uma mulher lançar um livro assim,ironizando as situações que a sociedade dava como adequada.Sem dúvidas deve ser uma grandiosa obra.Espero ver resenhas de mais livros da Jane por aqui.

    ResponderExcluir
  29. Sou louca para ler esse livro. Já vi o filme, e amei, achei muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  30. Aaaaaaaaaah eu vou chorar !! Sou louca pra ler esse livro !! Nao tive coragem de assistir ao filme ainda pq quero lê-lo primeiro !! E agora com sua resenha ?? SUper quero mais kkkk
    Ameei Bru !! Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi!
    Sempre tive vontade de ler alguma coisa da Jane Austen principalmente orgulho e preconceitos, vejo muitas citações de suas obras em vários livros e conheço a historia da autora o que me faz a admirar ainda mais e espero ler algo dela ainda esse ano !!

    ResponderExcluir
  32. Nunca li Orgulho e preconceito e me critico muito por conta disso! acredito que quem é fa de romances lindos e apaixonantes, devem, tem a obrigaçao, de ler esses classicos do amor verdadeiro <3
    Ainda sequer conheço a escrita da Jane e espero que eu ame tbm qndo tiver a chance de ler.

    ResponderExcluir
  33. AAAAh, é um dos meus preferidos da vida!!!
    Lindo, lindo, lindo e lindo!!!
    Amo!!!
    A Lizzie é um exemplo para nós mulheres kkkkkkkk (bem que o Sr Darcy podia ser para os homens atuais também , né?).
    Sem palavras, é muito emocionante!! =)
    bjs

    ResponderExcluir
  34. Oi Bruna, eu sou simplesmente apaixonada por esse livro da Jane Austen. E um dos fatores dessa minha paixão é pela Lizzie e pelo Darcy, não vou negar. Agora, confesso que também gostei do livro justamente pela autora fazer essa critica a sociedade da época, onde a pessoa valia pelo que tinha e as mocinhas disputavam os bons partidos de uma maneira ferrenha. kkk Mais sabe, se pararmos para pensar, mesmo que inconsciente e de uma maneira meio que distante, essa questão ainda é meio enraizado na sociedade em que vivemos, não é verdade? Afinal, nós mulheres, por muitas vezes somos acusadas de olhar para um homem pelo seu lado financeiro. Não vou dizer que isso não é verdade, mais se pararmos para analisar, isso é uma coisa meio que cultural. Onde a mulher desde pequena é ensinada a cuidar da casa e do marido e de que o mesmo é o responsável pelo provimento da família. Claro, que eu não posso generalizar e dizer que tudo é igual como antes pois isso não é (a grande diferença disso pode ser notada por exemplo, na evolução na maneira como as mulheres vem ganhado espaço, seja no lado pessoal como profissional); é só que tem certas coisas que ainda acontece nos dias de hoje justamente pela maneira como o mundo veio se formando.
    Enfim, o que eu quis dizer é que essa critica que a Jane fez há mais de dois séculos pode muito bem ser discutida nos dias de hoje, isso só mostra o quanto essa obra dela é atemporal. Eu poderia listar outras coisas que a autora aborda e trazer para o comportamento atual da sociedade, mais quer saber, eu não tenho o humor ácido da Jane por isso é melhor para por aqui se não esse comentário vai sair um texto. hehe

    Basta saber que esse é um dos meus livros favoritos. kkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...