[Resenha] After: Depois da Esperança - Anna Todd


Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. (…) Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades? (sinopse editada: tirei o meio pois tinha spoilers dos livros anteriores)


Título Original: After We Fell
Série: After # 4
Editora/Ano: Paralela/2015
Categoria: New adult, romance
Nota: 5/5
+18
Skoob

* Livro cedido em parceria pela Editora Companhia das Letras (Selo Paralela)

Olá pessoal, tudo bem?


Prontos para mais uma resenha do polêmico, complexo e controverso romance de Tessa e Hardin? After - depois da esperança, é o 4º livro da série de Anna Todd que virou fenômeno mundial, após a publicação inicial no Wattpad, e já nos encaminha para o final dessa história. Podem ler a resenha tranquilos, pois não contém spoilers, e por isso será mais focada na minha opinião e sensações com o livro, do que nos acontecimentos em si. E confiram também as resenhas do Livro 1, Livro 2 e Livro 3.

Somos tesão personificado, demônio e anjo, e nunca me senti mais apaixonado por ela.
Pág. 62

Para quem não sabe, a série original teve 4 livros, e não 5, como no Brasil. O fato é que o 3º livro original era tão grande, que a Editora Paralela achou por bem dividir em dois. Por isso os volumes 3 e 4 brasileiros, na verdade, compõe um único livro, que eu recomendo sejam lidos juntos, na sequência.

A série After narra a polêmica história de Hardin e Tessa, dois jovens universitários que iniciaram um romance cheio de problemas e confusões. Quem leu minhas resenhas anteriores sabe que eu acho esse relacionamento nada saudável, e essa opinião não mudou nesse quarto volume, embora os protagonistas tenham amadurecido bastante. 

Nesse quarto livro é possível observar a continuidade do processo de amadurecimento de Hardin e Tessa, mas em especial Hardin. Eles ainda tem um longo (bota longo nisso) caminho a percorrer para realmente ter um bom relacionamento, mas já é possível ver mudanças. Hardin está menos explosivo, mais controlado e aberto, e dá sequência a aproximação com seu pai, de quem guarda muito rancor. Porém, ele ainda é extremamente ciumento e possessivo com Tessa, e não perde a oportunidade de tentar manipulá-la para conseguir as coisas a sua maneira. Tessa continua firme em sua decisão de tentar diminuir a dependência que tinha de Hardin, mas como ela vive cercada por pessoas próximas a ele, isso é difícil. 

Preciso acreditar que Hardin vai resolver isso. Preciso confiar nele de verdade. Se não puder confiar nele em relação a isso, como posso pensar em um futuro para nós?
Pág. 83

Gostei muito das questões relacionadas aos pais dos protagonistas. Esse livro trouxe algumas revelações importantes nesse sentido, e fica cada vez mais claro a forma como o passado dos pais de Hardin e Tessa pesam na personalidade e comportamento presente dos dois. E considerando que ambos são frutos de casamentos fracassados e disfuncionais, é impossível não fazer a comparação do relacionamento dos pais com o deles. Parece que todo o universo conspira para dizer aos dois que eles não devem ficar juntos (opinião com a qual eu concordo totalmente, rs), então quero ver como eles lidam com tudo isso até o final.

Eu adoro essa série porque a autora narra uma história extremamente comum e real, que nos faz pensar e refletir bastante. Afinal, quem nunca conheceu alguém que está em um relacionamento não muito saudável? Você pode até mesmo ter se envolvido em um desses. Acho que é muito fácil para quem está de fora julgar levianamente, mas é complicado entender como isso prende e afeta as pessoas. Por isso gosto da série, pois mostra bem esse tipo de relação disfuncional, e como ela afeta a todos em volta. E mais, After demonstra bem que se o próprio casal não quiser mudar, esse ciclo de destruição mútua não acaba nunca. Eu tenho que admitir que eu mesma evolui e mudei de opinião no decorrer da leitura da série. Saí do ponto de odiar o Hardin e achar a Tessa a maior otária do mundo, para o ponto no qual torço pelos dois, para que tenham um final feliz, mas separados. Mesmo entendendo de onde vem a personalidade explosiva e o sério problema de controle de raiva de Hardin, ainda assim ele não é um cara que eu gostaria de ver com uma amiga, ou minha irmã, por exemplo. Porém, tenho que reconhecer que ele e Tessa também fizeram bem um ao outro, não foi tudo uma destruição. Ela o ensinou a amar, e a odiar menos a si mesmo e ao mundo, e ele a ensinou a não se preocupar tanto com a opinião dos outros.

After - depois da esperança foi o melhor livro da série até o momento, e todas as cenas e pontos de conflito potenciais foram conduzidas para um final de tirar o fôlego, com uma revelação que promete mudar o rumo da trama no quinto e último livro da série.

A narração é feita em primeira pessoa, intercalando Hardin e Tessa, e os capítulos são curtos, o que torna a leitura muito agradável e dinâmica. As páginas são amareladas e a letra tem um bom tamanho para tamanho. Se havia erros de revisão ou tradução, confesso que não percebi, até porque eu devorei o livro em dois dias, rs. E a capa é muito bonita, porém eu admito que confundo as capas dos livros, porque são bem parecidas, rs.

Recomendo a série, e acho que mesmo os que não curtiram o primeiro livro deviam dar uma segunda chance. Vale a pena.

Beijos

.

19 comentários

  1. After não é uma série que me desperte interesse, acho que não teria paciência para aguentar o relacionamento de Hardin e Tessa, mesmo vendo com as resenhas que ao longo dos livros os personagens amadurecem, cada um a sua forma a partir do momento que passam a tentar lidar com o passado.
    Mas de certa forma, posso concordar com você que relacionamentos tão destrutivos são realmente comuns e reais, o que em parte é uma pena, ao ver como a maioria deles acaba. Admito que não vou muito com a cara do Hardin, mas não crucifico ele, pois apenas pelas resenhas não se pode conhecer um personagem, como você disse não é o tipo de cara que iríamos querer para irmãs ou amigas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Parei minha leitura da série nesse livro. Me apaixonei pelo série, de verdade. Hardin, apesar de explosivo, tem seu lado sensível, emotivo e adoro isso nele. Mas os livros, para mim, acabaram ficando repetitivos, então decidi interromper a leitura. Terminarei a leitura daqui um tempo, com certeza.
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Como dificilmente eu leio livros de romance, eu não me vejo interessado em ler essa série. Já vi resenhas dos livros anteriores, e nenhum dos livros me interessou. Vendo a resenha desse livro, isso acabou acontecendo novamente. Apesar dos personagens terem amadurecido ao longo da história, eu ainda acho que a história não me agradaria. Fico feliz em saber que você gostou!

    ResponderExcluir
  4. Bruna, mesmo não tendo iniciado a leitura da série ainda, já fiquei curioso com a certa evolução literária no último livor da série After. Estou bem curioso com a escrita da Anna Todd, que mesmo eu não sendo fã do gênero, me interesso bastante por estes 4 livros. Um quote que já vi em outras resenhas que gosto é: "Estou fazendo o melhor que posso tá? Estou me esforçando pra cacete para não perder a cabeça, então o mínimo que você pode fazer é colaborar.",perfeito.

    ResponderExcluir
  5. Emocionada com essa nota 5. Vivi pra ver isso! hahahaha
    Ta vendo como o gato ta amadurecendo? Sempre tive fé nesse menino. O livro acaba muito bom mesmo. Apesar que não me surpreendi pq já desconfiava há um bom tempo, mas mesmo assim foi bacana. Vc precisa ler logo o 5, Bru, vc vai gostar. Pelo menos de uma booooa parte dele rsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna
    Acho que o ponto alto do livro é essa reflexão mesmo. Porque ou alguém está vivendo ou já viveu um relacionamento parecido. Fico feliz que continue gostando da série, isso é sempre bom. Eu acho que perdi um pouco a vontade de ler ela, mas quem sabe.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!
    Tenho muito interesse em ler a série After, mas confesso que o tamanho dos livros me assustam um pouco. Quero muito conhecer o sedutor Hardin, estou programando pra ler nas férias.
    Bjos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna! Parabéns pela sua resenha, gostei dos seus pontos de vista. Bom, nunca li a série After, não consigo me entusiasmar para ler. Já li várias resenhas sobre os livros, mas realmente não é temática que curto. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Sabe dessa série eu ainda estou no primeiro livro e sempre fico naquela fase de não sei se vou ou ler esse série, no primeiro livro tive uma relação de amor e ódio e sinto que no segundo vai ser a mesma coisa, mas como sou teimosa sinto que vou ler o resto por curiosidade acima de tudo ^^ Que bom que curtiu o livro e como você disse acho que vale a pena dar uma chance né, afinal só podemos julgar o livro se tivermos lido ele né. kkk

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruna!
    Quero muito ler essa série! Parece ser muito boa e só vejo elogios! A sua resenha me deu ainda mais gás para ler haha Amei!
    Beijos, Garota Vermelha
    livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Bruna.
    Confesso que essa série não me chama a atenção. Porém, é bom saber que esse volume é o melhor em toda a série e que os personagens estão amadurecendo. Um dos aspectos que tive medo nessas sequências é que os protagonistas continuem tão imaturos quanto pareciam ser no primeiro livro.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Olá, não comecei a ler essa serie ainda mas nessa sinopse me despertou uma certa curiosidade da escrita de Anna. Uma coisa que não me agradou foi a capa não chamou a minha atenção nem despertou em mim o desejo de ler o livro! BJS!

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona estou com a coleção completa em casa, minha filha devorou os livros, amou os protagonistas. Pelo que li ama-se ou odeia esse livro na mesma proporção, estou bem curiosa com esse casal de protagonista cheio de idas e vindas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Nooossa, achei que era a úncia que confundia as capas, para mim são todas iguais haha eu li o primeiro da série e não curti nada, não pretendo ler os outros livros pois os personagens me irritam profundamente haha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Olhe essa é uma verdade quem nunca viu esse tipo de relacionamento nada saudável, essa historia é bem real, acho que exatamente por isso não consigo me imaginar lendo, porque não me agrada ficar assistindo(lendo) um casal assim me falta paciência pra essas coisas na vida real imagine então em uma serie. Mas que bom que você gosta, e pra quem curti o tema é uma boa dica.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  16. Oi Bruna, acho muito interessante quando várias pessoas demostram tanto interesse por uma história! Não sei se porque não sou muito fã do gênero... mas não consigo criar interesse por eles. :( Mas um relacionamento tão relístico como o do casal do livro realmente não chamam minha atenção! Esses vou deixar para os fãs da série.
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi Bru, tudo bom?
    Estou ansiosa para ler os dois últimos livros da série, mas confesso que estou me segurando para ler os dois de uma vez. Eu sou como você, não quero os dois juntos porque é uma relação que machuca, porém fui amenizando minhas críticas ao longo dos livros. No terceiro eu já tinha percebido essa mudança de postura de ambas as partes e estou curtindo essa nova fase do relacionamento. Depois que eu ler esse livro a gente conversa mais..haha.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Bruna...
    Que bom que neste livro o casal, principalmente Hardin amadureceu um pouco mais... sinceramente ele é muito explosivo e claro que levamos em consideração seu passado, mas meu será que ele não percebe, que a mudança vem de dentro? Enfim... gostei de saber que esse foi o melhor livro até agora... e mesmo você colocando todos os pontos positivos possíveis... eu não consigo ter vontade de ler... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é Dani e não li After, por questão de não afinidade com a premissa, e mesmo ouvindo minhas amigas queridas falarem deles 24hs ele não me conquistou, li o primeiro livro e não rolou, mas adoro saber a histórias por vcs, e morro de rir.
    Bjkas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...