[Resenha] After: Depois da Promessa - Anna Todd


Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos.
Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia.
Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história?

Título original: After Ever Happy
Série: After # 5
Editora/Ano: Paralela/2015
Categoria: romance, new adult
Nota: 4/5
+18


* Livro cedido com cortesia em parceria com a Cia das Letras (Selo Paralela)

Olá pessoal, tudo bem?

E a Série After chegou ao fim! Cinco livros, centenas de páginas e muitas brigas e confusões depois, a história de Hardin e Tessa ganha seu desfecho. Resenhar o fechamento de uma série sempre é complicado, mas nesse caso, é ainda pior, pois estamos falando da polêmica After. Por esse motivo, vou focar mais nos meus sentimentos em relação ao livro e a série como um todo, sem mencionar os acontecimentos, pois qualquer coisa de um quinto livro é um big spoiler, :). Antes só tenho que fazer um elogio e agradecimento a Editora Paralela, que publicou os cinco livros da série em menos de 1 ano! Realmente foi demais e demonstrou um grande carinho e cuidado com os leitores. E confiram as resenhas dos livros anteriores, nos links ao final do post.

Vamos lá?

A série After narra a polêmica história de Hardin e Tessa, dois jovens universitários que iniciaram um romance cheio de problemas e confusões, em um relacionamento pra lá de disfuncional e complicado. Desde o terceiro livro, estamos observando os protagonistas amadurecerem, mas um longo caminho ainda precisa ser seguido. O final do livro anterior trouxe uma grande revelação, que molda e determina os principais acontecimentos de After: Depois da promessa. Hardin e Tessa precisam enfrentar algumas verdades duras e alguns acontecimentos que os desestruturam por completo, nesse último volume. Foi impossível não sofrer com eles e por eles.

Meu mundo inteiro foi destruído, e agora tenho que juntar os pedaços...

Finalmente é possível entender melhor o Hardin, entender porquê ele é como é, e o quanto seu passado o afetou (mais ainda do que ele mesmo tinha noção, até então). Porém, ao contrário do que a Patty (Coração de tinta) previu o tempo todo, eu não me apaixonei por ele. Ela vivia falando que eu iria amaaaaaa-lo quando terminasse a série, e que iria 'pagar língua' por falar que não gostava dele  *-*. Bom, eu aprendi a gostar um pouquinho dele, e a torcer por ele. Serve? Mas, amar e torná-lo um dos meus maridos literários? De jeito nenhum.

Tessa também teve sua dose de desilusões ao longo da vida. Muitas causadas por Hardin, outras reflexo de sua família e criação. Aquela menina sonsa e apagada do primeiro livro foi dando espaço a uma mulher que sofreu muito, mas aprendeu ao longo do caminho, e cresceu. Gostei de acompanhar a evolução e amadurecimento da personagem. 

Tessa é mais forte que do que a maioria, e espero que saiba disso.

Enxergo esse quinto livro como se fosse dividido em dois. A primeira metade foi tensa, emocionante, devastadora! A segunda foi mais calma, trazendo os fechamentos necessários sem grandes conflitos. Palmas para Anna Todd. After - depois da promessa fechou bem a série, de forma coerente. Porém, eu não gostei muito da estrutura dos capítulos finais, pois acho que teve informação demais, e o epílogo se estendeu muito no futuro.

Como eu disse desde o início, o que mais me cativa na série é a capacidade mexer com nossos sentimentos. Desta forma, no balanço geral, Anna Todd conseguiu criar uma história verossímil do início ao fim. Em vez de uma história de amor fofa e linda, ela narra uma trama de conflitos e mostra que o amor pode tanto salvar, quanto destruir uma pessoa. Tem algo mais real que isso? E foi assim que a autora me conquistou. Sua narrativa fluída, dinâmica, comovente e real não permite que o leitor saia indiferente. Ódio, amor, diversão, raiva, reflexão. Não importa, Anna vai conseguir arrancar alguma emoção de todos. Nem mesmo os que odiaram o primeiro livro e abandonaram a série saíram impunes, porque esse ato de "abandonar a série por detestar o livro" reflete uma emoção alcançada de forma bem marcante. E é por isso que eu recomendo a todos que deem uma chance, pois a série é muito boa, forte e real.

Ela é o único sopro de vida dentro de mim, e sem isso não sou nada.

E o capítulo final trouxe uma prévia da história de Landon, melhor amigo de Tessa e meio irmão de Hardin, que protagonizará um spin-off da série. Ansiosa, pois adoro o Landon! Esse eu amo mesmo!

O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando Hardin e Tessa, com capítulos curtos e rápidos de ler. A diagramação é bem feita e confortável, com páginas amareladas e letras medianas. Tudo isso contribui para uma ótima leitura.

Acho que é melhor eu parar por aqui, porque acho que já falei demais.

E vocês, já leram ou tem interesse na série?

Beijos

Resenhas da série:

.

24 comentários

  1. Eu quase me sinto mal por ler resenhas assim e bem... Não sentir vontade alguma de mergulhar nesses livros.
    Não é novidade pra quem me conhece que new adult quase nunca me interessa, isso porque os livros parecem possuir enredos tão parecidos, que apenas a sinopse me deixa desanimada.
    After é uma série tão comentada, positiva ou negativamente, que sou perseguida pelas resenhas dos livros. Anna Todd parece ter conseguido com maestria fazer emoções transbordarem das páginas de seus livros e apenas por isso merece palmas.
    Hardin e Tessa são personagens que não me vejo amando, embora admire o modo como o amor deles, apesar de muito destrutivo as vezes, consegue soar real e a maneira como cresceram, mesmo que de forma lenta.
    Fechar uma série de forma satisfatória nem sempre é fácil, pois do começo ao fim há muitas chances da trama acabar se perdendo, mas parece que a autora conseguiu isso e aposto que os fãs ficam felizes. Ainda não tenho vontade de ler, mas caso algum dia isso aconteça - ou eu ganhe o livro de alguém, o que me faria dar uma chance por conta da pessoa -, é bom saber que teve um bom fechamento.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruna! Respondendo a sua pergunta, eu tenho certa curiosidade, sim, de ler essa série. Mas o meu problema é que já estou lendo a série da Elena Ferrante (e minha nossa, você PRECISA ler!), que tem 4 livros e eu ainda estou no segundo. Ou seja, não tenho previsão de começar outra. :/
    Mas de qualquer forma, sua resenha me deixou com mais vontade!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oiii, já li o primeiro livro dessa série. E me apaixonei, mas estou com medo de ler os outros livros e me decepcionar com a história...
    Bjoss

    ResponderExcluir
  4. Olá Bruna!
    A coleção After entrou para minha wishlist. A história parece ser muito interessante e eu espero ler logo. Adorei a resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá BRUNA!!
    Até tenho muita vontade em ler a série!!
    Mas são muitos livros e confesso que tenho um pouco de receio da história desandar e ficar maçante!!
    Resolvi então ler o primeiro sem compromisso e ai vamos ver o que vai dar!!
    É o tipo de leitura que eu gosto, vamos arriscar!!
    Ótima resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bruna.
    Mais uma boa resenha sua, como sempre. Contudo, confesso que não consigo ter vontade de conferir essa série. Acho grande demais para uma premissa muito simples. Posso até estar enganado e me surpreender quando ler, mas acho que ela não me agradará.
    Contudo, por conta das suas resenhas, acho que vou acabar tentando ler o primeiro futuramente.
    Quanto ao spin-off, meio desnecessário, não? Essa série já é gigantesca.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  7. Oi Bruninha, você já deve estar querendo me matar né... kkkkkk
    Eu tinha boas expectativas sobre a série, cheguei comprar o primeiro, mas ao começar a ler ele não me conquistou, e olha que nosso grupo no zap falavam dele 24hs, mas não foi o suficiente para me fazer ter vontade der ler, mas gosto de acompanhar suas resenhas. Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Ainda nao li nada da Série After, mas acho que acompanhei um pouco pelo que os blogs falavam e por vc ter me explicado mtas coisas tb, hehe.
    Apesar de todas os problemas e complicaçoes, ainda quero conhecer esse casal Hardin e Tessa, que tinham tudo pra nao dar certo.
    Bom saber que fechou bem a serie e parabéns para editora que publicou tudo bem rapidinho!
    Ainda vou ler...
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruna!
    Eu continuo sem vontade de ler After hahahahahah, acho que desanimo pelo número de páginas e pela premissa que não me empolga muito, mas eu imagino que deve ser muito bom mesmo como você descreve, que mexe com os sentimentos do leitor né?
    Quem sabe no futuro eu dê uma chance a After né?
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  10. Olha Bru, no seu caso, se vc gostou do Hardin e torceu por ele já é uma grande conquista. Eu que sou do time da Patty hahahaha. Acho a Anna Todd maravilhosa, concordo com tudo que vc disse. Eu pensava nela em alguns momentos, inclusive. "Anna, vc é maluca", "Anna, não aguento mais sofrer", "Anna, vc é genial" hahaha. Enfim, eu não gosto da Tessa, mas concordo comn a atitude da separação, pois foi melhor pros 2, só achei que foi muito tempo, como eu já tinha te dito rs. E o Hardin.. Ahhh o Hardin, aquele lindo, amadureceu tanto e me encheu de orgulho no final. Eu sempre acreditei nele e ele não me decepcionou. E olha, já tô com saudades! Vem, Before! hahahaha #PublicaParalela

    ResponderExcluir
  11. Oiiie
    Não sou fã da série pois li o primeiro livro e odiei, é uma história muito ruim para mim mas sua resenha está ótima e que bom que a série te agrada

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bruna confesso que conheci essa série pelos blogs amigos e apesar dos elogios não me senti instigada a ler, sei lá achei muito drama =/ Mas fico feliz que você e muitos outros leitores tenham gostado. Legal você destacar que esse foi um ótimo desfechopara serie apesar do excesso de informações nos capítulos finais.
    Achei o máximo, como vc mesma destacou, a editora ter lançado em um ano a série inteira, isso é o máximo!!! Porque nada pior do que esperar pelo lançamento do próximo livro de uma série que vc gostou. Tem editora que passa séculos para lançar uma sequência.
    Geralmente não gosto de ler resenhas de séries que não li, mas quando o blogueiro (assim como você) informa que seu foco no texto será seus sentimentos e impressões fico curiosa e leio porque afinal de contas é isso que importa para mim.
    Realmente o amor pode salvar ou destruir uma pessoa!!! Que mensagem forte!!! Gostei de saber que a história em si é bem real e não fantasiosa. Enfim vc me deixou curiosa, quem sabe eu qnd tiver acesso aos livros. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá! Então, já li várias resenhas sobre essa série e, sinceramente não consigo gostar de seus livros. Eu leio muito sobre o romance deles, as idas e vindas, as brigas..E fico seriamente irritada pela imaturidade deles. Sei que há um crescimento..Mas, não consigo mesmo, Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não li a serie ainda,pois eu não tinha a paciência de espera o lançamento do próximo livro ,mas que lançaram todos vou começa.
    eu não gosto de series muito longa com o mesmo casal entretanto ouvi varias falarem bem dessa serie!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    A editora lançou mesmo super rápido toda a série,nem deu tempo para os fãs sentirem saudade.E eu comecei a ler o primeiro livro mas como as coisas estavam meio lentas acabei deixando de lado por um tempo e até agora não retomei a leitura.Como só tive uma previa dos personagens ainda não tenho uma opinião sobre eles por isso quero dar continuidade nos livros pra ver esse amadurecimento e ver se vou amar ou não esse personagem tão controverso que é o Hardin.E eu não sabia que ia rolar um spin -off.Espero que não tenha tantos livros daí fica mais fácil pra ler.

    ResponderExcluir
  16. Sabe eu li o primeiro livro e até hoje eu não sei se vou continuar a ler, tipo mana é muito drama pra uma so história e o pior que o drama de estande por todos os livros e assim, pelo menos pra min, fica difícil demais proceder com a leitura. Mas que bom que você curtiu o livro.

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu confesso que a série não é uma das que mais me interessem no mundo literário. Como ela é bastante polêmica, já escutei tanto elogios quanto críticas por parte dos leitores, mas o relacionamento completamente abusivo que os protagonistas mantém me deixa irritada ao máximo. Realmente tu tem razão quando fala que todo leitor sente algo com o livro, eu consegui sentir apenas raiva e desprezo. Acho que seria bem complicado eu continuar a ler com os ideais que defendo. E infelizmente não consigo separar a ideologia das minhas leituras.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!
    Meu interesse por essa serie já foi maior, mais com o passar dos livros e acompanhando as resenhas acho que eu gostaria da historia desse casal contada previamente em m único volume, porque tenho me decepcionado muito com series grandes geralmente tem sido leituras arrastadas e forçadas muita coisa sem sentido pra dar volume ao livro num sei se gosto disso, prefiro uma historia mais enxuta contada em um livro ou dois, mas talvez um dia ainda leia.
    Bjocas

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Ainda não comecei a ler essa serie mas depois de ver as pessoas falarem tanto dela fiquei muito curiosa, gostei muito dessa verossimilhança que o livro trás gosto muito quando o autor coloca o que tem que ser mesmo que não agrade ou não é o que as pessoas querem !!

    ResponderExcluir
  20. Oi Bru, tudo bom?
    Nossa relação com essa série é a mesma e estou com ótimas expectativas em relação aos dois últimos livros que eu ainda não li. Desde o terceiro livro eu percebi essa mudança na Tessa, algo que eu gostei muito porque a mimizenta do primeiro livro está sumindo. Realmente a autora apostou em um casal real e eu nunca tinha parado para pensar sob essa ótica, mas é a pura verdade. Também acho que vou terminar sem amar o Hardin porque eu reprovo muitas coisas que ele fala. Vamos deixar o amor para a Patty.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu estou ensaiando começar a ler essa série tem muito tempo e fico feliz que ela tenha acabado (spin off não conta rs) porque agora posso ler todos de uma vez só :) Confesso que eu tenho medo de começar a ler e não gostar do Hardin, pois vendo as resenhas sobre os livros ele tem muitos defeitos que eu não consigo suportar, mas vou dar uma chance.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Esse livro me deu nós nervos...não gostei, essa autora compricou muito a historia, quando achava que tudo ia da certo a coisa da tudo errado de novo...nunca mas lei nada dessa Anna.o final muito corrido AFF .

    ResponderExcluir
  23. Esse livro me deu nós nervos...não gostei, essa autora compricou muito a historia, quando achava que tudo ia da certo a coisa da tudo errado de novo...nunca mas lei nada dessa Anna.o final muito corrido AFF .

    ResponderExcluir
  24. Esse livro me deu nós nervos...não gostei, essa autora compricou muito a historia, quando achava que tudo ia da certo a coisa da tudo errado de novo...nunca mas lei nada dessa Anna.o final muito corrido AFF .

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...