[Resenha] Seraphina - Rachel Hartman


Neste livro você vai conhecer Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música e que possui um terrível segredo. A história se passa no reino medieval de Goredd, onde seres humanos e dragões convivem em harmonia durante décadas, desde a assinatura do Tratado de Paz. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores. Seraphina se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é assassinado bem ao estilo dos dragões. O clima começa a ficar perigosamente tenso e Seraphina passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o Príncipe Lucian Kiggs. Durante essa jornada que pode destruir a paz entre humanos e dragões, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.

Título original: Seraphina 
Série: Seraphina #01 
Editora/Ano: Jangada/2013 
Categoria: Fantasia, Dragão 


* Livro cedido em parceria pela Editora Jangada.

Hello pessoal, tudo bem?

Antes de mais nada, feliz ano novo! \o/
Estou sentindo que 2016 vai ser tudo de bom e espero que tenhamos ótimas leituras.
Primeira resenha do ano, quanta responsabilidade! Vamos lá gente!


A Jangada nos enviou um livro que eu estava interessada desde que li a sinopse, uma história cheia de aventuras e com dragões, seres poderosos nesse mundo de fantasia épica. E com o lançamento do segundo livro, Sangue de Dragão, a editora resolveu dar um upgrade nas capas e ficaram perfeitas!

No meio é a capa antiga do primeiro livro.

Primeiro livro da série de Rachel Hartman, que nos apresenta a vida de Seraphina, protagonista que dá título ao livro e que se passa no reino medieval chamado Goredd. Lugar onde vivem humanos e dragões e que aceitam ter uma relação pacífica por meio do Tratado de Comonot assinado há 40 anos atrás, que assegura a paz entre as espécies.  Os dragões são descritos tal qual como conhecemos, seres mitológicos que voam e cospem fogo, mas aqui tem uma diferença, eles conseguem se transformar para a forma humana.

A história inicia com o velório do príncipe Rufus, que teve sua cabeça decapitada bem ao estilo dos dragões, arrancada com os dentes. A tensão é grande no reino após esse crime e o Tratado está perto do seu vencimento, precisando ser renovado para que a paz seja mantida.

Seraphina Dombergh é uma garota de 16 anos, que guarda um segredo sombrio, ela é fruto da relação ilegal entre um humano e um dragão, seu braço esquerdo e abdômen possuem escamas prateadas, que ela esconde com várias camadas de roupas e tem um talento não-humano para a música. Com sua inteligência e senso de humor ácido e feroz, chama atenção do capitão da Guarda da Rainha, o sagaz e encantador Príncipe Lucian Kiggs e os dois começam a investigar o assassinato e também uma possível conspiração contra o Tratado de Comonot.

Talvez por ser o primeiro livro da série, no início eu achei a narrativa muito lenta, explicando e descrevendo demasiadamente os cenários e os personagens. São praticamente 200 páginas para explicar quem é Seraphina e seu segredo, como é seu cotidiano e as pessoas que passaram em sua vida, achei totalmente desnecessário e cansativo esse detalhamento exaustivo. Entretanto, na segunda metade percebemos uma mudança grande e o livro consegue tem mais ação e a história começa a ter um ritmo mais agitado, em que a trama começa a ser delimitada e consegue envolver o leitor.

Em meio a tensão entre as espécies e as investigações do assassinato, encontramos um romance no livro, que infelizmente não me convenceu, a relação de Seraphina com o Príncipe Lucian foi mal desenvolvida ao longo do livro e parece que no final a autora resolveu dar um foco nisso, e me deixou com a sensação que foi forçada. Acho que no segundo livro podemos ter uma melhora no romance.

Gostei de como os personagens foram construídos e até mesmo os coadjuvantes têm a sua importância. O livro é narrado em primeira pessoa pela Seraphina, que apesar de ter 16 anos, se mostrou muito madura em vários momentos. Como eu disse no início, a capa está maravilhosa depois da sua reformulação, o livro conta com páginas amarelas e uma fonte confortável para a leitura.

Considero que o universo criado pela autora realmente diferenciado de outros livros de fantasia épica que já li, mas com a demora em desenvolver a trama principal e com o romance fraco, não consegui me afeiçoar completamente. Apesar disso, o final foi bom e satisfatório e me deixou curiosa com o próximo livro, que ainda bem já foi publicado pela editora.

A obra de Rachel Hartman foi sucesso imediato nos Estados Unidos na quando publicado em 2012, o livro ocupou a lista dos mais vendidos do jornal The New York Times e foi premiado recentemente com o Morris Award, prêmio que homenageia livros de estreia voltados para o público jovem adulto.

Bom, espero que possa conhecer o livro e me diga o que achou também.

Beijos.

6 comentários

  1. Oi Suzzy nunca li nada da escritora mas lendo a sinopse e a resenha confesso não me despertou vontade de le-lo mas você fez uma resenha maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Fernanda, nao desiste do livro nao, hehe.
      O livro no final é bem bom, pena que o inicio foi aquela enrolação.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Suzzy!
    Esse livro está na minha lista de leitura e espero ainda conseguir comprar com a capa da edição anterior pois acho mais bonita. Quanto ao livro é um apena que a leitura tenha se arrastado e tornado cansativa. gostei muito da premissa do livro e só o fato de envolver dragões me deixou muito curiosa. Espero que esse livro seja como aquelas séries que só melhoram a cada livro e que no segundo, seja corrigido esses detalhes e torne a leitura mais prazerosa.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Vânia!
      Eu prefiro a capa nova, até porque o livro 2 só tem essa versao mais nova e gosto das coleções combinando, hehe.
      Também adoro dragões e espero que goste da leitura.
      Estou torcendo para o segundo ser melhor, ms acho que agora tudo foi apresentado, o livro 2 será mto bom.
      Beijos

      Excluir
  3. Nunca li nenhum livro desse gênero, apesar disso não me interessei muito :( achei as capas bonitinhas, até a velha do meio. Muito chatos esses romances meia boca, eu particularmente gosto quando o autor foca bastante nessa parte.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro esta na minha lista de compras, adoro historias de dragões. Esse pra mim é diferente pois humano pode se transformar em dragão então esse fato chamou minha atenção. è uma pena que deixa a desejar, pelo menos o final é melhor e quem sabe o próximo esteja melhor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...