[Resenha] A herdeira - Kiera Cass


Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais. Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.


Título original: The Heir
Série: A Seleção # 4
Categoria: Juvenil, romance

* Livro cedido pela Editora Seguinte (Grupo Cia das Letras)

Olá pessoal, tudo bem?

Quem aí é fã da série A seleção, de Kiera Cass? Eu sou fã de carteirinha, adoro a escrita da autora. A seleção, inicialmente seria uma trilogia, e de certa forma foi, com início, meio e fim! Mas a série foi estendia com dois livros, A herdeira e A coroa, que na verdade seriam um spin-off, que se passa 20 anos após A escolha, terceiro livro, que fecha a trilogia inicial.


Atenção: Contém informações sobre a trilogia inicial! Tentei limitar ao máximo, mas tem uma informação que não dava pra omitir, rs. Leia por sua conta e risco.

Vamos lá?

Vinte anos se passaram desde o final da Seleção de Maxon, quando ele se casou com sua amada, America, e assumiu o trono de Illéa. Nesse período muitas coisas mudaram, e aquela sociedade que conhecemos nos primeiros livros da série já não é a mesma. Uma das alterações foi de que mulheres poderiam ser herdeiras do trono, desde que fosse a primogênita real. O que foi o caso da Princesa Eadlyn, sete minutos mais velha que seu irmão gêmeo, Ahren.

Quando uma série crise social tem início, com a insatisfação de parte da população, que passa a se manifestar contra o governo, Maxon tem a ideia de fazer uma nova Seleção, para distrair a população. Eadlyn aceita, com muita relutância, e trinta e cinco rapazes são escolhidos, dando início a primeira Seleção comandada por uma mulher.

“Soube naquele momento que cada um deles tinha algo de especial. Alguns deles já haviam ganhado um lugar especial no meu coração, eu tinha consciência disso, mas como foi que todos se tornaram importantes para mim?”

Eadlyn não espera nunca se apaixonar, e duvida que conseguira transformar sua própria Seleção no conto de fadas que parece ter sido a de seus pais. Ela é competente e responsável trabalhando ao lado do pai, se preparando para ser a futura rainha de Illéa, porém, é emocionalmente distante. Sua relação com os selecionados inicia assim, fria e distante, como ela deseja. Mas o que ela não esperava era começar a se envolver com eles a um nível mais pessoal, e a presença desses 35 rapazes tão diferentes tem muito a lhe ensinar, sobre a vida e sobre a diversidade de seu próprio país.

Apesar de amar a escrita de Kiera, demorei a ler esse livro por receio de conhecer Eadlyn, que foi descrita como uma personagem insuportável em várias resenhas que li. Então iniciai a leitura sem muitas expectativas e fui positivamente surpreendida. Eadlyn realmente nos foi apresentada como uma menina chatinha, mimada, prepotente, egocêntrica e arrogante. Ela me irritou muito nos primeiros capítulos, mas não precisei de muitas páginas para entender que essa construção não foi em vão. Kiera tinha um objetivo ao criar a personagem dessa forma, e isso vai sendo revelado aos poucos, ao mesmo passo que Eadlyn finalmente vai ganhando consciência de seus defeitos, e de como isso afeta a imagem que todos tem dela, até mesmo aqueles que ela mais ama. Ao longo do livro, foi possível observar Eadlyn crescer e amadurecer como pessoa, uma vez que seu empenho e competência profissional sempre foram impecáveis.

“Você é Eadlyn Schreave. Será a próxima pessoa a governar este país e a primeira garota a fazer isso sozinha. Nenhuma pessoa —prossegui —é tão poderosa quanto você.”

Sobre os rapazes, são muito fofos, em sua maioria. Mas nem tudo são flores, e houve alguns problemas entre alguns Selecionados, assim como problema com a princesa. Houve alguns destaques como Kile, Hale, Ean, Henri e seu interprete Erik. Mas, ao final do livro, ainda não é possível nem ter ideia de quem poderia ser o escolhido da princesa. Tudo que o leitor pode fazer é escolher um favorito e torcer (bom, eu não pude fazer isso, pois um ser sem coração postou o final de A coroa no facebook, e eu tomei o spoiler direto na cara! Conselho, fujam desse spoiler!!!)

Outra coisa que me agradou muito foi rever alguns dos personagens da trilogia inicial, e ver como fui a vida deles, ao longo destes últimos anos. Conhecer a atual família real também foi ótimo, pois Maxon e America continuam tão apaixonados quanto no passado, e a relação entre os seus quatro filhos é ótima!

O livro é narrado em primeira pessoa, por Eadlyn. Isso foi ótimo, pois foi possível acompanhar a construção e desconstrução da personagem intimamente. De uma mimada que se achava adorada, idolatrada e superior a tudo e todos, para uma jovem mais sensata e pé no chão, que ao aceitar seus defeitos, pode começar a ver suas verdadeiras qualidades.

A diagramação do livro está impecável, como sempre nos trabalhos da Editora Seguinte. Da capa linda, aos detalhes das páginas, e tradução impecável, tudo está lindo.

Só posso dizer que em A herdeira, Kiera me conquistou mais uma vez com sua escrita leve, fluida e dinâmica. Recomendo demais, a todos os amantes de um bom romance juvenil.


Resenhas da série:

15 comentários

  1. Para quem gosta do universo que autora criou, acredito que este livro seja uma excelente "continuação" já que mostra personagens mais velhos. Mas não é algo que me atrai :(
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Gente, que medo de pegar spoiler hahahaha
    Comecei o primeiro livro hoje! Estou amando e mal posso esperar para chegar a este. É maravilhoso. Prometo que assim que acabar a série venho comentar o que achei hahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii Bruna, tudo bem?
    Para quem gosta dessa série, acredito que seja realmente gratificante ler cada obra, mas para mim não consigo ler entende? Tentei algumas vezes, mas acabei desistindo. Com isso, pularei a dica da vez.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. o bom é que vc avisa logo que pode ocorrer spoiler, tem gente que não faz isso e o leitor se deparar com detalhes importantes do enredo dos livros... TT_TT
    mas enfim... sobre a série em si, eu não gostei da escrita, ao contrário do que aconteceu com vc... a premissa tb me desanimou... não é uma história que eu sentiria prazer em ler... =T
    mas pros fãs essa história à parte deve ter sido vista como um belo presente, né??? ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna,
    Eu sou mega hiper fã de A Seleção. E esse livro me fez muito feliz, mas também me deixou muito irritada,rs.
    Aliás como toda a série.
    Sobre Eadlyn eu concordo com você, Kiera constrói e descontroí a personagem com uma facilidade que deixa os leitores em dúvida. Há quem ame, há quem odeie ( meu caso,rs).
    Para você ter uma ideia lá no blog temos 2 resenhas deles, porque a minha opinião foi diferente de uma das outras meninas e cada uma quis defender seus pontos,rs.
    Mas enfim, o que não descordamos é que Kiera é sensacional.
    Estou louca para ler as surprresas de A Coroa.
    bjs
    Luana
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, Bruna
    Sei bem como é pegar um spoiler de um livro que você tem expectativas. Peguei um esses dias, sem querer, do livro "Depois de você". Que ódio mortal ahah
    Fico feliz que tenha gostado desse volume, pois vi que as opiniões estavam bem divididas.
    Uma pena que eu ainda não tenha lido a série, e acho que vou demorar para ler.

    ResponderExcluir
  7. Embora muito comentada essa série ainda não li, li muitos comentários sobre a Eadlyn ser chatinha e tudo mais, fiquei até com receio quando fosse ler rs, mas se é por um bom motivo que ela muda e amadurece então da para entender. Espero não pegar esse spoiler de quem será o escolhido kk.

    ResponderExcluir
  8. Tinha pensando que ela seria aquela filha perfeita e tudo amores. Que surpresa ver essa garota tão...diferente.
    Mas é legal acompanhar a evolução dela, como passa a interagir e ver o mundo dela de uma forma mais pé no chão mesmo. Além de ter tantos personagens fofos naquele grupo dos garotos. Foi bom de conferir uma seleção com meninos. E esse final....socorro!

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu sou fã de carteirinha da Kiera e da série A Seleção e e eu amei os livros ( com algumas ressalvas, é claro) e só falta ler agora A Coroa e espero que eu goste do final e de quem a Eadlyn escolhe e como ela vai governar. Espero não me decepcionar, mas já digo que gostei bastante da Herdeira e tenho o meu preferido para Eadlyn.
    Ótima resenha.
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Oi Bru, preciso tomar vergonha na cara e terminar essa série, eu amo Kiera, mas confesso que desanimei com tanta gente falando spoilers, mas agora tenho certeza que vou conseguir prosseguir. Quero saber as reviravoltas desse livro. Bjkas

    ResponderExcluir
  11. Olá, como esse livro da Kiera gerou polêmicas de opinião! Assim como a Dani eu perdi o interessa por conta dos spoilers, mas tenho todos e autografados( Menos os ultimos), tomara que ela venha novamente ao Brasil!. Mas para mim acho que ainda vai demorar um pouco para que eu possa ler! Ouço muitos elogios sobre o livro e como você também acho as capas lindas!!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  12. Essa série realmente revolucionou, no início eles não fizeram campanha foi o famoso boca a boca, segundo matéria que li sobre a editora. Mas depois de tanto sucesso, apesar de ter desagradado alguns, esses spinoffs saíram e só vieram agregar valor como um todo. Confesso que ainda não tive vontade de ler, mas não descarto a possibilidade um dia. Mas enfim bom demais saber sua opinião sobre a leitura.
    Ainda bem que você, mesmo indo devagar no início da leitura por medo de não gostar da personagem devido algumas resenhas lidas, insistiu na leitura e gostou do crescimento e amadurecimento dela. Adoro quando isso acontece, sempre guardamos alguma mensagem.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, mesmo muita gente fazendo cara feia para a continuação da série, agora com a filha do casal protagonista dos 3 primeiros livros, eu até que curti saber um pouco mais da vida de casal de America e Maxon. Gostei do estilo de Eadlyn, as pessoas não entendem que ela não é America...ela foi criada com o intuito de ser a nova rainha e age como tal, se preocupa com o reino e em dar o seu melhor e muitos veem a jovem como uma esnobe.
    Finalizei a leitura de 'A Coroa' no final de abril e já estou sentindo saudades da série.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Oie Bruna, tudo bem? Achei chato a autora fazer mais livros só pra monetizar mais uma série que já fazia sucesso, pois, pelas críticas que andei lendo os livros não são muito bons à partir de A heirdeira. Eu tenho vontade de ler a trilogia original, não sei se pretendo ler os outros...

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?

    Essa é uma série que não me chama atenção. Por mais que muitas amigas fiquem querendo me convencer eu não consigo me sentir atraída a ler estes livros. Mais que bom que você gostou da continuação :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, e volte sempre!
Comente, opine! Cometários são sempre bem vindos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...